Arquimetria

16

description

Revista desenvolvida por alunos do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza - Unifor

Transcript of Arquimetria

Inaugurada primeira estação do metrô no centro de Fortaleza

O Governo do Ceará inaugurou dia 24 de outubro/2012 a primeira estação central do Metrô de Fortaleza. A Estação São Benedito é a primeira das três estações da Linha Sul que passarão pelo centro da capital do estado.O trecho inaugurado liga a Benfica a São Benedito. Esta é a 16ª estação da Linha Sul, que vai de Pacatuba até o centro de Fortaleza, com 24 km de extensão. As viagens da Estação Benedito serão feitas

gratuitamente de segunda à sexta, das 8h00 às 12h00. A operação comercial deste trecho só será iniciada após o término das obras nas estações José de Alencar e Chico da Silva.

U R B A N I S M O

lLinhas do novo metrô de Fortaleza

1

Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e será amplamente discutido com a população e comerciantes da região.O encontro irá apresentar duas propostas de binários, que nada mais são do que uma opção de circulação caracterizada por uma via em um sentido e outra via no sentido oposto, facilitando o deslocamento e ampliando as opções de percursos. As alterações sugeridas são as seguintes:Binário 1- Av. Desembargador Moreira: quatro faixas no sentido sul-norte.

- Av. Vigílio Távora: quatro f a i x a s n o sentido norte-sul.Binário 2:- Av. Santos D u m o n t : quatro faixas n o s e n t i d o oeste-leste.- Av. Dom Luís: quatro faixas n o s e n t i d o leste-oeste.

Planejamento no trânsito

• A prefeitura proporcionará novas formas de transporte, como a priorização do transporte coletivo através dos corredores preferenciais para ônibus e a construção de ciclovias.“Encerraremos essa gestão com quase 100 km de ciclovias, como as que foram construídas na Av. Mister Hull, na Av. Bezerra de Menezes, Av. Humberto Monte e na Av. Sargento Hermínio. Além disso, estamos realizando o Pedala Fortaleza, que já é um legado desta cidade”, declarou a prefeita.

• Foi apresentado no dia 16/10/12, pelos representantes da Prefeitura de Fortaleza, uma nova proposta de circulação viária para a região da Aldeota. A ideia é implantar sistemas binários em quatro grandes avenidas para permitir maior fluidez na circulação de veículos nesta área. O projeto está sendo desenvolvido por técnicos da Autarquia Municipal de

2

Prefeitura de Fortaleza quer revitalizar orla até a Copa

Obras na Avenida Beira-Mar estão orçadas em R$ 102 mi e devem começar em 2012

A orla de Fortaleza deve passar por uma verdadeira transformação até a Copa de 2014. A prefeitura da capital cearense lançou a maquete virtual da revitalização de 3,5 km da Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais da cidade que será uma das sedes nordestinas do Mundial de futebol.O projeto que deve ser iniciado em 2012 e concluído até a Copa inclui até mesmo a construção de um bonde na orla da avenida. O passeio público terá também nova ciclovia, pista de cooper e quadras de esporte na areia.Além dos novos equipamentos para passeio e esporte, a orla da capital cearense terá um novo espaço para feira de artesanato, mercado de peixes e espelho d'água no monumento do interceptor oceânico.Assinam a revitalização os arquitetos Esdras Santos, Fausto Nili e Ricardo Muratori. A prefeitura de Fortaleza afirma que está finalizando o documento do edital e deve lançar a licitação no começo de setembro.No total, o orçamento da revitalização é de R$ 102 milhões. Os recursos estão garantidos pelo Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), Ministério das Cidades e Ministério do Turismo.

3

Amanda FerreiraCarla Dias

Larissa de AlmeidaSara Luiza

4

Galaxy Soho

O complexo que abriga escritórios, centros comerciais e de entretenimento foi inaugurado no dia 27 de Outubro. O Galaxy Soho, projetado por Zaha Hadid incorpora elementos da arquitetura tradicional chinesa em seus pátios internos abertos que permitem a iluminação natural.

Segundo a arquiteta: "Aqui, a arquitetura não é mais composta por blocos rígidos, mas sim por volumes que se aglutinam para criar um mundo de adaptação mútua e contínua e uma movimentação natural entre cada edifício”. O movimento natural e contínuo é garantido pela não existência de cantos ou transições bruscas, transmitindo fluidez em sua composição.

Todos os pavimentos possuem formas diferentes sendo interligados aos outros pavimentos por diversas pontes e passarelas. "Quando os usuários entram no edifício, eles descobrem espaços íntimos que seguem a mesma lógica utilizada no resto do edifício, gerando um sentimento de imersão”.

Após três anos de obra, o complexo localizado no centro de Pequim, coloca a disposição dos habitantes vários andares de lojas, 12 escr i tór ios e dois

estacionamentos que comportam 1275 carros.

A altura máxima dos 5 grandes volumes atinge 67 metros, com 15 andares cada. Sua área total construída tem 46.965 m². Os primeiros andares abrigam comércio e entretenimento, nos seguintes localizam-se os escritórios e nos superiores estão os restaurantes, bares e café, a maioria deles com vista panorâmica.

7

Zaha Hadid

Arquiteta iraquiana considerada uma das mais poderosas do mundo, foi a primeira mulher vencedora do Premio Pritzker de Arquitetura. Suas obras ousadas e inovadoras, classificadas como arquitetura desconstrutiva, possuem formas sinuosas, fluidas e cheias de curvas. Vencedora de inúmeras competições internacionais, Zaha Hadid, que já foi premida pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura, possui parceria com nomes renomados da moda como Chanel, Lacoste, Louis Vuitton sendo um ícone da arquitetura e do design.

8

Camila Souza Julianna Nogueira

Renata Becco

atrimônio HistóricoPCapela Sistina completa 500 anos.

Um dos lugares mais conhecidos do Inaugurada em 1512, a capela recebeu o mundo, a Capela Sistina, completou 500 nome de Sistina em homenagem ao Papa anos, nesta quarta-feira (31). Sisto IV, que começou sua construção.

Desde então, é usada para a realização de Para marcar a data o papa Bento XVI conclaves, reuniões de cardeais que celebrou as Vésperas (oração litúrgica ) elegem novos papas. Uma vez por ano, a na Capela. “Porque recordar este capela também é cenário para o batismo acontecimento histórico e artístico numa de bebês pelo papa.celebração litúrgica? Baccio Pontelli foi o autor do projeto Primeiramente, porque a Capela Sistina é, por sua natureza, uma sala litúrgica, é a Capela Magna da Residência Apostólica do Vaticano. Além disso, porque as obras de arte que a decoram, especialmente os afrescos, encontram na liturgia seu ambiente vital, o contexto em que expressam melhor toda a sua beleza, a riqueza e importância de seu significado”, disse o pontífice.

O diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, afirmou que um especialista da companhia foi requisitado para

arquitetônico para a construção da capela. desenvolver um novo sistema de Este florentino era um dos responsáveis purificação do ar, mas advertiu que se a pela reformulação e revitalização solução não for encontrada até o ano que urbanística que Sisto IV efetuava em vem, o Vaticano terá que reduzir o Roma, tendo realizado dezenas de obras número de turistas. públicas.

É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.Os famosos afrescos do teto, pintados por Michelangelo, foram feitos em dois períodos, entre 1508 e 1541.

9

Primeiro arranha-céu da América Latina aguarda reforma no Rio

O Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu Em posição privilegiada na região em do Rio de Janeiro e um precursor do obras, o edifício A Noite aguarda reforma concreto armado e do Art Déco na cidade. há anos. A tela que o esconde compõe O prédio, inaugurado em 1929, marcou a aparalixo (andaime de proteção) para história da engenharia e do rádio no país, evitar que reboco da fachada caia nos e a virada no crescimento urbano da pedestres. Os corredores têm fiações cidade. expostas e piso solto.

Três licitações para reforma do edifício já foram suspensas em 2012. O atraso, diz o órgão, se deve a processo de tombamento no Iphan, que motivou alterações exigidas pela CGU (Controladoria Geral da União). O edifício já é preservado por decreto municipal.

Hoje, em meio às obras do Porto Maravilha, que pretende promover a reestruturação urbana local, o edifício A Noite vive a expectativa de sua restauração arquitetônica atendendo a novos usos e finalidades para permanecer, não apenas na memória, mas, atuante na vida carioca.

O projeto estrutural foi assinado por Emílio Baumgart e o arquitetônico por Elisiário da Cunha Bahiana e Joseph Gire, o mesmo autor do Copacabana Palace. O edifício tem 22 andares, correspondentes a 30 de um prédio moderno.

O edifício A Noite representa uma ruptura nos padrões da arquitetura e da engenharia nacionais e um marco na vida brasileira por diversos motivos que se estendem até os dias atuais.Rompia com a harmonia arquitetônica do conjunto de edifícios próximos –seu volume era onipresente de onde quer que fosse visto.

Camila Mourão, Isadora Barroso, Janaína Barbosa, Natália Ciarlini.

10

O estádio nacional de

brasília será o primeiro

no mundo a receber o

selo LEED Platinum de

sustentabilidade.

Inspeção nas obras do estádio nacional e brasília, o Mané Garrincha, pela

comissão internacional da FIFA.

Asfalto ‘’verde’’

A mais nova tecnologia internacional que vem ganhando espaço aqui no Brasil é o chamado asfalto-borracha. Segundo pesquisadores, aqui no Brasil tem mais de 8 mil km de estrada pavimentada com esse asfalto. O asfalto ‘’verde’’ possui um tempo de vida útil 30% maior que o normal, porém custa 40% mais caro. A composição do asfalto ecológico engloba a mistura do CAP (cimento asfáltico de petróleo) com pó de borracha feito a partir de pneus triturados. Já a pavimentação tradicional é feita da adição de pedra brita com o CAP. Esse novo material pode resolver o problema dos descartes de pneus usados aqui no Brasil, são cerca de 300 milhões de carcaças de pneus dispostas de modo inadequado.

A reforma do estádio nacional de Brasília gerou elogios da ONG U.S. Green Building Council (GBC) ao governo do Distrito Federal. A entidade é responsavel por emitir o selo LEED Platinum de sustentabilidade, a certificação máxima para construções sustentáveis. O responsável pela obra de reforma do estádio foi o arquiteto Vicente Castro Mello e a parceria das construtoras Via Engenharia e Andrade Guiterrez. Sua reinauguração esta marcada para dezembro desde ano. O custo foi em torno de 812,2 milhões de reais. Depois de construído a arena terá lugar para 71 mil pessoas e aproximadamente 230 mil metros quadrados de áreas verdes, a vegetação sera de espécimes nativas do cerrado de Brasília para diminuir os gastos com manutenção.

As metas principais do programa do Green Building Council (GBC) é a redução consumo de água potável, a eliminação ou redução de resíduos e a criação de sistemas de energia mais eficientes. O estádio irá possuir um sistema na coberta para capturar água da chuva e canaliza-la ate os quatro reservatórios, com uma area de armazenamento de 350m³, para ser reutilizada, gerando uma economia de 40% do consumo de água potável. Possuirá também na coberta, painéis solares capaz de gerar energia para cerca de mil residências por dia, e ainda predominara o uso de lâmpadas LEDs, gerando uma economia de 20% no consumo de energia. Alem das diminuições nos gastos de energia e água, parte do material da obra foi reciclado ou foi reaproveitado do antigo estádio. O material que não foi reciclado é reciclável e foi obtido a menos de 500 metros da região da obra. Com esse título, o Estádio Nacional de Brasília é o primeiro no mundo a receber esse selo. O único país com chance de ter um estádio com esse selo é a Rússia, que abrigará o Mundial de 2018.

Sustentabilidade

A solução mais high tech do Estádio

A cobertura que captura Co2 é feita com uma membrana branca que reflete o calor e tem dióxido de titânio em sua composição. Este elemento, em contato com a umidade do ar e as gotas da chuva, se comporta como se fosse um teflon (revestimento de panela), não acumula sujeira. Mas o melhor é a reação quimica entre as moleculas de agua e o Co2 da atmosfera na presença do dióxido de titânio gera Co3, nitrogênio. Essa membrana fara uma espécie de fotossíntese, retirando o CO2. Esse sistema ira diminuir a emissão de gás carbônico do estádio.Paulo Pontes Weyne, Jamyle Santos e Petra Geromel Bezerra de Menezes

Roberta Cavalcante Fernandez

11 12

O estádio nacional de

brasília será o primeiro

no mundo a receber o

selo LEED Platinum de

sustentabilidade.

Inspeção nas obras do estádio nacional e brasília, o Mané Garrincha, pela

comissão internacional da FIFA.

Asfalto ‘’verde’’

A mais nova tecnologia internacional que vem ganhando espaço aqui no Brasil é o chamado asfalto-borracha. Segundo pesquisadores, aqui no Brasil tem mais de 8 mil km de estrada pavimentada com esse asfalto. O asfalto ‘’verde’’ possui um tempo de vida útil 30% maior que o normal, porém custa 40% mais caro. A composição do asfalto ecológico engloba a mistura do CAP (cimento asfáltico de petróleo) com pó de borracha feito a partir de pneus triturados. Já a pavimentação tradicional é feita da adição de pedra brita com o CAP. Esse novo material pode resolver o problema dos descartes de pneus usados aqui no Brasil, são cerca de 300 milhões de carcaças de pneus dispostas de modo inadequado.

A reforma do estádio nacional de Brasília gerou elogios da ONG U.S. Green Building Council (GBC) ao governo do Distrito Federal. A entidade é responsavel por emitir o selo LEED Platinum de sustentabilidade, a certificação máxima para construções sustentáveis. O responsável pela obra de reforma do estádio foi o arquiteto Vicente Castro Mello e a parceria das construtoras Via Engenharia e Andrade Guiterrez. Sua reinauguração esta marcada para dezembro desde ano. O custo foi em torno de 812,2 milhões de reais. Depois de construído a arena terá lugar para 71 mil pessoas e aproximadamente 230 mil metros quadrados de áreas verdes, a vegetação sera de espécimes nativas do cerrado de Brasília para diminuir os gastos com manutenção.

As metas principais do programa do Green Building Council (GBC) é a redução consumo de água potável, a eliminação ou redução de resíduos e a criação de sistemas de energia mais eficientes. O estádio irá possuir um sistema na coberta para capturar água da chuva e canaliza-la ate os quatro reservatórios, com uma area de armazenamento de 350m³, para ser reutilizada, gerando uma economia de 40% do consumo de água potável. Possuirá também na coberta, painéis solares capaz de gerar energia para cerca de mil residências por dia, e ainda predominara o uso de lâmpadas LEDs, gerando uma economia de 20% no consumo de energia. Alem das diminuições nos gastos de energia e água, parte do material da obra foi reciclado ou foi reaproveitado do antigo estádio. O material que não foi reciclado é reciclável e foi obtido a menos de 500 metros da região da obra. Com esse título, o Estádio Nacional de Brasília é o primeiro no mundo a receber esse selo. O único país com chance de ter um estádio com esse selo é a Rússia, que abrigará o Mundial de 2018.

Sustentabilidade

A solução mais high tech do Estádio

A cobertura que captura Co2 é feita com uma membrana branca que reflete o calor e tem dióxido de titânio em sua composição. Este elemento, em contato com a umidade do ar e as gotas da chuva, se comporta como se fosse um teflon (revestimento de panela), não acumula sujeira. Mas o melhor é a reação quimica entre as moleculas de agua e o Co2 da atmosfera na presença do dióxido de titânio gera Co3, nitrogênio. Essa membrana fara uma espécie de fotossíntese, retirando o CO2. Esse sistema ira diminuir a emissão de gás carbônico do estádio.Paulo Pontes Weyne, Jamyle Santos e Petra Geromel Bezerra de Menezes

Roberta Cavalcante Fernandez

11 12

O designer português João

Gonçalves, criou essa linha louças

para banho de inteligente, Sus-

tentável e Ecológico, chamada de

Water Factory ( Fábrica de Água ),

essa linha tem como objetivo

reaproveitar o vapor que saí do

banho e transformá-lo novamente

em água através dos furinhos que

ficam na lateral da louça das peças

do banheiro.

A idéia é simples, porem o engenho é

bem complexo, uma forma elegante

para converter seu banho quente

fumegante em algo bem verde!

TecnologiasSustentáveisTecnologiasSustentáveis

Reúso de ÁguaO Waterfactory é um conjunto de

lavatório, bacia e banheira que inclui um

sistema eletrônico para filtrar o ar úmido

do banheiro e condensando-o para trans-

formar em água para reutilização, essa

água é purificada através de filtragem

Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/banho-quente-sustentavel-e-ecologico/

13

Anna Beatriz Lima | Raquel Umbelino | Tais Jardim

Um tanto curioso, esse sistema de

economia de água promete ser

ecológico, a poupança de água tem

que se tornar um dos hábitos mais

importantes de nossas vidas, a

invenção do designer Tommaso

Colia tem o nome de chuveiro Eco

Drop, sendo mais uma ferramenta

contra o desperdício de água.

O chuveiro Eco Drop é uma espécie

de piso que é colocado dentro do

Box de banho, ele trabalha com um

princípio simples, o piso tem círcu-

los concêntricos que transmitem as

ondas das gotas caindo. Quanto

mais água cai no piso mais os

circulo se elevam.

Como economizar água no banho

Quanto mais tempo você fica no banho, mais

ele se eleva, ate não permitir que você esteja

sob o chuveiro e continue no banho. Uma

ótima maneira de economizar água, especial-

mente para aqueles que tem o costume de

esquecer das horas depois que entra no banho.

Os círculos vão crescendo enquanto o aparelho

está ligado, e vão proporcionando uma sen-

sação tão incômoda que obriga a pessoa a sair

do banho e, conseqüentemente, economizar.

Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/o-chuveiro-ecologico-eco-drop/

14

Chuveiro Eco Drop

O prédio mais alto, e rapidamente construído, do mundo.

O prédio mais alto do mundo, o Sky City One, com 838 metros, 10 metros a mais que o r e c o r d i s t a , s e r á construído na China, em apenas 90 dias.Para os que duvidam dessa construção, em janeiro, essa mesma e m p r e s a q u e construirá o Sky City One entregou um hotel d e 3 0 a n d a r e s c o m p l e t a m e n t e montado em 360 horas (15 dias), além desse, ergueu outro p r é d i o , d e 1 5 andares, em 144 horas (6 d ias) . A m b a s a s c o n s t r u ç õ e s r e s i s t e m a terremotos de até nove graus na escala Richter e c on somem um quinto da energia q u e p r é d i o s c o m u n s e d o mesmo tamanho gastam. “É uma a p l i c a ç ã o revolucionária da pré-fabricação”, diz Ênio Moro Júnior, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Segundo ele, prédios dessas dimensões funcionam como verdadeiras cidades, mas ocupam menos terra, acolhem mais gente e consomem menos energia.

Aberta a temporada de 2012 da Casa Cor Ceará

A CASA COR CEARÁ chega a sua 14ª edição e apresenta o tema "MODA. ESTILO. TECNOLOGIA.". Retratando o universo fashion que se faz cada vez mais presente nos projetos de decoração, a edição de 2012 do evento acontece de 11 de outubro a 20 de novembro, em um dos pontos mais bonitos, históricos e marcantes da cidade: a Praça Portugal. Como de costume, a preocupação em todos os projetos com a acessibilidade e a sustentabilidade, adotada desde as primeiras edições, estão cada vez mais presentes nos eventos CASA COR. A CASA COR CEARÁ 2012 apresenta uma edição prime, com 40 ambientes assinados por 56 profissionais, antec ipando as tendênc ias em arquitetura, decoração e paisagismo, vale a pena visitar.Mais informações: (85) 3112-4144

Saiba mais...Evento do Mês:

Por: Amanda Pinheiro, Luciana Coimbra, Marcília Mesquita e Vitor Pires.

Dicas:

15

www.iab.org.brwww.cidades.gov.brwww.vitruvius.com.br/jornalwww.arcoweb.com.brwww.casacomdesign.com.brwww.marcosbandeira.com

Assista:Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro (2007)Sketches of Frank Gehry by Sydney Pollack (2005)Le Corbusier 100 Anos (1987)Antonio Gaudi – The Criterion Collection (1984)