Arquitetura no Brasil República -...

16
História da Arquitetura no Brasil República PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA

Transcript of Arquitetura no Brasil República -...

História da Arquitetura no Brasil República

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA

Apresentação

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 2

Brasil Colônia(1500-1822)

Império(1822-1889)

República(1889-presente)

Fato

s im

po

rtan

tes I. Descobrimento e colonização;

II. União Ibérica (1580-1640);III. Invasão holandesa (1630-1654);IV. Transferência da corte e

abertura dos portos

I. Primeiro reinado;II. Período regencial;III. Segundo reinado;IV. Libertação dos escravos

I. Primeira República (1889-1930) “Café com Leite”;II. Era Vargas (1930-1945);III. República Nova (1945-1964);IV. Regime Militar (1964-1985);V. Republica Nova (1985 até os

dias atuais).

Arq

uit

etu

ra

o INDÍGENA;

o COLONIAL (pré-colonial);i. Renascentistaii. Barroca / Rococó

o NEOCLÁSSICO

o ECLÉTICO;i. Neogóticoii. Neobarrocoiii. Francêsiv. Neomouriscov. Neocolonialvi. Art Nouveau

o PROTOMODERNO;

o MODERNISMO;

o PÓSMODERNISMO;

o CONTEMPORANEO.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Protomoderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 3

Arquitetura protomoderna é como se costuma chamar a produção arquitetônica do fim do séculoXIX e início do século XX que prenuncia, seja pelo ideário ou pelo resultado formal, a arquiteturamoderna. Entre os arquitetos protomodernos destacam-se Adolf Loos e Louis Sullivan.Dentre as características observadas nestes exemplares têm-se: platibandas escalonadas, motivogeométricos com funções decorativas, bem como ranhuras e saliências, conferindo variedade eritmo às fachadas, marquises que adornam as janelas de canto e cores contrastantes. O estilositua-se em meio à transição das arquiteturas ainda referenciadas nos padrões clássicos para umanova arquitetura que, definindo-se como racional e funcional e desprovida de adornos, buscará abeleza, principalmente, nas formas geométricas puras.

Edificações protomodernas do bairro das Rocas. Natal/RN Edificações do bairro das Rocas (marquises). Natal/RN

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Protomoderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 4

Casas operárias erguidas pela Fábrica de Estamparia e Alvejaria Votorantim, do Grupo Votorantim em Votorantim (SP).

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 5

O Movimento Moderno iniciado na Europa, o modernismo foi um movimento que envolvia as áreas artísticas e culturais. Os principais ideais modernistas tiveram sua chegada ao Brasil no a partir da primeira de década do século XX, introduzida através de manifestos como a Semana da Arte Moderna realizada em 1922 em São Paulo.O Modernismo foi o reflexo da efervescência cultural da época: durante o período o país passou pela industrialização e por período de grande ufanismo, o que levou a busca pela arte – incluindo aqui a arquitetura – nacional, sem se prender aos padrões europeus.

Os projetos modernistas eram marcados pelo racionalismo e funcionalismo, além de características como formas geométricas definidas, falta de ornamentação – a própria obra é considerada um ornamento na paisagem; separação entre estrutura e vedação, uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício, panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 6

Edifício Gustavo Capanema.

O Brasil recebeu algumas vezes LeCorbusier, algumas para orientar aequipe de arquitetos que em 1936projetou o edifício da nova sede doMinistério da Educação no Rio deJaneiro (Edifício GustavoCapanema) e em outras realizouconferências para difundir seusideais, e reforçar a influência sobreos jovens arquitetos da época.Foram destaque no Movimentomoderno brasileiro Lúcio Costa,Oscar Niemeyer, Affonso EduardoReidy, Attilio Correa Lima, os irmãosMarcelo, Milton e MaurícioRoberto, Paulo Mendes da Rocha eoutros.Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de Affonso Reidy.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 7

Edifício Pedregulho, arquitetura de Afonso Eduardo Reidy. Conhecido como Minhocão da Gávea. RJ

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 8

Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, de Oscar Niemeyer.

Niemeyer abandona o funcionalismo exagerado dos ideais modernos e utiliza em suas obras formas curvas mais livres, que buscam a beleza, não um resultado final com base somente em sua função.

(…)Fui talvez o primeiro a dizer francamente que o funcionalismo ortodoxo não me interessava e que a beleza era também uma função, e das mais importantes na arquitetura. Na verdade, o ângulo reto nunca me entusiasmou, nem as formas rígidas e repetidas dos primeiros anos da arquitetura contemporânea. A curva me atrai intensamente com a sua sensualidade barroca, e a nossa tradição colonial e o próprio concreto armado,a sugerem e recomendam.” – Oscar Niemeyer

Pós-moderna

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 9

Palácio da Alvorada. Palácio do Planalto. Palácio Itamaraty

Museu Nacional da República em Brasília. Catedral de Brasília.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Pós-moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 10

Edifício Rio Branco - Rio de Janeiro.

As críticas à arquitetura moderna ganharam forçanos anos 60 através de figuras como a sociólogae ativista política Jane Jacobs e o arquiteto ematemático Christopher Alexander. Amboscriticam através de observações sociológicas aescala monumental e a impessoalidade domodernismo. Suas críticas, dirigidasprincipalmente à visão urbanística anterior,apontam a desagregação das comunidades e dasrelações humanas como resultado dos preceitosmodernos.No Rio de Janeiro seu exemplo mais conhecidotalvez seja o edifício Rio Branco 1, projeto deEdison Musa, que repete o uso do frontão - quese tornou uma marca de Philip Johnson - esubdivide o edifício em base, corpo ecoroamento (como na divisão clássica).

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Pós-moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 11

Museu de Mineralogia em Belo Horizonte MG.

A arquitetura Pós-Moderna possui três vertentes: aHistoricista, a Regionalista e a High-Tech. As duas primeiras sepreocupam mais com os valores locais do que a última, aqual orienta-se pelo uso de materiais de alta tecnologia.

Advocacia-Geral da União – Brasília DF.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Pós-moderna

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 12

Centro Empresarial Barra Shopping- Rio de Janeiro.

identificando o Pós-Modernismo, aqui no Rio deJaneiro, como certa arquitetura temática dosshopping-centers e edifícios residenciais ecomerciais, que lançam mão de motivos históricospara criar um forte diferencial – diga-se depassagem, um diferencial que os métodosmodernistas não mais conseguem produzir.

Ed.Presidente Juscelino Kubitschek, em São Pauloconquistou a primeira certificação LEED ouro do país em novembro de 2012.

O edifício passou por uma adequação para que sua estruturapassasse a ser sustentável, aprimorando várias técnicas para aredução do impacto ambiental. Com 13 pavimentos deescritórios. Hoje, dentre as soluções verdes, estão estratégiaspara a redução do consumo de energia elétrica, melhor uso daágua

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Contemporânea

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 13

Prime Time – São Paulo/SP.

A arquitetura contemporânea é considerada aproduzida depois da pós-modernidade nos anos80 e inicio de 90 até os dias atuais. A arquiteturadesenvolvida no Brasil neste período até os diasde hoje apresenta o reaparecimento delinguagens projetuais fortemente comprometidascom uma retomada do racionalismo, a baseconceitual do Movimento Moderno, comtendências minimalistas. Por outro lado, verifica-se uma busca de ideias e soluções mais voltadasa questão do conforto ambiental, aliado aosprocessos de racionalização da construção.

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Contemporânea

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 14

Casa em Paraty – Rio de Janeiro /RJ

Brasil República(1889-presente)Arquitetura Contemporânea

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 15

Telhado verde: reaproveitamento da água da chuva

Embora utilizem materiais industriais, como o aço e o concreto, os projetos arquitetônicos atuais também dão vazão à funcionalidade, ao conforto térmico, design orgânico e privilegiam a economia verde. Uso de materiais naturais e sustentáveis: uso de

pisos de bambu, bancas de granito, telhados vivos, exuberância no paisagismo

Utilização de materiais recicláveis e não tóxicos: pisos feitos com materiais cuja fabricação não é agressiva ao meio-ambiente; tintas menos tóxicas

Luz natural: uma das principais características deste tipo de construção, com grandes janelas e claraboias.

Brasil República(1889-presente)Nota do Autor

PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA 16

Os dados contidos nesta apresentação foram coletados dediversos materiais disponíveis na internet, e que foramreproduzidos por diversos autores e sites sobre o tema.Agradeço a todos!Att.Prof. Dr. Geraldo Almeida