Arte moderna

8
Arte Moderna Arte Moderna : modernismo na 1ª metade do século XX O marco desta época foi a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922. Nesta semana, vários artistas comprometidos em mudar a cara da arte nacional se apresentaram e chocaram a sociedade. Quebraram com os padrões europeus e buscaram valorizar a identidade nacional e uma arte, cujo cenário de fundo, eram as paisagens brasileiras e o povo brasileiro. Inovaram e romperam com o tradicional. O modernismo preocupou-se muito a parte social do Brasil. Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery. Para valorizar a arte modernista, embora reúnam obras de vários períodos, dois museus são criados nesta época: o MASP ( Museu de Arte Moderna de São Paulo), criado pelo empresário Assis Chateaubriand e o MAM-RJ ( Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro).

description

 

Transcript of Arte moderna

Page 1: Arte moderna

Arte ModernaArte Moderna : modernismo na 1ª metade do século XXO marco desta época foi a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922. Nesta semana, vários artistas comprometidos em mudar a cara da arte nacional se apresentaram e chocaram a sociedade. Quebraram com os padrões europeus e buscaram valorizar a identidade nacional e uma arte, cujo cenário de fundo, eram as paisagens brasileiras e o povo brasileiro. Inovaram e romperam com o tradicional. O modernismo preocupou-se muito a parte social do Brasil.Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.Para valorizar a arte modernista, embora reúnam obras de vários períodos, dois museus são criados nesta época: o MASP ( Museu de Arte Moderna de São Paulo), criado pelo empresário Assis Chateaubriand e o MAM-RJ ( Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). 

Page 2: Arte moderna

Cartaz da Semana de Arte Moderna

Page 3: Arte moderna

Ao abordar o tema modernismo levou-se a verificação de um período renovador. O movimento de intelectuais de 1.922, descontentes com o rumo das artes no Brasil, houve uma grande manifestação de artistas, pintores, escultores e poetas que ironizavam e satirizavam o período anterior e as questões políticas da época.

O Modernismo é com toda a certeza, fruto do processo de industrialização do Brasil, iniciado a partir do início do século XX, principalmente na cidade de São Paulo.

Page 4: Arte moderna

Obras modernistas de Anita Malfatti

• Retrato de Homem e O Farol

Page 5: Arte moderna

A Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras.

No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época.

Page 6: Arte moderna

Obras de Di Cavalcanti

• Cinco moças de Guaratinguetá e Moça de Guaratinguetá

Page 7: Arte moderna

Principais Artistas Plásticos da Semana de Arte Moderna de 1922

• Anita Malfatti • Di Cavalcanti • Zina Aita • Vicente do Rego Monteiro • Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira) • Yan de Almeida Prado • John Graz • Alberto Martins Ribeiro • Oswaldo Goeldi

Page 8: Arte moderna

Obras de Vicente do Rego Monteiro, considerado um dos precursores do Cubismo no Brasil

• Deposição, Mulher Sentada e O Combate