ARTE&LAZER •16E17 - destak.pt · ris,STCP,MetrodeLisboaeMetro ... INCÊNDIOS FLORESTAIS...

20
2017 Quinta-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira Edição nº 3039. Jornal diário gratuito. ATUALIDADE • 06 Um país que sofre de “fundo-dependência” Entre 2014 e 2016, sensivelmente 75% do investimento público em Portugal foi feito com fundos comunitários, o que nos torna no segundo Estado-membro mais dependente do apoio dado pela UE. Ciclo de concertos de Ano Novo Orquestra Metropolitana de Lisboa dá espetáculos na capital e em outras cidades do país, incluindo o Porto. ARTE&LAZER • 15 PUB © DR “STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI” ENTREVISTA EXCLUSIVA COM DAISY RIDLEY, ‘A ESCOLHIDA’ ARTE&LAZER • 16 E 17 Benfica cai no prolongamento Águias perdem (3-2) em Vila do Conde com o Rio Ave ao fim de 120 minutos. Sporting elimina (4-0) Vilaverdense. DESPORTO • 08 Deficiência potencia pobreza Baixa intensidade laboral e rendimentos baixos entre as motivações. Mercado de trabalho é problemático. ATUALIDADE • 07 Transportes aumentam até 2% Está definido o valor limite para a subida dos preços em 2018 nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. ATUALIDADE • 04

Transcript of ARTE&LAZER •16E17 - destak.pt · ris,STCP,MetrodeLisboaeMetro ... INCÊNDIOS FLORESTAIS...

2017Quinta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal FerreiraEdição nº 3039. Jornal diário gratuito.

ATUALIDADE • 06

Um país que sofre de“fundo-dependência”Entre 2014 e 2016, sensivelmente 75% do investimento público em Portugal foi feito com fundoscomunitários, o que nos torna no segundo Estado-membro mais dependente do apoio dado pela UE.

Ciclo de concertos de Ano NovoOrquestra Metropolitana de Lisboa dá espetáculos nacapital e em outras cidades do país, incluindo o Porto.

ARTE&LAZER • 15

PUB

© DR

“STAR WARS:OS ÚLTIMOS JEDI”

ENTREVISTA EXCLUSIVA COMDAISY RIDLEY, ‘A ESCOLHIDA’

ARTE&LAZER • 16 E 17

Benfica cai no prolongamentoÁguias perdem (3-2) emVila do Conde com oRio Ave aofim de 120minutos. Sporting elimina (4-0) Vilaverdense.

DESPORTO • 08

Deficiência potencia pobrezaBaixa intensidade laboral e rendimentos baixos entreas motivações. Mercado de trabalho é problemático.

ATUALIDADE • 07

Transportes aumentam até 2%Está definido o valor limite para a subida dos preçosem 2018 nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

ATUALIDADE • 04

CIDADES 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt02

Oorçamento da CâmaraMunicipal de Lisboapara 2018 confirma aos

lisboetas a gestão cuidadosaque temmarcado este executi-vo nos últimos anos emateriali-za os entendimentos alcança-dos para o governo da cidadenestemandato. Do ponto devista estratégico, as prioridadessão claras: (i) habitação, cujoinvestimento está refletido noprograma de renda acessívele na reabilitação dos bairrosmunicipais; (ii) mobilidade etransportes públicos, que passapela aquisição demais autoca-rros e pela contratação demaismotoristas para a Carris; (iii)educação, através do ProgramaEscola Nova, da reabilitação demais edifícios e da aposta emmelhores refeições escolares;(iv) resiliência, com a execuçãodo PlanoGeral de Drenagem,omaior investimento públicorealizado pela CâmaraMunici-pal de Lisboa, com cerca de 112milhões de euros de investimen-to em túneis e na reabilitação demais de 20kmde colectores e,por fim; (v) amanutenção da ci-dade, como reforço na HigieneUrbana, nomeadamente a aqui-sição demais veículos de reco-lha e a instalação de contento-res enterrados. Vale a pena sa-lientar que estas opções sãocompatíveis com a diminuiçãoda dívida, comprazos de paga-mento a fornecedoresmínimose com amanutenção de umapolítica fiscal e tributária queé amais favorável da ÁreaMe-tropolitana de Lisboa, querman-tendo o IMImais baixo, quermantendo as tarifasmais com-petitivas, comodevolvendo50%do IRS às famílias. Alémdisto, continuamos a apostano desenvolvimento económicoda cidade, como investimentoestratégico que a taxa turísticapermite, com a consolidaçãodoHubCriativo do Beato e cominvestimentos em váriosmerca-dos da cidade. Este orçamentoé o reflexo de Lisboa, uma cida-de que quer e está a crescer.E de forma sustentável.

Orçamentosustentável

OPINIÃO

DUARTE CORDEIROVice-Presidenteda Câmara de Lisboa

A PSP deteve ontem 11 pessoas noâmbito de uma operação de combateao tráfico de estupefacientes no bair-ro da Ameixoeira, em Lisboa, duran-teaqualforamexecutados16manda-dos de busca domiciliária. No decor-

rer da operação policial, além da de-tençãode11suspeitos,apolíciaapreen-deuváriasquantidadesdecocaína,he-roína, haxixe e algumas armas bran-cas, disse à Lusa fonte do ComandoMetropolitano de Lisboa da PSP.

PSP detém 11 pessoas e apreendedroga e armas na Ameixoeira

Operação começou às 5h de ontem

© PEDRO NUNES/LUSA

SEGURANÇA

REDAÇÃ[email protected]

Nove ideias paraa Praça de Espanha

De acordo com o comunica-dooficialdaCâmaraMuni-cipaldeLisboa(CML)divul-gado ontem, e a que o Des-

takteveacesso, as“9IdeiasparaaPra-ça de Espanha” serão hoje apresenta-daspublicamentenaFundaçãoCalous-teGulbenkian(FCG),emLisboa,às16h,numaconferêncianaqualparticipaMa-nuelSalgado,vereadordaCML.«Nes-te concurso de ideias propõe-se acria-ção,naPraçadeEspanha,deumnovoparque urbano, numa lógica de com-plementaridade e continuidade com oJardimGonçaloRibeiroTellesdaFun-daçãoGulbenkian,integradonocorre-dor verde, que liga o centro de LisboaaoParqueFlorestaldeMonsanto»,ex-plicaaindaaautarquiaalfacinhanasuacomunicação.

Exposição extraParaalémdaapresentaçãodosfinalis-tas de um concurso que vai reformu-lar uma zona nobre de Lisboa, seráinauguradatambém amanhãnaFCG

É apresentado hoje na Fundação Gulbenkien o conjunto das 9 propostas finalistasdo Concurso Internacional de Ideias, promovido pela CML para esta zona de Lisboa.

às18h00pelopresidentedaCML,Fer-nando Medina, uma exposição que,«além de evocar a memória históricada Praça de Espanha, apresenta, deformagraficamenteatraenteeacessí-vel,osváriosprojetosemconcurso:assuas implicações na circulação pedo-nal, na ocupação do solo e nas vivên-

ciaslocais».SegundoaCML,comesteconcurso«aPraçadeEspanhapassa-rá assim a ser uma verdadeira praça,enquantolocaldeconvívio,devidaur-banae centralidade»

Comentradalivre, mostrapode servisitadaentre 15 de dezembro de 2017e 29 de janeiro de 2018.

Segundo a CML, «a Praça de Espanha passará assim a ser uma verdadeira praça».

©DIREITO

SRES

ERVA

DOS

URBANISMO

EM DEZ SEGUNDOS

SAÚDE

Luís Pisco é o novolíder da ARS LVTLuís Pisco é o novopresidente doconselho diretivo daAdministraçãoRegional de Lisboa eVale doTejo(ARS LVT), em substituição deRosaMatos, a nova secretária de Estadoda Saúde, anunciou ontema tutela.

IMOBILIÁRIO

Roseta alertapara ‘bolha’Adeputada independentedoPSHelenaRosetaalertouontemparaosriscossociaisresultantesdocresci-mentodeuma‘bolha’nosetordoimobiliárioeanunciouparabreveumprojetodeleidebasesdahabitação.

ALCÂNTARA

PSD quer retirarcontentoresOsvereadoresdoPSDnaCâmaradeLisboavãoapresentar,napróximareuniãodoexecutivo,umamoçãoparaqueo«movimentodecontento-res»saiadeAlcântara, transferindo-se«paraalternativasnamargemsul».

PUB

© BENJAMÍN MEJÍAS VALENCIA

Os Precários Flexíveis apontam asalteraçõesprevistasnoacordoobtidoentre o Governo e o Bloco de Esquer-da como «uma mudança profunda»com«umforte impactonavidademi-lhares de trabalhadores». Mas a pla-taformacriticaque os efeitos (apenaswm 2019) demorem tanto a sentir-se.O ministro do Trabalho garante queasmudanças–trabalhadorespassamadescontar21,4%enão29,6%easem-presas duplicam para 10% – «não te-rãoumimpactosignificativo»nascon-tas da Segurança Social.

ATUALIDADE 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

Precários pedemmudanças comefeito mais lesto

04

OSindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou queos pilotos da Ryanair estarão emgreve no dia 20 de dezem-bro, devido ao «fracasso da administração emdialogar».

GREVE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

EM DEZSEGUNDOS

VALOR RECORDE

Seca motivamaior consumode gás naturalOconsumodegás naturalemPortugal atingiu umnovorecorde nopassadodia 5 destemês, devido à elevada utilizaçãodestas centrais para a produçãode eletricidade face à quebrada produçãohídrica, anunciouontemaREN - Redes Energéti-casNacionais.

QUOTAS DEFINIDAS NA UE

Setor da pescasatisfeito comacordo europeuOacordopara os limites decap-turas depescadopara 2018«églobalmentepositivo»para aFederaçãodosSindicatosdosTrabalhadoresdaPesca eosarmadores estão satisfeitos.Apescada terá umcortede12%(enão30%)eocarapaude24%.Obiqueirão fica igual.

DADOS DE PORTUGAL

Confiançanunca estevetão alta no paísDados doEstudoGlobal deCon-fiança dosConsumidores, daNielsen, revelamqueo ÍndicedeConfiança dosConsumidoresPortugueses subiu 15 pontosface aoperíodohomólogo, atin-gindo85pontos, o valormaisalto desde sempre emPortugal.AEuropa alcançou87pontos.

@Agência LusaANTÓNIO COSTAPrimeiro-ministro tambémdestacou a eleição de MárioCenteno para a presidênciado Eurogrupo

«2017 foium ano parti-cularmentesaborosoparaPortugal»

RECIBOS VERDES

REDAÇÃ[email protected]

Aumentos limitados a2% em Lisboa e Porto

Opreço dos bilhetes dostransportes públicos emPortugal vai aumentar nopróximo ano no máximo

2,5%. De acordo com o despacho dosgabinetes dos secretários de Estadodo Tesouro, das Infraestruturas e Ad-junto e do Ambiente, a atualização aaplicar em cada tarifa de cada títulode transporte não pode ser superiora esta percentagem em relação aocusto atualmente em vigor.

Mas há situações em que o limitepermitido do aumento é inferior, ouseja, de 2%. É o caso dos transportescoletivos rodoviários interurbanos depassageiros em percursos inferioresa50 quilómetros (Rodoviária). Oudostransportes coletivos nas áreas me-tropolitanas de Lisboa e Porto (Car-ris, STCP, Metro de Lisboa e Metrodo Porto), incluindo transportes flu-viais (Transtejo e Soflusa), e comboiosurbanos e suburbanos (CP) em per-cursos inferiores a 50 km.

Além disso, Os cartões dos títulosde transporte Lisboa Viva, Viva Via-gem/7 Colinas e Andante não vão so-frer aumentos nos seus preços.

Autoridade vai estar atentaA Autoridade da Mobilidade e dos

Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) considera que o despacho doGoverno sobre o aumento das tarifas em 2018 «protege melhor os passageiros».

Transportes (AMT) consideraque odespacho do Governo sobre o aumen-to das tarifas para o próximo ano«protege melhor os direitos e os inte-resses dos passageiros face ao des-pacho que vigorou em 2017». Para aAMT, «o despacho normativo estáemconformidade como atual enqua-dramento legal e vem facilitar a in-tervenção das entidades públicas e aarticulação entre estas e os operado-res, bem como a aferição da efetiva

existência de incumprimentos dasnormas existentes».

No parecerque ontememitiu, o or-ganismo garante que iráacompanhar«aexecução do despacho pelas auto-ridades de transporte locais e peloInstituto daMobilidade e dos Trans-portes paraefeitos de fiscalização doseu cumprimento, e também por for-ma a sustentar um futuro modelomais estável, com base na experiên-cia obtida».

Lisboa Viva, Viva Viagem/7Colinas e Andante vão manter os preços atuais

©SÉR

GIO

LEMOS/CM

TRANSPORTES

PUB

Apesar de as contas daassociaçãoterem sido sempre auditadas, os ele-mentos dadireção daAssociação Ra-ríssimas ponderam demitir-se, disseontemaos jornalistas o diretordains-tituição. Nuno Branco teme «pelosmais de 300 utentes» e cerca de 190profissionais da instituição, nomea-damente que o seu «trabalho meritó-rio» sejacolocado emcausa. Elemen-tos da Inspeção-geral do Ministériodo Trabalho, da Solidariedade e daSegurança Social estiveram ontemnas instalações da associação.

ATUALIDADE 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

Direção ponderademitir-se e temeimagem negativa

06

Porque o mecanismo extrajudicialse caracteriza pela adesão voluntá-ria, as indemnizações aos familiaresdas vítimas mortais dos incêndios sóserão atribuídas a quem as solicitar.Daíque aProvedorade Justiçatenhaapelado ontem à apresentação ime-diatados requerimentos (nenhum ti-nhasido entregue), de formaaque ascompensações sejam atribuídas ra-pidamente. Entretanto, a Cruz Ver-melhagarante que vaiatribuiros seusdonativos, num montante superior ameio milhão de euros, até ao Natal.

Vítimas devempedir para seremcompensadas

Presidente da Cruz Vermelha garante100% do apoio até dia 25 deste mês

©MARISA CARDOSO/SÁBADO

INCÊNDIOS FLORESTAIS RARÍSSIMAS

JOÃ[email protected]

Investimento só comfundos comunitários

Até outubro de 2017, quasemetade (44%) do orçamen-to dos Fundos EuropeusEstruturais e de Investi-

mento (FEEI) para 2014-2020 tinhasido autorizadaparaprojetos concre-tos. De acordo com um relatório di-vulgado pela Comissão Europeia, oscinco programas já atribuíram 278mil milhões de euros àchamadaeco-nomiareal – até 2020 estádisponívelum total de 638 mil milhões.

Aproximadamente 793 500 empre-sas receberam apoio dos fundos e fo-ram criados cerca de 154 000 novospostos de trabalho. Entre os dois mi-lhões de projetos financiados, 7,8 mi-lhões de pessoas receberam auxílioparaencontrar emprego ou parade-senvolver as suas competências. Foiigualmente melhorada a biodiversi-dade de 23,5 milhões de hectares deterras agrícolas.

Com base nos dados dainstituiçãoeuropeia, que o Destakanalisou, Por-tugal foi entre 2014 e 2016 o segundoEstado-membro mais dependentedos fundos comunitários no que tocaao investimento público: sensivelmen-te 75% do total desta verba teve ori-gem nos cofres de Bruxelas. Apenasa Croácia, e por muito pouco, preci-

Entre 2014 e 2016, em cada quatro milhões de euros de investimento público,três milhões vieram da União Europeia. Portugal é o 2º país mais dependente.

sa mais de recorrer aos programasde financiamento europeus. Umarea-lidade que contrasta(e muito) com ado Luxemburgo e daHolanda, os paí-ses que menos veem os seus gover-nos recorrer aos fundos europeuspara investir (menos de 1%).

Impacto nosmunicípios é realOutro estudo ontem apresentado ga-rante que os fundos europeus têmcontribuído para o crescimento das

empresas e do emprego a nível mu-nicipal quando bem aplicados pelasautarquias. «O efeito sobre acriaçãode empresas pode, ao longo de umquadro comunitário, chegar aos 5%ou 6% de mais empresas».

Mas mais dinheiro não significamelhores resultados. Ainvestigaçãoconclui que o impacto é superiorquando os municípios concorrem avários itens, pois «umas rúbricas re-forçam as outras».

Comissão Europeia revelou que 44% da verba disponível até 2020 foi entregue

©LE

ANDRO’SWORLD

TOUR

ESTUDOS

ESTADOS UNIDOS

Trump reclamarazão apósderrota duraPelaprimeiravez,umdemocratafoieleitosenadornoconservadorAlabama. Istofazcomqueosrepublicanospassemater51ele-mentosnoSenado,contraos49dosdemocratas,oquepodecom-plicaravidadeDonaldTrump,queontemdissequeprimeiroapoiououtrocandidatorepublicano.

MÉDIO ORIENTE

Jerusalém comocapital é o piorcrime de semprePara opresidente palestiniano,a decisão deDonald Trumpemreconhecer Jerusalémcomoacapital de Israel viola a lei inter-nacional e é «opiorcrimedesempre». Entretanto, a Turquiaquerque os paísesmuçulmanosreconheçam Jerusalémcomocapital da Palestina ocupada.

BÉLGICA

Julgamento deterrorista semdata conhecidaOTribunal deBruxelas adiouontemo início do julgamento,previsto para segunda-feira, deumdos autores dos atentadosquemataram 130pessoas emParis, em2015, para que o advo-gadodeSalahAbdeslamdispo-nha demais tempopara prepa-rar a defesa.

KIRSTY HAYESEmbaixadora do ReinoUnido em Portugal

«Preocupa-ção é que osportuguesestenhamdireitos muitosemelhantesaos dosbritânicos»

MAIS NOMUNDO

PUB

ATUALIDADE 07

REDAÇÃ[email protected]

As pessoas com deficiênciaque vivem em agregadoscom baixa intensidade la-boral (23,1%) oubaixos ren-

dimentos (24,8%) são as que apresen-tam maior risco de pobreza. Um re-latório do Observatório da Deficiên-ciae Direitos Humanos (ODDH), on-tem divulgado, também conclui queo risco de pobreza e exclusão é expe-rienciado sobretudo em agregadoscompessoas comdeficiências graves(36,5%), não havendo diferenças ex-pressivas entre homens e mulheres.Anível nacional, o risco acrescido depobrezapoderáser explicado por fa-tores como os menores níveis de edu-cação, menores taxas de emprego,menores rendimentos de trabalho e

despesascomcuidadosde saúde maiselevadas das pessoas com de¬ficiên-cia em comparação com as pessoassem deficiência.

O número de pessoas comdeficiên-cia no mercado de trabalho mais doduplicouentre 2011e 2016, massó 10%do número total de pessoas com de-ficiência desempregadas estavam atrabalhar. Do mesmo modo que o de-semprego de curta duração baixou6,7%, mas o de longa duração (supe-rior a 12 meses) registou um agrava-mento na ordem dos 60%.

Alunos precisamdemais apoioÉ destacado os progressos napromo-ção daescola inclusiva, que possibili-taram a integração de 99% dos estu-dantes com deficiência no ensino re-gular, mas alertaparaanecessidadede mais apoio técnico aos alunos.

© 123RF

Pessoas comdeficiência sãomais expostas

Apesar dos avanços, só 10% das pessoas com deficiência estavam a trabalhar

Risco de pobreza é maior para quem tem limitações.Evolução no mercado laboral com altos e baixos.

RELATÓRIO

Portugal é o país da OCDE - Organização para a Cooperação eDesenvolvimento Económico cujos alunos mais se dizem preocupadose com a ideia de que terão dificuldades antes de irem fazerum teste PISA. Os nossos alunos são também os que mais admitemsentir-se ansiosos, mesmo que se sintam preparados para o teste.

WWW.EDUCACAOEMEXAME.PT

DESPORTO 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08

©JO

SECOEL

HO/LUSA

Águia leva à letra queum mal nunca vem sóExibição de Cássio, desinspiração dos atacantes, meiahora em inferioridade. Nada correu bem ao Benfica.

Sem qualquer surpresa, o Spor-ting impôs-se ao Vilaverdense, equi-pa do Campeonato de Portugal cujo(enorme) esforço não conseguiu anu-lar a nítida diferença de valores. Osleões entraramapenas comBattagliadaequipa-tipo e cedo empurraram oadversário para a sua retaguarda.

Só que havia pouco espaço no últi-mo terço do terreno e o Sporting foiperdendo dinâmica, ao mesmo tem-po que os minhotos ganhavam moti-vação – e algumarrojo atacante. Ape-sarde alguns ameaços, comdestaquepara uma bola de Tobias à trave, pa-reciaque o nulo iriamanter-se até aointervalo. Puro engano. Doumbiaaproveitou uma defesa incompletapara fazer o primeiro aos 45’.

A insatisfação de Jesus junto à li-nha fazia adivinhar uma 2ª parte(bem) diferente, mas só as entradasde Podence e Gelsonagitaramverda-

JOÃ[email protected]

Ameio de dezembro, o Ben-ficatem apenas o campeo-nato e a Taça da Liga paradisputar, que na melhor

dashipótesesacabaemjaneiro. Amá-xima de que um mal nunca vem sóteima em prevalecer à de que não hámal que sempre dure. Isto daperspe-tivaencarnada, claro. Parao Rio Ave,o jogo correu na perfeição.

Verdade seja dita que a equipa deVila do Conde fez muito para mere-cer a sorte com que foi bafejada emmomentos-chave. Bastaver que Cás-sio precisou das duas mãos paracon-tar o número de defesas decisivas(uma delas um penálti); duas perdasde bola, muitas vezes inofensivas, aca-baramtransformadas emoutros tan-tos golos; e aformacomo Guedes fazo 3-2 tem tanto de mortíferacomo dealeatória.

O Benfica irá lamentar-se do factode Jonas ter falhado o primeiro pe-nálti em Portugal; de Luisão se ter le-

TAÇA DE PORTUGAL

TAÇADEPORTUGAL OITAVOSDEFINAL

BENFICARIO AVE

Bruno VarelaAndré Almeida

LuisãoJardel

Grimaldo ‹Seferovic, 86’ ›

FejsaPizzi ‹

Jiménez, 69’ ›Krovinovic

SalvioCervi ‹

Zivkovic, 74’ ›Jonas

23

Estádio do Rio Ave Futebol Clube, Vila do Conde

Miguel Cardoso Rui Vitória

Cássio‹ Lionn› Nadjack, 80’MarceloNélson MonteYuri RibeiroPeléTarantini‹ Chico Geraldes› Leandrinho, 103’‹ João Novais› Barreto, 76’Rúben RibeiroGuedes

TREINADORES

Golos: Jonas (36’), Lionn (47’), Rúben Ribeiro(62’), Luisão (86’) e Guedes (94’)Disciplina: Cartões amarelos: Luisão (29’),Marcelo (31’), André Almeida (43’), RúbenRibeiro (56’), Tarantini (59’), Nélson Monte (83’),Zivkovic (89’) e Cássio (120’)

sionado no fim do jogo e de ter pas-sado o prolongamento com menosum devido a isso; de Salvio, Sefero-vic e até mesmo Jiménez nunca te-rem tido sangue frio paraaproveitaruma das muitas oportunidades.

O saldo desta história é que o Ben-fica voltou a desaproveitar uma van-

tagem, deixando o adversário fazer areviravolta. Num rasgo de orgulho,aindachegouao 2-2, mas depois nun-cateve as ideias emordemparafazero3-3.Bemtentou,massemquesevis-se cabeça a orientar as pernas.

RuiVitóriatemmuito emque pen-sar, e com urgência.

AderrotadoManchesterUni-tedemcasafrenteaoCityeconsequentemaisque

previsível fimdaemoçãoquantoaocampeão inglêsdeixa-nosanós,pequenosportugueses,numapo-siçãoengraçada.Namedidaemque,derepente, somosumdoscampeonatoseuropeusmaisequili-bradosnafrente, comostrêspri-meirosseparadospor3pontos.EmInglaterra, jáéde11pontosofossoentreCityeosoutros.NaBundesli-ga, ecomodecostume,oBayernporestaaltura jásepasseia, com7pontosdevantagemparaoRBLeipzig. JáemFrançaninguémestáàesperaqueoParisSaint-Germain,forradodedinheiroeestrelas,percaocampeonato.EemEspanha,ape-sardenadaestardecidido,parecedifícil queBarcelonadeixeescapar5pontosparaoValência,6paraAtléticoMadride8paraRealMadrid.HonrosaexceçãoéaSerieA–hámuito,muitotempoquea liga ita-liananãoestava tãoemotivaeparaa Juventuschegarauminéditoheptacampeonatoteráesteanodeultrapassara ferozconcorrênciadeumregressadoàglória Inter, quenestemomento lideraa tabelacom40pontos,doNápoles(2º, com39)edaRoma(4ª,com35).AequipadeTuriménestemomentoapenas3ªclassificada,aindaassimapenasadoispontosdo Inter.Nósporcá,eapoucosdiasdoNa-tal, temosostrêsgrandes lançadosna lutapelotítulo.Ocampeonatoestáequilibrado,oquenãoéomes-moque“competitivo”–para talacontecer,ofutebolpraticadoemtodososestádios terádeserdeboaqualidade,oquenãoacontece,aindaqueesta temporadahajaumclarosaltonesseparticular, graçasaequipascomoSp.Braga,RioAve,MarítimoouDesp.Chaves.

Somososúltimosdosmoicanos

OPINIÃO

LÍDIA PARALTAGOMESJornalista do semanário ‘Expresso’

TAÇADEPORTUGAL OITAVOSDEFINAL

VILAVERDENSESPORTING

Pedro FreitasPedro Lemos

NenéRafael

Henrique GomesIbraima So

André Salvador ‹Fall, 60’ ›

Ahmed Isaiah ‹Joel Silva, 78’ ›André Soares ‹

Elísio, 68’ ›Rafa VieiraZé Pedro

04

Estádio de Alvalade, Lisboa

Jorge Jesus António Barbosa

SalinRistovskiAndré PintoTobias FigueiredoBruno CésarPetrovicBattaglia‹ Iuri Medeiros› Acuña, 73’‹ Bryan Ruiz› Gelson Martins, 60’‹ Alan Ruiz› Podence, 60’Doumbia

TREINADORES

Golos:Doumbia (45’, 64’ e 74’) e Gelson Martins (88’)Disciplina:Cartões amarelos: Rafael (9’), Doumbia (30’)e Ibraima (57’)

deiramente a partida. Sobretudo adeste último, que à segunda jogadadeixouabolaredondinhaparaDoum-biafazero segundo danoite. Não mui-to tempo depois, Gelson voltou a fa-zer o que quis (e que só ele parece ca-

paz de fazer, aparentemente...) e dei-xouque Ristovskiparticipasse no hat-trick do costa-marfinense.

Não satisfeito, este ainda assistiuGelson para o último da noite. Umadupla que jogou uns furos acima.

©ANTÓNIO

COTRIM

/LUSA

Uma vitória anunciadapor Doumbia e Gelson

*Penáltis **Prolongamento ***Sport TV

Marítimo 0-0 (2-4) Cova da Piedade*U.Madeira 1-5 Desp. Aves

Moreirense* 2-2 (6-5) Santa ClaraPraiense 0-1 FarenseSporting 4-0 VilaverdenseRio Ave** 3-2 BenficaFC Porto 14/12 20h15 V. Guimarães***Caldas 30/12 15h00 Académica

TAÇADEPORTUGALOITAVOS DE FINAL

PUB

PUB

EM DEZ SEGUNDOS

PUB

FAMA&TV14.12.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 11

NOVELAS‘AMOR E REVOLUÇÃO’Telmo reencontraHeloísa ediz-lhequeestá comsaudadesdeNi-na. Tavares eBor-gesobservamosdois. Telmopedeajuda aHeloisapara reencontrarNina. José,Maria eNina sãoavisadosdequeTelmoestá comHeloísa edes-confiamdele. ThiagopedeajudaaopadreBento, pois precisa dedocumentos falsos. CMTV, 14H44

‘ESSASMULHERES’Aurélia provocaciúmes a Fernan-do comEduardo.Jesuína vai à pe-dreira e desco-bre que Simão eMartim fugiram. Leocádia entrano quarto deMila e as duas dis-cutem:Mila empurra Leocádiaque lhe dá uma bofetada emresposta.Mila começa a atirarobjetos à suamãe que foge acorrer do quarto. CMTV, 19H07

NEGÓCIOS & TRAPOS

©PED

ROCATA

RINO

JOSÉ AVILLEZConceituadochefportuguêsasso-ciou-seàcriaçãoeapresentaçãodonovo livro infantil solidárioHeróisdaFrutaeomisteriosoaumentodossuperpoderes, cujas receitas rever-temparaaAssociaçãoPortuguesaContraaObesidade Infantil.

©DR

D.A.M.APopular trio da pop portuguesafoi convidado para se juntar à PSPpara uma operação de sensibiliza-ção rodoviária, que vai decorreramanhã, dia 15 de dezembro,pelas 23h, na emblemáticaAvenida 24de Julho, em Lisboa.

umeventualaparecimentodeumgru-po para depois fazer a transferênciadesses mesmos trabalhadores», dis-se ontem Arménio Carlos, depois deserouvido pelo grupo de trabalho queestá a apreciar os projetos de lei so-bre a alteração do regime jurídico datransmissão de empresaouestabele-cimento no Parlamento.

Rescisões em cursoEmcausaestáoprocessoderescisõesnaImprensaPublishing,noâmbitodasrevistas que vão transitar para o novogrupo editorial, depois da proposta deLuís Delgado paracomprar estes títu-los,negócioquenãoenvolveatotalida-dedostrabalhadores.FontedaComis-são de Trabalhadores da Impresa dis-seàLusa,nofinaldenovembro,que«40pessoas jáforamchamadas e que 16 jásaíram», no âmbito deste processo.

©PED

ROCATA

RINO

CGTP aponta o dedoao grupo ImpresaArménio Carlos acusou ontem grupo de comunicaçãosocial de estar a fazer «despedimentos encapotados».

Impresa é proprietária do canal detelevisão SIC e de várias publicações

REDAÇÃ[email protected]

Osecretário-geraldaConfe-deração Geral dos Traba-lhadores Portugueses(CGTP) acusou ontem o

grupo de comunicação social Impre-sa de estar a fazer «despedimentosencapotados» através datransferên-cia de funcionários para outra com-panhia,comoaconteceunaAltice/PT.«O grupo temproblemas e estáaten-tar resolver os problemas recorren-do a métodos que, em nossa opinião,são condenáveis, nomeadamente depressão para a saída de trabalhado-res e, simultaneamente, também natransmissão paraaopinião públicade

COMUNICAÇÃO SOCIAL

MICAELAOLIVEIRA FOI VÍTIMA

Condenaçãopor extorsãoOTribunal deSantoTirsocondenouum jovematrêsanosdeprisãoefe-tiva, porextorsãode24mil eurosàestilistaMicaelaOliveira, amea-çandodivulgar imagensalegada-mentecomprometedorasda filha.

HOLLYWOOD

Corden é paipela terceira vezOpopular atore apresentadordeTV inglês JamesCorden anunciouontemnas redes sociais que foipai de umamenina, o terceirorebento fruto do seu casamentocoma suamulher, Julia Carey.

PUB

EM DEZSEGUNDOS

ARTE URBANA

‘Graffiter’portuguêsexpõe em ParisO‘graffiter’portuguêsSmileakaIvoSantos inauguraamanhãasuaprimeiraexposiçãoasoloemParis, “StrayThoughts”,compostaportrabalhosnovos,contouopróprioàLusa.Amostra,patentenagaleriaGCA,expõetrabalhosfeitospropositadamenteparaaocasiãoecria«ummundoimagi-náriocomumamisturadoreal».

AO VIVO

Khalid nocartaz dofestival Alive’18KhalidéonovonomeconfirmadoparaatuarnofestivalAlive2017,nodia 12de julho(PalcoSagres).Ocantorecompositornorte--americanoestreia-seempalcosportuguesesparaapresentaraovivooseuaclamadoálbumdeestreiaAmericanTeen,discoedi-tadonopassadomêsdemarço.Músico e compositor português vai

dar a ver e ouvir a sua obra na China

©DR

The LegendaryTigerman desfocanus em filme aexibir na China

O filme-concerto How to BecomeNothing, com bandasonoratocadaaovivo porThe LegendaryTigerman, deseu nome verdadeiro Paulo Furtado,tevedeseralteradoparapoderserexi-bido estasemananaChina, no festivalcultural “This Is My City”. SegundoFurtado,citadopelaLusa,«cercade25minutos do filme foram desfocados» –ascenasqueforamalteradas,explicou,são aquelas emque aparecemnus.

Os portugueses The Legendary Ti-german e Beatbombers atuam ama-nhã,emShenzhen,naChinacontinen-tal, e no sábado, emMacau.

MÚSICA

ARTE&LAZER 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt12

©123RF

Cinemas com maisespetadores e receitasSegundo dados divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, até novembro assalas de cinema portuguesas receberam mais espetadores e fizeram mais receitas.

Abril foi o mês que registou mais espectadores nas salas de cinema nacionais

REDAÇÃ[email protected]

As salas de cinema portu-guesas registaram, esteano, mais espetadores emais receita de bilheteira

do que no mesmo período de 2016,isto quando falta ainda contabilizardezembro, segundo o ICA - Institutodo Cinema e Audiovisual.

Com dados contabilizados até no-vembro deste ano, aexibição de cine-ma no circuito comercial portuguêsem 2017 rendeu 72 milhões de eurosde receita de bilheteira, registandouma subida de 4,4% (mais três mi-lhões de euros) em relação aos mes-mos 11 meses de 2016.

Quanto a ocupação de sala, foramcontabilizados 13,8 milhões de espe-tadores, ou seja, mais 3,4% (453 milespetadores) do que no mesmo perío-do de 2016 – setembro, outubro e no-vembro foram os meses com pioresresultados, abaixo de um milhão deespetadores, enquanto abril foi o queregistou amaior presençade espeta-dores em sala, com 1,8 milhões de bi-lhetes emitidos.

“VelocidadeFuriosa8”nafrenteEm 2016, aexibição cinematográficaem Portugal registou 14,9 milhões deespetadores e 77,2 milhões de eurosde receita de bilheteira.

No ‘ranking’ dos filmes mais vistoseste ano em Portugal – e quando fal-ta ainda contabilizar os números defilmes como StarWars: Episódio VIII- Os Últimos Jedi, que estreia preci-samente hoje –, a liderar estáVeloci-dade Furiosa 8, de F. Gary Gray,‘blockbuster’ estreado no passadomês de abril, registando 787 mil es-petadores e qualquer coisa como 4,3milhões de euros de receita. De sa-lientar que os dados totais de 2017 sódeverão ser divulgados pelo ICA emjaneiro de 2018.

AUDIOVISUAL

PUB

PUB

liseu, dia 6; e, pela primeira vez, na Fi-gueiradaFoz,noCentrodeArteseEs-petáculos, no dia7 de janeiro.

Cardápio variadoO concerto abre comCapricho Italia-no, de Tchaikovsky, e inclui, tambémdeste compositorrusso, Marcha, Val-sadas Flores e dançarussa“Trepak”,do bailado O Quebra-Nozes. DeStrauss II, serão interpretadas as pol-cas Champanhe, Eljen a Magyar!(VivaaHungria!), Sob Trovões e Re-lâmpagos e Perpetuum mobile. DeDvorák, haverá interpretações dasDanças Eslavas nº 7 e nº 8, e, de Ki-lar, da peça Orawa, para orquestrade cordas – o programa da Figueirada Foz, a 7 de janeiro, inclui aindaInês, poemeto sinfónico, de David deSousa, compositor figueirense faleci-do há cerca de 100 anos.

©DR

OML celebra Ano Novocom vários concertosA 1 de janeiro a Orquestra Metropolitana de Lisboa darádois concertos de Ano Novo no Centro Cultural de Belém.

Orquestra Metropolitana de Lisboatem um início de 2018 preenchido

REDAÇÃ[email protected]

Espetáculos estão marcadosparasegunda-feira,dia1deja-neiro,feriadonacional,às11h30eàs17h,sendoqueesteúltimo

já está esgotado, foi ontem divulgado.O programa de cada concerto incluicomposiçõesdeJohannStraussII,PiotrTchaikovsky, Antonín Dvorák eWojciech Kilar. Além de Lisboa, a Or-questra Metropolitana de Lisboa(OML),dirigidapelomaestroSebastianPerlowski, volta a tocar o seu progra-ma de Ano Novo em Almada, no Tea-troJoaquimBenite,nodia4dejaneiro;noBarreiro,noAuditórioAugustoCa-britaBarreiro,nodia5;noPorto,noCo-

NATAL 2017

ARTE&LAZER14.12.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 15

PUB

Original filme português tem sidoaclamado por onde tem passado

©DR

Revista dos EUAaclama e elogiafilme “A Fábricade Nada”

AFábricadeNadasurgeem1ºlugarna lista dos Melhores Filmes de 2017Sem Distribuição da revista especiali-zadaemcinemanorte-americanaFilmComment.Ofilmedeficção–criadoemconjunto com Luísa Homem, LeonorNoivo,TiagoHespanha,apartirdeumaideia de Jorge Silva Melo e da peça deteatro A Fábrica de Nada”, de JudithHerzberg– , é interpretado por atoresenãoatores,seguindoavidadeumgru-podeoperáriosquetentamsegurarospostos de trabalho através de uma so-lução de autogestão coletiva, e evitar,assim,oencerramentodeumafábrica.

CINEMA

Viajarédasmelhorescoisasdomundo.Aquelapausadarotina,novasparagens,

cores, cheiros, sabores.RegresseideumpasseiorápidoàmagníficaCidadedoCabo,naÁfricadoSul.AterraporondeosPortuguesespassaramevenceramumAda-mastornafamosaTableMountain–enãopodemoscensuraressere-ceiodetão imponentequeé–,atéchegaremaoCabodaBoaEspe-rança,cruzadopormaresnuncadantesnavegados.AterraondeNelsonMandelaestevepresoqua-se30anos,omardostubarõesdospinguinsedasfocas, aspaisa-gensporondehabitamoutrosani-maisselvagens.Gentesimpática,apesardemuitapobrezavisível,sobretudoquandoanoitecai.Eagora... oNatal àporta.Tempodevoltarpara juntodosnossosepartilharmomentosemfamília,oninhoondeésemprebomvoltar.Porque,comosempredigo,adoroviajar,masamelhordaspartesdesairépoderregressar.

Portuguesapelomundo

VOZESDA RÁDIOJoana Cruz ([email protected])Dom. a Qui. – BFF 20h às 22h; Sáb. das 13h às 18h

‘STARWARS :OSÚLTIMOS JEDI’ESTREIAHOJECOMARFMStarWars: Os Últimos Jedi, comMarkHamill, Carrie Fisher, AdamDriver e DaisyRidley, chega hojeaos cinemas portugueses coma RFM. A saga de Skywalkercontinua, enquanto os heróisdeODespertar da Força sejuntam às lendas galáticas,para desvendarmistériosantigos da Força e revelaçõeschocantes do passado. Ficaatento à RFM e ganha presentesStarWars neste Natal.

© DR

«Posso ser várias coisasao mesmo tempo»

Parem as rotativas. E ospropulsores intergalácti-cos. Parem tudo porque,na vida real, a querida equerúbica Daisy Ridley

encontrou namorado. O nome dele éTom Bateman. Fez com ela o filmeUm Crime no Expresso do Oriente.Lá está ele, ao lado de Kenneth Bra-nagh, a tentar deslindar um homicí-dio que não faz sentido nenhum, em-boratenhadeixado numadas carrua-gens umcadávertrespassado porva-riadíssimos golpes. Bom, seja comofor, estão dadas as notícias de últimahora saídas das ruas de Londres. Éverdade: a nossa querida DaisyRidley, rosa de Inglaterra, chegou áidade adultae casamenteira. Estase-mana, outravez de espadachimlumi-noso em riste, é vê-laafazer de guer-reiraReyenquanto defrontaos peri-gos mais monstruosos na muitoaguardada aventura estrelar StarWars: Os Últimos Jedi. O segundonome dela é Jazz. Sim, o nome destecorpo celeste é Daisy Jazz Ridley.Mais encantador seria inconcebível.

Agora que esta saga parece fe-char-se em apoteose estrondo-sa, guardou como ‘souvenir’, al-gumobjeto ou peça de roupa?Ou é todo o seu quarto de dor-mir que, de repente, foi redeco-rado comparafernália Jedi?Não tirei nada à socapa. E ninguémtirou por mim. Isso ter-me-iametido numa carga de trabalhos.Quando fiz o episódio 7, não trouxenenhuma recordação para casa.No episódio 8, contudo, houve al-guém que me deu um sabre lumino-so. Passaram-me aquilo para asmãos e eu só disse “Não possoacreditar”. Fiquei, literalmente,

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

Hoje é dia de respirar e ganhar a serenidade e equilíbrio perdidos nos últimos tempos: hoje estreia nos cinemas onovo “Star Wars: Os Últimos Jedi”, o oitavo capítulo da saga das sagas. Entrevistámos “a escolhida”, Daisy Ridley.

estupefacta por me teremdado um talismã tão precioso. Jáestava eu no carro a caminhodo aeroporto e só con-seguia dizer “Oh, meudeus”. Mais tarde,coloquei o objetonuma estante domeu quarto. Atéque um amigo medisse “Vais ter queguardar isto numlugar mais seguro”.A não ser isto, tenhouma foto que o JJAbrams tirou. E tam-bém tenho um bonecoem miniatura com fo-rro de Chewbacca. Foi-me dado por um dosatores que emprestatoda aquela linguagemfísica tão única quevemos na personagem.O meu boneco é mo-lezinho. Não emite sons.

Esta série de aventu-ras não seria possívelsem a ideia de cama-radagem entre ami-gos e família, vitalquando enfrentamosas piores ameaças.Como é o seu grupode apoio? Que liçõesde vida lhe foramda-das, por exemplo, pe-los seus pais e pelas suasduas irmãsmais velhas?Sempre me disseram:faz aquilo que mais gostasde fazer. Tive apoio total.E se uma ideia não resultava bem,todos eles me apoiavam nanova coisa que me apeteciafazer. Lá em casa o alentoera sempre posto na ideiade autoexpressão, o que

«Não tirei nada àsocapa. E ninguémtirou por mim. Issoter-me-ia metido numacarga de trabalhos»

CINEMA

©FO

TOSDR

ARTE&LAZER 14.12.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt16

«Lá em casa o alentoera posto na ideiade auto-expressão,o que não deixavade ser maravilhoso»

DOCUMENTÁRIO‘A LIBERDADE DODIABO’Impressionantedocumentárioqueabordaaformacomoofenó-menodeviolênciaassociadaaonarcotráfico influenciaasocieda-demexicanacontemporânea.Comtestemunhos impressionan-tesedramáticos, tantodevíti-mas,comodecriminosos, sobreumquotidianoplenodeviolência.

© DR

BIOGRAFIA‘O HOMEMQUEINVENTOUONATAL’Um filme que conta comoo bri-tânico Charles Dickens, omaiordos escritores da época Victo-riana,misturou a vida real coma sua imaginação na criação doclássicoUmConto deNatal,uma história para sempreassociado à quadra natalícia.

© DR

DRAMA‘RODAGIGANTE’Atradiçãoainda éoqueera e fi-nalmentechega às salas nacio-nais ocostumeiro filmeanualdeWoodyAllen. Desta feita ocineasta nova-iorquinoapresen-ta uma tramadepaixão, violên-cia e traiçãonaConey Islanddos anos50.ComKateWinslet,JunoTemple e JimBelushi.

© DR

OUTRAS ESTREIAS

ridas no mundointeiro. Da minha mãe

retirei que ia para o empre-go todos os dias, que tinha uma

vida social plena, que estavaconstantemente a ajudar os ami-

gos. O meu pai também é inacredi-tável. Um charme, um espanto, umgrande devorador de literatura.

Falemos umpouco da suaprivacidade, ou falta dela,dada a sua fama crescente.Como é que faz para protegeraquilo que é só seu, agoraque foi catapultada paraumuniversomaior?Ainda estou para percebercomo se faz. Imaginemos queestou a andar pela rua fora.Preferia, por exemplo, queas pessoas tivessem umaconversa comigo. Seriamuito melhor que, sim-plesmente, pedirem paratirar uma fotografia co-migo. E acho muito es-tranho que, se aconte-ce a tal conversa, derepente o ambientemuda e fica tudo in-

terrompido pelapergunta “Posso

tirar uma fo-to?”. Para mim,é o momento de

conversa que im-porta. Não a foto-grafia. Deve ser umproblema que re-sulta dos novosmeios de comuni-cação social. Achoque as pessoassentem uma ne-cessidade cadavez maior deprovar que tive-ram determi-nadas expe-riências. Foraisto, não sin-

to ainda ne-cessidadede me pro-

teger. Aspessoas são geralmente muito sim-páticas, ternas, sem malícia. Notoque são guiadas, inevitavelmente,pela melhor das intenções.

Que truques usa para passardespercebida?Felizmente, a minha profissãopermite-me algumas alteraçõesde perfil e postura. No Star Wars:Os Últimos Jedi o meu ‘look’ é total-mente diferente do que apresentono, por exemplo, em Um Crime noExpresso do Oriente. No filme quefiz a seguir, uso peruca e tive de pin-tar as sobrancelhas. Isso é ótimo.Posso ser várias coisas ao mesmotempo. Facilita a possibilidade deme misturar em todo o tipo de am-bientes, sair de lá incógnita. Repare,contudo, que me é mais fácil prote-ger aquilo que é meu porque já dei-xei de participar em qualquer tipode ‘social media’. Mesmo quandoainda participava, fazia questão denão colocar imagens ou informaçãoque revelassem demasiado de mim.Seja como for, a exposição mediáti-ca faz-nos, pelo menos, tomar cons-ciência daquilo que é realmente sa-grado – como são os momentos quepassamos em casa com a família.

Voltando ao filme, o jedi origi-nal, Mark Hamill, disse que al-gumas das sequênciasmaisassustadoras foram filmadasnos penhascos e nas falésiasda Irlanda. Lembra-se de tersentido perigo? Como geriuessa vertigemdemedo?Do que me lembro só ficou isto:para ir à casa de banho no cumedaquela ilha, só lhe digo que o trilhoera estreitíssimo e nem sequerhavia corrimão para me amparar.Ou seja, ia eu por ali acima e só meocorria um pensamento: mas porque razão escolhi uma vida que meforça a ir a uma casa de banho que fi-ca no topo de um rochedo? Mais im-portante ainda: será que, se der umpaço que seja para a direita, caio namorte certa? Será que tudo isto va-leu a pena? De resto, achei surreal.Poucos minutos depois vi que estavarodeada de uma vista espantosa.Também me lembro disso, de acharque o panorama alcançado daqueleponto era o mais incrível que algumavez se podia imaginar. No fim, acheifantástico. Sobrevivi. Mais uma vez.

«Felizmente,a minha profissãopermite-me algumasalterações deperfil e postura»

«As pessoas sentemuma necessidade cadavez maior de provarque tiveram certasexperiências»

ARTE&LAZER14.12.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 17

não deixava de ser maravilhoso. Da-va-se muita importância aos livros eà leitura. E, claro, era preciso dedi-car tempo aos amigos e aos nossosprojetos pessoais. As minhas duasirmãs são as minhas pessoas prefe-

Aviso Convocatória Assembleia-Geral Ordinária

De acordo com os estatutos da Casa de Acolhimento Mão Amiga, convoco os asso-ciados para reunirem dia 28/12/2017 às 18h na sede, Rua Cidade de Benguela Lt 555, Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto Único - Deliberar sobre a eleição dos

Órgãos Sociais para o quad-riénio 2018- 2021.

Se à dita hora não estiver presente a maio-ria dos associados com direito de voto, a Assembleia realizar-se-á no mesmo dia e lo-cal, uma hora depois, com qualquer núme-ro de presenças.

Lisboa, 13/12/2017

O Presidente da Mesa da AssembleiaAsdrúbal Calisto

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

GRANDE VIDENTE MÉDIUM CURANDEIROPROF. TANTOU HERO

Tem sucesso onde os outros falham"����)����� ( �����*�����

SE O COMPANHEIRO TE DEIXOU OU TE QUISER DEIXARVENHA TER COMIGO ELE/ELA VOLTA NA MESMA SEMANA.

'����(�����������������������&��������������!��������$��������%����������&����'��� ����+�������-/ ����������0�����&�� ������� �������%� ��

&����������������������� ����������1/ �������������������������(� ����������1����������1�������2������(����3����������������������������

PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADOAtende das 9h às 21h de 2.ª a Sábado | Rua Francisco Sanches, n.º 45 - 1170-141 LISBOA (Jto. Metro Arroios)

T: 962 252 027

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

91 3972 99 | 9| 646 7297

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro . Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest . Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões . Colecções de Moedas em Prata

ENTRE OUTRAS

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)

Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguroEmprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS����������� �������������� ������ ��������� �� �����

MUL

TICR

EDIT

O

�CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

����������� ��!"�"!� #��$%� �"�

www.destak.pt

CLASSIFICADOS

LISBOAHOJE11º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ10ºMÍNIMA

17ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR14.12.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 19

PARTICIPE!

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%);CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda DelgadoDIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo:Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, PaulaTavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição:António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 801.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

As USF(...) Todos ou quase todos têmemcasa alguémapadecerdeconstipação com tossemais oumenos seca, e até da virose gripalque viaja de corpo emcorpo, eque umcopinhodeDouro fino, oude cachaça emel, não conseguealiviar. Então neste estado frágile de arrepios, pensamos ir à pro-cura de tratamentomais eficaz.Assim caminhamos ou não, para asUnidades deSaúde Familiar (USF),

a que omédico nãodará segui-mento ou resposta adequada,por limitações várias, pois olhapara eles comoquemolha parao boletimdoplacard. É que asUSFnão servemmesmoparamais nada e são umsorvedourode dinheiro público (...). , quesaemcaras aos contribuintese utentes isentos e não isentosda taxamoderadora. (...).

JOAQUIM A. MOURA

Penafiel

CARTAS DO LEITOR

tão badaladas e disseminadas quantoineficazes, a atenderemespaçosexíguos onde funciona a regra do tudoamonte e fé emDeus. E é aqui quese encontra omal da questão, que nosleva a pensarque elas foram implanta-das para não sobrecarregarosCentrosHospitalares comcoisasmenores(!) de saúde, o que obriga o utenteafectado e a precisarde cuidadosmédicos, a fazeremcasa a sua própriaavaliação e a sero primeiro a fazero seu diagnóstico, para depois concluirpara onde se deve dirigir à procura da

cura. Isto se nãoousarauto-medica-mentar-se, comoé costume fazer-se(...).. É que asUSFnão servemsenão,paramedir a barriga, pesaro corpo,verificar a tensão arterial, fazerumcurativo de ferida e para requerera prescricção de fármacos recomen-dados e indispensáveis, e de vezemquandopara submetera análisedomédico de família (que não sepodeperder) os exames clínicosmandados porele fazeremconsulta anterior, para prevençãoou detecçãode algo suspeito,

PORTOHOJE12ºMÍNIMA

16ºMÁXIMA

AMANHÃ06º MÍNIMA

15ºMÁXIMA

PUB