Artigo - Copa Do Mundo e Tráfico Humano

3
Copa do Mundo e Tráfico Humano Luciano Gomes dos Santos [email protected] A CNBB - Conferência dos Bispos do Brasil - está promovendo, neste ano de 2014, a Campanha da Fraternidade sobre Tráfico Humano. O tema nos convida a refletir sobre o cuidado com a dignidade humana. O tráfico humano é o cerceamento da liberdade e do desprezo do ser humano. A vida é reduzida a produto que pode ser negociado. O tráfico humano explora as pessoas em diversas atividades: construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, doações ilegais, remoção de órgãos e outras. O tráfico humano gera por ano no mundo aproximadamente R$ 65 bilhões de reais. É uma cifra espantosa. As pessoas são atraídas por trabalho, porém quando chegam ao destino é exploração, prostituição, tornam-se escravas. O tráfico humano está vinculado à migração. Milhares de estrangeiros deixam suas culturas em busca de dignidade e quando se encontram no novo país, tornam-se “escravos” em diversos trabalhos para sobreviver, principalmente se estiverem vivendo de forma ilegal. No Brasil, temos nos deparado com os seguintes tráficos: a exploração de mulheres, crianças e adolescentes tanto no mercado do sexo quanto nas atividades produtivas agrícolas ou urbanas, nesta última, na confecção de roupas. Os traficantes se aproveitam da fragilidade econômica e social dos indivíduos em processo de migração para aliciá-los. Nesta perspectiva, o tráfico humano é crime que deve ser denunciado e eliminado de nossa sociedade brasileira. A pessoa é desonrada em sua dignidade, ferida em seus sentimentos. A sua vida é subtraída nas aspectos físicos e psicológicos. Destacam-se as seguintes formas de tráfico humano: exploração no trabalho, exploração sexual, extração de órgãos, doação ilegal de 1

description

O artigo analisa a Copa do Mundo e o Tráfico de Pessoas. Muitas pessoas são comercializadas. A Copa do Mundo é oportunidade para se combater essa injustiça, esse crime contra a dignidades das pessoas.

Transcript of Artigo - Copa Do Mundo e Tráfico Humano

Copa do Mundo e Trfico HumanoLuciano Gomes dos Santos

[email protected]

A CNBB - Conferncia dos Bispos do Brasil - est promovendo, neste ano de 2014, a Campanha da Fraternidade sobre Trfico Humano. O tema nos convida a refletir sobre o cuidado com a dignidade humana. O trfico humano o cerceamento da liberdade e do desprezo do ser humano. A vida reduzida a produto que pode ser negociado. O trfico humano explora as pessoas em diversas atividades: construo, confeco, entretenimento, sexo, servios agrcolas e domsticos, doaes ilegais, remoo de rgos e outras.

O trfico humano gera por ano no mundo aproximadamente R$ 65 bilhes de reais. uma cifra espantosa. As pessoas so atradas por trabalho, porm quando chegam ao destino explorao, prostituio, tornam-se escravas. O trfico humano est vinculado migrao. Milhares de estrangeiros deixam suas culturas em busca de dignidade e quando se encontram no novo pas, tornam-se escravos em diversos trabalhos para sobreviver, principalmente se estiverem vivendo de forma ilegal.

No Brasil, temos nos deparado com os seguintes trficos: a explorao de mulheres, crianas e adolescentes tanto no mercado do sexo quanto nas atividades produtivas agrcolas ou urbanas, nesta ltima, na confeco de roupas. Os traficantes se aproveitam da fragilidade econmica e social dos indivduos em processo de migrao para alici-los. Nesta perspectiva, o trfico humano crime que deve ser denunciado e eliminado de nossa sociedade brasileira. A pessoa desonrada em sua dignidade, ferida em seus sentimentos. A sua vida subtrada nas aspectos fsicos e psicolgicos.

Destacam-se as seguintes formas de trfico humano: explorao no trabalho, explorao sexual, extrao de rgos, doao ilegal de crianas e adolescentes. As caractersticas principais do trfico humano so: crime organizado, organizao de rotas nacionais e internacionais, a invisibilidade (crime silencioso), o aliciamento e a coao (oferta de trabalho irrecusvel), o perfil do aliciadores (amizade das vtimas ou familiares), e por fim, o perfil das vtimas que se encontram em situao de vulnerabilidade social.

O trfico humano aumentou no mundo nos ltimos anos devido competio econmica no mundo do trabalho e a mercantilizao do trabalho. Diversos postos de trabalhos foram reduzidos pelas crises econmicas e pelas novas tecnologias. Esses fatores tm provocado as migraes, a busca de nova terra onde corre leite e mel. Mas os imigrantes no esto encontrando esta terra prometida, eles tm deparado com a explorao de suas dignidades. A pessoa foi reduzida mercadoria.

O Brasil, como sede da Copa do Mundo neste ano de 2014, torna-se vulnervel ao trfico humano, principalmente nas exploraes sexual e do trabalho. Milhares de brasileiros e estrangeiros estaro circulando pelas principais capitais do pas, neste contexto abre-se diversas possibilidades para a explorao do ser humano. A Copa do Mundo deve ser a oportunidade para denunciar e combater o trfico humano, pois bilhes de pessoas estaro sintonizadas nos jogos no Brasil. A mdia, a poltica, a famlia, a escola e a religio devem unir foras para combater este crime que vem destruindo a vida de milhares de pessoas em todo mundo.

O perodo dos jogos da Copa do Mundo poder ser utilizado por todos ns cidados brasilieros, buscando identificar as causas e modalidades do trfico humano e os rostos que sofrem com essa explorao; denunciar as estruturas e situaes causadoras do trfico humano; reivindicar, por meio dos poderes pblicos, polticas e meios para a reinsero das pessoas atingidas pelo trfico humano na vida familiar e social; por fim, promover aes de preveno e de resgate da cidadania das pessoas em situao de trfico.

O trfico humano deve ser combatido por toda a sociedade. O ser humano possui em si o pertencimento ao seu ser. Nasceu livre e deve permanecer livre para construir sua vida no seio da humanidade. Nenhum ser humano deve ser reduzido mercadoria. A pessoa valorativa em si mesma e no pode valer por utilitarismo. Extirpar o trfico humano deve ser o grande projeto da humanidade neste incio da sculo XXI e a Copa do Mundo torna-se o grande espao para promover no apenas os jogos e a interao de diveras culturas, mas o lugar da promoo da vida que se encontra na vulnerabilidade social.1