artigo igreja giro Coragem para Colocando a Casa Pessoal ... · o horário – uns, para ver o...

24
DOMINGO, 10 DE NOVEMBRO DE 2013 ANO 47 EDIÇÃO Nº 45 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA IGREJA GIRO ARTIGO Coragem para construir o amanhã Onésimo celebra culto na Santa Casa Colocando a Casa Pessoal em Ordem » Culto faz parte das comemorações de 40 anos do Centro Médico. Página 16 » Aprenda atitudes para resolver problemas profundos que só Deus e você têm acesso. Página 9 » O Brasil tem 16,2 milhões de miseráveis e alto índice de analfabetismo. Página 6 Foto:Jean Assis

Transcript of artigo igreja giro Coragem para Colocando a Casa Pessoal ... · o horário – uns, para ver o...

domingo, 10 de novembro de 2013 Ano 47 edição nº 45 igrejA bAtistA dA LAgoinhA

igreja giroartigo

Coragem para construir o amanhã

Onésimo celebra culto na Santa Casa

Colocando a Casa Pessoal em Ordem

» Culto faz parte das comemorações de 40 anos do Centro médico. Página 16

» Aprenda atitudes para resolver problemas profundos que só deus e você têm acesso. Página 9

» o brasil tem 16,2 milhões de miseráveis e alto índice de analfabetismo. Página 6

Foto

:Jea

n As

sis

O Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono abre inscrições para o Processo Seletivo 2014 e já inicia as comemorações do seu aniversário de 10 anos com a expec-tativa de receber a maior turma de todos os tempos. Agora com dois novos cursos oferecidos em horário parcial em Belo Horizonte, o seminário espera servir a um número ainda maior de estudantes. O Processo Seletivo acontece em duas etapas distintas, sendo que inicialmente o candi-dato deve ler todas as informações do EDITAL 2014, em que são apresentados os detalhes dos cursos oferecidos, valo-res, datas e as orientações gerais.

A novidade desse processo seletivo é que todos os for-mulários serão preenchidos virtualmente e enviados ime-diatamente à equipe avaliadora. Isso facilita todo o proces-so. Porém, os candidatos não devem se esquecer de que além do formulário, todos devem responder às questões da avaliação de Leitura do Livro indicado e providencia-rem a carta de recomendação pastoral. Esses formulários estão disponíveis na página especial de inscrições no site do CTMDT.

Após a aprovação na primeira etapa, os indicados serão submetidos a uma avaliação psicológica e devem levar toda a documentação exigida para efetivação de sua matrícula. A segunda etapa acontece na segunda quinzena de janeiro, em ambas as unidades do CTMDT e a data da entrevista será comunicada por email.

■ O início das atividades do ano letivo de 2014 será no dia 1 de fevereiro, com a chegada dos alunos internos no campus em Santa Luzia.

Pr. Clay Peterson Vice Diretor CTMDT

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 3

Hoje é dia do que mesmo?

Durante o ano de 2013, nosso jornal tem comemo-rado muitas datas festivas, homenageando irmãos, irmãs e entidades. Nos lembramos dos professores, dos estudantes, dos pais, das mães, das crianças, dos diáconos, das famílias, etc. O motivo? Em alguns ca-sos, para dar honra a quem honra, em outros, apenas para relembrar a importância do objeto alvo da co-memoração, afinal, nossas vidas andam tão corridas que corremos o risco de esquecermos até que existi-mos, que fazemos aniversário, que precisamos des-cansar, que temos esposa, filhos, amigos, enfim, que respiramos.

O curioso das datas festivas é que por alguma inexplicável razão “entramos no clima” delas, ou seja, se hoje é dia do professor, nos lembramos dos nossos amigos professores e até compramos um pre-sentinho para esse ou aquele, damos uma ligadinha a fim de parabenizá-los. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, então, é festa nacional. Aliás, basta marcar um Cruzeiro x Atlético que a mente imedia-tamente reserva um espacinho para guardar a data e o horário – uns, para ver o jogo, outros para marcar ou desmarcar alguma atividade. Apesar de cada um buscar seu próprio interesse – o que é péssimo –, no fundo, ainda temos um bom senso de sociedade no coração, graças a Deus.

Sabedores disso, os governos vêm instituindo, no decorrer da História, as datas festivas. Algumas com fins eleitoreiros, claro, mas outras como forma de oficializar o que o povo já vem comemorando há séculos. A igreja ganhou bastante espaço nesse ca-lendário, por isso, temos tantas datas festivas ligadas à religião. Os dias, no entanto, não ficam exclusivos para tal data. Assim como temos muitas pessoas fa-zendo aniversário no mesmo dia, temos também vá-rias datas sendo comemoradas no mesmo dia. No dia de hoje, por exemplo, é comemorado o Dia do Trigo, o Dia Nacional do Balconista e o Dia da Indústria Au-tomobilística. A verdade é que todo mundo dá um jei-tinho de encontrar e dividir o seu espaço no restrito calendário de apenas 365 dias. Nem o 29 de fevereiro dos anos bissextos escapa.

No dia 15, sábado que vem, será comemorado o Dia da Proclamação da República do Brasil. A despei-to de a data ser importante por ter dado novos rumos

ao Brasil no longínquo 1889, nossa igreja decidiu que os feriados nacionais como esse, serão aproveitados para oração. Deus nos revelou que não basta come-morarmos a vitória. Além disso, é preciso também orarmos para que ela se consolide. Por esse motivo, nos reunimos no 22 de abril, no 1º de maio, no 7 de setembro, etc. Agora é a vez do 15 de novembro. A guerra do marechal Deodoro da Fonseca continua e precisa ser consolidada com muita oração. Nosso país se tornou um gigante respeitado pelo mundo, mas muito ainda precisa ser realizado, sobretudo, porque os inimigos da ordem estão tomando con-ta das ruas e das câmaras governamentais. (Leia o artigo da página 6 e constate essa realidade). Nós, cristãos, não podemos esmorecer. Somos a única es-perança para nossa nação. E não há aqui qualquer soberba ou vaidade. É realidade. Qualquer um sabe que potências mundiais como os EUA e a Inglaterra se tornaram o que são por que estiveram alinhados com a Palavra de Deus, e que hoje estão em queda livre por que se distanciaram dela.

Por estas e muitas outras razões, estamos fazendo a convocação para no próximo dia 15 estarmos to-dos no templo, orando pela nossa nação. Muito ainda precisa ser realizado para que nossa nação chegue a um nível aceitável. Nunca se esqueça que “a oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16).

Por fim, gostaria de propor a criação de mais uma data festiva: o Dia de Colocar a Casa Pessoal em Or-dem. Nesta edição estamos tratando sobre esse as-sunto nas páginas 5, 8 e 9. A luta de colocar a vida em ordem até o dia 31 de dezembro continua em pauta e ninguém pode esmorecer. Se estamos querendo que o Brasil se organize devemos começar organizando imediatamente a nossa própria vida. Já estamos no meio da campanha, caminhando para o final. Não fique para trás. No dia de hoje, sente-se, ore e aja, colocando sua casa pessoal em dia.

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPresidente: Pr. Márcio ValadãodiretOr de COmuniCaçãO:Pr. Charles CamposeditOr-Chefe:Pr. Atilano MuradasdiretOr de arte:Junio AmaroJOrnalistas:Atilano Muradas, Kátia Brito e Priscilla VieiradiagramaçãO:Junio Amaro e Luciana CristinarevisãO:Adriana Santos e Nicibel SilvaCOlaBOraçãO:Bruno Bacelar, Pr. Fernando Borja, Rafael Guimarães, Drummond Lacerda, Pr. Ivonildo Teixeira, Sandra Vanessa, Júlio Lara, Pra. Carol Malta e Carol Rocha. imPressãO:Sempre Editora LTDA.tiragem: 25.000 exemplaresCOntatO COm a redaçãO:[email protected] COmerCial:[email protected](31) 3253-3300

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JOrnal atOs hOJeAvenida Professor Magalhães Penido, 460 . São Luís . CEP 31270-700 | Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3253-3300siga@lagoinha_com

faCeBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

EXPEDIENTE

TElEfoNEs úTEIs

Casa PastOral: (31) 3429-9400telefOne da PaZ: (31) 3429-9550Central de insCriçÕes:(31) 3429-9453PastOres de PlantãO:(31) 8402-7156 (PASTOR)(31) 8402-1676 (PASTORA)visita aOs enfermOs:(31) 8577-0320

editorial

Pr. Atilano [email protected]

Foto

: Int

erne

t

4 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

Esclareça suas dúvidas » Quer se transferir para a Lagoinha?

(31) 3429-9450 / 8489-2685 / 8489-2625

» Precisa atualizar seus dados? (31) 3429-9450 ou [email protected]

» Quer se batizar? (31) 3429-1500 / 1350

» Deseja anunciar o seu casamento ou nascimento do seu filho?(31) 3429-9400 / 8793-2299

» Deseja informar o falecimento de um parente? (31) 3429-9400 / 8793-2299

■ transferências

■ falecimento

Adriel Rezende Lopes, Adão de Souza Silva, Adriana Cunha Dias, Alexandre Lucas Ramos Cesar, Ana Sílvia Nery Bremer, Arthur Marques Gualberto Francisco, Célio Linconl Vasante, Daiane Pereira Ribeiro, Débora Amaral do Nas-cimento, Dilcilene Cristina de Souza Cardoso, Ed-van Barbosa Oliveira, Ênio Silveira Reis, Fabiana Alvarenga de Souza, Fabiana Aparecida Silva, Fabiana da Silva Gomes Cesar, Felipe Fonseca Barros, Fernando Cândido da Silva, Flávia Neves Guimarães Martins, Flaviana Mara da Silva, Iara da Silva Machado Soares, Itamar de Paulo Dias Neto, Karen Cristina Vieira Santos Alves, Kenne-dy Argentino Batista, Laudicéia Regina Franco, Letícia Siqueira Freira Oliveira, Lucas Vicente Duarte, Lúcia Soraia de Almeida Santos, Maiquel Rodrigo Alves, Maíra Motta Freitas, Maria Geral-da Lopes dos S. Almeida, Pablo Soares Tomaz, Pâmela Emanuela Porto Metzker, Patrícia Ga-briele Nascimento Oliveira, Raimunda da Silva Machado, Renata Kênia da Silva, Renata Oliveira Dias Nogueira, Rosiléia Cardoso S. Silva da Cruz, Samira Moraes Brito, Sheyla Cristina A. Almeida Barros, Simone Carmem Lima S. Vieira, Suzana Curvello Costa, Thais Acsa Rezende Silva, Tiago Antônio Cacique Proença, Vanderlan Matos Pe-reira, Wagner Souza da Cruz, Welington Mateus de Oliveira Alves e Zenilda Evangelista Cruz.

■ Batismos

Aíldes Gonçalves Machado, Alexsandro Du-arte, Aline Santana Nascimento, Ana Carolina Simão do Vale, Ana Lúcia Costa Souza, André Franco, Átila Cesar de Souza, Brenda Luisa Mou-ra Rodrigues, Breno Gonçalves da Silva, Caio Abner Souza de Lacerda, Cíntia Silveira Moraes Batista, Ciro José Pires, Daiane Oliveira dos Reis, Daniela do Carmo Lopes, Edmar de Freitas, Edu-arda Luiza Soares Camara, Eduardo Medeiros Baia, Emanuelle Rodrigues Pinto, Felícia Renata Alvarenga Machado, Felipe Saraiva Dias, Filli-pe Cotta Torres, Flávio Junior Pinto, Francielle Martins da Silva, Gracielle dos Santos Matos, Graciene Vertelo Ferreira de Oliveira, Graziela dos Santos Matos, Henyla Santana Oliveira, Hu-dson Batista de Oliveira, Igor Gonçalves Macha-do, Ítalo Fernandes Simão, Jéssica Aparecida P. Cândido, Jéssica Caroline Mendes, José Maria da Silva, Josiane Caetano de Morais Chaves, Juliene Pereira de Carvalho, Karla Alessandra Alves Fer-reira, Keity Pereira Santos, Kelly Reis de Souza, Kevyn Harley Lourenço da Silva, Laila Lage Cas-tro Silva, Larrisa Fagundes Reis, Larrissa Lages Castro Silva, Letícia Rodrigues da Silva, Lívia Mara Chagas Pereira de Souza, Luana de Olivei-ra Valério, Luisa Lage de Castro, Luiza Gabrielly Q. de Souza Rodrigues, Márcia Corrêa Lima da Silva, Marcus Túllio Moreira Mendes, Matheus Henrique Moreira Honório, Nikolas Magalhães Barbosa da Silva, Paulo Henrique dos Santos Pin-to, Pedro Luiz Guimarães, Rafael Téofilo do Espí-rito Santo, Rafaela Libério de Carvalho, Rodrigo Cardoso Mendes, Sâmara Ferreira Leal, Samuel Periard Bastos, Saymon Silva dos Santos, Sinara Lisboa Pinto, Talita Loubak de Oliveira, Tamires Clementina de Oliveira, Tamires da Silva Costa, Vinícius Braga Macedo, Vitória Maria dos Anjos Lobato, Wanderson de Lima Oliveira, Weder Vi-tal Santos, Wesley Delfino de Oliveira, Willian Douglas Pereira Santos e Camila Silva de Souza.

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

Aleluia! Pela graça do

Senhor hoje somos:

56.532Ovelhas na Lagoinha

Ceia do Senhor Data Hora Local

10 novembro(domingo)

13h e 18h Templo

18h Tabernáculo

18h Salão Ágape

17 novembro(domingo)

13h e 15h Templo

17h Salão CEU

Para receber a Ceia em sua casa, ligue: (31) 8793-2232.

Leonardo de Freitas & Mônica Oliveira da Silva15 novembro (sexta), 21:00, Tabernáculo - Lagoinha

Alonso Alairton Loyola & Fernanda Araújo Gama 15 novembro (sábado), 20:30, Espaço Bella Fiesta

Alessandro Silva dos Santos & Roseni Rodrigues Nascimento 16 novembro (sábado), 17:00, Tabernáculo - Lagoinha

Christiano de Assumpção Cordeiro & Cíntia de Cássia Tostes 16 novembro (sábado), 22:00, Tabernáculo - Lagoinha

Bruno Oliveira dos Santos & Dávila de Sena Santos 16 novembro (sábado), 18:00, Salão CEU- Lagoinha

Juan Phillipe Rocha de Oliveira & Tamara Aparecida Graciano Matos 16 novembro (sábado), 21:00, Salão CEU- Lagoinha

Roberto Simão Moreira Junior & Quézia Nataja Ribeiro Soares 16 novembro (sábado), 20:00, Izabela Hendrix

Paulo Vinício Braz Sales & Fabíola Rose Alves de Moura16 novembro (sábado), 21:00, Casarão de Minas

■ casamentos

"Que alegria receber você em nossa igreja. Seja bem-vindo

à família de Deus!"

Foto

: Jea

n As

sis

Faleceu no dia 5 de novembro, Hadassa Arantes Gualberto, filha dos nossos irmãos Ra-fael de Almeida Gualberto e Hester de Figueredo Arantes. Ligue e conforte a família (31) 9753-4343.

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 5

Foto

: Int

erne

t

artigo

Você já perdeu a paciência? O ânimo já lhe faltou diante de um problema? Você já deixou de ser você por causa de algum problema? Se isso está acontecendo faça como o salmista, peça que o Senhor refrigere a sua alma (Sl 23.2,3). No original hebraico, refrigério significa: “trazer de volta, deixar retornar, pôr de volta, retornar, devolver, restaurar, permitir voltar”. Clame por esse refrigério, pois o Espírito Santo é poderoso para trazer a nossa alma de volta ao estado que Jesus a colocou.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e ve-nham, assim, os tempos do refrigério pela pre-sença do Senhor” (At 3.20). Quando nos arrepen-demos e nos voltamos para Ele, da sua presença vêm tempos de refrigério para nós. No grego, essa palavra refrigério dá uma ideia de: “alívio, esfriar, restabelecer-se do efeito do calor”. Se jun-

tarmos as duas ideias no hebraico e grego pode-ríamos parafrasear da seguinte forma: Deus nos dá alívio e nos traz de volta ao nosso estado que antes foi influenciado pelo calor da adversidade.

O calor das adversidades pode tirar você da sua serenidade em Cristo, mas as águas do Espí-rito esfriam a temperatura e lhe devolvem ao seu estado no Senhor. Busque ao Senhor de todo o coração, pois muitas águas de descanso serão li-beradas para lhe devolver ao estado original que o Criador preparou para você.

Drummond Lacerda

Saiba mais sobre esse assunto. Ligue e escreva para Drummond: (31) 8438-1952; e-mail: [email protected]

6 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

Coragem para construir o amanhã

artigo

A Bíblia nos conta a história de um grande general chama-do Naamã. Ele era o poderoso capitão do exército do rei da Síria, um grande homem e de muito respeito diante do seu rei. Preferido da majestade, comandante de grandes ba-talhas, invencível diante do inimigo. Por meio de Naamã o Senhor dera livramento aos sírios. Esse homem era con-siderado herói valoroso, mas quando tirava sua couraça de guerra, roupas, luvas e másca-ra sua fraqueza era revelada: era completamente leproso. Valoroso, porém leproso. Foi curado quando deixou sua zona de conforto, quando abriu mão de seu orgulho, ao obedecer à ordem do profeta Eliseu, e se banhar por sete ve-zes no rio Jordão (2 Reis 5).

O Brasil é um país de mui-tos atributos e riquezas, con-siderado como a sexta maior economia do mundo, possui o maior rebanho bovino do pla-neta, é o maior produtor mun-dial de vários alimentos como

aves, grãos, laranja, café; um dos maiores parques indus-triais e o maior produtor de mi-nério de ferro no mundo. Mas quando retiramos certas más-caras e olhamos para dentro da nossa nação, descobrimos outro Brasil e bem doente. O Ministério do Desenvolvimen-to Social informou que o Brasil tem 16,2 milhões de miseráveis e, entre os extremamente po-bres, o índice de analfabetismo chega a 22% nas cidades e a 30,3% nas zonas rurais. Uma recente análise do Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) apontou uma triste realidade no Brasil; a cada três assassi-natos no país, dois vitimam negros.

Nosso país, segundo o pes-quisador Daniel Cerqueira, autor do estudo: “Custo da Ju-ventude Perdida no Brasil”, 1,9 milhões de jovens foram vítimas de morte violenta (ho-micídios, acidentes e suicídio) entre 1996 e 2010. Algo em tor-no de 120.000 jovens por ano. Outro número que assusta é a

violência doméstica contra as mulheres, 6.000 morrem todos os anos, além disso, o Brasil possui a quarta maior popula-ção carcerária do planeta.

No livro Guerra Civil: Es-tado e Trauma - Luis Mir des-creve: “O Brasil é o paraíso dos deserdados e de uma memória histórica trágica. Começamos com o genocídio de índios, evoluímos para o massacre e exploração escravocrata, as-cendemos ao republicanismo com segregação territorial e econômica e alcançamos o ex-tremismo étnico e o apartheid com a modernidade. Uma es-trada de horrores. Uma terra de exploração e não de povo-amento e de desenvolvimento, gerando uma separação eco-nômica absurda, segregação étnica e o descarte social. Uma civilização que nunca teve uma fundação ética e avanço social como premissas, mas como ali-cerce, um regime e economia escravocratas, com a ocupação do território por meio de capi-tanias hereditárias. Violência e

descriminalização em guetos irreconciliáveis. O apartheid econômico e social. Primeiro como escravos, depois como segregados. A desintegração da etnia afro-brasileira, seu atraso econômico e social e sua hosti-lização pelo atual sistema tem um efeito imensurável sobre o pais. O que sabemos é que enquanto isso perdurar, não haverá nenhum tipo de paz ou trégua.”

Precisamos urgentemente de um pacto social, de ir além do que apenas sair de nossa zona de conforto. É necessário nos sacrificarmos para vencer o nosso orgulho, como o gene-ral Naamã fez. Precisamos de liderança para juntos buscar-mos a paz social e a cura para o Brasil. O presidente Abraham Lincoln, que aboliu a escrava-tura nos Estados Unidos, certa vez disse: “O povo pode sofrer incríveis sacrifícios e ainda se unir”. Em 2 Crônicas 7.14 está escrito: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a

minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. Precisamos obede-cer à voz de Deus, verdadei-ramente nos humilhar e orar, pedir a Deus perdão pelo que já foi feito no Brasil, nos arre-pendermos de tudo o que já passou e mudarmos nossas atitudes. Não podemos mudar o passado, mas temos que ter a coragem de construir um novo amanhã.

Pr. Fernando Borja

Saiba mais sobre esse as-sunto, ligue e escreva: (31) 8793-8855 / e-mail: [email protected] ao programa Aler-ta Geral, todas as quintas--feiras, às 20 horas na Rede Super.

Foto

: Jea

n As

sis

O Brasil tem:

- 16,2 milhões de miseráveis- Entre os extremamente pobres, o analfabetismo chega a 22%- A cada 3 assassinatos, 2 são de ne-gros- 1,9 milhões de jovens foram vítimas de mortes violentas entre 1996 e 2010- 6 mil mulheres morrem anualmen-te vítimas de violência doméstica

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 7

Foto

: Jea

n As

sis

Agência: 4356-7Conta Corrente: 70000-2

Agência: 3484-3Conta Corrente: 3257-3

Agência: 3311Conta Corrente: 49-7 . Op.: 003

Agência: 3055Conta Corrente: 16059-6

Agência: 0299Conta Corrente: 02010219-8

Agência: 3040Conta Corrente: 13000808-5

Agência: 1750Conta Corrente: 0012886

Você pode utilizar também as máquinas de débito automático

para entregar seus dízimos e ofertas.

1 - Não sei calcular o meu dízimoResposta: Se você é um empresário, um comerciante,

um lojista, é simples. Compre um caderno de entradas e saídas; 10% do seu lucro pertence ao Senhor. Se você re-cebe salário, separe 10% que é a parte do Pai Celestial.

2 - Qual a diferença entre o dízimo e a oferta e o que cada um representa na vida dos cristãos?

Resposta: O dízimo representa a 10ª parte de tudo que ganho, e por gratidão, amor e obediência a Deus, consagro esta parte sagrada no altar do Senhor. A oferta é um presente que carinhosamente ofereço ao Pai como expressão do meu coração. A oferta é o raio X da vida do cristão. Ela diz se amo a Deus ou se venero as coisas ou o dinheiro, enquanto o dízimo representa proteção na vida do cristão, Ml 3.11; a oferta fala de multiplicação, Lc 6.38.

3 - Não tenho alegria para dizimar, por isso, não dizimo

Resposta: Quero deixar claro ao leitor que o dizimista fiel a Deus é alguém que dá o dízimo com a maior satisfa-ção; ele fica antecipando o dia em que vai adorar a Deus com o seu dízimo, pois Deus ama a quem dá com alegria.

Peça ao Espírito Santo para trazer sobre a sua vida o óleo da alegria.

4 - Preciso entender mais a respeito da doutrina do dízimo

Resposta: Acho isto coerente! Para tanto se faz neces-sário estudar a Palavra de Deus; estar ao lado de pessoas sérias e conhecedoras do assunto; e estar aberto à orien-tação do Espírito de Deus. (Faça o curso Crown da nossa igreja e aprenda mais sobre finanças).

5 - E o que restou da lei? Acabou tudo? Inclusive o dízimo? Afinal, o dízimo é para nossos dias?

Resposta: A Bíblia aborda o dízimo antes da lei, Gn 2.16-17, primeira alusão ao dízimo nas Escrituras Sagradas. O Nosso pai na fé, Abraão, entregando o dízimo a Melquisedeque, um tipo de Cristo no Antigo Testamento, 400 anos antes da promulgação da lei; (Gn 14.18-20); Jacó, outro patriarca da fé fazendo uma aliança com Deus quanto ao dízimo, Gn 28.18-22. Jesus jamais aboliu a lei! Palavras dele: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17).

O próprio Jesus era um dizimista. Os evangelhos nos falam de Jesus Cristo como dizimista (Mt 21.20-22; 23.23). O Senhor sabia que estava cercado de “raposas” por to-dos os lados, querendo pegar uma falha em sua vida. Sa-bemos que a melhor aula não é a que se ensina falando e sim a praticada. Jesus poderia dizer: “Façam o que Eu falo, porque o que Eu falo Eu faço”. Ele sempre foi o mo-delo por excelência a ser imitado. Não foram três ladrões que foram à cruz; os evangelhos falam de dois ladrões e um justo. Se Ele não fosse dizimista, seria um ladrão (Ml 3.8,9; 1Co 6.10) e como tal, jamais poderia ser salvador de ninguém, quanto mais do mundo.

Umas das provas incontestáveis quanto a Jesus ser di-zimista está revelado nos escritos do Talmude, o livro da lei dos judeus, que proibia um fariseu assentar-se à mesa com outro fariseu que não fosse dizimista. Segundo Lu-cas 7.36, os fariseus sentaram-se a mesa com Jesus. Quem afirma que o dízimo é assunto ultrapassado, e que só apa-receu na lei, “lei esta que Jesus estancou”, precisa estudar muito mesmo a Palavra de Deus. Sem dúvida, Jesus não só ensinou e praticou o dízimo, mas foi além dele.

Pr. Ivonildo Teixeira

Mais informações sobre o assunto, ligue para o casal Célio e Inês: (31) 8477-0034.

mordomia

Perguntas mais frequentes a respeito do dízimo

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

Confira em quais bancos você pode depositar

seus dízimos e ofertas

Respostas dadas à luz da Palavra de Deus

8 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

oraÇÃo

■ leitUra diÁria

Dom

ingo

■ 2 Coríntios 5.17 “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já pas-saram; eis que se fizeram novas”.

Segu

nda

■ João 3.3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Terç

a ■ Colossenses 3.2 “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Qu

arta

■ Romanos 12.2 “ E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita von-tade de Deus”.

Qu

inta

■ Efésios 4.24 “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão pro-cedentes da verdade”.

Sext

a

■ Romanos 6.4 “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também ande-mos nós em novidade de vida”.

Sába

do

■ Isaías 52.7 “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina”.

Memorize um versículo por dia

■ tema: noVa Vida

Semanalmente, publicamos nesta seção informa-ções sobre países e cidades, sobretudo, a respeito de Belo Horizonte, nosso principal alvo missionário, que desejamos alcançar 10% ou mais até 2020. Para orar por algo é preciso conhecer esse algo, por isso, temos constantemente exposto dados de nossa cidade. Tendo em vista o considerável aumento da violência nos gran-des centros, trataremos nesta edição sobre segurança pessoal, um assunto que preocupa as nossas autorida-des.

Nós cristãos não somos deste mundo no que tange ao espiritual, todavia, fisicamente, vivemos nele e estamos sujeitos a muitos dos seus efeitos maléficos, a despeito de Deus estar do nosso lado e nos proporcionar segurança extra que só nós mesmos podemos explicar como – cada um deve ter experiências para contar. Todavia, nunca de-vemos tentar a Deus e achar que por que somos cristãos podemos abusar e nem prestar atenção a detalhes de se-gurança pessoal.

A palavra “segurança” deriva do latim secure cujo significado pode ser traduzido por “sem medo”. O medo é uma sensação de insegurança desesperadora quanto a qualquer momento futuro. Em Belo Hori-zonte, a cada hora, um carro é roubado. O índice de homicídios registrados caiu 15.1% este ano em compa-ração ao mesmo período em 2012, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Na região metropolitana, a redução é de 1,06%. No entanto, em todo o estado, houve elevação de 0.7%. Desde os anos 70, os condenados por roubos superam os condenados por furtos no sistema prisional. “Roubar é subtrair coisa móvel para si ou para outrem, mediante a gra-ve ameaça ou violência. Furtar é a ação de pegar algo de alguém com a intenção de ficar com ela ou passá-la a alguém, não havendo qualquer impedimento a esta ação, pois, acontece escondida, sem que alguém veja” (Sempre Tops/2011).

A violência é uma resposta clara ao pecado. Ela tem as suas bases no desrespeito pelo ser humano. Na falta de amor ao próximo, no abandono dentro dos lares da prática dos valores e princípios ensinados pela Palavra de Deus. Quando uma sociedade se mantém distante, dis-persa em seu relacionamento com Deus, ela está à mercê de situações que levam à violência. Muitos são os exem-plos descritos pela Bíblia que ilustram essa verdade. Em toda e qualquer situação em que nos encontremos, nosso amparo é e sempre será o Senhor. Ele é o nosso socorro bem presente na tribulação.

Portanto, se estamos vivendo numa sociedade tão violenta, podemos e devemos nos precaver. Pensando nisso, o governo preparou uma cartilha intitulada Ma-nual de Segurança Comunitária, elaborada pelos ma-jores Roberson Luis Bondaruk e César Augusto Souza. Essa cartilha traz alguns apontamentos e orientações simples de como agir para nos protegermos no contex-to das grandes cidades. Sempre haverá vítimas e crimi-nosos, o que devemos fazer é reduzir drasticamente as oportunidades.

■ Registre queixa ao ser roubado. A Polícia Militar precisa de dados sobre o que está acontecendo no bair-ro: tipos de crimes, locais e horários onde ocorrem os delitos, além da descrição dos criminosos, pois esses são propensos a repetirem suas ações no mesmo local. A Polícia Civil, se não tiver a notícia do crime, chamada queixa, não poderá abrir inquérito e amanhã ou de-pois, se o infrator for preso, não será processado nem condenado e sairá em breve como “réu primário”.

■ Estando a pé, ao notar que está sendo seguido, pro-cure mudar várias vezes o lado da calçada, se o suspeito ainda o seguir, acompanhando seus movimentos, peça por socorro.

■ Evite andar em ruas escuras, lugares ermos ou com pouco movimento.

■ Evite andar com muitas sacolas e pacotes mantendo as mãos ocupadas.

■ Evite se incluir em aglomerações, pois elas facilitam a ação de punguistas.

■ Ao fazer compras, leve sempre que possível uma com-panhia, ao pagar, dê preferência ao uso de cartão. Che-ques devem ser cruzados.

■ Sempre portar bolsas e mochilas à frente do corpo. Separe previamente o dinheiro para pequenas despesas.

■ Evite carregar todo o seu dinheiro no mesmo lugar. Distribua-o em vários bolsos e na carteira.

■ Antes de entrar ou sair do carro, verifique se há pesso-as ou carros suspeitos nas imediações.

■ Em caso de pneu furado, somente providencie a troca em local seguro, ainda que distante.

■ Utilize, principalmente à noite, pista mais afastada da calçada. Isto dificulta abordagens se você tiver que parar.

■ Não permaneça no interior de veículo estacionado ou deixe pessoas dentro deles, enquanto aguardam a sua volta; principalmente crianças.

■ Nunca reaja a um assalto. Se você já foi abordado, atenda ao que foi pedido sem qualquer tentativa de con-testação. Sua vida é preciosa.

Motivos de Oração1 – Oremos para que diminua a violência em nossa

cidade, no Brasil e no mundo.

2 – Pela proteção de Deus não somente para nossos familiares diretos e irmãos da igreja, mas também

para aqueles que precisam circular nas grandes cidades em função dos trabalhos que exercem.

3 – Oremos para que nossas polícias sejam corretas, honestas e livres da corrupção.

4 – Oremos para que se levantem políticos honestos que criem, baseados nos princípios do Senhor, polí-

ticas sérias de combate à corrupção e ao roubo.

5 – Oremos para que a Igreja realmente faça diferença em meio à corrupta sociedade em que vivemos. Que

Deus nos conceda estratégias para influenciarmos a so-ciedade com os princípios da Palavra de Deus.

6 – Oremos para que todas as igrejas possam ser mo-vidas a orar e agir a fim de que o Senhor intervenha,

trazendo libertação aos viciados em drogas. Eles são os responsáveis pela violência e maioria dos assaltos.

7 – Oremos para que o Senhor venha em socorro a todas as vítimas de violência, e daquelas que carre-

gam dor pela perda de um familiar.

Atilano Muradas e Sandra Vanessa

Foto

s: J

ean

Assi

s

Dia | 10 Ef 5.21-33; Ez 16; Is 45

Dia | 11 Ef 6; Ez 17; Is 46

Dia | 12 Fp 1.1-11;Ez 18; Is 47

Dia | 13 Fp 1.12-30; Ez 19; Is 48

Dia | 14 Fp 2.1-11;Ez 20; Is 49

Dia | 15 Fp 2.12-30; Ez 21-22; Is 50

Dia | 16 Fp 3; Ez 23; Is 51

Segurança Pessoal

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 9

Nossa jornada para colocar a casa em ordem em 100 dias segue agora para o item “Casa Pessoal”. De fato, todas “as casas” do projeto de alguma forma dizem respeito ao pessoal, en-tretanto, essa tratará mais especifica-mente sob o enfoque da individualida-de que também precisa ser vista com atenção. Nós cristãos, em geral, somos incentivados e treinados a servirmos mais do que sermos servidos, ajudar-mos mais os outros em detrimento de nós mesmos. Isso é bom e bíblico, mas não expressa que só olhar para fora de nós mesmos é o correto. Se-ria desequilíbrio de nossa parte. Deus também quer que, em alguns momen-tos, olhemos para nós mesmos e cui-demos daquilo que o apóstolo Paulo chama de “templo do Espírito Santo” (1Co 3.16,17). Colocar a casa pessoal em ordem é tomarmos atitudes para resolvermos nossos problemas mais profundos, aqueles que só Deus e nós temos acesso. Portanto, comece res-pondendo a algumas questões básicas:

Em seu planejamento pessoal anual você privilegia mais objetivos direcionados a você, seu cônjuge, pa-rentes, trabalho ou projetos? Você, periodicamente, tira tempo para re-

solver problemas pessoais ou fica à mercê das demandas diárias do tra-balho e de outras pessoas? Quando recebe algum benefício pensa somen-te nas outras pessoas ou também em si? Quanto daquilo que você ensina você mesmo tem praticado? Você tem se empenhado em criar tempo para si mesmo?

E aí, como foram as respostas? Por acaso, elas já desvendaram certas ver-dades a respeito de você mesmo? Alguns pais e mães descobrem que dedicaram suas vidas somente ao lar quando os fi-lhos se casam e partem. Eles descobrem que nada fizeram a não ser cuidar dos filhos, por isso, sofrem (e não apenas vi-vem) a síndrome do ninho vazio. Será que esta é a vontade de Deus para o homem? Será que fomos criados para vivermos apenas em função do outro, esquecendo-nos de nós mesmos? Claro que não. Basta lembrarmos que no Juí-zo Final cada um de nós prestará contas ao Senhor por aquilo que fizemos indi-vidualmente e não coletivamente (Ec 3.9 / Rm 14.12).

Portanto, eis algumas ideias para ajudá-lo a colocar a Casa Pessoal em or-dem:

1 – Busque se desvencilhar de al-

guns desvios de caráter que conseguiu detectar em sua personalidade, tais como, procrastinação, desejo de vingan-ça, ódio e murmuração;

2 – Ore e peça a Deus para ajudá-lo a vencer a vaidade. Essa é uma tendência natural do ser humano, mas que pode ser vencida pelo poder da oração;

3 – Crie tempo para gastar com você, de forma periódica (mensal, bimensal, trimestral ou anual, etc). Tempo para orar, meditar, dormir um pouco (que ninguém é de ferro), ler, passear, cami-nhar à toa, ouvir música, etc;

4 – Sente-se com calma para plane-jar seus próximos passos pessoais e orar especificamente por esses alvos;

5 – Se você não é casado(a) e gostaria de se casar é o momento de orar mais especificamente, abrir seu coração para Deus e se empenhar de maneira ho-nesta a fim de encontrar a pessoa certa para se relacionar;

6 – Precisando decidir sobre o namo-ro ou o noivado? É hora de acertar os detalhes. Não procrastine;

7 – Hora também de dar uma geral no quarto e trazer novas ideias para ele. É sabido que a arrumação de um quar-to espelha bem o interior do seu dono. Quarto desorganizado é sinônimo de

vida desorganizada;8 – Caso esteja desgostoso com a

vida ou com as pessoas é momento de acertar os ponteiros e tomar um novo rumo na vida. Não deixe para amanhã ou para o ano que vem o que pode e deve fazer hoje. O tempo de conquistas é hoje, é agora;

9 – Caso esteja vivendo crises inte-riores de ordem emocional ou psicoló-gica, este é o momento de correr atrás das soluções. Infelizmente, elas nem sempre vêm até nós. Temos que correr atrás delas, tanto em oração quanto em ação prática, tal como, procurar ajuda profissional;

10 – Por fim, leia os textos anteriores que tratam de colocar a casa em ordem e busque de fato acertar ao máximo to-das as áreas que temos proposto: espiri-tual, física, profissional, familiar, social, matrimonial, pessoal, financeira, inte-lectual, psicológica, patrimonial, minis-terial, missionária e comunitária. Ago-ra, é você com Deus. Quanto mais você orar, quanto mais se empenhar, mais resultados obterá. Deus o abençoe.

Pr. Atilano Muradas

100 dias de conquistas:Colocando a

CASA PESSOAL em ordem

igreja

Foto

: Rep

rodu

ção

da In

tern

et

14 áreas de nossas vidas que devemos colocar em ordem

EspiritualFísicaFamiliarFinanceiraProfissionalSocialMatrimonial

■ PessoalIntelectualPsicológicaPatrimonialMinisterialMissionáriaComunitária

10 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

Foto

s:Pr

isci

lla V

ieira

Foto

s:M

arcu

s Ca

stro

O Ministério de Louvor da IBL, em parceria com o DNA Kids, visitou, no último sábado, 2 de novembro, a ala infantil de oncologia do Hospital San-ta Casa, para apresentar o Musical Infantil Arca de Noé para as crianças internadas. As personagens Ana Pau-la, Antuguieta, Bia, Bolota, Ed, Vareta e Tunico falaram por meio das ence-nações, cânticos e danças do amor de Jesus a todas as crianças e aos pais acompanhantes. Após a apresentação, os integrantes do musical foram aos quartos cumprimentar outras crian-ças que não puderam sair do leito. A alegria estava estampada no rosto dos pequeninos, pois estavam sendo visi-tados pelos divertidos personagens do Projeto Crianças Diante do Trono e também ouvindo palavras de amor, tais como, “Jesus te ama”, “Deus é contigo” e “Você é precioso para o Se-nhor”.

O pastor do Ministério de Louvor, Ricardo Oliveira, destaca que a visita foi de grande impacto, e disse: “Mos-

tramos às crianças internadas e aos seus pais que por meio da obediência de Noé, sempre há esperança e que Deus pode mudar a realidade delas. É um marco na vida das crianças sau-dáveis a oportunidade de visitarem outras que estão doentes e em trata-mento”. Ana Sarriso, responsável pelo Ministério DNA Kids, explica que a vi-

sita à Santa Casa foi uma oportunida-de para as crianças aprenderem desde cedo a servir. “Acredito que iniciativas como essa fazem com que as crianças sejam preparadas para serem líderes. Outras oportunidades virão, pois es-tamos recebendo convites de outros hospitais para apresentarmos o Musi-cal Arca de Noé”, afirma.

Para Nicole Iaphá Lopes, que re-presenta Antuguieta, a principal men-sagem que a apresentação deixou para as crianças foi o amor de Cristo. “Jesus reinou nesse hospital e Ele fará

um milagre na vida daquelas crianças que estão internadas. Com a apresen-tação da história de Noé mostramos a elas que não estão sozinhas, e sim com alguém que é o melhor amigo de-las, Jesus”, compartilha Nicole. A apre-sentação foi emocionante não apenas para as crianças internadas e seus pais, mas também para os funcioná-rios do hospital. Quem assistiu a tudo sem piscar os olhos foi a segurança das alas A, B e C da oncologia infantil, Rose Maria de Oliveira. “Achei muito legal e é uma alegria para as crianças que ficam tanto tempo internadas. É uma maneira que elas têm para dis-trair e sorrir um pouco. Essa equipe tem que voltar outras vezes”, acres-centa.

Priscilla Vieira

Será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, no Colégio Batista Mineiro (Rua Ponte Nova, 665, Floresta), o 6º Congresso de Capelania Escolar, dirigido pela Rádio Trans Mundial de São Paulo. Com o tema “Capelania escolar: uma resposta de Deus para uma escola em crise”, o evento dis-cutirá sobre crise na família, drogas, sexualidade, violência e outros temas. O pastor Adriano Cruz, diretor executivo da Ordem Nacional de Capelania Cristã, comenta que o evento será enriquecedor para os educadores cristãos. “Esse con-gresso será um dos maiores eventos da educação Cristã no Brasil e oferecerá excelentes ferramentas para que os edu-

cadores apliquem em várias situações que encontrarão no cotidiano escolar”, comenta o pastor Adriano Cruz.

O pastor Charles Campos será um dos preletores do congresso e estará ministrando o tema "Respostas de Deus para o Professor em Crise".

As inscrições para o congresso serão realizadas no local, a partir das 18:30, no primeiro dia do evento o valor é de R$ 180,00. A programação completa está disponível no site: www.espacodocapelao.org.br

Priscilla Vieira

6º Congresso de Capelania Escolar - Últimas vagas

Musical Arca de Noé em turnê

Inscrições serão realizadas no local do evento

Antes de se apresentar no Teatro Ney Soares, equipe apresenta o musical na Santa Casa

giro pela igreja

PRóxIMAS APRESENTAçõES:

Data: 22 de novembro e 3 de dezembroHorário: 20 horas Local: Teatro Ney Soares (Rua Diamantina, 463 - Lagoinha, dentro do Uni-BH).Ingressos: R$ 20,00 Onde comprar: Fábrica de Artes (Rua Formiga, 450, São Cristóvão), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e na Tenda da Bênção, aos domingos, após os cultos.

Informações: (31) 3478-2300 Fábrica de Artes.

Pr. Charles Campos

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 11

Foto

:Jea

n As

sis

Foto

s:Ar

quiv

o do

Min

isté

rio

Entre os dias 1 e 3 de novembro, a Igreja Batista da Lagoinha em Divinópolis realizou o Acampamen-to de Jovens e Adolescentes, na Pousada Olaria do Rei, em Betim. O evento reuniu jovens da IBL Divinó-polis, da IBL Carmo do Cajuru e do Núcleo Milanês, localizado em Contagem. O tema do acampamento foi baseado no texto de 1 Coríntios 1.18 e teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de se posicionarem em Deus, de serem cartas vivas do Senhor e a não se conformarem com o mundo.

O evento teve diversas atividades, tais como, de-vocional, louvor, ministrações da Palavra e também momentos de lazer na piscina, futebol, vôlei, tirolesa e gincanas. Na sexta-feira, a ministração da Palavra foi realizada pelo pastor Fernando Perdigão, res-

ponsável pela IBL Divinópolis. No sábado, o pastor Eduardo, de Igarapé, ministrou a Palavra e o louvor foi realizado pelo Ministério Livre Acesso, da IBL em Betim. À noite, os jovens e adolescentes participa-ram de uma festa à fantasia com pista de dança e cabine divertida.

Já no domingo, o Ministério de Teatro da IBL em Divinópolis apresentou a peça “O Rei Sábio”, que re-tratou a importância de buscar a sabedoria de Deus antes de fazer escolhas. A Palavra de encerramen-to do acampamento ficou sob a responsabilidade do pastor Gustavo Poubel, do Seminário Teológico Carisma, e o louvor foi ministrado pelos irmãos de Divinópolis e do Núcleo Milanês. “O maior desa-fio dos jovens e adolescentes é permanecer firmes

na fé, bem como, obedecer a Jesus em todo tempo. Diante do que foi proposto nesse acampamento, cre-mos que os jovens saíram com a consciência de que é possível deixar suas marcas nesse mundo e fazer a diferença”, finaliza o pastor Fernando Perdigão.

Priscilla Vieira

Acampamento da IBL Divinópolis reúne jovens e adolescentesEvento também reuniu membros da IBL Carmo do Cajuru e do Núcleo Milanês

giro pela igreja

Informações sobre a IBL em Divinópolis entre em contato com os pastores Fernando e Flávia Perdigão (31) 8464-4735 / (37) 8821-6709.

12 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

testemUnho

Família restaurada por Jesus

Meu nome é Júlio Lara, tenho 45 anos, e sou membro da Lagoinha des-de 2012. Sou casado há 17 anos com Andréia Lara e temos dois filhos, João Paulo, 16 anos e Ana Júlia, 11 anos. A minha história e da Andréia começou em 1984. Namoramos durante 12 anos e nos casamos em 1997. Desde o tempo de namoro e mesmo depois de casados, me comportava como se fosse solteiro e isso causou muito sofrimento a An-dréia. Saía e voltava para a casa quando achava conveniente, quase sempre de madrugada. Achava que o mundo me proporcionava muito mais prazer do que estar com a minha família. Por isso, não me relacionava com minha esposa e filhos. Amor e carinho eram momen-tâneos, e mesmo agindo dessa forma, Andréia, João e Ana Júlia me amavam.

A educação dos meus filhos era qua-se que totalmente de responsabilidade da Andréia. Pagar as contas, oferecer um plano de saúde e colocar alimento em casa era o suficiente para mim. Per-di as contas de quantas reuniões da es-cola, festas da família e de amigos a mi-nha esposa compareceu sozinha e teve que dar desculpas, pois eu nunca podia estar presente. Quando ia, o que era raro, sempre dava um jeito de sair mais cedo para jogar baralho com os amigos. Era viciado em jogos de baralho e por causa desse vício, perdi um carro, apar-tamento e fiquei endividado por anos, e ainda tive que recorrer a empréstimos. Infelizmente, cheguei ao ponto de pe-

dir dinheiro emprestado aos meus pais para ficar livre dos credores.

Em 2007, minha esposa começou a frequentar a Lagoinha e a participar de uma Célula com nossos filhos. Depois de algum tempo, iniciou-se uma Célula em minha casa. Minha família orava e jejuava para que Deus operasse um mi-lagre em minha vida. Isso só aumenta-va o meu desejo de ficar longe de casa. Satanás atuava na minha mente lançan-do pensamentos ruins e sugestionando que eu me separasse da Andréia para viver sozinho. Passei a implicar com as músicas cristãs que ela ouvia e com o fato de a Bíblia estar em cima da nossa cama. Assim que chegava à nossa casa, a primeira coisa que fazia era desligar o som e tirar a Bíblia da cama.

Em setembro de 2012, troquei de carro e saí de férias. Pensei que seria um tempo ótimo para aproveitar a vida, mas sentia um vazio profundo no meu coração, uma tristeza enorme. Antes, eu era alegre na rua, com os meus amigos, mas isso estava acabando. Pensei que pelo fato de trocar o carro e estar de fé-rias a alegria voltaria e a vida continu-aria na mesma “batida” de antes. Mas não foi isso que aconteceu. A tristeza to-mou conta do meu coração, só pensava em ficar deitado e não queria falar com ninguém. Percebi que estava entrando em depressão.

Buscando melhorar, resolvi assistir a cultos evangélicos na TV, porém, não sabia como me relacionar com Deus.

Até que, em desespero, comecei a falar com Deus e pedir que Ele me tirasse da-quela situação porque não queria ser tratado por médicos e sim por Ele. Eu estava na casa de meus pais, no interior de Minas, quando resolvi voltar imedia-tamente para BH e procurar um colega de trabalho que frequentava os cultos do pastor André Valadão, na Lagoinha. Contei a esse meu amigo o que estava acontecendo e ele me convidou para ir ao culto. Aceitei o convite e não me ar-rependi. Foi a melhor noite da minha vida. Entreguei meu coração a Jesus e permiti que Deus trabalhasse na minha vida. Voltei a ser criança novamente, aprendi a falar, caminhar e a me rela-cionar com as pessoas. Deus quebran-tou meu coração, me ensinou a andar no caminho reto e a amar e respeitar a minha família. Inicialmente, Andréia teve dificuldades em acreditar na mi-nha transformação pelo fato de ter so-frido tanto ao meu lado. Mesmo com toda a minha dedicação e consagração a Deus, ela ainda não acreditava que eu era um novo homem.

Certo dia, estávamos num culto da igreja e o tema pregado foi sobre per-dão. Nesse dia, Deus tocou em meu co-ração e disse: “Vá à casa da sua sogra e peça perdão a ela”. Entramos no carro e fui logo dizendo: “Vamos à casa de sua mãe, pois quero conversar com ela e pedir-lhe perdão”. Ela se assustou e me disse para não ir, pois, tinha receio que eu brigasse com minha sogra. Mas não

desisti, precisava me consertar com ela. Entrei na casa da minha sogra dizendo: “Minha sogra, estou aqui para lhe pedir perdão por todo o sofrimento que cau-sei à sua filha e consequentemente a você”. Após uma longa conversa, minha sogra aceitou o meu pedido de perdão e nos abraçamos logo em seguida. Depois desse dia, Andréia não duvidou mais da minha transformação, pediu perdão ao Senhor e nosso relacionamento mudou.

Estou no primeiro amor com Jesus que tem me usado para dar testemunho e envolvido em três Células, participado dos cultos e ministrado a Palavra, uma vez por semana, no meu local de traba-lho. Estes têm sido os dias mais felizes da minha vida, porque sinto que Deus tem me usado. Pelo Espírito Santo te-nho recebido muita sabedoria. Amo a Palavra e adoro falar do amor de Jesus. A felicidade reina em minha casa, esta-mos vivendo bem como um casal digno e feliz.

Júlio Lara

Participe da Célula frequentada por Júlio, às quartas-feiras, 20 horas, no bairro São Salvador. Mais informações pelo telefone (31) 8661-8881 ou pelo e-mail: [email protected]

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 13

O tema

abordado do mês de outubro

nos cultos da mocidade foi: “Eu oro por avivamento”.

Vários preletores estiveram presentes compartilhando a Palavra de

Deus, como os pastores Gustavo Bessa, Disham Wickramaratne, presidente

da Assembleia de Deus no Sri Lanka, André Torres, responsável pelos jovens da

Igreja “Luz para os Povos” em Goiânia, João Lúcio Tannure, pastora Renata Valadão, o

missionário Pedro do Borel, o cantor Cid Guerreiro, Banda Resgate, dentre outros. Só em

outubro, cerca de 490 jovens aceitaram Jesus como Senhor e Salvador durante os cultos da

Mocidade e 122 foram batizados. O tema que será trabalhado com os jovens durante o mês de

novembro é “Eu garrado com a Bíblia”.

Conectando

seu namoro a Cristo

Ainda há vagas para o Curso “Conectando seu namoro a Cristo”. A

inscrição é de R$ 25,00 por casal e pode ser feita ao final dos cultos da

Mocidade ou pelo site eventos.lagoinha.com. O curso será ministrado

pelos pastores Richarde e Priscila Guerra, nos dias 23

e 30 de novembro, das 15h às 17h, e abordará os temas:

- O propósito do namoro

- Comunicação no namoro

- Relação do casal com os pais e sogros

- Comportamento

- Importância da oração e sexualidade

Informações: (31) 8489-3057 (Pr. Richarde);

3478-6500 (Casa da Mocidade).

Informações

1) Vigília“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5.18). As vigílias da Mocidade acontecem sempre no 1º e 3º sábado de cada mês, das 23:45 às 6 horas, no Tabernáculo. Participe! Informações com o pastor Diogo Souza: (31) 8402-8074 ou pelo e-mail [email protected] 2) BatismosSe você ainda não se batizou e deseja descer às águas, entre em contato com pastor Marquinhos: (31) 8421-4875.3) CélulasHoje a Mocidade possui cerca de 120 células. Se você ainda não está envolvido em uma, entre em contato com o pastor Flavinho: (31) 8793-7701.

Venha participar conosco dos cultos da mocidade:

Pra lá das 10 – Quinta-feira, às 22:30Sexta Básica – Sexta-feira, às 19:30Culto da Mocidade – Sábado, às 19 horasCulto Cristo Vivo – Domingo, às 20:30

Informações: (31) 3478-6500 (Casa da Mocidade).

Confraternização das Células da Rede de Adolescentesadolecentes

No dia 2 de novembro, todas as Células da Rede de Adolescentes se reuniram para um dia de comunhão e lazer no CTMDT, em Santa Lu-zia. Estiveram presentes cerca 300 adolescentes. Essa confraternização acontece uma vez por ano e é um momento muito especial de interação entre os adolescentes. Letícia Dornas participou da confraternização e compartilha que foi uma ótima oportunidade para a união dos membros da Célula que frequenta. “Foi bom porque fi-camos em comunhão com as pessoas da nossa célula e assim conseguimos conhecer melhor as pessoas!”. Já o líder de Célula, Ramon Guilher-me, garante que a oportunidade foi excelente para estar mais perto dos seus liderados. “Pude me aproximar mais dos meus liderados e ter um momento de descontração e diversão com eles”. Quem também se divertiu e garante que essa data vai ficar marcada em sua memória é o adolescente Bruno Lucas. “Além de toda a minha Célula estar unida, conheci pessoas de outras cé-lulas, o que foi muito bom”, disse.

*As inscrições para a caminhada ecológica são realizadas na Casa da Rede de Adolescentes (Rua Araribá, 568 - São Cristóvão).

Entre em contato com a Rede de Adolescentes: (31) 3270-8600 (Telefone Geral) / pastores – (31) 8489-2741 / 8402-6457 / 8445-0021 ou acesse o nosso site: www.interteen.com ou mande um [email protected]

Se você é adolescente e ainda não frequenta uma de nossas Células, venha participar conosco todos os domingos, às 9 horas, no Salão CEU e às 17 horas no Espaço Nova Canaã.

ATIVIDADES SEMANAIS

Cultos – aos domingos, 10 horas (no CEU) e 18:15 (no Tabernáculo)Curso de Batismo – aos domingos, às 10 horas (no CEU) e 16 horas (no Tabernáculo)Projetos de Iniciação à Arte – às sextas, 19:00 (no prédio novo do Colégio Cristão)

EVENTO DATA/HORA LOCAL CUSTO

Caminhada Ecológica*

15 nov Macacos/MG R$ 15,00

Vigília Adolescentes

23 nov às 23 horas

Tabernáculo -

AGENDA

Foto

: Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Bruno Bacelar

14 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

ONDE OS JOVENS ADULTOS SE ENCONTRAM

Nos dias 2 e 3 de novembro, 40 jo-vens adultos da Célula Metanoia, lide-rada por Sílvio dos Santos, experimen-taram momentos de comunhão numa festa animada para transformar a men-te e revigorar o espírito. O evento acon-teceu no Sítio Gileade, em Caeté/MG. Lá os jovens aprenderam sobre o tema “Ca-minho da Liberdade”, conduzido pela Equipe de Intercessão da nossa igreja. Um dos momentos mais marcantes foi quando todos escreveram num papel os pecados que estavam abandonando e os lançaram em uma fogueira. “O que o Senhor Jesus fez naqueles dias fica-rá gravado em nossas vidas, pois com certeza, não seremos mais os mesmos! Sem dúvidas voltamos para nossas ca-sas com a convicção e a certeza de que queremos viver, mais do que nunca,

na liberdade conquistada por Cristo na cruz!”, afirma Cláudia López.

Se você ainda não participa de uma Célula, venha nos visitar! Os Jovens Adultos têm várias Células que se reúnem aos sábados às 17:30, nas unidades I e II do Colégio Cristão.

Pra. Carol Malta

Livres em CristojoVens adUltos

Assista ao programa “Acesso Livre”

Todos os sábados, às 22 horas, na Rede Super, os pastores Leozão e Carol recebem convidados para debater um tema do universo dos jovens adultos. Caso você perca o programa no sábado, assista a reprise às terças-feiras, 22:30.

CULTO – Todos os sábados, no Tabernáculo, das 19 às 21 horas. Durante esse culto existe uma sala especial para as crianças entre 3 e 12 anos. (sala 7 - unidade I).

CÉLULAS MISTAS – Aos sábados, no Colégio Cristão, unidade I e II, das 17:30 às 19 horas.

PROGRAMA TELEVISÃO – Toda sexta-feira, a partir das 11 horas, no programa “De Tudo um Pouco” da Rede Super.

PRIMEIROS PASSOS – Aos sábados, no Colégio Cristão, sala 11, unidade 2, às 17 horas (procurar Márcio).PROGRAMA “PARA MAIORES” – Na Rádio Super FM 90.1 – Aos sábados, das 11 às 12 horas.

SIMPLESMENTE MULHER – No dia 24 de novembro, às 18:30, no Salão dos Diáconos (Rua Joazeiro, 29).

Entre em contato com os líderes do Ministé-rio Jovens Adultos: (31) 8402-6731 (pastores Leozão e Carol), e-mail: [email protected]

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 15

O Ministério Gideões realizou entre os dias 1 e 3 de novembro, em nossa igreja, o 10º Congresso Nacional Intercessão e Adoração, com plenárias, debates, lou-vor e ministração da Palavra. O evento teve o objetivo de fortalecer a visão das torres de oração e adoração 24 horas e apresentar o que Deus tem feito por meio dos Gideões Jovens e Mirins no Brasil e nas nações. Além disso, o congresso permitiu a confraternização e comunhão entre pastores, líderes e irmãos de vários locais.

A abertura do Congresso se deu na sexta à noite, com um desfile dos gideões mirins, jovens e adultos com as bandeiras dos estados brasileiros em que o ministério tem torres de oração implantadas. Houve também uma reunião plenária da diretoria do minis-tério para oficializar o terceiro pilar: Missões 24 horas, que tem a missão de ir às nações para implantar as torres de oração e os exércitos dos Gideões Jovens e

Mirins, e também oferecer treinamento para pastores e líderes para a evangelização.

No sábado, foram ministradas palestras, ministra-ções, bate-papo e louvor. O congresso atraiu irmãos de muitos lugares distintos. Ranna de Siqueira, de São José dos Campos, conta que teve experiências mara-vilhosas com Deus durante o congresso. “Tive reve-lações tremendas e agora entendi por que Deus me trouxe aqui. Estar na Igreja Batista da Lagoinha foi um presente”, afirma. Edelvis Aires, de Tocantins, ficou impactada com o evento. “Louvo ao Senhor por rece-ber um alimento espiritual tão excelente. Vou embora edificada e muito feliz”, celebra.

O encerramento aconteceu no domingo à noite, no salão do Seminário Carisma (CEU), com a ministração e lançamento do livro “Interligados: A Fé e o Amor”, do pastor Paulo Cintra. A pastora Ângela Valadão, lí-der dos Gideões, agradece a Deus pelo envolvimento e

participação de todos nos três dias de congresso. “Nes-te Congresso nossa visão se alargou ao percebermos que tantos irmãos estão orando e adorando ao Senhor, preparando realmente a igreja para a vinda de Jesus. Podemos ver distintamente o agir de Deus no Brasil e nas nações”, encerra a pastora Ângela.

Priscilla Vieira

Quem reside em Belo Horizonte e deseja participar do Ministério Gideões, poderá comparecer à sede do ministério (Rua Ipê, 304, São Cristóvão) ou ligar para o telefone (31) 3429-1400 e falar com Márcia. Outra opção é acessar o site: gideoes24h.com. Pastores interessados em implantar torres nas igrejas poderão ligar para o ministério ou escrever para: [email protected]

Na segunda, 4 de novembro, no Templo, aconteceu a reunião com toda a liderança de Células da nossa igreja. Com o objetivo de celebrar, unificar e oferecer direção pastoral para os líderes, o evento teve início com uma oração do pastor Gustavo Bessa e louvor ministrado pela banda Manancial. Posteriormente, a pastora Dinamarcia convidou alguns líderes para contarem testemunhos sobre os milagres nas Células,

alcançados durante a campanha “21 dias para receber o seu milagre”, que se encerrou.

Muitas pessoas testemunharam sobre a cura de enfermidades, restauração de casamentos, conquistas de empregos, conversões, batismos, reconciliações, dentre outros. Em seguida, o pastor Gustavo passou alguns avisos, entre eles, que o Congresso de Células acontecerá, entre os dias 20 e 23 de março de 2014, e o próximo culto de líderes de Células será no dia 10 de fevereiro do próximo ano. A pastora Dinamarcia também passou informações importantes, como o re-torno do curso CFC, no dia 2 de fevereiro de 2014 e o próximo recesso das Células que acontecerá de 22 de dezembro a 5 de janeiro, retomando os encontros no dia 6 de janeiro. A pastora ainda comentou sobre o tra-balho realizado com as Células infantis. “As Células de crianças têm o propósito de ministrar bênçãos sobre a vida das crianças, para que amanhã sejam verda-deiras profetas do Senhor e isso é muito importante”, explicou Dinamarcia.

O pastor Gustavo Bessa ministrou a Palavra basea-do no livro de 1 Pedro, que será a base dos próximos estudos de Células. Ele comentou que por causa do Senhor, as pessoas devem viver de maneira exemplar

diante das autoridades, cônjuges, patrões e de todas as pessoas. “Por meio do nosso comportamento, todos devem perceber a quem servimos e que Deus está co-nosco”, finalizou o pastor Gustavo Bessa.

Priscilla Vieira

Participe de uma Célula: Ligue para a Casa de Células (31) 3429-1350.

giro pela igreja

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o e

Odilo

n Fo

nsec

a

Congresso de Intercessão e Adoração oficializa “Missões 24 horas”

Líderes de Células compartilham vários testemunhos de milagres

Evento reuniu gideões do Brasil e das nações para fortalecer a visão do ministério

Reunião marca o fim da campanha “21 dias para receber o seu milagre”

Foto

: Pri

scill

a Vi

eira

16 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

Foto

:Arq

uivo

Pes

soal

giro pela igreja

Ministério Onésimo cele-bra culto na Santa CasaMinistração fez parte das comemorações de 40 anos do Centro Médico

Adultos e crianças em tratamento no Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imunoterapia (CQAI) da Santa Casa tiveram, na última terça, uma manhã diferente enquanto aguardavam para receberem o tratamento do dia. Os volun-tários do Onésimo, Luiz Mendes, Terezinha, José Antônio, Luciene Avelino, Fátima Barroso, Carlos Mendes, José Antônio Barroso, a obreira Cláudia e os pastores Paulo Cintra e Susie Valadão cele-braram um culto de ação de graças em comemo-ração aos 40 anos do Centro Médico. Mais de 100 adultos e cerca de 20 crianças foram animados e consolados por meio dos louvores entoados pelos voluntários do Onésimo e pela Palavra mi-nistrada.

O convite para a realização do culto partiu do diretor e médico oncologista do centro de

quimioterapia, Eduardo Nascimento, que tinha o desejo de, neste mês de aniversário da institui-ção, ter a presença de membros da Lagoinha mi-nistrando bênçãos sobre os pacientes e funcio-nários. A gerente de recursos humanos, Cássia Barbosa, compartilhou a alegria que o médico e funcionários estavam sentindo com a visita. “Vo-cês não têm ideia do quanto é importante para o centro médico e para os pacientes receberem nesta manhã uma palavra boa como a que vocês trouxeram”, compartilha Cássia.

A pastora Susie Valadão compartilhou o seu testemunho de tratamento contra o câncer rea-lizado no centro de quimioterapia da Santa Casa e disse: “Todo o sofrimento que passei, hoje, en-tendo que tem um propósito maior que é o de alcançar pessoas como estas que estão aqui me ouvindo”. Ao final da pregação, várias pessoas ergueram suas mãos e receberam uma oração especial. Para encerrar a visita, as crianças fo-ram presenteadas com livros e revistas bíblicas e os adultos com livretos do pastor Márcio e bí-blias. “Foi um privilégio servir a Deus aqui e po-der, de alguma forma, amenizar um pouco a dor dos pacientes”, acrescenta Cláudia.

Kátia Brito

Se você deseja obter informações sobre o Ministério Onésimo, entre em contato com o Pr. Marcelo Crescêncio (31) 8402-9632 / Obreira Cláudia 8462-1541

Criança com doença rara precisa da nossa ajudaIsaque tem 2 anos e 4 meses e precisa realizar um transplante de medula óssea

Um casal da nossa igreja, Consuelo e Ali-son, está vivendo um drama de saúde com seu filho, Isaque, de apenas 2 anos e 4 meses. Ele está com uma rara e grave doença na me-dula óssea e precisa urgentemente encontrar uma medula óssea compatível para realizar um transplante. Isaque já está em rigoroso tratamento e tem sofrido muito. Além de orar, qualquer pessoa pode ajudar o pequeno Isa-que sendo voluntário como doador de medula óssea. Para fazer a doação, basta ir ao Hemo-

minas e fazer o teste que é rápido e simples. Assim que fizer o teste, o resultado passará a constar de um banco de dados que será aces-sado pela médica de Isaque. Se você tiver a medula compatível, será chamado para fazer a doação. Anote os endereços do Hemominas e participe dessa campanha para salvar a vida de Isaque. Ore por ele, pelos pais, mas também participe fazendo a sua doação.

Atilano Muradas

Hemominas

- Av. Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia.- Av. Dr. Cristiano Rezende, 2.505, Barreiro de Cima (ao lado do Hospital JK).Horário de funcionamento: das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.Telefone: (31) 3768-4516.

Foto

s: K

átia

Bri

to

Pra. Susie Valadão Obreira Cláudia Felisberto

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 17

Foto

:Ati

lano

Mur

adas

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Nos próximos dias 13 e 14 de no-vembro, nossa igreja estará receben-do o historiador e escritor Salvador Ribeiro de Sousa. Ele é o autor do livro História da Música Evangélica no Bra-sil (Editora Ágape, 2011) que é adota-do como livro texto pelo CTMDT, nas aulas de História da Música Cristã no Brasil (HMCB), ministradas pelo pas-tor Atilano Muradas.

Salvador de Sousa, 48, é baiano ra-dicado em Brasília desde 1970, casado com Maria Aparecida com quem tem 2 filhos, Milena (14 anos) e Gustavo (6 anos). O autor está entre os maiores colecionadores de discos evangélicos do Brasil, com cerca de 3.000 títulos em LPs, compactos, k7s e CDs, além de ter criado e manter o site www.arqui-vogospel.com.br. Salvador é formado em Pedagogia pela Universidade de

Brasília e atua como servidor públi-co do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O historiador é convertido, desde 1986, na Igreja de Cristo, onde obteve formação bíblica e teológica. Atualmente, Salvador pastoreia uma igreja na cidade-satélite de Ceilândia, a 30 km do centro de Brasília.

Salvador de Sousa estará pales-trando no CTMDT, no dia 13, às 19 ho-ras, sobre a História da Música Evan-gélica no Brasil. A entrada é franca. No dia 14, ele dará entrevista na Rede Super, no programa “De tudo um pou-co”, às 10 horas. Na noite do dia 14, mi-nistrará aos músicos da IBL na Fábrica de Artes. Não perca!

Atilano Muradas

Na última terça, 5 de novembro, ce-lebramos o Dia do Designer, profissio-nal que coloca seu talento em prática projetando soluções e deixando espa-ços e atividades mais belas e criativas. Semanalmente, na redação do boletim Atos Hoje, os designers Junio Amaro e Luciana Cristina, responsáveis pela diagramação do jornal trabalham com textos, imagens e artes gráficas para deixar o nosso boletim com um perfil exclusivo, bonito e agradável para a sua leitura. Louvamos a Deus pelo dom que Ele concedeu ao Junio e à Luciana, pois os dois têm contribuído para a excelên-cia do nosso trabalho, transformando nossas palavras em mensagens que vão informar e edificar milhares de vidas. Parabéns, Junio e Luciana! Que Jesus abençoe suas vidas e continue usando--os em Sua obra.

Kátia Brito

CTMDT e Fábrica de Artes recebem historiador

Dia do Designer

Escritor Salvador de Sousa dará palestras sobre história da música evangélica brasileira

giro pela igreja

O historiador Salvador de Sousa ao lado de sua coleção de quase 3 mil títulos da música evangélica

Capa do livro de Salvador de Sousa

18 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

Dica de PortuguêsAo invés de / em vez de 1. Ao invés de significa ao contrário de: Ao invés de pobre, era rica. Ao invés de rir, chorou. Veio rápido ao invés de vir devagar. 2. É comum confundir ao invés de com em vez de, que quer dizer em lugar de: Em vez de Portugal, vi-sitou a Espanha. Comprou carne em vez de peixe.3. Na dúvida, use em vez de. A expressão substitui ao invés de.

Frase da semana

“Ser testemunha do evangelho é ser uma marca visível de um

Deus invisível”

(Capochim e Drummond)

História

Não se esqueceu de JesusConta-se que certo pastor ficou muito doente.

Com amnésia total, ele não se lembrava de ninguém, nem mesmo de seus familiares. A esposa querida, companheira de muitos anos, aproximou-se do leito e perguntou baixinho:

- Querido, sou eu, sua esposa! Você se lembra de mim?

Ele se esforçava, mas não se lembrava dela.

Chegavam os filhos, um por um, identificavam-se, contavam episódios vividos juntos, nada. Ele não se lembrava dos filhos.

Vieram os amigos, ele não reconheceu os amigos. A amnésia do velho obreiro parecia absoluta. Finalmente alguém teve a ideia de lhe perguntar:

- Fulano, você se lembra de Jesus?

Aquele homem, que até ali não esboçava nenhum entusiasmo, abriu os olhos e um largo sorriso e disse:

- Ah, de Jesus sim, eu me lembro, meu Salvador, meu Senhor, esse eu conheço, desse eu me lembro.

Foto

s: R

epro

duçã

o da

Inte

rnet

Curiosidades Bíblicas

Menina-dos-olhos

A expressão é encontrada várias vezes na Bíblia.

Deuteronômio 32.10 relata que Deus guardou Israel “como a menina

dos seus olhos”. A oração de Salmos 17.8 suplica a Deus: “Protege-me como à menina dos teus olhos;

esconde-me à sombra das tuas asas”. As palavras hebraicas traduzidas por “menina-dos-

olhos” referem-se ao ponto central do olho, a pupila. A expressão também se refere a uma pessoa tida com

alto conceito por outra, como, por exemplo, “o filho é a menina de seus olhos”.

Textos: Kátia Brito / Ilustração: Carol Rocha

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 19

célUlasAgenda

Atenção professores

do CFCEstá chegando a nossa próxima reu-nião que acontecerá no dia 24 de no-vembro. Em breve, divulgaremos o local e a hora.

Turma de maturidade e treina-mentoDia e horário: Sábado, às 16 horasLocal: Central das Redes

Líderes de Célula Infantil

Atenção, líderes de Célula Infantil que não compareceram ao nosso encontro, que aconteceu, no dia 27 de outubro, no Elim. Vocês estão convocados para uma reunião no dia 17 de novembro, às 10 horas, na Casa de Células (Beberibe, 164 - São Cristóvão), onde vamos repassar as próximas lições e todas as orientações do nosso último encontro.

Mais informações com Ana Cláudia (31)3429-1351/ 8793-6191.

Nosso 4º Festival Evangélico de Comida foi realizado, no dia 19 de outubro, no Núcleo São Marcos/Goiânia, e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas que desfrutaram de momentos de comunhão, louvor a Deus, e muita comida boa. O foco não era as comidas típicas ou bandas gospel, e sim evangeli-zar. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de ouvir sobre o amor de Deus, rece-ber oração e entregar sua vida a Cristo. Que saibamos valorizar a vida de união

que temos uns com os outros por meio do sangue do Cordeiro e da habitação do Espírito Santo. “Quão bom e quão prazeroso são os irmãos viverem unidos”.

Núcleos São Marcos e Goiânia

Célula infantil Lição 18: Escutar a Deus

Versículo para memorizar: “Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: Samuel, Samuel!” (1 Samuel 3.10).

Aplicação: Vamos estudar um pouco da vida de um menino que teve uma experiência incrível; quando ainda era criança, e que marcou para sempre a sua vida. Samuel, que significa “chamado pelo Senhor”, ouviu a voz de Deus e obedeceu. A Bíblia diz que Samuel servia ao Senhor quando ainda era pequeno e foi o primeiro profeta de Israel. Mas para isso, ele aprendeu a ouvir a Deus desde criança.

Atenção: Embora o devocional tenha sido compartilhado semanalmente, separe um tempo maior para compartilhar o devocional desta semana.

Sugestão: Se as crianças ainda não tiverem providenciado um caderno de anotações para o devocional, aproveite este dia para juntos montar em um. Lembre-se de que o devocional precisa ser aplicado de forma criativa, para que as crianças se interessem.

Informações: Ana Cláudia - (31) 3429-1356 / 8793-6191.

NOVAS CÉLULAS

CIDADE/ BAIRRO TIPO DIA - HORA TELEFONE LíDER

Vespasiano / Caieiras Mista Quinta-feira / 20 horas (31) 3622-2175 / 8467-5156 Diego Rodrigues Miranda

Raposos / Bela Vista Mista Sábado / 19:20 (31) 3541- 2206 / 9322-2658 Sérgio Eduardo de Castro

Nova Lima / Chácara Retiro Mista Terça-feira / 20 horas (31) 8555-1967 Ronald Silva Maia

Nova Lima / Retiro Mista Segunda-feira / 20 horas (31) 3541-0548 / 8952-4412 Andrésa Cristiane Silva Guimarães

Belo Horizonte / São Marcos Adolescentes Domingo / 17 horas (31) 9260-6766 Samuel Augusto de Souza

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

4º Festival Evangélico de Comida

notícia das célUlas

Foto

: Rep

rodu

ção

da In

tern

et

20 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

célUlas

Célula AdultoLição de Célula: Servo ou empregado?

No estudo anterior, compartilhamos a diferença entre santificação e con-sagração. Aprendemos que só os consagrados fazem a obra de Deus avançar. Precisamos lembrar sempre e entender o que significa sermos comprados pelo sangue do Cordeiro, Jesus. Isso implica que temos um Senhor e dono. Não somos mais de nós mesmos, pertencemos a outro e Dele somos servos. Não somos em-pregados contratados pelo Senhor para fazer uma obra, somos servos designa-dos para cumprir uma ordem.

Este é o princípio básico do Reino: o senhorio. O problema é que, por causa da mentalidade moderna, perdemos completamente o sentido da palavra “ser-

vo”. Na verdade, para não ofender a mentalidade do homem moderno, nem usamos a palavra escravo, mas o fato é que temos um Senhor e dono, então não podemos ser outra coisa. Nós somos servos do Senhor, e, nessa submissão, Ele nos manda servir à Igreja. Ela é apenas beneficiada. Nós servimos mesmo é a Deus.

Como a mentalidade atual é a de empregado, pensamos que servo seja um tipo de empregado mais zeloso. Portanto, há duas mentalidades com as quais podemos abordar a obra de Deus: a mentalidade de servo ou a mentalidade de empregado. A igreja somente pode ser edificada com servos. A missão que Deus deseja que cumpramos deve vir de um coração de servo. No Reino de Deus, os que servem serão exaltados, mas os empregados apenas receberão o pagamento que esperam nesta era. Deus não aceita que Sua obra seja feita por empregados. Depois que o povo de Israel saiu do Egito, o Senhor disse que somente poderia participar da aliança o escravo comprado, mas o estrangeiro e o assalariado não (Êx 12.43-45).

Isso é algo muito sério. Quando agimos como empregados na obra do Se-nhor, estamos nos excluindo das bênçãos da aliança do povo de Deus. Não signi-fica que a igreja não possa ter pessoas que trabalham como funcionários, obrei-ros ou pastores, significa que todos precisam ter a atitude certa na obra de Deus, precisam ser servos e não empregados.

Vejamos então algumas diferenças de atitudes entre servos e empregados:

1. Servos tomam a cruz; empregados aceitam cargos (Is 42.1; 4).2. Servos não esperam pagamento; empregados só fazem se receberem (2Rs 5). 3. Empregados escolhem a quem servir; servos servem mesmo aos indesejáveis (Fp 2.5-7).4. Servos se alegram enquanto trabalham; empregados sentem que é um fardo.5. Servos fazem o que é necessário; empregados fazem o que é pedido.6. Empregados procuram o melhor lugar para trabalhar; servos aproveitam a oportunidade para servir.7. Empregados escolhem a quem se submeter; servos apenas perguntam quem é o líder.8. Servos pensam sobre suas responsabilidades; empregados no que os outros estão fazendo. 9. Servos veem o serviço como privilégio; empregados se sentem explorados.10. Servos pensam como mordomos; empregados pensam como patrões.

(Extraído do Livro "21 Dias na vida de um líder de Célula", do pastor Aluísio A. Silva).

Foto

: Rep

rodu

ção

da In

tern

et

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 21

Culto Enchendo a Bola Acontecerá amanhã, dia 11 de no-

vembro, às 19 horas, no Templo. O culto será dirigido pelo pastro Roger e o louvor será ministrado por Israel Salazar e banda. Durante o culto, os irmãos poderão ofertar material es-portivo para projetos missionários ou trabalhos sociais, no quadro “Tirando o Colete”. Mais informações: Pr. Roger Martins (31) 8416-2399 / Bárbara Ro-cha 8793-9955.

6º Congresso de Capelania Escolar

Será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte, e contará com plenárias e mesas de debate com os temas: Capelania e Resgate de Deus para Mulher em Crise; Sexualidade em Crise; Família em Crise; Ensino Religioso; Professor em Crise; Crise da Alma, entre outros. A Rádio Trans--Mundial e o Ministério de Capelania Escolar promovem o congresso com o objetivo de auxiliar líderes no projeto de ter a igreja como celeiro missioná-rio. As inscrições serão realizadas no dia do evento, na recepção do Colégio Batista Mineiro. Valor: R$ 180,00. Mais informações no site: www.espacodo-capelao.org.br

Convocação GeralNa próxima sexta-feira, dia 15 de

novembro, das 8 às 22 horas, no Tem-plo, toda a igreja está convocada para o jejum e oração pela nossa nação. Não perca!

Acampamento de Casais

Será realizado nos dias 16 e 17 de novembro. Informações: Central Mi-nisterial da Família com a pastora Ma-dalena (31) 3429-9400 / 8445-1473, e--mail:[email protected]

Estância ParaísoSe você deseja um renovo espiri-

tual, libertação, cura interior, cresci-mento e ainda investir um tempo de qualidade com Deus, não deixe de participar dos cursos. Programa Re-novo: 18 a 22 de novembro. Moriá: 21 a 24 de novembro, 5 a 8 e 9 a 12 de

dezembro. Escola Intensiva de Inter-cessão: 13 a 16 de dezembro. Inscri-ções pelo site: www.estanciaparaiso.lagoinha.org

Informações: Joana / Fernanda (31) 3691-6430 / 3691-6413 / 9272-8749, e-mail: [email protected]

Seminário Clínica da Alma

Inscrições abertas para o Seminá-rio Clínica da Alma, que acontecerá de 22 a 24 de novembro, na Pousada Olaria do Rei. Mais informações: (31) 3429-9514 / 3429-9515, e-mail: [email protected]

2º Acampa-Escola Rhema 2013

O Ministério Rhema convida alu-nos e ex-alunos de seus cursos para o 2º Acampa-Escola Rhema 2013, que será realizado entre os dias 29 de no-vembro e 1 de dezembro, no Hotel Fazenda Canto da Siriema. Haverá muita comunhão, lazer e ministrações poderosas da Palavra de Deus. Não fi-que de fora. Faça já sua inscrição. In-formações: Elcinária (31) 3429-9400 / 8793-6474, ou site: www.rhemarecon-ciliacao.net.br

GEDSO Grupo Evangélico de Descasados

e Solteiros (GEDS) realizará um almo-ço comemorativo do 20º aniversário do grupo, no dia 15 de dezembro. Os convites são limitados e estarão à ven-da até o dia 30 de novembro. Reser-ve já o seu. Informações: Eliane (31) 3486-0410 / 8787-0410 e 9343-3735, e--mail: [email protected]

Jornada na Central das Redes

Turmas às segundas, terças e quin-tas-feiras, às 19:30; quartas-feiras, às 16:00 e 19:30; sábados, às 17:00 e domingos, às 8:30 e 16:30. Endereço: Central das Redes (Rua Manoel Mace-do 1.324, São Cristóvão). Informações: Damião Cotta (31) 3429-9507 / 3429-9508.

Curso de preparação para batismo

Para se batizar ou transferir é ne-cessário fazer a Jornada da Aliança, curso preparatório para o batismo, com duração de 3 meses, lembran-do que para se transferir, a duração do curso é de 5 semanas. O curso é gratuito e não é necessário fazer ins-crição. Turmas aos SÁBADOS, às 16 horas, no 3º andar do Templo – falar com Leila (31) 9896-5736; às 16:30, na Central das Redes, sala 3 (Rua Mano-el Macedo, 1.324, São Cristóvão – fa-lar com Priscilla (31) 8738-3788); aos DOMINGOS, às 19 horas, no Salão Esperança (Rua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão – falar com Valéria (31) 9439-5136). Caso não tenha disponi-bilidade de comparecer às turmas supracitadas, entre em contato com o pastor Marco Antônio – verifique ou-tras datas e horários: (31) 8421-4875 / 3478-6500. E-mail: [email protected]

Culto Plenitude da Graça

Não perca o culto Plenitude da Graça, que acontece todos os domin-gos, das 17 às 19 horas, à Rua Pitangui, 405, São Cristóvão. O responsável pela reunião é o pastor Eleonardo Ribas e os enfoques principais são ensino e discipulado. Informações: (31) 8793-2888 / 3429-9450.

Palestra consagração de filhos

Você que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes parti-cipar de uma das palestras de consa-gração de filhos, realizadas no 2º e 3º domingo do mês, às 9 horas, no Salão Fé. O “Culto de Consagração” aconte-ce toda última quinta-feira do mês, no Tabernáculo, quando temos uma pro-gramação especial. Venha e traga seus convidados. Informações: Central da Família – Rodrigo ou Alexandre (31) 3429-9400, ou na Escola de Pais – Joa-quim 9755-7117, ou pelo e-mail: [email protected]

Homens unidos na caminhada

Se você deseja crescer espiritual-mente e se tornar um homem, esposo e pai segundo a Palavra de Deus, ve-nha participar, às segundas-feiras, 19:30, no Salão Fé, da reunião do Mi-nistério Homens da Promessa. Além disso, todos os sábados, às 8 horas, os participantes do ministério se encon-tram em frente à igreja da Pampulha para uma caminhada. Informações: (31) 3444-6432 / 8804-3619.

Mulheres em AçãoNão perca o culto Mulheres em

Ação que acontece todas as quartas--feiras, às 19:30, na Casa Rosada (Rua Beberibe, 133, São Cristóvão), exceto na última quarta do mês devido ao culto Mulheres DT. O Ministério Mu-lheres em Ação prepara mulheres para ajudarem outras mulheres. O culto é dirigido pela pastora Ana Lú-cia. Contatos: [email protected] (31) 8489-2512 / 3429-1300.

Mães de Minas contra o crack

Mães, venham participar todas as quintas-feiras, às 14 horas, no CRE-DEQ (Rua Itajubá 1.138, Sagrada Fa-mília) de reuniões sobre o tema “De-pendência Química”. Uma equipe de profissionais, composta de psicólogo, advogado e assistente social, prestará esclarecimentos sobre o tema. Infor-mações: Pra. Patrícia (31) 8793-2906.

Central de InscriçõesSe você acessa a Internet, faça inscrição para muitos eventos da igreja diretamente no site: eventos.lagoinha.com

É mais fácil e prático!

AgendA“Quem examina cada questão com cuidado,

prosperará” (Pv. 16.20 )

ANOTE NA AGENDA

Participe de uma Célula

Ligue e se informe:

(31) 3429-1350

22 Atos hoje Domingo, 10 de novembro de 2013

agenda

agenda dos núcleos e igrejas iBl

Núcleo Ibirité16 nov, 15 horas - Chá de Mulheres

Núcleo Santa Inês17 nov, 19 horas - Culto de Ação de Graças pelo ani-versário de 50 anos do pastor Eduardo Santos.

IBL Ribeirão das Neves21 nov, 20 horas – Formatura CFC22 nov, 20 horas – Festa da Integração

24 nov, 19 horas – Culto de aniversário27 a 29 dez – Acampacélulas

IBL em Contagem14 dez - Culto de Crianças30 nov, 19 horas - 1º Chá de Mulheres.

IBL São Joaquim 30 nov, 19 horas - 1º Baile de Máscaras da Mocidade.

Núcleo Ravena30 nov, 19 horas - Encontro de casais15 dez, 9 horas - Confraternização Anual22 dez, 19 horas - Culto de Natal29 dez, 18 horas - Culto de Ação de Graças/Ano novo.

IBL Igarapé12 a 15 dez – Aniversário de 11 anos

Ministério EliezerSolteiros, viúvos e divorciados,

venham cultuar a Deus e fazer novas amizades no culto do Ministério Elie-zer, que é celebrado todos os sába-dos, às 19 horas, no Salão Esperança. Informações: Pr. Marcelo Evangelista (31) 8402-9744.

Participe da Vigília Todas as sextas-feiras, às 23:30,

acontece a Vigília da Lagoinha. Este é

um evento ininterrupto há mais de 28 anos, em nossa igreja. A reunião ocor-re no Tabernáculo e vai até as 6 horas da manhã. Informações: Pr. Joaquim (31) 8458-9025 / 3429-9450 e [email protected] e blog www.vigiliaibl.blogspot.com.br

Melhor IdadeTodas as quartas-feiras, às 15 ho-

ras, na Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20, São Cristóvão) os irmãos da ter-

ceira idade se reúnem para o Culto da Melhor Idade. Informações: (31) 3429-0550; e-mail: [email protected]

Ministério Ponto de Partida (taxistas)

O encontro do Ministério Ponto de Partida acontece às segundas-feiras, 20 horas, no térreo do novo prédio do Colégio Cristão, com Célula e dis-

cipulado para os taxistas, sendo que na primeira segunda-feira do mês acontece o culto, às 19:30, no Salão Ágape. Informações: Pr. Adão Wes-ley (31) 8312-0074 e Glinger Adriano 8402-6993.

Disque Desperta Débora

(31) 8793-7878

Domingo, 10 de novembro de 2013 Atos hoje 23

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA EM GERAL

RESCISÃO INDIRETA - INSAL. - DANO MORAL/CÁLCULO

FAMÍLIA - DIVÓRCIO / PENSÃO ALIMENTICIA / INVENTÁRIOS

COBRANÇAS INDEVIDAS - SPC/SERASA

TELEFONIA, ACIDENTES DE TRÂNSITO

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

EDNA PEREIRA - OAB/MG-62.946 / MARÍLIA AVELAR - OAB/MG-41.692Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro Preto

Em frente à Justiça do Trabalho - BH - MG“Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!”

R$

POR MÊS19,90

DECESSOS FAMILIAR (ASSISTÊNCIA FUNERAL)

MORTE ACIDENTAL

ASSISTÊNCIA A PESSOAS E AO DOMICÍLIO

SEGURO RESIDENCIAL

WWW.SOSSEGO.COM.BR/FAMILIA LIGUE JÁ 0800.770.0906

■ Maria da Consolação: (31) 8793-1243 ■ Pr. Wagner Coelho: (31) 8793-2885 ■ Pr. Ozias Batista: (31) 8488-3063 ■ Rivanilde: (31) 8793-2299 ■ Pr. Antônio Viana: (31) 8577-0320

Se você está enfermo e deseja receber a nossa visita para orarmos juntos, ligue para o Telecura