ArtigoSem o óleo lúbrico da miscigenação: processo de etnização dos povos indígenas na obra...

25
1 Sem o óleo lúbrico da miscigenação: processo de etnização dos povos indígenas na obra Casa Grande & Senzala Ivaldinete de Araújo Delmiro Gémes 1 Márton Tamás Gémes 2 RESUMO Esta pesquisa está centrada no debate teórico sobre o processo de etnização na obra Casa Grande e Senzala, escrita pelo sociólogo pernambucano Gilberto Freire em 1933. Nela pretende-se refletir alguns aspectos relacionados com da visão sociológica realizada no discurso de Freire no decorrer de sua complexa interpretação do Brasil, tomando como referência o conceito de etnização discutido pelo sociólogo português Rui Pena Pires (2003). Esse estudo foi realizado não como uma resposta para o que o autor chama de miscigenação, mas a partir de um recorte analítico do Capítulo dois da obra literária Casa Grande & Senzala. Nesta obra, Freire faz uma leitura e representação da presença indígena na formação da família brasileira. Neste artigo, não vou tratar da vasta obra escrita por Freire acerca da formação patriarcal do Brasil no período colonial. A exposição que se segue é uma compreensão analítica construída a partir de alguns estudos, debates e discussões que foram travados ao longo de minha formação acadêmica como discente e docente do curso de Ciências Sociais. Este artigo foi escrito como parte integrante dos estudos sobre o pensamento social Brasileiro. O debate contemporâneo envolvendo a reflexão e a análise dos estudos sobre os autores brasileiros celebra a vigência desses estudos no campo das Ciências Sociais e propicia o questionamento e as construções de novas teorizações. Palavras Chave: indígena, etnização, miscigenação. ABSTRACT This paper‘s central issue is the theoretic debate about the process of ethnicization in The Masters and the Slaves written in 1933 by 1 Professora Adjunta do Curso de Ciências Sociais (UVA), Doutora em Ciências Sociais (UFRN). 2 Professor Adjunto do Curso de Letras/Inglês (UVA), Doutor em Romanistik (Köln/Alemanha)

description

Esta pesquisa está centrada no debate teórico sobre o processo de etnização na obra Casa Grande e Senzala, escrita pelo sociólogo pernambucano Gilberto Freire em 1933. Nela pretende-se refletir alguns aspectos relacionados com da visão sociológica realizada no discurso de Freire no decorrer de sua complexa interpretação do Brasil, tomando como referência o conceito de etnização discutido pelo sociólogo português Rui Pena Pires (2003). Esse estudo foi realizado não como uma resposta para o que o autor chama de miscigenação, mas a partir de um recorte analítico do Capítulo dois da obra literária Casa Grande & Senzala. Nesta obra, Freire faz uma leitura e representação da presença indígena na formação da família brasileira. Neste artigo, não vou tratar da vasta obra escrita por Freire acerca da formação patriarcal do Brasil no período colonial. A exposição que se segue é uma compreensão analítica construída a partir de alguns estudos, debates e discussões que foram travados ao longo de minha formação acadêmica como discente e docente do curso de Ciências Sociais. Este artigo foi escrito como parte integrante dos estudos sobre o pensamento social Brasileiro. O debate contemporâneo envolvendo a reflexão e a análise dos estudos sobre os autores brasileiros celebra a vigência desses estudos no campo das Ciências Sociais e propicia o questionamento e as construções de novas teorizações.

Transcript of ArtigoSem o óleo lúbrico da miscigenação: processo de etnização dos povos indígenas na obra...

1Sem o leo lbrico da miscigenao: processo de etnizao dos povosindgenas na obra Casa Grande & SenzalaIvaldinete de Arajo elmiro G!mes"#$rton %am$s G!mes&'(S)#*EstapesquisaestcentradanodebatetericosobreoprocessodeetnizaonaobraCasaGrande e Senzala, escrita pelo socilogo pernambucano Gilberto Freire em19! "elapretende#se re$letir alguns aspectos relacionados com da %iso sociolgica realizada no discursodeFreirenodecorrer desuacomple&ainterpretaodo'rasil, tomandocomore$er(nciaoconceito de etnizao discutido pelo socilogo portugu(s )ui *ena *ires +,--.! Esse estudo $oirealizado no como uma resposta para o que o autor c/ama de miscigenao, mas a partir de umrecorte anal0tico do Cap0tulo dois da obra literria Casa Grande 1 Senzala! "esta obra, Freire$az uma leitura e representao da presena ind0gena na $ormao da $am0lia brasileira! "esteartigo, no %ou tratar da %asta obra escrita por Freire acerca da $ormao patriarcal do 'rasil noper0odo colonial! 2 e&posio que se segue 3 uma compreenso anal0tica constru0da a partir dealguns estudos, debates e discuss4es que $oramtra%ados ao longo de min/a $ormaoacad(mica como discente e docente do curso de Ci(ncias Sociais! Este artigo $oi escrito comoparteintegrantedosestudossobreopensamentosocial 'rasileiro! 5debatecontempor6neoen%ol%endo a re$le&o e a anlise dos estudos sobre os autores brasileiros celebra a %ig(nciadesses estudos no campo das Ci(ncias Sociais e propicia o questionamento e as constru4es deno%as teoriza4es!+alavras C,ave7 ind0gena, etnizao, miscigenao!A-S%'AC%8/ispaper9scentral issueist/et/eoreticdebateabout t/eprocesso$ethnicizationinTheMasters and the Slaves:ritten in 19 b; t/e Pernambucanosociologist Gilberto Freire!