As dez virgens

15
MATEUS 25 : 1 - 13 AS DEZ VIRGENS

description

Mensagem sobre Mateus 25. A Parábola de Jesus. Mensagem pregada em 29/09/2013 na IGREJA CRISTÂ MISSIONÁRIA JEOVÁ NISSI.

Transcript of As dez virgens

Page 1: As dez virgens

MATEUS 25 : 1 - 13

AS DEZ VIRGENS

Page 2: As dez virgens

INTRODUÇÃO

O ministério sacerdotal de Jesus durou pouco tempo. Após dar início ao seu ministério aproximadamente aos seus 30 anos de idade, Jesus aparentemente tinha pressa em revelar aos seus discípulos qual era a vontade de Deus. Infelizmente os homens daquela época, mesmo contemplando os milagres de Jesus, muitos não creram. Por isso o Senhor Jesus disse que bem aventurados seriam os que não o viram mas creram.

Page 3: As dez virgens

Fato é, que Jesus tinha pressa em anunciar a sua missão e o que Deus tinha como plano para libertar de vez o seu povo da maior escravidão que o homem pode passar: a escravidão do pecado. E em meio aos seus ensinamentos Jesus anunciava que ele deveria ser morto, ressuscitado e que a sua volta seria o ponto final da história do pecado. Jesus anunciava a sua volta e dava através de algumas parábolas, dicas de como os seus discípulos deveria estar no seu retorno.

Page 4: As dez virgens

A parábola começa comparando o REINO DOS CÉUS ( a volta de Jesus ) a uma cerimônia de casamento onde algumas pessoas foram convidadas de honra para aquela festa. Essas convidadas de honra, chamadas de dez virgens seria o símbolo da igreja. E no versículo 1º diz “ saíram ao encontro do esposo “ significa que estas virgens ou, essa igreja irá se encontrar com o esposo ou seja com Jesus.

ESTUDANDO A PARÁBOLA

Page 5: As dez virgens

Mas Jesus apontou que essas virgens, tinham uma diferença fundamental: Cinco delas eram prudentes e as cinco outras eram insensatas. Prudência - a virtude é a capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas.Insensatez - Insensato é aquele que é inconsequente; que perdeu o bom senso, que não mede as consequências de seus atos.PRECISO SABER QUE MINHAS AÇOES GERARÃO CONSEQUENCIAS, QUER SEJA BOAS OU MÁS. E

O PRINCIPAL SOFREDOR DESSAS CONSEQUÊNCIAS SOU EU MESMO.

Page 6: As dez virgens

Na parábola das Dez virgens repleta de símbolos é necessário compreendermos o que significa cada símbolo. AS VIRGENS – A IGREJAO NOIVO, ESPOSO – JESUSBODAS – O ENCONTRO DA IGREJA COM JESUSLÂMPADA – NOSSAS VIDASAZEITE – PRESENÇA DE DEUS

Page 7: As dez virgens

VERSÍCULO – 5E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Jesus conta que na espera do noivo um cansaço, uma fadiga chegou sobre aquelas virgens e que todas caíram no sono. Porém o sono das insensatas era um sono de NEGLIGÊNCIA e o sono das prudentes é o sono do SALMO 40

Page 8: As dez virgens

DURANTE TODO O TEXTO, AS VIRGENS APARENTEMENTE ERAM IGUAIS.• TODAS COM SUAS LÂMPADAS,

• TODAS COM AZEITE,• TODAS CONVIDADAS,• TODAS DORMIRAM.

Page 9: As dez virgens

VERSÍCULO – 6Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

No versículo 6, instala se o ponto alto dessa parábola. O noivo veio. Mas qual era a hora? Meia Noite? E isso é hora para se pegar alguém?Mas a volta de Jesus, todos sabem que não tem hora marcada. O noivo da parábola também não havia marcado horário, e ao chegar meia noite VIU-SE NA PRÁTICA A DIFERENÇA DELAS.

Page 10: As dez virgens

No Versículo 7 mostra que a reação de todas ainda foram iguais. Correram para pegar suas lâmpadas. E naquela hora as insensatas perceberam:• Elas estavam ali mas não eram dali. • Estavam na igreja, mas não eram da Igreja. • Estavam com Jesus, mas não eram de Jesus. • Estava com os salvos, mas não era salvas.

Page 11: As dez virgens

Foram convidadas, mas não estavam preparadas para aquele momento. A PALAVRA DE ORDEM É : PREPARAÇÃO.

Essa parábola não seria para que eu identificasse como está a lâmpada de meu irmão, mas para que eu olhe para dentro de minha vasilha, minha vida e veja, e identifique quanto de Deus eu tenho dentro de mim.

Page 12: As dez virgens

COMO ESTAR PREPARADO

• BUSCANDO ACENDER A CHAMA DO PRIMEIRO AMOR. Ap 2:4(Eféso)

• FIDELIDADE EM MEIO AOS SOFRIMENTOS. Ap 2:10(Esmirna)

• TER COMO PADRÕES MORAIS OS PRINCÍPIOS DE DEUS SOMENTE. Ap 2:14-15(Pergámo). Ap 2:20 (Tiatira)

Page 13: As dez virgens

COMO ESTAR PREPARADO

• NÃO VIVER DE APARÊNCIAS ESPIRITUAL Ap 3:1(Sardes)

• GAURDAR A PALAVRA DE DEUS EM MEIO AS TENTAÇÕES Ap 3:10(Filadelfia)

• SER ACHADO DEPENDENTE DE DEUS, E ENCONTRAR EM DEUS A SUA MAIOR NECESSIDADE. Ap 3:18(Laodiceia)

Page 14: As dez virgens

TODAS ESSAS DICAS SÃO ENCONTRADAS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NA FONTE INESGOTÁVEL DE AZEITE: A PALAVRA DE DEUS.

As Insensatas mostraram porque levavam esse adjetivo. Buscaram nas prudentes o azeite e azeite não se encontra em pessoas. Assim sendo Jesus mostrava que não há tempo para perder. Não dá para brincar mais de Igreja. Não dá para brincar de ser cristão. A negligência é a maior causadora de morte espiritual, vigie! Não deixe que o azeite acabe.

Page 15: As dez virgens

JESUS É A FONTE INESGOTÁVELDE AZEITE.

A parábola das Dez Virgens, não foi feita para olharmos para nosso irmão na intenção de identificar quanto de azeite ele possui, mas para olharmos para dentro de nós e lembrarmos de buscar sermos cheios do Espírito de Deus.

Pastor Denilson PinheiroIGREJA CRISTÃ MISSIONÁRIA JEOVÁ NISSI