As religiões do antigo israel angela natel apresentação

14
As Religiões do Antigo Israel de Ziony Zevit Angela Natel

description

Breve explanação de conteúdo do livro: As religiões do Antigo Israel, de Ziony Zevit.

Transcript of As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Page 1: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

As Religiões do Antigo Israelde Ziony Zevit

Angela Natel

Page 2: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Religiões Israelitas

Zevit define o tema de seu assunto da seguinte forma (pp. 15, 611): "as religiões israelitas

são as variadas expressões, simbólicos, e as respostas adequadas às divindades e poderes

que os grupos de comunidades deliberadamente firmaram como sendo de valor irrestrito a eles dentro sua visão de

mundo."

Page 3: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Estrutura da obra:

Objetivo: Determinar o que pode ser conhecido sobre religiões israelitas durante a Idade do Ferro, 1200-586 aC, por meio de uma integração de dados arqueológicos, epigráficos e literários, para sintetizar estes dentro da estrutura de uma visão israelita de mundo e ethos envolvendo parentes, tribos, a terra, as formas tradicionais, lugares de culto, e uma divindade nacional (p. xiv)

Page 4: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulo 1

Zevit estabelece as bases parasuas análises posteriores, fornecendo os contextos metodológicos e teóricos em para colocar o estudo da Bíblia hebraica e as religiões israelitas.

Page 5: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 2,3 e 4

Zevit propõe investigar a evidência arqueológica para locais de culto israelitas e cultura material de sugestivo uso religioso.

Sensível também ao ambiente arquitetônico dos locais de culto, ele investiga e é cuidadoso para aplicar esta informação à sua interpretação de como esses locais foram utilizados.

Page 6: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 2,3 e 4

Cavernas de culto parecem ser de um fenômeno do século VII. Salas de culto parecem concentradas nos séculos décimo e nono, enquanto templos vão desde o décimo primeiro até o fim do século VIII (p. 247).

Page 7: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 5 e 6

A partir das evidências arqueológicas, Zevit então começa a analisar dados textuais, voltando sua atenção para os epígrafos estabelecidos na religião israelita, e, em seguida, a historiografia israelita e historiosofia da Judéia como encontrada nos textos bíblicos.

Page 8: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 5 e 6

"reis judeus não eram dependentes de instituições cultuais de sua jurisdição; eles tinham autoridade sobre as instituições cultuais" (e às vezes serviam-se de um papel coercitivo sobre a vida cultual de Judeus" para além dos limites do templo" - p. 479); no entanto, "eles eram apoiadores consistentes do culto javista, mas não, necessariamente, com a exclusão de outros cultos"( p. 479). Zevit também observa que algumas instituições e práticas religiosas em Judá "funcionavam de forma independente da monarquia"(p. 479).

Page 9: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 7 e 8

Apresenta contextos literários, sociais e históricos para as inscrições, bem como para os textos bíblicos que refletem sobre as práticas israelitas.

Objetiva compilar, traduzir e anotar todas as passagens relevantes de influência sobre os cultos não-Yahwisticos celebrados por israelitas mencionados no corpo de literatura.

Page 10: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulos 7 e 8Oferece uma série de categorias de práticas religiosas de Israel, que compilam os textos bíblicos por citação de acordo com os rituais de Baal, culto a Baal/Senhor, curvar-se para o Oriente, cavernas, câmaras subterrâneas, túmulos, o sacrifício de crianças, alianças com os deuses, cultos dos mortos, adivinhação, prolongamento da vida, a fertilidade da natureza, os rituais de jardim, os rituais de incenso, a fabricação de imagens, filactérios, proteção, rituais de purificação, a rainha/exército do céu, rituais para expor os ossos, as atividades sexuais de culto, ação de graças, prender as almas, árvores/pedras, rituais das mulheres, e adoração em câmaras de pedra artificiais ou naturais (pp. 583-584).

Page 11: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulo 9

Apresenta nomes de deuses israelitas (além Yahweh), os quais também lista de acordo com suas afiliações tribais:

Somam-se, ao todo, pelo menos 42 divindades nominadas nos textos bíblicos referentes às tribos (pp.592-594).

Page 12: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Capítulo 10

1) a adoração de divindades não-Yawhisticas muitas vezes corresponde à identidade tribal ou do clã (p. 649),

2) "a visão de que de alguma forma Jerusalém foi a sede da religião oficial ocupando uma seleta posição não é apoiada nem pelas evidências textuais nem por dados arqueológicos" (p. 658),

3) "religiões israelitas em geral foram caracterizadas pela tolerância" (p. 667),

4) o Senhor foi adorado em uma variedade de manifestações como "a divindade primordial das tribos israelitas.

Page 13: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Considerações Finais

Esses dados exigem uma imagem dinâmica das religiões israelitas permitindo uma poliortodoxia e uma poliortopraxia dentro do Yahwismo, variações locais significativos, bem como o culto e adoração de outros deuses e deusas. Eles também argumentam que no antigo Israel, no entanto, o sagrado pode ter sido encontrado por indivíduos sozinhos ou no coletivo, a sociedade como um todo estimava a experiência visual de ver o sagrado (p. 349).

Page 14: As religiões do antigo israel angela natel apresentação

Referência Bibliográfica

ZEVIT, Ziony. The Religions of Ancient Israel: A Synthesis of Parallactic Approaches. London and New York: Continuum, 2001, xx, 821 pp. ISBN 0-8264-4728-7.