As027 preview

16
Ano II Edição 27 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014 Equipe de Karate Papanduvense que já esteve entre as três maiores do Estado, atualmente encontra-se abandonada

description

Jornal A Semana de Papanduva, 31 de maio de 2014

Transcript of As027 preview

1Papanduva (SC), 31 de maio de 2014 Ano II Edição 27 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Equipe de Karate Papanduvense que já esteve entre as três maiores do Estado, atualmente encontra-se abandonada

2 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Charge

28 de maio. Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

O Ministério da Saúde estima que ocorram mais de 3.000 óbitos de gestantes por ano. A razão entre a mortalidade ma-terna e o número de bebês nascidos vivos ainda é alta, cerca de 66 mães morrem a cada 100.000 bebês. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como elevados os índices acima de 20 óbitos maternos por 100 mil nascidos.

Entre as causas dessa taxa elevada de mortalidade ma-terna está o aborto ilegal, inseguro, feito sem as mínimas condições técnicas e de higiene. A despeito da interdição legal e da punição religiosa (para a religião católica, a penalidade é a excomunhão), a realização do aborto inseguro continua ocorrendo cotidianamente no país. O aborto clandestino é o quarto maior responsável por morte materna no Brasil. Estima--se que sejam realizados anualmente, cerca de 1,5 milhão de abortos ilegais no país, dos quais perto de 400 mil terminam em internação e um número grande, não estimado, em morte.

Para reduzirmos esses índices de mortalidade materna é necessário que Políticas de Saúde, voltadas para atender os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das mulheres, sejam verdadeiramente implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS). É necessário que as políticas de saúde deixem de ser letras da lei para ser tornarem verdadeiramente direitos das mulheres. É necessário que direitos se expressem pelo acesso universal e irrestrito da população a profissionais qualificados, medicamentos e insumos.

O Jornal A Semana apoia a luta contra a redução da Mor-talidade Materna.

OLHAR CRÍTICO

Se engana quem acha que o dia 12 de junho ficará marcado no País apenas pela inauguração da Copa do Mundo no Brasil. Quem dará o ponta-pé inicial no centro do campo da Arena Corínthians, em São Paulo, na partida entre Brasil e Croácia, deverá ser um paraplégico. E não será sentado numa cadeira de rodas, mas sim andando.

O desafio do Projeto Andar de Novo é fazer com que um paraplégico consiga voltar a andar pela primeira vez. Para isso, foi desenvolvido um exoesqueleto de 50 quilos controlado pela atividade cerebral do paciente, captada por meio de uma touca com sensores aplicados ao couro cabeludo. A primeira demonstração da invenção científica deverá ser vista por milhões (ou até bilhões) de pessoas antes do jogo de estreia da Copa do Mundo no Brasil.

Esse projeto um tanto quanto au-dacioso é assinado por um cientista brasileiro, o paulista Miguel Nicole-lis. Ele está à frente de uma equipe de 156 cientistas de 25 países que trabalham – literalmente – 24 horas por dia para realizar tal feito. Miguel

iniciou o projeto há dois anos na Uni-versidade Duke, nos Estados Unidos, e agora, na reta final no Brasil, conta com a colaboração da Associação de Assistência à Criança Deficiente.

A criação está longe de ser conside-rada a solução para as 25 milhões de pessoas que dependem de cadeira de rodas. Será apenas mais um passo na busca pela cura. A estrutura robótica ainda está em fase de teste e deverá ter um preço elevado quando disponível no mercado em alguns anos. Porém, além do passo pela busca da cura para paraplégicos, outro passo importante foi dado: o da ciência brasileira.

Ainda tratada como amadora e primária, a ciência no Brasil está, sim, se desenvolvendo. O projeto do Miguel Nicolelis é a maior prova disso. A fase clínica que está sendo feita por aqui custou R$34 milhões e foi financiada pelo Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa ligada ao Minis-tério da Ciência e Tecnologia. Deve-se levar em conta que um projeto tecno-lógico leva anos para obter resultado.

Dezenas ou até milhares de proje-tos interessantes e importantes como

o Andar de Novo devem estar sendo desenvolvidos ao nosso redor. O que nos falta é o interesse e nos sobra o desprezo ao afirmar: “não vai fun-cionar porque foi feito no Brasil”. Se tudo der certo, Miguel Nicolelis é um forte candidato a se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Prêmio Nobel.

Com ciência brasileira, paraplégico dará o pontapé inicial na Copa do Mundo

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunica-ção Social - Jornalismo –

Universidade Positivo

3Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

HÁ VAGASAo que tudo indica deve haver mudança em um dos

cargos mais cobiçados dentro do PMDB, o de assessor parlamentar da Câmara de Vereadores. Quem pode estar de saída do cargo é Marcio Ribas, um dos mais engajados na campanha eleitoral que trouxe de volta o partido ao comando da cidade, aliado aos social democratas.

CONTRATA-SEDiante da especulação, já há muitos companheiros

do partido que estão de olho na vaga. Acreditam ser a melhor hora de emplacar e voltar aos holofotes, talvez já pensando em 2016.

INCÓGNITAO destino de Ribas é incerto. Não se sabe se irá para

outro posto ou está desembarcando definitivamente. Há quem aposte que, se não emplacar em outro posto, pode até deixar o PMDB em pleno ano eleitoral.

JACINTA DEVE DAR A PALAVRA FINALApesar de uma possível interferência partidária,

quem vai ter de coçar a cabeça pra escolher um nome entre tantos pretendentes é a presidente da Câmara de Vereadores, Jacinta Mikalovicz(PMDB), já que é ela que irá dar a canetada final e escolher o substituto, caso a troca se confirme.

NEGO HUMENHUKA PEDE MELHORIAS PARA O SÃO JOÃO DO MIRADOR

O Vereador Humenhuka(PT) se manifestou na Câmara e pediu melhorias para a Igreja da localidade do São João do Mirador. Segundo ele, é necessário fazer uma rampa no barranco localizado em frente ao templo. Caso o serviço seja realizado, facilitará o acesso à Igreja e ampliará o estacionamento.

VEREADORES DA OPOSIÇÃO PEDEM URGÊNCIA EM PROBLEMA DE ESGOTO A CÉU ABERTO NO CENTRO DA CIDADE

Os Vereadores Alois Mikalovicz(PP), Cezinha (PP), Gir-seliano Moreira(PSD), Djana Matioski(PDT) e Branco(PSB) pediram a realização da canalização da rede de esgoto doméstico na Rua Alfredo Lopes de Oliveira, aos fundos do Supermercado Bruda. Segundo eles, tudo corre a céu aberto, ficando o esgoto represado e com lixo que se es-palha pelo terreno. Em dias quentes o mau-cheiro é ainda pior. Esse problema facilita a proliferação de animais peçonhentos e a disseminação de doenças contagiosas, colocando a população em risco.

RESGATE HISTÓRICO DA ERVA-MATE É PROPOSTO POR DJANA MATIOSKI

A vereadora Djana(PDT) discorreu essa semana sobre a necessidade de elaborar um projeto educacional com o tema "Resgate Histórico e Cultural da Erva Mate no Mu-nicípio de Papanduva". O objetivo do projeto seria buscar fotos, histórias, relatos e outras informações a respeito da cultura da erva mate, extração e aspectos que envolvam o consumo no nosso município.

O INDICATIVO GPS E A SC-477O GPS, sigla para global positioning system, é uma

importante ferramenta de localização em trajetos desco-nhecidos. Entretanto, nessa semana o vereador Edemar Batata(PMDB) levantou uma questão em relação a SC-477 e o aparelhinho. Segundo ele, aquele é o melhor caminho indicado a seguir para quem vai a algumas regiões do estado, como o litoral. Ocorre que o GPS não tem como prever a dificuldade que enfrentará o viajante nas condições lastimáveis que se encontra nossa estrada. Sendo assim, o edil pediu a colocação de placas de aviso próximo a Escola Maria Avelina, informando que a estrada não é pavimentada.

DEPUTADO SILVIO DREVECK VISITA PAPANDUVA MAIS UMA VEZ

O deputado Silvio Dreveck se mostrou mais uma vez atento aos anseios de Papanduva. Dessa vez ele veio participar de um encontro promovido pelas Mulheres Progressistas, no último sábado. O deputado falou sobre a importância da mulher estar ligada ao processo polí-tico e as decisões da comunidade. O deputado, que vem ajudando o município em diversas ocasiões, aproveitou sua passagem pela cidade e convidou os vereadores para um encontro em seu gabinete, a fim de encaminhar novos pedidos da cidade ao governo estadual. Os vereadores Branco(PSB), Djana Matioski(PDT), Alois Mikalovicz(PP) e Cezinha(PP) rumaram à capital na quarta-feira e devem trazer boas notícias!

4 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Anuncie: 47 3653.2725

MUNDO ANIMAL AUTOS

Rua Governador Pedro Ivo Campos, 1314 - São Cristóvão - Papanduva

Normalmente os cães acometidos pela popular “tosse dos canis”, os princi-pais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, contínua, parecendo que o animal está engasga-do, às vezes expectorando um tipo de espuma branca.

Essa tosse costuma piorar com exercícios físi-cos ou agitação. A doença pode gerar broncopneumo-nia, que dá apatia, febre, corrimento nasal e perda de apetite.

Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre.

Nos filhotes e nos ani-mais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complica-das, como pneumonia, por exemplo.

Altamente contagiosa, animais sadios em contato com animais doentes po-dem desenvolver a doença dada à exposição à tosse ou espirros dos animais

infectados. É daí que surge a deno-

minação “tosse dos canis”, pois a doença torna-se co-muns onde vários cães são confinados juntos, como canis, pet shops e lojas de animais.

Ela pode aparecer em

qualquer época do ano, porém há uma maior pre-disposição nos meses frios. Por isso os cuidados nesse período devem ser redobrados.

Procure seu veterinário imediatamente se suspei-tar da doença. Ele poderá dizer qual é o agente cau-sador e qual é o tratamento que o cão deverá ter.

Em muitos casos, isso consiste no uso de antibió-ticos, xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e, muito importante, confina-mento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento e umidade.

Normalmente, se na casa de um cão infecta-do há outros cães, estes também desenvolverão a doença. Por isso, é bom levar todos os animais ao veterinário.

SEU CÃO PARECE ESTAR ENGASGADO?

Iverson Alberto EufrasioMédico Veterinário

CRMV/SC 3476

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tec-nologia, o Inmetro, divulgou neste mês o lista atualizada com os últimos resultados do Programa Brasileiro de Eti-quetagem Veicular (PBE) que classifica os carros vendidos no país segundo parâmetros de eficiência enérgética. A nova listagem incluiu os da-dos dos modelos que foram lançados nos últimos meses, como o novo Toyota Corolla, novo Honda Fit e Nissan New March.

Os resultados são medi-dos com os veículos abaste-cidos com álcool e gasolina, rodando na cidade e na estrada. Nessa pesquisa, os modelos participantes são divididos em 11 categorias: sub-compactos, compac-tos, médios, grandes, extra grandes, utilitários, fora de estrada, minivans, veículos comerciais, carga e esporti-vos. Nessa edição, 36 mon-

tadoras submeteram seus carros aos testes, inclusive chinesas como Rely e Chan-gan. Apenas a Chevrolet segue fora do programa do Inmetro.

Há muitas maneiras de estabelecer um ranking, pois há carros mais econômicos com etanol e no circuito ur-bano, outros mais eficientes com gasolina e rodando na

estrada. Nós optamos por listar primeiro os 10 modelos mais econômicos abasteci-dos com álcool no circuito urbano. Em seguida, classi-ficamos os mais econômicos com gasolina, incluindo os modelos híbridos. Todos eles receberam nota A no PBE. Para conferir o estudo completo basta acessar o site oficial do Inmetro.

CONHEÇA OS CARROS MAIS ECONÔMICOS

Instituto Inmetro divulga lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular; Renault Clio segue

como o carro flex mais econômico

NOVO RENAULT CLIO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

5Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Polícia

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Na ultima quarta feira dia 28 de maio às 14h e 30min o corpo de bombei-ros de Papanduva, foi cha-mado para atender a uma ocorrência na localidade de Rio Guarani, interior de Papanduva, onde segundo informações do solicitante, uma pessoa do sexo mascu-

lino (A.R.) de 61 anos, foi encontrado caído no meio da roça. A guarnição dos bombeiros chegou ao local e constatou que o mesmo estava com ausência dos sinais vitais (em óbito). Em seguida foi comunicado a policia civil, para as medi-das cabíveis.

Grave acidente de veículos

O corpo de Bombeiros de Papanduva atendeu uma colisão frontal, no dia 23 de maio, às 10 horas e 30 minutos, na rodovia BR 116, no km 65, floresta envolvendo dois veículos, sendo: Uma pick up Frontier placas BEZ 2208 de Passo Fundo, que se encontrava na pista sentido sul, era conduzida

por Hélio Jorge Santhin, 46 anos, tendo como caronas Ronaldo Silveira de Paula 31 anos, Adriano Schaka-cht 45 anos e Francisco Portela Caetano 29 anos, os quais nada sofreram. O segundo veículo um Fiat Uno placas IVH-3203 de Vacaria/RS que se en-contrava no acostamento da rodovia sentido norte,

conduzido por Wilmar Moreira de Amorim de 31 anos, que se encontrava retido dentro do veículo, apresentando escoriações e contusões nos membros superiores, escoriações na face, estando consciente e orientado.

Após ser desencarcera-do do veículo, foi conduzi-do pela guarnição de bom-

beiros de Papanduva, ate o hospital São Sebastião, para atendimento medico. No uno viajava também Erikson Reis Silva Lima de 27 anos, que nada sofreu. Os danos materiais foram grandes, porem as pessoas não se machucaram devido ao uso do cinto de seguran-ça e do sistema de air bag dos dois veículos.

Reunião com o tema Segurança Pública ocorreu na Câmara de Vereadores

No dia 21 de maio aconteceu na Câmara de Vereadores de Papanduva uma reunião para tratar do assunto Segu-rança Publica. Estiveram presentes: Prefeito Municipal Sr. Dario Schicovski, Sub.Ten. Bacelar, representando a Polícia Militar, Dr. Gustavo Muniz Siqueira, Delegado de Policia Civil da Comarca de Papanduva, Dr. Carlos Vinicius Javorski, presidente do Conselho da Comunidade, Dr. Luiz Eduardo Saliba, procurador jurídico do Poder Legislativo Municipal, representando a Casa Legislativa, Dra. Aricleia Calixto Bordignon, representantes do CONSEG e público em geral.

Na reunião foram abordados inúmeros assuntos, um deles foi o reduzido número do efetivo da Polícia Militar em Papanduva, assunto já comentado na edição passada do Jornal A Semana, pelo Sub Tenente Bacellar, que citou que há apenas 11 Policiais Militares em nosso município, na proporção de 1 policial para cada 1.678 habitantes.

Confira na tabela abaixo a relação PM X hab, e notem como Papanduva é a pior cidade do Planalto Norte em número de Policiais Militares, e também perde feio para cidades próximas como Santa Cecília, que possui menos da metade do número de habitantes que Papanduva, mas que dispõe de efetivo da PM maior que Papanduva.

Cedida por Carlos Vinicius Javorski – Presidente do Conselho da Comunidade

Resta a nós Papanduvenses, esperar para que as medi-das cabíveis a este assunto sejam rapidamente resolvidas pelos órgãos competentes.

Habitantes em 2010 Território Efetivo Pm x Hab Pm x KmMafra 52912 1404,21 80 661 17,55Itaópolis 20301 1295,32 14 1450 92,52Monte Castelo 8346 561,73 10 835 56,17Papanduva 17928 759,83 11 1630 69,08

Curitibanos 37748 952,29 66 572 14,43Santa Cecília 7167 1145,32 13 551 88,10Ponte Alta do Norte 3303 400,97 9 367 44,55

Ocorrência com óbito

6 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Geral

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Karate é uma arte marcial que condiciona corpo mente e espírito, transformando o aluno em um cidadão de caráter o qual ficará prontamente preparado para situações de nosso cotidiano e de nossa sociedade. Os resultados de sua prática são conhe-cidos mundialmente por disciplina, condicionamento físico e mental, respiratório, muscular, psicomotor e de coordenação.

Um atleta de Karate pode iniciar sua prática com 5 a 6 anos e não tem limites de idade para sua prática tanto mulheres quanto homens.

Segundo Alberto, professor de Karate da Academia Sol Nas-cente, O Karate de Papanduva já esteve entre as três maiores equipes do estado em competições em anos anteriores. Nos anos de 2011 e 2012 Papanduva sediou as etapas do Cam-peonato Estadual de Karate, que foi elogiado pela Federação Catarinense de Karate e Fesporte pela organização do evento que recebeu mais de 400 atletas.

Alberto lamenta o projeto não ter sido levado adiante. “Atualmente encontra-se abandonado. Estamos aguardando há mais de um ano e meio a reativação do projeto de Karate Jovem Cidadão o qual foi classificado como projeto piloto em nossa região. No projeto, cerca de 60 crianças carentes da rede municipal praticavam o Karate e agora não mais por falta de apoio” - lamenta Alberto.

O Karate é um esporte assim como futebol e como tal po-demos transformá-lo em projeto social que atinja diretamente crianças carentes entre outros de nosso município, que ao invés de estarem fazendo coisas erradas e muitas vezes a mercê das drogas ou de prostituição, poderão estar fazendo o bem, preparando seu corpo, seu intelecto e melhorando sua vida familiar e social.

Nosso futuro está em nossas crianças, que queremos que sejam as melhores do mundo em educação, formação, saúde e caráter e só assim nossa sociedade será cada vez melhor. Karate: esporte e saúde.

Informativo - O professor Alberto após convocação estará representando Santa Catarina junto à seleção Catarinense no CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE ETAPA SUL, o qual será realizado em São Paulo entre os dias 6, 7 e 8 de junho de 2014, fazendo parte também da arbitragem do evento.

Equipe de Karate Papanduvense que já esteve entre as três maiores do Estado, atulamente encontra-se abandonada

Campeonato estadual de karate sediado com sucesso em Papanduva nos anos de 2011 e 2012

7Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Geral

Neste ultimo sábado dia 24 de maio aconteceu um delicioso café e troca de ideias, organiza-do pelo diretório do PP e Mulher Progressista de Papanduva. O evento foi um sucesso com grande participação.

Para falar sobre as mulheres em diversos segmentos a pro-fessora da UNC de Mafra Ângela Bauer. O evento contou também com a presença do Deputado Es-tadual Silvio Dreveck - PP e Luiz Henrique Saliba - Presidente do PP- Papanduva.

A equipe do Jornal A Semana esteve presente e conversou com Bernadete Wiliczinski – Representante do PP- Mulher de Papanduva que deu a seguinte

declaração: “Estar representando a classe feminina, me faz sentir uma intimidade e cumplicidade com todas as mulheres, por fazer parte desse universo. Já está mais do que na hora de juntas conquis-tarmos os mesmos direitos sala-riais, sociais, políticos, e abolir as desigualdades e descriminações. Sabemos que existem diferenças, e são inerentes a cada ser, são complementares, e valorizamos essas diferenças. A representa-ção feminina, na elaboração das políticas públicas, se faz funda-mental, para a defesa dos inte-resses que envolvem mulheres, crianças, jovens, família, moradia, dentre tantas outras envolvendo todos os cidadãos. Há muito

ainda a ser conquistado, ainda mais com a crescente posição da mulher como chefe de família, mas acredito que a ampliação da participação feminina começa dentro de um partido, com o en-volvimento direto nas campanhas eleitorais – com envolvimento mais perto e determinante, nos problemas da cidade para intervir em questões e problemas que afetam a vida da comunidade. Nosso muito obrigado a todas as amigas, que estiveram presentes no primeiro encontro e que o bate papo político faça parte do nosso dia a dia”. Finalizou Bernadete.

O Jornal A Semana esteve presente, e parabeniza todos os envolvidos, neste grande evento.

PP Mulher de Papanduva promove grandioso café e troca de ideias

8 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Espaço MulherFabiane [email protected]

LOJA KALVEST - TUDO EM Olá meninas!!! O espaço Mulher dessa semana foi

até a Loja Kalvest conferir o que há de mais moderno e lindo para aquecer os nossos pimpolhos nesse inverno.

A Loja Kalvest faz parte do comércio Papanduvense desde 1990, são 24 anos oferecendo o que há de melhor em moda masculina, feminina e infantil. Conversei com os proprietários da Kalvest: Maria Eclair Grein Bosse, Eloir Antonio Bosse e Keiti Micheli Bosse que me contaram que o segredo para se manter com sucesso há tantos anos no mercado é muita dedicação, variedade de produtos, sempre mantendo a qualidade e preço acessível a todos os "nichos" de clientes, e em especial o ótimo atendimen-to, que segundo os proprietários faz toda a diferença na hora da venda.

O assunto dessa semana é moda infantil. A Loja Kalvest desde a sua fundação trabalha com esse setor. Com o passar dos anos foi complementando cada vez mais e hoje conta com uma linha completa. A seção infantil da Loja Kalvest abrange desde o recém-nascido até o tamanho 18. Com linha completa em roupas, calçados, bolsas e acessórios (cintos, faixas para cabelo, boinas e toucas).

O friozinho chegou e com ele muitas promoções na Loja Kalvest. Lá você encontra tênis a partir de R$ 19,90, conjuntos para meninos e meninas a partir de R$ 19,90, moletons a partir de R$ 34,99. Molekinhas a partir de R$ 24,99, botas a partir de R$ 39,90. Não dá para perder. Corra para Kalvest e deixe seu pimpolho aquecido e muito bem vestido.

Beijos e até a próxima semana! =D

Rua Pedro Povaluk, 601

9Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Fabiane [email protected]ço Mulher

MODA INFANTIL

3553-2542 | 3653-1111

10 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Social

Aniversariantes AS27/05 - Abraão Antunes, Zélia Silva, Arildo Ramos, Djalma

Pietruka e Silmara Hunka.28/05 - Natalize Vense, Lucas Frederico, Tatiane Pivovar e

Daniela Michalovicz.29/05 - Aline Farias Bueno e Luiz Tabalipa.30/05 - Antônio Kessin, Hector Hayato Miyajima Kucarz,

Jacirene Greim, Dejanira Baruffi, Marcos Elias e Luana Salvi.31/05 - Marli Hendges e Marcia de Lima.01/06 - Simone Huink, Claudia Ferens, Ingrid Daiane,

Adriano Gochinski, Gislaine Minikovski e Milena S. Carvalho

ANTÔNIO KESSIN30 de maio. Data mais que especial para o Sr Antônio Kessin que completou 75 anos. Dia de ficar alegre por tudo o que você alcançou e superou, e por tudo o que Deus ainda lhe reserva! Feliz An-iversário! Homenagem de suas filhas, genros, netas e neto.

RENAN FERENSDia 26 de maio Renan Ferens comemorou idade nova. Que a sua vida seja repleta de emoções, alegrias e con-quistas. Feliz Aniversário! Desejos de sua família, amigos e jornal A Semana.

CASAMENTO DE ALINE E JUNIOR GRALICKDia 24 de maio aconteceu o enlace matrimonial de Aline e Junior Gralick. A equipe A Bodega da Moda e Jornal A Semana desejam ao casal que sejam felizes eternamente, e que a caminhada que se inicia, seja repleta de amor, paz e alegrias. Felicidades!

RAFAELA DUVOISIN DE OLIVEIRAParabéns Rafaela!!! Dia 26 de maio foi seu aniversario. Que você alcance os sonhos mais lindos para a sua vida, e que Deus te abençoe hoje e sempre. De-sejos de seus padrinhos Fabiane Vatraz e Luiz Henrique Saliba Filho.

NOIVADO DE ÉVELIN E LEANDRO NUNESDia 04 de maio foi um dia muito espe-cial. O casal Évelin Fernanda K. da Rosa e Leandro Nunes noivaram! Que Deus possa abençoá-los e ajudá-los a conqui-star novos dias, novos sonhos, sempre de mãos dadas e de corações unidos. Felicidades! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

NATALIZE VENSE28 de maio Natalize Vense completou idade nova. Passam-se os anos, apagam-se mais velas, mas ficam maiores os bolos e melhores os amigos. Tudo isso porque você existe e merece. Feliz aniversário! É o que deseja o Jornal A Semana, familiares e amigos.

HECTOR HAYATO MIYAJIMA KUCARZDia 30 de maio Hector Hayato Miyajima Kucarz completou 3 aninhos. Que Deus te proteja e te conceda só alegrias e que este seja um dia mágico e cheio de surpresas. Você merece tudo de bom. Felicidades! É o que desejam seus pais, familiares, amigos e Jornal A Semana.

SOCIAL PET

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estima-ção. Vejam que coisa mais fofa o filhotinho de Pastor Alemão da amiga Taina Fabiola de Paula. Uma graça! Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

11Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Esporte Luane [email protected]

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL 2014

Na categoria veteranos, já podemos prestigiar jogos pela semi- final do campeonato. Equipes como Center Collor, Castelense, Vidraçaria Furtado, e Planeta Couro seguem firmes e competem por uma vaga na grande final. A categoria principal esta a todo vapor. Não tem melhor e nem pior, todos lutando para chegar ao topo.

INICIO DA 2ª FASE

VETERANOS E PRINCIPALDATA: 21/05/14 - QUARTA FEIRA (19ª RODADA) 19:15 POUSADA /PRATINHA 07 X 04 LOJÃO ECONOMIA/GREIM P M/M JG-0120:15 CVP/TECNOART 02 X 06 CENTER COLLOR V M/M JG-0221:15 SQUADRA/ALFA 03 X 08 LOJAS SIM P M/M JG-03

DATA: 23/05/14 - SEXTA FEIRA (20ª RODADA) 19:15 VILA REAL – MAFRA 01 X 15 CENTER C./M.JUV./COEIO L.CAR P M/M JG-0420:15 PEGA FOGO/P.COURO 06 X 05 TECNOART/ELLO SOM P M/M JG-0521:15 SANTOS CAMPO ALEGRE 04 X 07 REAL MADRID/ MAFRA P M/M JG-0622:00 AMIGÃO TERRAPLANAG. 06 X 05 S.E.UNIDOS COPO P M/M JG 07

DATA: 24/05/14 - SABADO (21ª RODADA)19:15 AGRICOL /A.QUARTA 07 X 09 CASTELENSE V M/M JG 0820:15 A.P.KASTELLY/F.VIDA/ZOO LOT. 06 X 04 SHAKHTAR P M/M JG 09

DATA: 26/05/14 - SEGUNDA FEIRA (22ª RODADA) 19:15 COLORADO 01 X 08 VIDRAÇ. FURTADO V M/M JG 1020:15 AMIGOS DO XV 07 X 06 RODEIOZINHO P M/M JG 1121:15 SANTA CECILIA 06 X 07 PLANETA COURO V M/M JG 12

INICIO DA 3ª FASE

VETERANOS E PRINCIPALDATA: 28/05/14 - QUARTA FEIRA(23ª RODADA) 20:15 POUSADA /PRATINHA X REAL MADRID P M/M JG 1321:15 A.P.KASTELLY/F.VIDA/ZOO LOT. X VENCEDOR JOGO 11 P M/M JG 14

DATA: 30/05/14 –SEXTA FEIRA(24ª RODADA) 20:15 LOJAS SIM X AMIGÃO TERRAPLANAG. P M/M JG 1521:15 CENTER C./M.JUVENTO/COEIO L.CAR X PEGA FOGO/P.COURO P M/M JG 16

*** SEMI FINAL – VETERANOS ***DATA: 02/06/14 –SEGUNDA FEIRA(25ª RODADA) 20:15 CENTER COLLOR X CASTELENSE V S/F JG 1721:15 VIDRAÇ. FURTADO X PLANETA COURO V S/F JG 18

*** SEMI FINAL – PRINCIPAL ***DATA: 04/06/14 –QUARTA FEIRA(26ª RODADA) 19:15 PERDEDOR JOGO 17 X PERDEDOR JOGO 18 V 3º/4º JG 1920:15 VENCEDOR JOGO 13 X VENCEDOR JOGO 14 P S/F JG 2021:15 VENCEDOR JOGO 15 X VENCEDOR JOGO 16 P S/F JG 21

*** FINAL – VETERANOS E PRINCIPAL ***DATA: 06/06/14 –SEXTA FEIRA(27ª RODADA) 19:15 PERDEDOR JOGO 20 X PERDEDOR JOGO 21 P 3º/4º JG 2220:15 VENCEDOR JOGO 17 X VENCEDOR JOGO 18 V FINAL JG 2321:15 VENCEDOR JOGO 20 X VENCEDOR JOGO 21 P FINAL JG 24

CAMPEONATO MUNICIPAL DO INTERIOR 2014

DATA:24/05/2014 (2ª RODADA) – LOCAL PRATINHA13:00 SÃO JOSE - GUARANI 02 X 02 S.E.PINHAL A14:00 V.Q.T.PEGO - GUARANI 01 X 00 PASSO RUIM A15:00 SÃO TOMAZ 01 X 01 QUEIMADOS B16:00 PRATINHA 01 X 02 RODEIOZINHO B

DATA: 24/05/2014 (2ª RODADA) LOCAL: GRAMADOS 13:00 LAGEADO 01 X 04 SALTO IRAPUTÃ D14:00 NOVA CULTURA 02 X 04 AJAX C15:00 SÃO JOSE – STA TER 02 X 00 GREMIO SÃOJOAO D16:00 GRAMADOS 02 X 03 RIO DAS PEDRAS C

DATA:31/05/2014 (3ª RODADA) LOCAL RODEIOZINHO13:00 V.Q.T. PEGO-GUARANI X SÃO JOSE- GUARANI A14:00 PASSO RUIM X S.E.PINHAL A15:00 PRATINHA X QUEIMADOS B16:00 SÃO TOMAZ X RODEIOZINHO B

DATA: 31/05/2014 (3ª RODADALOCAL SÃO JOÃO DO MIRADOR

13:00 SÃO JOSE – STA TER X LAGEADO D14:00 NOVA CULTURA X RIO DAS PEDRAS C15:00 AJAX X GRAMADOS C16:00 GREMIO SÃO JOAO X SALTO IRAPUTÃ D

DIA DO DESAFIO- PAPANDUVA

II TAÇA ECOBIER 2014 – ITAIOPOLIS

Realizou- se neste úl-timo domingo (25), as se-mifinais e finais da II Taça Ecobier de Futebol Socity na cidade de Itaiópolis.

As meninas do time Deportivo da nossa ci-dade, conquistaram a 3ª

colocação na competição, que contou com times da região como, Águia de Rio Negrinho, Ferromax de Rio Negro, Agroleão e Distrito ambos da cidade de Itaiópolis.

Papanduva seguiu fir-

me na competição reali-zando jogos de qualidade, que levaram o time a terceira colocação, ficou atrás dos times, Águia 1º colocado e Ferromax 2º co-locado. O time do Agroleão em 4º e o time do Destrito

na 5ª colocação. Além da 3ª colocação

o time também conquistou medalha de artilheira da competição.

Parabéns as meninas do Esporte Clube Depor-tivo.

A abertura oficial do Dia Do Desafio em Papanduva se deu, em frente à prefei-tura municipal, e contou aproximadamente com 300 pessoas, dentre elas alunos da escola Walmir L. Senna e Alinor Vieira Corte além de funcionários públicos.

O Dia Mundial do Desa-fio 2014 mobilizou várias pessoas, que pararam por minutinhos para fazer algum tipo de atividade fí-sica. Escolas, creches, lojas, hospital, SUS, APAE, todos estão de parabéns pela sua participação.

12 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Talentos de nossa Terra Por Angela Kohler

O Talentos da Nossa Terra desta semana mostra o artesanato como base de demonstração de sen-sibilidade e criatividade. Nosso talento é RITA NO-EMIA ARNHOLD, casada com Simão Kraivski, tem 2 filhos e uma neta linda. Rita faz belos artesanatos desde os 15 anos de idade, quando o talento aflorou e com paciência e dedicação começou a produção de lindas pinturas e crochês. Hoje, além de pinturas em

tecidos, quadros e crochês, Rita faz também belíssimas aplicações de pedras em chinelos deixando-os mara-vilhosos e cheios de estilo.

Para Rita, ter amor na-quilo que faz, reflete em beleza e sucesso em seu trabalho. Dedicar seu tem-po em aprender, pesquisar e procurar melhorar sempre suas técnicas é muito im-portante. Buscar fontes de inspiração para deixar seu trabalho mais estimulante e assim poder realizar lindas peças. Assim trabalha Rita,

sempre empenhada em criar o mais belo trabalho a cada dia.

Se você quer deixar sua casa ou local de trabalho ainda mais bonito com estes lindos e criativos artesana-tos entre em contato com a Rita pelo telefone (47) 9154-4580 ou pelo Face-book Rita Arnhold.

E você que quer ver seu talento aqui no Jornal A Semana, entre em contato conosco pelo e mail [email protected] ou pelo Facebook A Semana.

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha,

01 sala, 01 banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comer-cial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa mista com 01 suíte, 01 quarto, sala e cozinha con-jugados, 01 sala de tv, 01 banheiro, lavanderia, 01 edícula em alvenaria com 01 quarto, sala e cozinha conjugados e banheiro, terreno com 625m2, com 3 lados murados, sito à Rua Paulino F. de Melo, 67, bairro São Cristóvão. Valor R$ 120.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de

Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugê-nio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 600 m2, sito à Rua: Paulino F. de Melo, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 90.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 55.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 105.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 97.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 409m2, sito à Rua Nereu Ramos Esquina com Rua: Alfredo Lopes, frente para o asfalto. Valor R$ 120.000,00.

- Terreno urbano medindo 549m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor 85.000,00

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo

Lopes, Centro. Valor R$ 85.000,00- Terreno Rural com 23 alqueires, com reserva legal,

reflorestado com pinus taeda e heliot, eucaliptos dun-nes, grands e saligno, sito na Colônia Becker. Valor R$ 800.000,00.

-Terreno Rural com 05 alqueires, sendo bom para criação de gado ou reflorestamento, na Estrada São Tomaz à Guarani. Valor R$ 110.000,00.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de conser-

vação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas espor-tivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

VENDIDOVENDIDO

VENDIDO

“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir”.

Mary Lou Cook

13Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Dra. Aricleia A. R. Calixto Bordignon

Advogada OAB/SC 31.424

Espaço Jurídico

Sancionada em 02 de junho de 1992 a Lei de improbidade administrativa é um grande marco para a sociedade brasileira, nesse mês ela completa 22 anos de exis-tência. A legislação em comento dispõem sobre sanções aplicáveis no caso de en-riquecimento ilícito de agentes públicos no exercício do mandato, cargo, emprego ou função, seja da administração pública direta ou indireta.

A Constituição Federal em seu artigo 37,§ 4º preconiza que ocorrendo os atos de improbidade estes importarão na suspensão dos direitos políticos, perda da função pública a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em Lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

A Lei de improbidade foi criada para regulamentar o comando constitucional. A LIA também como é chamada a Lei de Improbidade afirma que são atos de im-probidade aqueles praticados por agente público, servidor ou não, contra a admi-nistração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes.

De forma sucinta, percebe-se que agen-te público é toda pessoa física que presta serviços ao Estado, remuneradamente ou gratuitamente, permanentemente ou transitoriamente, politicamente ou admi-nistrativamente.

Na LIA, os atos que configuram im-probidade são aqueles que importem no recebimento de qualquer vantagem econômica direta ou indiretamente, su-perfaturamento, enriquecimento ilícito, em lesão aos cofres públicos e pela prática de qualquer ação ou omissão dolosa ou cul-posa que viole os deveres da honestidade, imparcialidade, legalidade , moralidade e lealdade as instituições.

Entre as penas previstas estão: perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente; multa civil, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por pessoa jurí-dica da qual seja sócio majoritário.

Assim resume-se, que o ato de impro-bidade administrativa é toda aquela ação praticada por agente público, contrário a moral, a Lei e aos bons costumes.

Vale lembrar que qualquer pessoa po-derá representar a autoridade administra-

tiva competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade, sendo que a re-presentação deverá ser reduzida a termo, senão vier já escrita.

O Ministério Público e o Tribunal ou Conselho de Contas tomará ciência da instauração do procedimento que visa apurar os atos de improbidade por parte da comissão processante (artigo 15 “ca-put”), o MP e o Tribunal ou Conselho de Contas poderá indicar um agente para que acompanhe o desenrolar do procedimento (parágrafo único do art. 15). E havendo in-dícios de responsabilidade o MP requererá ao juiz que tome as providências cabíveis (artigo 16).

Enquanto o artigo 17 da Lei de Impro-bidade Administrativa declara que a ação principal será proposta pelo MP ou pela pessoa jurídica interessada.

Contata-se que, após duas décadas de existência, a Lei de improbidade muito tem contribuído para o aperfeiçoamento do trato com a coisa pública, é certo que existes pontos controvertidos, porém a referida Lei permite coibir e punir as condutas que vão contra a boa administração, situação que representa grande avanço e que per-mite responsabilizar os agentes públicos e eventualmente também terceiros bene-ficiários que agem em desconformidade com os preceitos da administração pública.

Breve Comentário sobre a Lei de Improbidade Administrativa

Saúde

Laís Caroline FuckPsicóloga

CRP 12/12603

SUPERPROTEÇÃO E FALTA DE LIMITES: UM ALERTA AOS PAIS

A família é a matriz da aprendizagem humana, é o primeiro ambiente de socialização do ser huma-no, influenciando deste modo no comportamento do indivíduo, incidindo na personalidade e na inser-ção no mundo social e do trabalho. Portanto, se os pais super protegem seu filho, somado a falta do estabelecimento de limites na educação do mesmo, eles estarão gerando adul-tos frustrados, inseguros, ansiosos e além de tudo, infelizes, pois, repercutirá no desenvolvimento huma-no e consequentemente no ambiente escolar. Isso se dá pelo fato de não encon-trarem em sua família, pais que lhes ensinassem a solu-cionar conflitos, controlar suas emoções e aprender a lidar com as diversidades e adversidades da vida.

Existem dois lados a serem considerados em relação à superproteção de pais que vivenciaram uma educação exageradamente rígida e punitiva. O primeiro é de não quererem que os filhos “sofram o que sofre-ram”, e acabam por projetar nos mesmos a infância/ado-lescência que gostariam de ter desfrutado, tirando-lhes a referência paterna/mater-na. Agregado a este fato há ainda a questão do não esta-belecimento de limites, em que os filhos não aprendem sobre regras, como também a lidarem com frustrações. Entretanto, se a família não impuser limites adequados, a sociedade acaba impondo--os, pois não houve essa experiência na infância; momento adequado para tal aprendizagem e sentimento serem vivenciados, gerando assim, frustração na fase adulta.

Do outro lado pode

gerar pais que acabam por reproduzir a violência sofri-da (reprodução de conduta violadora de direitos). O que pode provocar em seus filhos comportamentos de insegurança, dificuldades de estabelecer e manter vínculos com outras crian-ças, além de problemas de risco social na escola e na vida adulta.

Os novos arranjos fami-liares, também chamados de famílias contemporâneas, através da ascensão da mu-lher no mercado de trabalho, o consumismo exacerbado, a substituição do “SER” pelo “TER”, dentre outras trans-formações sociais incidem de maneira significativa no desenvolvimento humano. A culpabilização dos pais por não desfrutarem de tempo maior em companhia dos filhos, acaba fazendo com que muitos compensem o tempo dedicado ao trabalho, por meio de presentes no momento em que deveriam dizer NÃO!

Os pais não conseguem dizer não, porque cotidia-namente são sugados ao máximo em seu ambiente de trabalho. Quando chegam em casa não conseguem de-dicar tempo aos filhos devi-

do ao cansaço, mas os filhos pedem atenção, nem que seja por meio de “pirraça”, e os pais ameaçam. Ameaçam e não cumprem, são venci-dos pelo cansaço ou perdem a paciência e descontam os entraves naqueles que só querem carinho, proteção e atenção!

Após a agressão vem a culpa e o arrependimento! E o que os pais fazem com isto? Ficam mais permissi-vos e por não conseguirem dizer não e sustentarem suas advertências acabam premiando seu filho pelo “mau” comportamento. Atos que acarretam conse-quências nocivas ao desen-volvimento humano, visto que as regras existem (e as crianças tem conhecimento disto). A criança aprende com isto que regras não são respeitadas, que violência faz parte da vida, que podem manipular os pais a partir da culpa dos mesmos, e por aí afora. O que incide de manei-ra significativa na formação da personalidade desta criança, principalmente no que se refere à instabilidade e insegurança. Afinal, onde está a referência parental de segurança, para a formação de um adulto feliz e seguro?

14 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Agricultura

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

A Epagri de Monte Castelo promoveu no dia 14 de maio o I Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Ca-tarinense, no auditório da Cooperpomares em Monte Castelo - SC.

Este seminário teve como objetivo mostrar o potencial que a região do Planalto Norte Cata-rinense demonstra para a produção de frutas e

também uma oportuni-dade de diversificação e alternativa de renda para a agricultura familiar.

Participaram do even-to em torno de 100 pes-soas entre produtores, estudantes e técnicos de empresas ligadas ao setor da fruticultura.

Fonte: Eng. Agrônomo Josinei Antonio

Tissi /Epagri/Monte Castelo

SEMINÁRIO REGIONAL DE FRUTICULTURA DO PLANALTO NORTE É REALIZADO EM MONTE CASTELO

EPAGRI INICIA OS TRABALHOS PARA A IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) DA ERVA-MATE

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Papanduva no dia 22 de maio, reunião para divulgação do projeto “Ações de apoio à estrutura-ção da Indicação Geográfica Planalto Norte Catarinense para produtos da erva--mate” ou simplesmente IG da Erva-mate.

O projeto foi apresenta-do pelo Técnico da Epagri, o engenheiro agrônomo Gilberto Neppel.

A erva-mate é planta que tem origem na região do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná. Também pode ser cultivada nos cli-mas do sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no Rio Grande e Paraguai, mas é na nossa região que ocorre com maior frequência e de onde é considerada “nativa”.

Acreditando no poten-cial da planta, a Epagri vem trabalhando com foco na cultura já há mais de uma década e agora com aporte financeiro do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de parceria firma-da em convênio, busca a certificação dos produtos e derivados da planta com o apelo de Identificação Geográfica – IG.

No convênio estão pac-tuadas ações de sensibi-lização e mobilização de

lideranças regionais para o projeto. O técnico da Epagri que coordena o projeto, o engenheiro agrônomo Gil-berto Neppel, dá ênfase ao caráter de desenvolvimento regional do projeto. Neppel faz questão de frisar que não é só a cadeia produ-tiva da erva-mate que vai ganhar com esta IG, mas diversos setores poderão se beneficiar, a exemplo do que ocorre na região da Serra Gaúcha, onde se tem a primeira IG do Brasil, no Vale dos Vinhedos, o setor do turismo aparece como grande protagonista do desenvolvimento ao lado da cadeia do vinho.

O projeto está numa fase

inicial ainda, mas várias ações estão em andamen-to, pontua Neppel, citando ações da empresa nos tra-balhos relacionados com a obtenção de documentos que comprovam a tradição e história ervateira da re-gião, nas ações de caráter cientifico que darão suporte à delimitação geográfica da região contemplada e principalmente das ações de fortalecimento e organi-zação dos atores envolvidos diretamente e indiretamen-te com a cadeia produtiva, além da sensibilização e mobilização que está ocor-rendo na forma de reuniões com lideranças de todos os municípios da região.

Nesta etapa ocorrem reuniões em todos os mu-nicípios do Planalto Norte e dessas reuniões são tirados representantes que farão parte de um fórum regional que está sendo formado e deve passar a se reunir já no mês de julho para liderar as ações previstas no convênio. Além de Pa-panduva seguem no mês de junho reuniões nos demais municípios.

Segundo Neppel, há pre-visão de Seminários, viagens para as regiões de algumas IGs, mobilizações junto aos parceiros como prefeituras, secretarias, universidades, empresas e várias outras instituições organizadas que tem interesse no desen-volvimento da região.

Participaram da reunião Mario Célio Correia - Ex-tensionista da Epagri de Papanduva ,Francisco Paulo Chaimsohn - Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná , Ednilson Pereira Gomes –Técnico Agrícola Polo Regional de Ponta Grossa, a vereadora Djana Matioski, Miguel Iankoski- Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Papanduva, Secretario da Agricultura de Papanduva Sidnei Ziezcowski e produ-tores de erva-mate de nosso município.

15Papanduva (SC), 31 de maio de 2014

Geral

Uma grande benção, esta é a definição para este momento na vida de Abraão Antunes. Ele que já partici-pou do Talentos da Nossa Terra do Jornal A Semana e

que com seu amigo Rafael venceu o Festival Canta Papanduva deste ano.

Abraão Antunes parti-cipou da gravação do DVD CRISTO É O REI DE TODA A

TERRA da Banda Ministério Chabod - Peso da Glória de Deus. Ele recebeu o convite do Pastor Davy Maia da cidade de São Paulo.

Abraão Antunes esteve na Primeira Igreja Batista da Lapa em São Paulo, dia 25 de junho do ano passado para a gravação deste DVD onde fez uma brilhante par-ticipação tocando violão. E depois de algum tempo aguardando, o grande mo-mento chegou: Será rea-lizado no dia 03 de junho um Culto de Lançamento do DVD – Cristo é o Rei de Toda Terra em São Paulo na Igreja Batista.

O jornal A Semana pa-rabeniza Abraão Antunes que mais uma vez se des-taca com muito talento e sucesso.

ABRAÃO ANTUNES PARTICIPA DE GRAVAÇÃO DE DVD EM SÃO PAULO

16 Papanduva (SC), 31 de maio de 2014