Aspectos Naturais Europa

26
CAPITULO I

description

Geografia fisica da Europa

Transcript of Aspectos Naturais Europa

Page 1: Aspectos Naturais  Europa

CAPITULO I

Page 2: Aspectos Naturais  Europa
Page 3: Aspectos Naturais  Europa

Europa na Eurásia A Europa não é um continente,como muitos pensam, mas uma grande península.

Localizada Na porção ocidental ( oeste) da Eurásia, o maior bloco de terras emersas de nosso planeta, que inclui também a Ásia. A divisão da Eurásia em Europa e Ásia, como

se fossem dois continentes isolados, é feita para facilitar o aprendizado e pode ser explicada por diferenças histórico-culturais existentes entre europeus e asiáticos

Península – Palavra composta dos

termos em latim paene (quase)

insula ( ilha)

Page 4: Aspectos Naturais  Europa

A Europa está totalmente situada ao norte da linha imaginária do Círculo do Equador – portanto no Hemisfério Norte- é quase totalmente a leste do Meridiano de Greenwich – desse modo quase toda no Hemisfério Oriental. A Europa também é atravessada pela linha imaginária do Círculo Polar Ártico, o que determina que a maior parte desse continente se localize na zona temperada do Hemisfério Norte e a menor parte na zona glacial ártica

Page 5: Aspectos Naturais  Europa

O litoral do continente europeu é extenso e bastante recortado, contém um grande números de mares, golfos, penínsulas, fiordes e outros acidentes geográficos.

Facilita a construção de portos, favorecendo a utilização do transporte marítimo.

Ao norte, em razão dos clima frios, parte do Atlântico e do Ártico congelam-se no inverno, dificultando a navegação.

A Rússia é um dos países mais afetados pelas baixas temperaturas as saídas por mar para o Atlântico. As únicas com as quais pode contar, ficam congeladas durante parte do inverno.

Mares europeus mais importantes: Mediterrâneo, Negro, Adriático, do Norte, Báltico, da Noruega, Egeu e Cáspio.

Page 6: Aspectos Naturais  Europa

Dentre as várias penínsulas, destacam-se:

• a Escandinava, onde se localizam a Noruega e a Suécia;

• a Jutlândia, onde se situa a Dinamarca;

• a Ibérica, constituída pela Espanha e por Portugal;

• a Itálica, onde se localiza a Itália;

• a Balcânia ou dos Bálcãs, constituída por Bulgária, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro, Macedônia, Turquia (parte europeia), Grécia e Albânia.

Ilhas e arquipélagos:

• no oceano Atlântico, o arquipélago Britânico, cujas maiores ilhas são a Grã-Bretanha e a Irlanda, o arquipélago dos Açores e a ilha da Islândia;

• no mar Mediterrâneo, as ilhas Baleares, da Sardenha, Sicília, Córsega e de Creta;

• no mar Egeu, o arquipélago Grego.

Page 7: Aspectos Naturais  Europa

Litoral Europeu

Page 8: Aspectos Naturais  Europa

Fiordes

• Grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas

Page 9: Aspectos Naturais  Europa

EstreitoCanal de Água (Oceanos e Mares) que

separam duas massas de Terra.

Page 10: Aspectos Naturais  Europa

Estreito de Gibraltar

O estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes – Europa e África. Ao norte, encontram-se a Espanha e o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao sul, Marrocos e Ceuta, enclave espanhol no norte de África.

Page 11: Aspectos Naturais  Europa

Você Sabia...A Europa possui micronações menores que Cariacica que possui 279,98 km2?

Mônaco ( 1,95 km2) Vaticano (0,44 km2) Liechtenstein ( 160 km2)

O Brasil possui o maior município do Mundo- Altamira-PA(159.695,938 km2)

Mas...

Page 12: Aspectos Naturais  Europa

Monâco e Vaticano

Page 13: Aspectos Naturais  Europa

...A Limitação territorial dos países europeus não impediu a formação de grandes potências econômicas no continente,

como Alemanha, França, Itália e Reino Unido, que integram o G7: fórum anual de debates, que reúne o representante político

das 7 maiores potências econômicas do mundo mais Rússia.

Eurotrem – Cúpula do G-8 Euro

Page 14: Aspectos Naturais  Europa

Grandes Construções da Europa

Ponte Vasco a Gama – Portugal – 5ª Maior do Mundo

Page 15: Aspectos Naturais  Europa

Museu de Barcelona -Espanha

Page 16: Aspectos Naturais  Europa

Fique sabendo - EurotúnelEm dezembro de 1990, 51 metros abaixo da superfície do canal da Mancha, operários ingleses e franceses concluíram a abertura do primeiro dos três túneis previstos no projeto que liga Inglaterra à França.

A idéia original da ligação entre os países foi do engenheiro francês Albert Mathieu, apresentada a Napoleão Bonaparte no século XIX,foi inaugurado em 6 de maio de 1994

Fonte: Nova Ciência , n. 21, 1994/ Agência DW-World.

Disponível em: www.dw-world.de/dw/article - acesso em 13/abr./2005.

Page 17: Aspectos Naturais  Europa

O que aprendemos?

Qual a localização do continente europeu, considerando a principais coordenadas geográficas, os hemisférios, a zona térmica e os oceanos?

LOCALIZADA TOTALMENTE NO HEMISFÉRIO NORTE (BOREAL/SETENTRIONAL) LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O EQUADOR

E NA MAIOR PARTE NO HEMISFÉRIO ORIENTAL E MENOR PARTE NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MERIDIANO DE GREENWICH.

Que formações naturais determinam os limites do continente a leste?

NORTE: OCEANO GLACIAL ÁRTICO. SUL: MAR MEDITERRÂNEO E NEGRO. LESTE: MONTES URAIS/ RIO URAL/ MAR CÁSPIO. OESTE: OCEANO ATLÂNTICO.

Page 18: Aspectos Naturais  Europa

CAPITULO I

Page 19: Aspectos Naturais  Europa

Europa- Relevo A Europa é um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada

com outros continente.Em termos de relevo, podemos considerar que existem três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas.Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Européia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia.

Os planaltos localizam-se no interior da Europa, principalmente a Sul da Grande Planície Européia. Nesta zona planáltica destacam-se alguns relevos muito antigos de formas arredondadas e pouco elevados (com altitudes inferiores a 2.000 metros)

As montanhas mais jovens localizam-se sobretudo no sul da Europa. São montanhas de altitude elevada (superior a 2.500 metros) e apresentam declives muito acentuados.

Page 20: Aspectos Naturais  Europa
Page 21: Aspectos Naturais  Europa

Dobramentos Modernos Entre os dobramentos modernos e europeus,

destacam-se: Os Pirineus Os Alpes Apeninos, Cárpatos Cáucaso.

Page 22: Aspectos Naturais  Europa

Questão de Prova

O que são dobramentos modernos?

Conjuntos montanhosos de grande porte originados de processos geológicos da era Cenozóica.Nesses conjuntos montanhosos há intensa atividade vulcânica e sísmica, resultado de eles estarem situados em áreas de contato entre placas continentais ou tectônicas que constituem a litosfera

Page 23: Aspectos Naturais  Europa
Page 24: Aspectos Naturais  Europa

• Se comparados aos rios tropicais, não há, na Europa, rios muito extensos nem de grande volume de água. Apesar disso, os cursos fluviais são muito aproveitados como vias de comunicação e fontes produtores de energia.

• A Europa apresenta uma grande quantidade de rios, que deságuam ora diretamente no oceano, ora em lagos, mares ou outros rios. Desse emaranhado fluvial, destacam-se as bacias:

• Do rio Reno, que nasce na Suíça, serve de fronteira entre a França e a Alemanha, onde banha uma das regiões mais industrializadas de toda a Europa, e deságua nos Países Baixos (porto de Roterdã). Por ser largamente utilizado na navegação, o Reno interliga-se a outros rios através de canais.

Page 25: Aspectos Naturais  Europa

• o rio Danúbio, que nasce no maciço da Floresta Negra, na Alemanha, drena importantes rios do centro-sul europeu e deságua no Mar Negro. Além da Alemanha, banha os seguintes países: Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Bulgária, Romênia e Ucrânia.

• O rio Volga, o maior rio europeu, cuja nascente se localiza nas planalto de Valdai, na Rússia, drenando muitos afluentes até deságuar no Mar Cáspio.

• Merecem menção ainda, por passarem em capitais ou cidades importantes da Europa, os rios Tâmisa, Elba, Mosela, Vístula, Sena, Loire,entre outros.

Page 26: Aspectos Naturais  Europa

Problemas Ambientais Decorrentes do Crescimento Urbano

• Um problema que a Europa vive com intensidade crescente é a poluição. A intensa atividade industrial associada à alta ocupação do espaço resultam em agressões ambientais graves, mesmo com a implantação de medidas de prevenção.

• A poluição atmosférica alcança níveis inquietantes nas principais cidades da Europa, onde o número de automóveis em circulação é cada vez maior. Paralelamente, a agricultura européia também não está livre dos efeitos danosos da chuva ácida, inseticidas, fungicidas e herbicidas.