Assédio Moral

2
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo- argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema O assédio moral no ambiente de trabalho, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista. TEXTO I “(...) Eles não vêem também o clima em que você trabalha. Uma coisa é a pessoa que fica andando na sala falando: “Vamos baixar o tempo, vamos baixar o tempo”, outra coisa é você que está atendendo. Eles não vêem que atender é diferente. E ainda eles querem que você atenda com qualidade, que você fale seu nome de um jeito que o cliente entenda, porque teve amigas minhas que já levaram advertência porque a monitoração (escuta) disse que os clientes não entendiam os nomes delas. Eu voltei de férias faz duas semanas! Eu falei que eu não ia chorar. Lá é muito estressante. Por exemplo, eu tive uma dúvida no meu atendimento e fui pedir auxílio para a minha supervisora e sabe como ela me respondeu? “Kelly, o seu TMO (tempo médio operacional) está altíssimo!”. E o nosso tempo médio de atendimento é de 29 segundos, eu estava em 35 segundos. Que para eles é um absurdo.” ANTUNES, R. (ORG.) RIQUEZA E MISÉRIA DO TRABALHO NO BRASIL. Boitempo editorial. TEXTO II O assédio moral ocorre quando o trabalhador é submetido a situações, repetitivas ou sistematizadas, de humilhação, degradação, vexatórias, hostis, vulgares ou agressivas no ambiente de trabalho. São exemplos de condutas que, reiteradas, caracterizam o dano moral: gritar, xingar, apelidar, contar piadas para denegrir, ridicularizar e humilhar, ordenar realização de tarefas impossíveis ou incompatíveis com a capacidade profissional, repetir críticas e comentários improcedentes ou que subestimem os esforços do empregado, isolar a pessoa no corredor ou em sala, entre outros. TEXTO III

description

Anotações sobre o tema assédio moral. Construção de dissertação.

Transcript of Assédio Moral

Page 1: Assédio Moral

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema O assédio moral no ambiente de trabalho, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I

“(...) Eles não vêem também o clima em que você trabalha. Uma coisa é a pessoa que fica andando na sala falando: “Vamos baixar o tempo, vamos baixar o tempo”, outra coisa é você que está atendendo. Eles não vêem que atender é diferente. E ainda eles querem que você atenda com qualidade, que você fale seu nome de um jeito que o cliente entenda, porque teve amigas minhas que já levaram advertência porque a monitoração (escuta) disse que os clientes não entendiam os nomes delas. Eu voltei de férias faz duas semanas! Eu falei que eu não ia chorar. Lá é muito estressante. Por exemplo, eu tive uma dúvida no meu atendimento e fui pedir auxílio para a minha supervisora e sabe como ela me respondeu? “Kelly, o seu TMO (tempo médio operacional) está altíssimo!”. E o nosso tempo médio de atendimento é de 29 segundos, eu estava em 35 segundos. Que para eles é um absurdo.”

ANTUNES, R. (ORG.) RIQUEZA E MISÉRIA DO TRABALHO NO BRASIL. Boitempo editorial.

TEXTO II

O assédio moral ocorre quando o trabalhador é submetido a situações, repetitivas ou sistematizadas, de humilhação, degradação, vexatórias, hostis, vulgares ou agressivas no ambiente de trabalho.

São exemplos de condutas que, reiteradas, caracterizam o dano moral: gritar, xingar, apelidar, contar piadas para denegrir, ridicularizar e humilhar, ordenar realização de tarefas impossíveis ou incompatíveis com a capacidade profissional, repetir críticas e comentários improcedentes ou que subestimem os esforços do empregado, isolar a pessoa no corredor ou em sala, entre outros.

TEXTO III

www.bancariosrio.org.br. Acesso em: 26/08/2015