Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria...

14
ASTROBIOLOGIA Integrantes: Christofer Andriotti e Fabiane Nunes.

Transcript of Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria...

Page 1: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

ASTROBIOLOGIA

Integrantes: Christofer Andriotti e Fabiane Nunes.

Page 2: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Astrobiologia Arcaica

A astrobiologia na antiguidade:

• A maioria das perguntas propostas pela astrobiologia não é nova e

acompanha a humanidade há milhares de anos.

• Especulações sobre a possibilidade de vida fora da Terra e de como seriam

esses habitantes são frequentes na ciência e na filosofia desde a Grécia

Antiga.

• ... na Grécia Antiga, as discussões sobre possibilidade de vida fora da Terra

foram pautadas em pressuposições filosóficas, uma vez que pouco se

conhecia sobre outros corpos celestes, a invenção dos telescópios permitiu os

primeiros estudos científicos e sistemáticos sobre esses corpos.

Page 3: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Um dos grandes debates naquela época era sobre a pluralidade dos

mundos, ou seja, se a Terra seria única ou se existiriam outros planetas

como o nosso, com capacidade para abrigar vida.

• Pluralistas: Demócrito, Leucipo e Zenão, por exemplo, defendiam que

deveria haver vários planetas, alguns distintos e outros com

características semelhantes às da Terra.

• Singularistas: Aristóteles e Platão, diferentemente dos pluralistas,

acreditavam que a Terra era única e que apenas aqui poderia haver

vida. Essa discussão se prolongou por toda a história...

Page 4: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

“A astrobiologia, na visão atual, é definida como um campo de pesquisa dedicado a entender a origem, a evolução, a distribuição e o futuro da vida, na Terra ou fora dela (Blumberg, 2003). Dessa forma, algumas das principais perguntas que os astrobiólogos tentam responder vêm sendo feitas pela humanidade há milênios: ‘como a vida se originou e evoluiu na Terra? ’, ‘existe vida em outros planetas? ’ e ‘como a vida se adaptou a um planeta em constante mudança e como ela o fará no futuro? ’ (Des Marais; Walter, 1999).”

Para que se consiga compreender como é que a vida poderia ser originada em outro planeta, é necessário que se estude amplamente o caso terrestre, considerando o meio astronômico, a geologia do planeta, os eventos atmosféricos e as reações químicas que poderiam ocorrer.

• Por exemplo: o planeta telúrico no qual se habita foi formado como subproduto de reações nucleares em estrelas e supernovas antigas, sua química foi forjada em nuvens moleculares do espaço e, em dias hodiernos, a Terra recebe energia do Sol, partículas dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides.

Portanto, para que se descubra o que procurar em outro corpo celeste, demanda-se que se utilize como base a vida como é conhecida na Terra e tentamos extrapolar nosso conhecimento biológico para as condições ambientais extraterrestres.

Astrobiologia contemporânea

Page 5: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Um fato marcante para o reconhecimento dessa área de pesquisa se deu em 1998, quando a Nasa, agência espacial norte-americana, reestruturou e ampliou o escopo de seu antigo programa de exobiologia, dedicado a procurar vida fora da Terra, renomeando-o como programa de astrobiologia, criando assim o Instituto de astrobiologia da Nasa (Nai), um dos pioneiros no tema (Blumberg, 2003).” Essa mudança ocorreu após a Nasa perceber que, paralelamente à busca de vida fora da Terra, era necessário entender melhor a vida em nosso próprio planeta, a única que conhecemos e que deveria ser utilizada como modelo para entender uma possível vida extraterrestre.

Segundo a própria Nasa, o termo “astrobiologia” não foi criado em 1998, mas já vinha sendo usado em diferentes contextos, desde a década de 1940, sendo seu primeiro uso na língua portuguesa registrado em 1958, quando o biólogo paulista Flávio Augusto Pereira escreveu um livro intitulado Introdução à astrobiologia.

Antes do termo “astrobiologia” se consolidar, com a fundação do instituto da Nasa, diversos grupos e associações já vinham utilizando os termos “exobiologia”, “bioastronomia” e “cosmobiologia” que, apesar de estarem, hoje, caindo em desuso, ainda são encontrados com significados muito similares ao da atual astrobiologia. O termo “astrobotânica” também foi usado ao longo da história, uma vez que se acreditava, no início do século xx, que as plantas seriam as formas de vida mais resistentes e os candidatos mais prováveis a habitarem outros planetas.

Reconhecimento e nomenclaturas

Page 6: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Terra, Astrobiologia e Vida

A astrobiologia moderna nasceu com a proposta de criar um ambiente inter e multidisciplinar para discussão sobre a vida, enfocando não apenas a Terra como sistema fechado, mas suas interações com o meio astrofísico, incluindo todos os fenômenos de nossa vizinhança cósmica – no passado, presente ou futuro. Portanto, a “exobiologia” detém enfoque inter e multidisciplinar em problemas científicos extremamente complexos, mas essenciais para que se possa compreender o fenômeno da vida no Universo.

Sabe-se que, na Terra, os primeiros organismos que surgiram foram os unicelulares, que permaneceram dominantes por bilhões de anos até o surgimento dos multicelulares, sendo que, até hoje, organismos unicelulares perfazem a maior parte da massa viva do ambiente terrestre. Dessa forma, um dos principais objetos de estudo da astrobiologia são micro-organismos, como as bactérias. Logo, a astrobiologia se baseia fortemente na compreensão da vida na Terra como modelo para a vida extraterrestre.

A expansão da exobiologia para a atual astrobiologia se deu exatamente quando a comunidade científica percebeu que a busca de vida fora da Terra deveria ser orientada pelo melhor conhecimento da vida no próprio planeta.

Page 7: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Corrida Espacial

Ao comparar as observações do planeta Marte, por exemplo, ao longo do tempo, é inegável

como o avanço tecnológico possibilitou diferentes descobertas e a expansão de nosso

conhecimento. Sendo assim, a astrobiologia moderna foi um avanço a partir da

exobiologia, que deve ser entendida no contexto da história da humanidade no século

xx.

A segunda metade do século xx foi marcada pela Guerra Fria, disputa por hegemonia e

poder entre as duas potências econômicas do pós-Segunda Guerra Mundial: Estados

Unidos e União Soviética. Essa disputa se manifestou, entre outros aspectos, na

dominação tecnológica, e talvez seu maior exemplo seja a corrida espacial.

• A União Soviética saiu vitoriosa ao mandar o primeiro satélite artificial para o espaço

(Sputnik I, em 1957).

• Os Estados Unidos finalmente conseguiram uma vitória com a chegada do homem na

Lua, em 1969, com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Page 8: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Durante esse processo da corrida espacial, surgiu a preocupação com os danos causados pelo ambiente espacial aos astronautas e cosmonautas, dando origem à medicina espacial. Posteriormente, a Nasa concluiu que seria de extremo interesse realizar “investigações sobre o efeito do ambiente espacial em organismos vivos, incluindo a busca por vida extraterrestre”.

Na verdade, o interesse pela resposta de organismos vivos em condições espaciais e pela possibilidade de vida fora da Terra foi impulsionado pelo medo da contaminação cruzada: havia a preocupação que, caso existisse vida fora da Terra, esta pudesse ser trazida para a Terra, trazendo doenças catastróficas, ao mesmo tempo que se procurava evitar a contaminação de outros planetas e corpos celestes com organismos da Terra.

Do princípio da corrida espacial até hoje, a proteção planetária é uma das grandes preocupações dos programas de exploração espacial. Como consequência desses interesses e preocupações, surgiu o programa da Nasa de exobiologia, assim batizada para ser diferenciada da biologia convencional.

Com o avanço das pesquisas espaciais e as sucessivas dificuldades nas missões de busca de vida fora da Terra, a Nasa optou por mudar o enfoque de “exo” para “astrobiologia”, criando assim uma ciência com objeto de estudo mais palpável: a vida na Terra e no Universo. Percebe-se então que a astrobiologia foi criada como consequência direta do avanço tecnológico e da conquista do espaço, mas também é resultado das condições políticas, sociais e financeiras, como todas as áreas da atividade humana.

Page 9: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Astrobiologia no Brasil

A astrobiologia é uma área de pesquisa recente no Brasil e no mundo.

Ainda sem um programa de pós-graduação específico no país, os estudantes que decidem seguir por essa área têm se formado em diversos cursos, como física, química, biologia, astronomia, geologia etc., procurando por orientadores de iniciação científica, mestrado e doutorado que os acolham com um projeto sobre algum problema de interesse da astrobiologia.

No entanto, há uma grande falta de informação, sobretudo em português, tanto para alunos quanto professores, sobre o que é de fato astrobiologia, e como se fazer uma pesquisa na área.

Page 10: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Astrolab

O Laboratório de Astrobiologia, chamado AstroLab, surgiu do esforço conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, interessados na pesquisa e no ensino de Astrobiologia. O grupo começou a interagir, ainda informalmente, no ano de 2006, com a realização do I Workshop Brasileiro de Astrobiologia, que uniu pesquisadores de diversos Estados brasileiros e com formações bastante diversificadas.

No ano de 2009, com pesquisas e colaborações já consolidadas, o grupo ganhou um espaço físico oferecido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, no Observatório Abrahão de Moraes, localizado entre as cidades de Valinhos e Vinhedo, nas proximidades de São Paulo e Campinas. Em 2011 o Astrolab iniciou suas atividades neste local.

Em 2014, devido às dificuldades logísticas impostas por sua localização, as instalações do AstroLab foram transferidas para a Cidade Universitária, em São Paulo, onde o mesmo se encontra atualmente, instalado nas dependências do Instituto de Química da USP.

Page 11: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Missão Garatéa

Page 12: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Integrantes do projeto

Page 13: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Aspectos da Missão

• Missão:

Através de projetos fantásticos, a Missão Garatéa pretende colocar o Brasil além da fronteira final, garantindo que interesses públicos e privados se beneficiem da revolução do acesso de baixo custo ao espaço.

• Objetivo:

Através de 3 pilares: Ciência, Indústria e Inspiração Educacional; queremos fundar um Instituto de Ciência e Tecnologia e nos tornarmos referência em iniciativas espaciais, garantindo participação brasileira na atividade econômica espacial internacional e promovendo a ciência com o público geral.

• Ciência de Excelência:

Está baseada no campo extremamente promissor da Astrobiologia. Temos convicção, com o apoio do grupo brasileiro de astrobiologia, que estamos fazendo ciência de vanguarda com potencial de resultados com relevância mundial.

• Desenvolvimento da Indústria Nacional:

É parte primordial do projeto o envolvimento da nossa indústria na primeira tentativa de voo além da órbita terrestre. Sabemos que não será fácil qualificar tantas novas tecnologias, a por isso contar com empresas parceiras é fator chave para o sucesso. Ainda acreditamos que uma miríade de tecnologias secundárias serão concebidas, provenientes da tecnologia desenvolvida para a sonda lunar.

• Inspiração Educacional:

Talvez dentre os 3 pilares, a inspiração educacional será o maior legado de nossos esforços. Para isso estamos garantindo a participação de diversos estudantes em distintas frentes de nossas iniciativas.

Page 14: Astrobiologia - if.ufrgs.brmittmann/3_Astrobiologia.pdf · dos raios cósmicos, impactos e matéria trazida dos confins do Sistema Solar pelos cometas e asteróides. ... dando origem

Referências

A MISSÃO GARATÉA. SPACE.

Disponível em: <https://www.garatea.space/a-missao-garatea/>

Acesso em: 02 nov. 2018. Às 19h21min.

Bendia, G. Amanda. Et. Al. Astrobiologia, uma ciência emergente. São Paulo: Tikinet. Edição: IAG/USP, 2016.

E.T., WE’RE HOME. NEWS. MIT. EDU.

Disponível em: <http://news.mit.edu/2018/laser-attract-alien-astronomers-study-1105>

Acesso em: 18 nov. 2018 Às 13h29min.

LABORATÓRIO DE ASTROBIOLOGIA.USP.

Disponível em: <http://www.iag.usp.br/astronomia/grupo/laborat%C3%B3rio-de-astrobiologia>

Acesso em: 02 nov. 2018. Às 14h.

NEWS, Band. Urso d’água ou Tardígrado. (2min23s).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MK_ridBb63Q>

Acesso em: 18 nov. 2018. Às 19h30min.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, NÚCLEO DE PESQUISA EM ASTROBIOLOGIA. NET.

Disponível em: <http://tikinet.kinghost.net/>

Acesso em: 02 nov. 2018. Às 13h30min.

USP DISPONIBILIZA LIVRO SOBRE ASTROBIOLOGIA PARA DOWNLOAD. GLOBO.

Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/11/usp-disponibiliza-livro-gratuito-sobre-astrobiologia-para-download.html>

Acesso em: 02 nov. 2018. Às 13h.

1ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ASTROBIOLOGIA.ORG.

Disponível em: <http://www.sbastrobio.org/>

Acesso em: 02 nov. 2018. Às 19h29min.