Ateliê

6
Ateliê de escrita Criativa Redação de poemas 3.º/4.ºAnos EB1/JI de Creixomil, EB1 de Feitos Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Vila Cova Março 2011

description

Redação de textos pelos alunos dos 3.º 4 4.ºanos

Transcript of Ateliê

Page 1: Ateliê

Ateliê de escrita Criativa

Redação de poemas 3.º/4.ºAnos EB1/JI de Creixomil, EB1 de Feitos

Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Vila Cova Março 2011

Page 2: Ateliê

2

Fui ao Porto Comi dois porcos No caminho

Vi sete paus tortos Um burro na horta Cai de cansaço E todos os meninos No caminho Com o chapéu todo galante Comeu o mel da minha colmeia Fui a Almada Comi marmelada Foi-se embora o outro, e ficou um só.

Alexandre, Henrique, Nuno, Diogo 3.ºano - EB1/JI de Creixomil

Arre, burrito Arre, burrito Carregadinho De pão e vinho. Cavalinho, cavalinho De madeira mal pintado A montar meu cavalinho As nuvens são minha estrada. Cavalinho, cavalinho Que meu pai me ofereceu Que baloiça e nunca tomba Voo mais do que uma pomba. Se isto não é certo, E a minha boca mente Os cavalos a correr E os meninos a aprender.

Beatriz, João Pedro, Flávia 4.ºano – EB1 /JI de Creixomil

Page 3: Ateliê

3

Fui aos Açores Comi camarão

No caminho Vi um leão Com um chapéu todo galante. Que vejo a brincar Eu gosto de ti do sol e do mar Comi um chocolate No caminho Uma galinha a ladrar E um porco a voar.

João, Camila, Beatriz Costa, Diogo Esteves 3.º/4.ºanos – EB1/JI de Creixomil

Arre, burrito, Para casa do padrinho Carregadinho De pão e vinho! Cavalinho, cavalinho Pica no papo E cai-me um dente Ao montar meu cavalinho. A criada de lá de cima Que baloiça e nunca tomba, Salta pulga da balança Dá um pincho e põe-se em França.

Diana, Diogo Sousa, Juliana 3.ºano – EB1/JI de Creixomil

Page 4: Ateliê

4

Ó compadre, como passou a tarde de ontem à tarde? Choro morro, pica forro.

Os cavalos a correr Que se vai esconder? Para casa do padrinho, Trazer o vinhinho Para São Martinho. É feita de papelão Diz assim para o patrão Com mais sete são vinte e um E não gosto de nenhum.

Rúben, Lígia, Andreia 4.ºano – EB1/JI de Creixomil

Fui à Madeira Se tu visses o que eu vi, Os cinco soldados encontraram um rato. Malmequer, bem me quer, Quem está no telhado? Ai o “u” com duas pernas, P’ra casa do padrinho. Copo gargalhopo, gericopo, copo cá, Tenho uma capa bilrada, chilrada, Galrripatalhada; Fui ao Porto Havias de te admirar. Um burro da horta Não beberá!

Carolina, Catarina, Samuel, Tiago

4.ºano – EB1 de Feitos

Page 5: Ateliê

5

Fui à Madeira Se tu visses o que eu vi, Ai o “u” com duas pernas

Marcham dez soldados, ai, mas como chove! Quem está no telhado? Malmequer, bem me quer. No caminho come camarão Sete filetes Um foge para casa, só ficam 6. Uma abelha a grunhir Comeu o mel da minha colmeia.

Sara, Ana, Tiago, Rafaela, José 3.ºano – EB1 de Feitos

A criada lá de cima Não beberá Se isto não é certo E a minha boca mente, Cresça-me o nariz E cai-me um dente. No caminho vi sete paus tortos De madeira mal pintada Comi dois porcos, Dois bois, Um atum. Fui aos Açores Levar azeite E trazer o vinho. Fui a Almada Se tu visses o que eu vi, Havias de te admirar Uma abelha a grunhir E um porco a voar.

Filipa, Pedro, Leonor, João

3.º/4.ºanos – EB1 de Feitos

Page 6: Ateliê

6

No caminho Fui a Almada

Se tu visses o que eu vi Um gato assanhado Marcham dez soldados Os meninos a aprender Dá um pincho, põe–se em França Um cão com um osso Não beberá. Ao montar meu cavalinho De madeira mal pintado Desde o alto até ao fundo P’ra São Martinho Carregadinho De pão e vinho.

Bruno Neiva, Bruno Barroso, Juliana, Diogo 4.ºano – EB1 de Feitos