Atividade 06

9
O computador na Escola: Algo favorável e benéfico para aprendizagem.

Transcript of Atividade 06

Page 1: Atividade 06

O computador na Escola: Algo favorável e benéfico

para aprendizagem.

Page 2: Atividade 06

• A informática está inserida em todos os ambientes na sociedade e muitas vezes, está carregada de medos, preconceito e desinformação. Para desmistificar este quadro é fundamental reconhecer sua importância, apresentando-a de forma contextualizada e facilitando seu acesso.

• Na escola este quadro não é muito diferente, e aos poucos, os professores vem se apropriando de informações e desmistificando o uso do computador no seu cotidiano

• Assim sendo, não podemos perder de vista o fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar no processo de geração e incorporação da tecnologia de que o País precisa para sair do estágio de subdesenvolvimento econômico e de dependência cultural e tecnol6gica em que se encontra. E a informática está no centro de toda essa tecnologia.

Page 3: Atividade 06

Um olhar cético sobre o uso dos computadores na escola por quê?

• Porque pensam que sua única função pedagógica seria a de ajudar o professor e ensinar os conteúdos tradicionais do currículo: matemática, física, biologia etc.

• Essa não é a função educacional mais nobre do computador. Ele pode e deve ser utilizado primariamente como a excelente ferramenta de aprendizagem que é (e não como uma mera máquina de ensinar), ferramenta essa que pode ser de inestimável valia para ajudar a criança no seu desenvolvimento intelectual.

• Uma das principais críticas nesse sentido é a de que o contato constante com o computador poderia levar a criança a desenvolver formas de pensar "mecanizadas". Se Marshall McLuhan está certo, quando afirma que "o meio é a mensagem", dizem os críticos, as crianças poderiam estar aprendendo, em seu contato com o computador, que pensar _ pensar como o computador "pensa", isto é, de forma absolutamente precisa, lógica, automatizada.

Page 4: Atividade 06

Maneiras de Utilizar o Computador na Educação

Vantagens e os benefícios da introdução de microcomputadores na educação, algumas das maneiras em que o microcomputador pode auxiliar o processo pedagógico:

• A - Instrução Programada;• B - Simulações e Jogos;• C - Aprendizagem por Descoberta;• D - Pacotes Aplicativos.• A - Instrução Programada

Page 5: Atividade 06

Sugestões para Contornar as Dificuldades

• 1 - Custo do Equipamento- poderia ser diminuída através de planos e projetos especiais dos fabricantes nacionais para a venda de equipamentos para escolas. Dada a limitação inicial do mercado, que impediria vendas em alta escala, poder-se-ia cogitar de encaminhar aos nossos legisladores sugestões de possíveis incentivos aos fabricantes que doassem equipamentos para instituições educacionais ou que os vendessem em planos especiais. Essa prática tem sido adotada em vários outros países

• 2 - Inexistência de Software -A dificuldade relativa à inexistência de software educacional de qualidade poderia ser parcialmente contornada de várias maneiras: através de incentivos às "software-houses" interessadas para que, com autonomia, ou em convênio com universidades que tenham envolvimento com escolas de primeiro e segundo graus, engajem-se em projetos sérios de desenvolvimento de software educacional (medida já em parte sugerida no Primeiro Seminário de Informática na Educação); através de financiamentos às universidades para que se engajem no desenvolvimento desse software e para que desenvolvam programas de Pós-graduação interdisciplinares, voltados tanto para profissionais de educação interessados em se envolver com programação, como para profissionais de informática interessados em se familiarizar com a educação.

Page 6: Atividade 06

• 3 - Recursos Humanos-Essa ultima medida já será decisiva ao se enfrentar a dificuldade relacionada a recursos humanos. Enquanto não existem cursos de Pós-graduação interdisciplinares, as universidades e outras instituições voltadas para a formação de recursos humanos deveriam oferecer cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, com o objetivo de preparar, tão bem quanto possível, dentro das limitadas possibilidades desses cursos, os profissionais interdisciplinares de que necessitamos.

• 4 - Barreiras às Inovações Tecnológicas- resistência das escolas - poderá ser parcialmente enfrentada através de programas nos meios de comunicação de massa, como os que já começam a acontecer em nosso meio. É necessário, porém, que haja maior envolvimento de educadores e dos demais agentes da educação nesses projetos.

• 5 - A Falta de Paciência- não tem solução fácil. É preciso que o governo continue a incentivar a pesquisa séria nas universidades, em especial o projeto EDUCOM, talvez até aumentando o número de universidade incluídas, para que a tarefa de gestação do projeto brasileiro de Informática na Educação chegue a bom termo, cumprindo os objetivos para os quais foi instituíd

Page 7: Atividade 06

Algo favorável e benéfico para aprendizagem.

• Almeida (2000: 79), estudioso do assunto, refere-se ao computador como “uma máquina que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” Sendo, por conseguinte, um equipamento que assume cada vez mais diversas funções.

• A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.

Page 8: Atividade 06

Considerações finais:

• Compete ao professor e aluno explorarem ao máximo todos os recursos que a tecnologia nos apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento. Ressalta-se ainda que o educando é antes de tudo, o fim, para quem se aplica o desenvolvimento das práticas educativas, levando-o a se inteirar e construir seu conhecimento, por intermédio da interatividade com o ambiente de aprendizado.

• É papel da escola democratizar o acesso ao computador, promovendo a inclusão sócio-digital de nossos alunos. É preciso também que os dirigentes discutam e compreendam as possibilidades pedagógicas deste valioso recurso. Contudo, é preciso estar conscientes de que não é somente a introdução da tecnologia em sala de aula, que trará mudanças na aprendizagem dos alunos, o computador não é uma “panacéia” para todos os problemas educacionais.

Page 9: Atividade 06

• As ferramentas computacionais, especialmente a Internet, podem ser um recurso rico em possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos, que se repense qual o significado da aprendizagem. Uma aprendizagem onde haja espaço para que se promova a construção do conhecimento. Conhecimento, não como algo que se recebe, mas concebido como relação, ou produto da relação entre o sujeito e seu conhecimento. Onde esse sujeito descobre, constrói e modifica, de forma criativa seu próprio conhecimento.

• O grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo.