Atividade dirigida 5

7
1 Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) Introdução à Educação Digital Formador: João Batista Cursista:________________________________________________________Data____/ ____/____ _________________________________________________________ Data ___/___/____ Unidade 5 Cooperação (ou interação) na rede? Cooperação para criar e publicar conteúdo online Mas vamos adiante. Estamos falando em cooperação na rede (digital) Internet. Neste contexto, um aspecto central é o processo de produção e de distribuição de conteúdo digital, apoiado por ferramentas que permitam o controle descentralizado, o compartilhamento, a revisão e a reconstrução desse conteúdo. Atividade 1: Wikipédia! Nossa primeira “parada” será, então, na Wikipédia! Abra seu Navegador Web e digite o endereço http://pt.wikipedia .org/. Para buscar artigos na enciclopédia, basta digitar uma palavra-chave na caixa de busca à esquerda da página. Se houver algum artigo sobre o tema ele será apresentado na área central. Até este ponto não observamos nada de surpreendente, certo? Mas analise com mais atenção. Observe as abas com as opções (artigo, discussão, editar, história) disponíveis acima do título do artigo. O que há de diferente nessa enciclopédia? Mais uma pista: se pesquisarmos por um assunto para o qual ainda não há nenhum artigo disponível, que informações recebemos como retorno? No exemplo que mostra o resultado da busca para o verbete Proinfo, pudemos observar que, no momento de escrita deste material, ainda não havia nenhuma página abordando o PROINFO. Então, a dica é: observe quase ao final daquela página que há uma linha dizendo: “Crie a página incluindo as suas referências”. O que você pode concluir a respeito desta enciclopédia na web? Conclusão:

Transcript of Atividade dirigida 5

Page 1: Atividade dirigida 5

1

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)Introdução à Educação DigitalFormador: João BatistaCursista:________________________________________________________Data____/____/____

_________________________________________________________ Data ___/___/____Unidade 5Cooperação (ou interação) na rede?

Cooperação para criar e publicar conteúdo online

Mas vamos adiante. Estamos falando em cooperação na rede (digital) Internet. Neste contexto, um aspecto central é o processo de produção e de distribuição de conteúdo digital, apoiado por ferramentas que permitam o controle descentralizado, o compartilhamento, a revisão e a reconstrução desse conteúdo.

Atividade 1: Wikipédia!

Nossa primeira “parada” será, então, na Wikipédia! Abra seu Navegador Web e digite o endereço http://pt.wikipedia .org/. Para buscar artigos na enciclopédia, basta digitar uma palavra-chave na caixa de busca à esquerda da página. Se houver algum artigo sobre o tema ele será apresentado na área central.Até este ponto não observamos nada de surpreendente, certo? Mas analise com mais atenção. Observe as abas com as opções (artigo, discussão, editar, história) disponíveis acima do título do artigo. O que há de diferente nessa enciclopédia?

Mais uma pista: se pesquisarmos por um assunto para o qual ainda não há nenhum artigo disponível, que informações recebemos como retorno? No exemplo que mostra o resultado da busca para o verbete Proinfo, pudemos observar que, no momento de escrita deste material, ainda não havia nenhuma página abordando o PROINFO. Então, a dica é: observe quase ao final daquela página que há uma linha dizendo: “Crie a página incluindo as suas referências”. O que você pode concluir a respeito desta enciclopédia na web?

Conclusão:

Então, foi possível perceber que a Wikipédia é uma enciclopédia aberta? Onde pessoas de todo o mundo contribuem para a escrita de artigos e qualquer usuário da enciclopédia pode editar os artigos já postados? É isto que as abas editar e o link criar página estão nos indicando. Esta enciclopédia é realmente um exemplo surpreendente de cooperação!

Atividade 2: Pesquisando na Wikipédia

Busque o vocábulo holocausto na Wikipédia. Vá até a aba história e tente perceber a quantidade de contribuções e modificações que esse verbete já recebeu. Peça para ver as versões mais antigas e localize e visualize a primeira versão. Quem foi que criou esse vocábulo? Em que data e hora? Ele foi autor ou tradutor do texto?Tente identificar através da página de história do verbete holocausto mais uma informação sobre a história da sua edição.

Atividade 3: Discutindo sobre a Wikipédia

Junto com seu grupo discuta e decida se vocês vão permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de consultas para seus alunos. Escreva sua decisão juntamente comdois argumentos para embasá-la. Após isso leiam as opiniões dos diversos grupos.

Page 2: Atividade dirigida 5

2

Reflexões:

As opiniões foram muito divergentes? Presumimos que sim, pois a questão é mesmo polêmica e nós ainda não a aprofundamos suficientemente. Vamos buscar jogar mais luz sobre esta questão tornando a pergunta mais abrangente. Vamos perguntar como poderíamos ou deveríamos usar a Wikipédia com os nossos alunos? Mas antes de já tentar responder, vamos considerar que mesmo sendo uma enciclopédia livre, há uma ética para publicação na Wikipédia. Seus proponentes e gestores adotaram um conjunto de regras para garantir um mínimo de proteção e confiabilidade ao seu conteúdo. Assim que entramos na área de edição (aba editar), somos imediatamente apresentados a estas regras que mostramos na imagem abaixo.

Notem como estas regras e cuidados são importantes para a manutenção da credibilidade dessa enciclopédia. Então, já temos aí um argumento forte a favor do seu uso como fonte de consulta.Mas além de consultar, podemos ser autores também. Afinal, ela não é livre? Por que não publicarmos algo sobre nosso local, nossos regionalismos (um projeto em língua portuguesa sobre as gírias da cidade)? Poderíamos também pedir aos alunos para avaliar se um determinado verbete está corretamente definido etc.Mas em qualquer dos casos temos uma dificuldade. Com tantas regras, de inicio ficamos um tanto receosos de nos colocar ao nível de autoria e acabamos sendo apenas leitores.Vamos começar, nós e os alunos, com o objetivo de aprender a ser bons leitores! A compreensão de como esta enciclopédia se estruturou e, em função disto, de como ela deve ser lida pode ser um foco importante do nosso trabalho pedagógico.

Pesquisa:

Muito importante este aspecto sobre como ler a Wikipédia. Neste sentido, trazemosa proposta da leitura de um artigo disponível na Internet.O texto é de autoria deRafael Evangelista, sob o título Wikis: é preciso aprender a ler, que responde àscríticas, feitas por Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa, repórter da revista CartaCapital, intitulado Referência Fast-Food, sobre o uso da Wikipédia como fonte deconsulta escolar. Leia no endereço: http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate/zonadecombate_20070224.phpHá um outro texto importante que além da analisar como a wiki se estrutura e decomo devemos lê-la, chega a propor e descrever como usá-la nas escolas. Esseartigo, que se intitula Num mundo wiki, uma escola idem, é de autoria de JaimeBalbino e pode ser encontrado nos endereços:http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.phphttp://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070123.php

Page 3: Atividade dirigida 5

3

Wikis Escolares

Já tendo compreendido como se estrutura a Wikipédia e analisado algumas possibilidades de uso na educação, é interessante ainda observar um outro aspecto. Esse modo de produção das definições dos verbetes constantes desta enciclopédia web pode ser estendido para a construção de outros tipos de conteúdos, não apenas de dicionários ou enciclopédias, mas de páginas em geral. Na verdade, o que essa ferramenta trouxe foi a possibilidade da construção de páginas web (hipertextos) cooperativas. Esse modo de produção está sendo chamado de modelo wiki de produção e distribuição de conteúdo na web. Já foram desenvolvidas algumas ferramentas que permitem instalar serviços de wiki com exclusividade para uma determinada corporação. Desse modo, o serviço pode ser utilizado apenas no âmbito de uma comunidade (empresa ou escola).Uma das vantagens em fazer isto está no fato da escola ou empresa poder decidir suas próprias regras sobre quem terá direito de produzir e publicar o conteúdo.

Atividade 4: Analisando a Wikipédia

Visite e analise o site do endereço abaixo que foi construído numa ferramenta wikipelo professor e pelos seus alunos de uma determinada turma: http://autonopedia.autonomia.g12.br/index.php/Mitos. Observe neste site a presença da estruturae do design típicos da Wikipédia. Você pode notar que se trata do endereço deuma escola no Brasil (a abreviação g12 é a indicação para escolas de ensino fundamental e médio). Verifique que a página está aberta apena spara leitura. Descreva como você imagina que deva ter sido a dinâmica do professor com seu grupo na construção deste conteúdo.

Note que não há nenhuma indicação sobre o processo da construção do conteúdo que foi divulgado. Mas notamos que a página inicial é bem completa, com texto bem elaborado e na medida em que vamos navegando pelos links, percebemos textos mais curtos. Então, imaginamos que uma dinâmica possível para a construção cooperativa desta página poderia ter sido:

o professor elaborou o texto inicial, pediu aos alunos que o lessem e sublinhassem as palavras que considerassem ser importante definir para uma melhor compreensãodo texto.

Essas palavras foram transformadas em links dentro do texto – em seguida o professor designou grupos de alunos para produzir as páginas de descrição de cada link (palavras que foram ressaltadas).

Os grupos leram, analisaram, sugeriram e revisaram os trabalhos dos colegas, podendo já modificar e acrescentar o que achassem necessário. Os autores iniciais validaram as sugestões e modificações dos colegas.

O professor então revisa o conteúdo do trabalho dos alunos, discutindo com eles se os textos estão ou não adequados.

O YouTube

O YouTube (www.youtube.com.br), mais um serviço do Google, é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do gênero, com mais de 50% do mercado em 2006. Este fato é creditado à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos, exceto materiais protegidos por copyright (direitos autorais).O YouTube hospeda uma grande variedade d efilmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo próprio site. Um recurso interessante que essa ferramenta oferece é integrar um vídeo ao seu Blog.Observe que, ao assistir um vídeo no YouTube, algumas informações são apresentadas no lado direito da página.

Page 4: Atividade dirigida 5

4

Você lembra que estudamos o que significa um URL? É o endereço de um local na Web. Assim,você pode copiar esse endereço (selecionando e usando a combinação de teclas Ctrl+C) e depois poderá usá-lo no navegador para acessar diretamente o vídeo. Esse link será importante sempre que quiser referenciar um vídeo.Já a opção “incorporar”, como o próprio nome indica, apresenta o código necessário para incorporar o vídeo em uma postagem de Blog. Vamos ver como se faz isto.

Atividade 5: Publicando vídeo no YouTube

Com o seu grupo do projeto, escreva uma breve síntese de um vídeo que vocês consideram significativo para suas aprendizagens até o momento e publiquem no Blog do projeto, incorporando o vídeo à postagem.Primeiramente, você deve ir até o site do YouTube, escolher que vídeo deseja incluirno seu blog e copiar o código disponível no campo Incorporar (usando as teclas Ctrl+C). Após isso, acesse a janela de publicação do gerenciador do seu Blog: faça o seu login na página do Blogger no endereço www.blogger.com e pressione o botão:

PUBLICAR POSTAGEM

A janela de publicação é mostrada como abaixo. Escreva um título para a sua postagem e em seguida clique na aba “editar HTML” indicada na figura. No campo de texto abaixo cole o código que você copiou no passo anterior lá na página do YouTube.Volte à aba ‘escrever’ e digite a síntese sobre o vídeo. Tudo isto pronto, publique a sua postagem. Agora visualize o seu blog e note como foi fácil permitir que os seus leitores vejam um vídeo que está hospedado no site do YouTube diretamente do seu Blog.

Atividade 6: Produzido o projeto de aprendizagem

Em grupo, defina os objetivos, as ações, etc. Digite e salve em documentos.