ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos...

13
ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___ Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM Componente Curricular: Diversos Prof.ª: Matemática Estudar Funções. Capítulo 3 – páginas: 44 à 52 Ler a parte de gráficos – páginas 53 a 55 Fazer os exercícios (refazer) os resolvidos do livro e os exercícios do 1 ao 32. Química Capitulo 2 pg 17 exercícios 8 e 7 pg 20 exercícios 20 enem pg 22 exercícios 28 enem pg 27 exercícios 39 Capitulo 3 pg 40 exercícios 6 pg 43 exercícios 11 pg 46 exercícios 19 e 21 Capitulo 4 pg 51 exercícios 13,16 e 17 pg 54 exercícios 29 Capitulo 5 pg 60 exercícios 8 e 10 pg 64 exercícios 22 e 23 pg exercícios 42,43 e 44 Física Estudar o capítulo 2, páginas 28 à 32. Fazer (refazer) TODOS os exercícios. Biologia Fazer uma pesquisa respondendo às seguintes questões sobre o corona vírus. 1-Provável origem que iniciou o contágio pandêmico. 2-Provável índice que chegara o contágio mundial. 3-Previsão para estabilização e controle viral. 4-O corona vírus pode ou poderá infestar animais pet. Filosofia Fazer uma pesquisa sobre as diferenças entre a filosofia de Platão e Aristóteles. Escrita a mão. Sociologia 1 ano - Fazer uma pesquisa sobre os seguintes sociólogos: Karl Marc Emile Durkheim Max Weber Escrita a mão. História Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo) Páginas 44 a 67.

Transcript of ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos...

Page 1: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

Matemática Estudar Funções. Capítulo 3 – páginas: 44 à 52 Ler a parte de gráficos – páginas 53 a 55 Fazer os exercícios (refazer) os resolvidos do livro e os exercícios do 1 ao 32.

Química Capitulo 2 pg 17 exercícios 8 e 7

pg 20 exercícios 20 enem pg 22 exercícios 28 enem pg 27 exercícios 39

Capitulo 3 pg 40 exercícios 6

pg 43 exercícios 11 pg 46 exercícios 19 e 21

Capitulo 4 pg 51 exercícios 13,16 e 17

pg 54 exercícios 29 Capitulo 5 pg 60 exercícios 8 e 10

pg 64 exercícios 22 e 23 pg exercícios 42,43 e 44

Física

Estudar o capítulo 2, páginas 28 à 32. Fazer (refazer) TODOS os exercícios.

Biologia

Fazer uma pesquisa respondendo às seguintes questões sobre o corona vírus. 1-Provável origem que iniciou o contágio pandêmico. 2-Provável índice que chegara o contágio mundial. 3-Previsão para estabilização e controle viral. 4-O corona vírus pode ou poderá infestar animais pet.

Filosofia

Fazer uma pesquisa sobre as diferenças entre a filosofia de Platão e Aristóteles. Escrita a mão. Sociologia

1 ano - Fazer uma pesquisa sobre os seguintes sociólogos: Karl Marc Emile Durkheim Max Weber Escrita a mão.

História

Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo) Páginas 44 a 67.

Page 2: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

Geografia Capítulo 2 - Representações cartográficas, escalas e projeções (Leitura, relatório e exercícios do

capítulo) Páginas 30 a 45. Inglês Saint Patrick’s Day Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=MqO0O8O8Gmk Atividade: No dia 17 de março é comemorado na Irlanda o Saint Patrick’s Day. Faça uma pesquisa e elabore um trabalho sobre essa data comemorativa. Sua pesquisa deve incluir os dados históricos, as festividades modernas e curiosidades. Ao final, inclua também a bibliografia com os dados e fontes dos sites usados como referência. Espanhol

Livro pagina 16 até 19 e 197 Arte

Pesquise sobre Alex Flemming e faça releitura de uma de suas obras Educação Física

Dando continuidade no esporte do bimestre que é o handebol, fazer em uma folha sulfite um sistema defensivo do handebol e um sistema ofensivo, desenhar o sistema nas folhas e explicar o que representa este sistema.

Page 3: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

ATIVIDADE SOBRE AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1-Indique as funções da linguagem PREDOMINANTES em cada um dos textos abaixo: a) Você é tão avoada

Pousou em meu coração Moça, escuta esta toada Cantada em sua canção.

b) Eu sei que vou te amar,

por toda a minha vida eu vou te amar.

c) “Muitos curiosos já foram ver, em Campos, a ossada das cabeça de um animal de grande porte encontrada no fundo do mar, perto da cidade. Só os ossos da cabeça pesam 50 kilos." d) – o que quer dizer cativar?

– cativar significa criar laços. e) – Olá, como vai?

– Eu vou indo e você, tudo bem? f) Quadrada é uma gíria. Quer dizer que você é desatualizada. g)

h) No dia 12 de junho, dê uma flor à sua namorada. Ela vai vibrar de emoção. i)

j) Conheça Portugal viajando pela TAP. Voe com que sempre soube voar.

Page 4: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

k) – Alô, dona Maria! – Como vai sua tia?

l) Só uma coisa

me assombra e deslumbra: como é que o som penetra na sombra e a pena sai da penumbra? (PAULO LEMINSKI)

m) Coalas têm impressões digitais quase idênticas aos dos seres humanos”

(Mega Curioso) n) Cala a boca, pois estava aqui

Quando ele sim lhe falou da lingerie a que eu comprei pra ti Tanto que eu ti dei e te confiei Mas onde que eu errei, sua ingrata...” (Banda Torpedo)

o) Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras. (Wikipédia) p) – Baby, alô!

– Oi nego! – Tudo bem contigo? – Tudo bem! – Só liguei pra perguntar se foi divertido? – Divertido? – Me trair!!!” (Banda Torpedo)

q) “Dia dos Namorados Alicel: Faça o presente do ex-namorado dela passar vergonha”. r) “Ando devagar

Porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais” (Almir Sater)

s) homem conhecido como Maníaco do Parque está preso há 20 anos em São Paulo e deve ser volto em agosto de 2028. Ele foi condenado a mais de 280 anos de prisão por matar sete mulheres e estuprar e roubas outras nove.” (https://www.msn.com) t) “Na OLX tem muitos anúncios na Paraíba, Paraíba. Faça um Anúncio ou Encontre o que procura perto de você. Desapega!” (https://pb.olx.com.br/)

Page 5: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

u) ”Alô polícia, alô polícia! Onde é que vocês estão quando o meu povo disca? Alô polícia, alô polícia, Não haverá paz se não existe justiça, Quem é quem, quem é quem, quem?”

v) “Resiliência” é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. (https://www.significados.com.br) w) ”Um sonho antigo, porém, sempre mexeu comigo: ser policial. Como acontece com muitos meninos, em minha infância gostava de brincadeiras do estilo polícia e ladrão, de uniforme camuflado, investigações, filmes e seriados policiais, jogos de guerra e curiosidades sobre armas [...]” (COT: por dentro do grupo de operações especiais da Polícia Federal) x) “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças” (Ministério da Saúde) y) “A margarina foi criada no século XIX como um substituto mais barato que a manteiga. Quando foi criada, a margarina era uma mistura de seco de vaca, leite desnatado, partes menos nobres do porco e da vaca e bicarbonato de sódio. Seu processo atual inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa [...]” (https://www.fatosdesconhecidos.com.br). z) "A conjugação de alguns verbos como falir, doer, abolir, colorir, esculpir costuma gerar dúvidas pela cacofonia provocada em determinadas conjugações ou pelas formas de verbos diferentes que se confundem, como é o caso de falar e falir, que apresentam a mesma conjugação na primeira pessoa do singular. Esses verbos são chamados de verbos defectivos e não se conjugam em todos os tempos e pessoas." (http://escreverbem.com.br) 2-Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: a) Trago no meu peito um sentimento de solidão. b) Não discuto com o destino o que pintar eu assino. c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. d) Conheça você também a obra desse autor. e) Semântica é o estudo da significação das palavras. 3-Texto 1: Junta-te aos nos e serás um deles. Texto 2: Não gostou? Faz melhor. Texto 3: Quebre o silencio, converse com seu parceiro e previna-se da AIDS. Aponte a alternativa que explica, respectivamente, as funções da linguagem predominantes nos textos 1, 2, e 3: a) Conativa; conativa; poética. b) Conativa; apelativa; apelativa. c) Apelativa; poética; apelativa. d) Poética; conativa; conativa.

Page 6: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

e) Referencial; expressiva; metalinguística. 4-“Quando nasci um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: vai, Carlos! ser gauche na vida” (Carlos Drummond de Andrade) Que tipo de função de linguagem aparece predominante, no texto acima: a) Referencial b) Apelativa c) Fática d) Expressiva e) Metalinguística. 5. Observe a imagem abaixo e reconheça qual função da linguagem predomina na mesma:

a) Função fática, caracterizada pelo diálogo do anúncio com o consumidor. b) Função poética, dada pelo visual da mensagem. c) Função referencial, visto que informa ao consumidor o melhor produto para comprar. d) Função conativa, dada pela expressividade subjetiva do sujeito que anuncia o produto. e) Função conativa, visto que tenta convencer o consumidor a aderir aos produtos acima.

Page 7: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

6. Observe o texto abaixo: "Sujeito oracional é um sujeito sob a forma de oração. Portanto, quando existe uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito, ela é denominada de sujeito oracional. O sujeito oracional também pode ser chamado de oração subordinada substantiva subjetiva." A função da linguagem predominante neste texto é: a) Função referencial, visto que informa ao leitor sobre o determinado assunto. b) Função metalinguística, pois usa a língua portuguesa para explicar um determinado assunto. c) Função conativa ou apelativa, pois incita ao leitor estudar gramática. d) Função fática, pois explica ao leitor um assunto, gerando assim um diálogo. e) Função emotiva ou expressiva, visto que o texto é narrado por um sujeito. 7. Meu Deus, meu Deus Setembro passou Outubro e Novembro Já tamo em Dezembro Meu Deus, que é de nós, Meu Deus, meu Deus Assim fala o pobre Do seco Nordeste Com medo da peste Da fome feroz Ai, ai, ai, ai (Patativa do Assaré) A função da linguagem predominante neste texto acima é: a) Emotiva ou expressiva, pois expõe emoções do sujeito eu - lírico, como a preocupação com a seca. b) Poética, pois o mais importante certamente deste texto é a sua forma, com estrofe, versos e rima. c) Metalinguística d) Fática e) Referencial 8-(ENEM 2010) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. (DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) Predomina no texto a função da linguagem:

Page 8: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais. 9-(ENEM 2012) Desabafo Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. (Estou nervoso. Estou zangado. CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002). Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código. B) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito. C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem. D) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais. E) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação. 10-Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação: 1.Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes. 2.Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação. 3.Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem. 4.Ênfase no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes. 5.Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico. 6.Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético. ( ) função metalinguística. ( ) função poética. ( ) função referencial. ( ) função fática. ( ) função conativa. ( ) função emotiva.

a) 1, 2, 4, 3, 6, 5. b) 5, 2, 6, 4, 3, 1. c) 5, 6, 2, 4, 3, 1. d) 6, 5, 2, 4, 3, 1. e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.

Page 9: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que a) os poemas são produzidos para ser encenados. b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada. e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular. 02. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo. a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas. b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica. c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis. d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos. 03. (FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que: a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento. Pandora Vestibulares, com você em todas as fases. b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista. c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais. e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval. 04. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala: a) tem concepções clássicas do fazer poético. b) é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita. c) estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos. d) tinha como concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis. e) reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor. 05. (UNIFESP) Senhor feudal Se Pedro Segundo Vier aqui Com história Eu boto ele na cadeia. Oswald de Andrade O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de

Page 10: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

a) fé religiosa. b) relação de vassalagem. c) idealização do amor. d) saudade de um ente distante. e) igualdade entre as pessoas. 06. (FUVEST) Sobre o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que: a) sua produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se em: poesia (cantigas) e prosa (novelas de cavalaria). b) utilizou largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica. c) a produção poética daquela época pode ser dividida em lírico-amorosa e prosa doutrinária. d) as cantigas de amigo têm influência provençal. e) a prosa trovadoresca tinha claro objetivo de divertir a nobreza, por isso têm cunho satírico. 07. (MACKENZIE) Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal. a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música. b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros. c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão. d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino. e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas. 08. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. a) O ambiente é rural ou familiar. b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala. c) Têm origem provençal. d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível. e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. 09. (VUNESP) Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa: a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de “senhor”, isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa. b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais. c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema “Camões”. Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres. d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia.

Page 11: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes. 10. (MACKENZIE) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que: a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas. b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade. c) pode ser dividida em lírica e satírica. d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal. e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino. 11. (FAAP) Releia com atenção a estrofe: Fez-se de amigo próximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, não mais que de repente. Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa nas catingas medievais, a palavra amigo significou: a) colega b) companheiro c) namorado d) simpático e) acolhedor 12. (MACKENZIE) “Ai dona fea! foste-vos queixar porque vos nunca louv’em meu trobar mais ora quero fazer um cantar em que vos loarei toda via e vedes como vos quero loar: dona fea, velha e sandia!” Assinale a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade: a) é cantiga satírica b) foi o primeiro documento escrito em língua portuguesa (1189) c) trata-se de cantiga de amigo d) foi escrita durante o Humanismo (1418-1527) e) faz parte do Auto da Feira 13. (UM-SP) Nas cantigas de amor, a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios. b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época. c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.

Page 12: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada. e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens. 14.(PUC - SP) Considerando a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino. a) Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar. b) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal. c) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa. d) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza. e) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico. 15. (MACKENZIE) As narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada, esse herói é sempre: a) pouco dedicado b) infiel c) devotado d) indelicado e) ausente e belicoso 16. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo. a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas. b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica. c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis. d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos. 17. (PUC-SP) O argumento da peça A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, consiste na demonstração do refrão popular “Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube”. Identifique a alternativa que não corresponde ao provérbio, na construção da farsa. a) A segunda parte do provérbio ilustra a experiência desastrosa do primeiro casamento. b) O escudeiro Brás da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a derruba. c) O segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega. d) O asno corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de Inês. e) Cavalo e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida conjugal.

Page 13: ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: / / Nome: Nº: 1º Ano (A ... · Capítulo 3 e 4 - Primeiros povos da América/Povos da Mesopotâmia (Leitura, relatório e exercícios do capítulo)

ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE Data: ___ /___ /___

Nome: ________________________________________________ Nº: ______ 1º Ano (A) - EM

Componente Curricular: Diversos Prof.ª:

18. (UFRS) Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal: a) nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino. b) nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão. c) a influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas. d) durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música. e) muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros 19. (PUC-RS) O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em: a) unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade. b) um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a mesma ideia. c) apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro. d) reduzir todo o refrão a um dístico. e) pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente. 20. (UFMG) Nas mais importantes novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como propaganda das Cruzadas, sobressaem-se: a) as namoradas sofredoras, que fazem bailar para atrair o namorado ausente. b) os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por quem lutam). c) as namorada castas, fiéis, dedicadas, dispostas a qualquer sacrifício para ir ao encontro do amado. d) os namorados castos, fiéis, dedicados que, entretanto, são traídos pelas namoradas sedutoras. e) os cavaleiros sarracenos, eslavos e infiéis, inimigos da fé cristã.