Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS

3
Tarefa de estudos dirigidos a distância Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS ________________________________________________________________________________ Como todos vocês tem acompanhado, parte da nossa vegetação está em chamas, nosso bioma Pantanal está pegando fogo, nossa fauna e flora morrendo, mas como pode um bioma com tanta água pegar fogo? Como estudamos anteriormente, o bioma Panta- nal está localizado nos estados do Ma- to Grosso do Sul e Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Por ser caracterizado com um Clima Tropical Típico nós temos as duas estações diferenciadas pela quantidade de chu- va. A estação seca que ocorre entre os meses de maio e setembro - atualmen- te estamos no período da estação se- ca – e a estação chuvosa que ocorre entre os meses de outubro e abril. Nesse tipo de clima temos o bioma Cerrado (lembram da floresta de cabeça para bai- xo com suas longas raízes?) e o bioma Pantanal, que tem como sua principal diferença o acúmulo de água. Como estamos no final do período da estação seca, consequentemen- te tivemos menos chuvas nos últimos meses, também temperaturas mais elevadas e o rio Paraguai, principal rio do bioma, está com níveis mais baixos de água. No passado, como nos anos 60, o Pantanal já viveu um período de seca intensa. Na década seguinte, o bioma voltou a registrar índices menores de inundação. Outro fator que podemos associar com a falta de chuva no Pantanal, e em outros biomas, é o des- matamento na Amazônia, onde a cada ano as área desmatadas aumentam, e assim afetam dire- tamente o fenômeno conhecido como ‘’rios voado- res’’, no qual a corrente de umidade que surge na floresta origina uma grande coluna de água, que é transportada pelo ar a vastas regiões da América do Sul, e é a Amazônia que mantem tudo em equilíbrio. Outra característica dos incêndios no Pantanal é que nem todo fogo é perceptível, por conta da vegetação, quando estamos na estação chuvosa e temos os períodos de cheia, a biomassa vegetal (que é uma massa biológica gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos e também pode englobar resíduos vindos de atividades agrícolas ou florestais, como a extração de madeira) perma- nece acumulada ali. Quando há fogo, a chama se espalha por baixo da vegetação e quei- ma por vários dias. Muitas vezes o fogo é apagado, a parte superior fica como uma cinza que contém brasa, então lá embaixo ainda tem muito calor. No período da seca isso pode ser ruim, pois o fogo pode reacender. Aluno(a): Professoras: Taís e Paola Componente curricular: Ciências e Geografia Turma: AIIA Data: E-mail da professora: [email protected]

Transcript of Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS

Page 1: Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Atividade integrada Geografia e Ciências:

BIOMAS ________________________________________________________________________________

Como todos vocês tem acompanhado, parte da nossa vegetação está em chamas, nosso bioma Pantanal está pegando fogo, nossa fauna e flora morrendo, mas como pode um bioma com tanta água pegar fogo? Como estudamos anteriormente, o bioma Panta-

nal está localizado nos estados do Ma-to Grosso do Sul e Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Por ser caracterizado com um Clima Tropical Típico nós temos as duas estações diferenciadas pela quantidade de chu-va. A estação seca que ocorre entre os meses de maio e setembro - atualmen-te estamos no período da estação se-ca – e a estação chuvosa que ocorre entre os meses de outubro e abril.

Nesse tipo de clima temos o bioma Cerrado (lembram da floresta de cabeça para bai-xo com suas longas raízes?) e o bioma Pantanal, que tem como sua principal diferença o acúmulo de água. Como estamos no final do período da estação seca, consequentemen-te tivemos menos chuvas nos últimos meses, também temperaturas mais elevadas e o rio Paraguai, principal rio do bioma, está com níveis mais baixos de água. No passado, como nos anos 60, o Pantanal já viveu um período de seca intensa. Na década seguinte, o bioma voltou a registrar índices menores de inundação. Outro fator que podemos associar com a falta de chuva no Pantanal, e em outros biomas, é o des-matamento na Amazônia, onde a cada ano as área desmatadas aumentam, e assim afetam dire-tamente o fenômeno conhecido como ‘’rios voado-res’’, no qual a corrente de umidade que surge na floresta origina uma grande coluna de água, que é transportada pelo ar a vastas regiões da América do Sul, e é a Amazônia que mantem tudo em equilíbrio. Outra característica dos incêndios no Pantanal é que nem todo fogo é perceptível, por conta da vegetação, quando estamos na estação chuvosa e temos os períodos de cheia, a biomassa vegetal (que é uma massa biológica gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos e também pode englobar resíduos vindos de atividades agrícolas ou florestais, como a extração de madeira) perma-nece acumulada ali. Quando há fogo, a chama se espalha por baixo da vegetação e quei-ma por vários dias. Muitas vezes o fogo é apagado, a parte superior fica como uma cinza que contém brasa, então lá embaixo ainda tem muito calor. No período da seca isso pode ser ruim, pois o fogo pode reacender.

Aluno(a): Professoras: Taís e Paola Componente curricular: Ciências e Geografia Turma: AIIA Data: E-mail da professora: [email protected]

Page 2: Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS

Tarefa de estudos dirigidos a distância

A maioria dos incêndios que têm ocorrido no Pantanal são causados pelos seres hu-manos. O fogo natural é causado por raios, associado ao período de chuvas, como não chove, entendemos que a atividade humana é responsável por essas queimadas. Apenas em julho que começou uma mobilização para o combate ao fogo pelos brigadistas do Prevfogo, vinculado ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), essa foi uma ação atrasada, pois o cenário de queimadas estava muito acentuado desde o início do ano. Atualmente aproximadamente 12% do Pantanal mato-grossense já foi queimado: quase 19 mil km², o equivalente à área da cidade de São Paulo multiplicada em 12 vezes. E porque estão queimando e desmatando o nosso bioma? Um dos principais motivo é o interesse político, para buscar apoio de certas pessoas em vota-ções, uma vez que as grandes plantações de soja (lembra quando vimos na semana 21 qual era o produto mais exportado pelo Brasil?) possuem grande influência nessa destrui-ção, pois para expandir o seu plantio (da soja) na região acaba-se colocando fogo na biodi-versidade e expulsando indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais de suas terras. Essa perda de animais e vegetais muitas vezes é utilizada como pasto para o boi, ou mui-tos desses espaços se tornam plantações de soja, e o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos EUA.

As próximas fotos nos mostram como está o nosso bioma atualmente, com muitos animais feridos, e vários que não conseguiram sobreviver; além da fumaça que afeta todos, não só apenas o local onde ocorre, mas todo o país, pois o vento leva essa fumaça para outros lugares. Podemos pensar em como isso é perigoso no atual momento em que vive-mos, uma pandemia mundial, imaginem as consequências de termos mais pessoas doen-tes com a fumaça e como isso pode piorar as situações dos hospitais, e da população que está ajudando a combater os fogos, colocando-se em risco, enquanto falta o suporte ne-cessário para salvarmos o que resta do bioma tão específico e importante.

Observe a imagem a seguir, retirada do site da NASA (https://firms2.modaps.eosdis.nasa.gov/map/#t:adv;d:2020-08-30;l:street;@-55.1,-11.5,5z) para monitoramento de queimadas.

Monitoramentodasquei-madasfeitopelaNASA(30deAgostode2020)

Fonte:https://firms2.modaps.eosdis.nasa.gov/

BordadaFlorestaAmazônica

Pantanal

Page 3: Atividade integrada Geografia e Ciências: BIOMAS

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Na imagem podemos observar uma parte da América do Sul no dia 30 de Agosto de 2020, os pontos vermelhos representam as áreas de queimadas nessa data. É possível perceberemos uma ocorrência maior dessa atividade nas bordas da Floresta Amazônica (indicado com linhas amarelas na imagem) e na região onde temos o bioma Pantanal (indicada com o círculo verde na imagem)

Texto e fotografas adaptados de: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54095561

_________________________________________________________________________________ Questão: Considerando os estudos dirigidos de Geografia e Ciências, responda as questões a seguir: 1) Que características climáticas explicam a maior probabilidade de queimadas nessa épo-ca do ano no Pantanal? 2) Qual a influência das queimadas da Amazônia no Pantanal? 3) Qual a relação entre o principal produto de exportação do Brasil (Grão de Soja) e o texto apresentado? 4) Podemos dizer que as consequências dessas queimadas influenciam em outras áreas além do próprio Pantanal? Por quê? Faça um registro e encaminhe para o e-mail da professora Paola: [email protected] . _________________________________________________________________________________