ATUAÇÃO DO ODONTOLEGISTA NA ANÁLISE E … · a rugoscopia palatina, queiloscopia e também...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 3 ATUAÇÃO DO ODONTOLEGISTA NA ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO CADAVÉRICA Jheniffer da Silva Martins¹, Patricia Gizeli Brassalli de Melo² 1 Aluna de Graduação, Curso de Odontologia, Universidade Paranaense, Umuarama, PR. - [email protected] 2 Prof.ª Ma. Área de Biologia Oral, Curso de Odontologia, Universidade Paranaense, Umuarama, PR. O presente trabalho objetiva através de uma revisão de literatura, ressaltar os principais recursos utilizados na identificação humana, a importância do odontolegista, além da relevância na organização do prontuário odontológico. As formas mais confiáveis pelo qual se estabelece a identificação de um cadáver, são sem dúvida o exame comparativo de DNA e a datiloscopia, porém, em muitas situações, esses métodos podem ser impossibilitados, respectivamente, por elevados custos e destruição ou indisponibilidade local da impressão digital do indivíduo em questão. A Odontologia Legal constitui o segundo método mais utilizado na constatação necroscópica, apresenta confiabilidade comprovada, inquestionável, atuando principalmente em corpos carbonizados, mutilados, fragmentados, putrefados além de esqueletizados. A especialidade, foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia a partir da resolução 185/93, artigo 54, estando o profissional habilitado a exercer suas funções dentro da sua área de competência, porém, com a possibilidade de atuar em diferentes subáreas dentro da odontologia Legal. O perito odontolegista utiliza-se do método comparativo, portanto necessitando de dados registrados anteriormente ao falecimento e dados coletados ante a análise necroscópica. Assim, entre os principais registros utilizados na identificação humana, estão documentação odontológica, as marcas de mordidas, a rugoscopia palatina, queiloscopia e também análise de DNA, todas de grande importância na identificação post-mortem. Assim, diante do exposto, conclui-se que a atuação do odontolegista na perícia odontológica tem papel fundamental na identificação cadavérica e na resolutividade de casos periciais, aonde, por outros métodos convencionais, não se chega a um laudo definitivo. Palavras-chave: Odontolegista. Odontologia legal. Identificação. Perícia.

Transcript of ATUAÇÃO DO ODONTOLEGISTA NA ANÁLISE E … · a rugoscopia palatina, queiloscopia e também...

Page 1: ATUAÇÃO DO ODONTOLEGISTA NA ANÁLISE E … · a rugoscopia palatina, queiloscopia e também análise de DNA, todas de grande importância na identificação post-mortem. Assim,

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 3

ATUAÇÃO DO ODONTOLEGISTA NA ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO CADAVÉRICA Jheniffer da Silva Martins¹, Patricia Gizeli Brassalli de Melo² 1Aluna de Graduação, Curso de Odontologia, Universidade Paranaense, Umuarama, PR. - [email protected] 2Prof.ª Ma. Área de Biologia Oral, Curso de Odontologia, Universidade Paranaense, Umuarama, PR.

O presente trabalho objetiva através de uma revisão de literatura, ressaltar os principais recursos utilizados na identificação humana, a importância do odontolegista, além da relevância na organização do prontuário odontológico. As formas mais confiáveis pelo qual se estabelece a identificação de um cadáver, são sem dúvida o exame comparativo de DNA e a datiloscopia, porém, em muitas situações, esses métodos podem ser impossibilitados, respectivamente, por elevados custos e destruição ou indisponibilidade local da impressão digital do indivíduo em questão. A Odontologia Legal constitui o segundo método mais utilizado na constatação necroscópica, apresenta confiabilidade comprovada, inquestionável, atuando principalmente em corpos carbonizados, mutilados, fragmentados, putrefados além de esqueletizados. A especialidade, foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia a partir da resolução 185/93, artigo 54, estando o profissional habilitado a exercer suas funções dentro da sua área de competência, porém, com a possibilidade de atuar em diferentes subáreas dentro da odontologia Legal. O perito odontolegista utiliza-se do método comparativo, portanto necessitando de dados registrados anteriormente ao falecimento e dados coletados ante a análise necroscópica. Assim, entre os principais registros utilizados na identificação humana, estão documentação odontológica, as marcas de mordidas, a rugoscopia palatina, queiloscopia e também análise de DNA, todas de grande importância na identificação post-mortem. Assim, diante do exposto, conclui-se que a atuação do odontolegista na perícia odontológica tem papel fundamental na identificação cadavérica e na resolutividade de casos periciais, aonde, por outros métodos convencionais, não se chega a um laudo definitivo.

Palavras-chave: Odontolegista. Odontologia legal. Identificação. Perícia.