Aula 03 - Instrumentação – Medidores de Pressão

11
INSTRUMENTAÇÃO –TIPOS DE MEDIDORES DE PRESSÃO CONCEITO Instrumentação é a ciência que se ocupa em desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos. Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico- químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e

description

AULA SOBRE MEDIDORES DE PRESSÃO, SEUS TIPOS E CARACTERÍSTICAS.

Transcript of Aula 03 - Instrumentação – Medidores de Pressão

INSTRUMENTAO CONCEITOS E TIPOS DE PRESSO

INSTRUMENTAO TIPOS DE MEDIDORES DE PRESSOCONCEITOInstrumentao a cincia que se ocupa em desenvolver e aplicar tcnicas de medio, indicao, registro e controle de processos de transformao, visando a otimizao da eficincia dos mesmos. Essas tcnicas so normalmente suportadas teoricamente em princpios fsicos e ou fsico-qumicos e utiliza-se das mais avanadas tecnologias de fabricao para viabilizar os diversos tipos de medio de variveis industriais. Dentre essas variveis encontra-se a presso cuja medio possibilita no s sua monitorao e controle como tambm de outras variveis tais como nvel, vazo e densidade. INSTRUMENTAO TIPOS DE MEDIDORES DE PRESSODEFINIES BSICAS Slido => Toda matria cuja forma no muda facilmente quando submetida uma fora.Lquidos=> Toda matria cuja forma pode ser mudada facilmente quando submetida uma fora, porm sem mudar o volume. Gs=> Toda matria cuja forma e volume podem ser mudadas facilmente quando submetida fora. Fluido=> Toda matria cuja forma pode ser mudada e por isso capaz de se deslocar. Ao ato de se deslocar caracterizado como escoamento e assim chamado de fluido. INSTRUMENTAO TIPOS DE MEDIDORES DE PRESSOMassa Especfica=> Tambm chamada de densidade absoluta a relao entre a massa e o volume de uma determinada substncia. Densidade Relativa=> Relao entre massa especfica de uma substncia A e a massa especfica de uma substncia de referncia, tomadas mesma condio de temperatura e presso. Nota: 1 - Para lquidos a densidade de uma substncia tem como referncia a gua destilada a 4C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual a unidade.2 - Para gases e vapores a densidade de uma substncia tem como referncia o ar a 15C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual a unidade.INSTRUMENTAO TEOREMAS DA FSICA UTILIZADAS NA MEDIO DE PRESSOTEOREMA DE STEVIN Esse teorema foi estabelecido por STEVIN e relaciona as presses estticas exercidas por um fluido em repouso com a altura da coluna do mesmo em um determinado reservatrio. Seu enunciado diz: A diferena de presso entre dois pontos de um fluido em repouso igual ao produto do peso especfico do fluido pela diferena de cota entre os dois pontos.

PRINCPIO DE PASCAL A presso exercida em qualquer ponto de um lquido em forma esttica, se transmite integralmente em todas as direes e produz a mesma fora em reas iguais. Devido serem os fluidos praticamente incompressveis, a fora mecnica desenvolvida em um fluido sob presso pode ser transmitida.

INSTRUMENTAO TEOREMAS DA FSICA UTILIZADAS NA MEDIO DE PRESSOINSTRUMENTAO TEOREMAS DA FSICA UTILIZADAS NA MEDIO DE PRESSO

INSTRUMENTAO TEOREMAS DA FSICA UTILIZADAS NA MEDIO DE PRESSO

O princpio de Pascal tem aplicabilidade nos equipamentos que multiplicam foras e as transmitem a outro ponto de aplicao. Podemos citar como exemplos comuns o macaco hidrulico, o freio hidrulico e a presso hidrulica.INSTRUMENTAO TCNICAS DE MEDIO DE PRESSOINTRODUO A medio de uma varivel de processo feita, sempre, baseada em princpios fsicos ou qumicos e nas modificaes que sofrem as matrias quando sujeitas s alteraes impostas por essa varivel. A medio da varivel presso pode ser realizada baseada em vrios princpios, cuja escolha est sempre associada s condies da aplicao. O objetivo facilitar a anlise e escolha do tipo mais adequado para cada aplicao.INSTRUMENTAO TCNICAS DE MEDIO DE PRESSOCOMPOSIO DOS MEDIDORES DE PRESSO Os medidores de presso de um modo geral podem ser divididos em trs partes, sendo fabricado pela associao destas partes ou mesmo incorporado a conversores e ai recebendo o nome de transmissores de presso. As trs partes so:Elemento de recepo:Aquele que recebe a presso a ser medida e a transforma em deslocamento ou fora (ex: bourdon, fole, diafragma).

INSTRUMENTAO TCNICAS DE MEDIO DE PRESSOElemento de transferncia: Aquele que amplia o deslocamento ou a fora do elemento de recepo ou que transforma o mesmo em um sinal nico de transmisso do tipo eltrica ou pneumtica, que enviada ao elemento de indicao (ex: rel piloto, amplificadores operacionais).

INSTRUMENTAO TCNICAS DE MEDIO DE PRESSO Elemento de indicao: Aquele que recebe o sinal do elemento de transferncia e indica ou registra a presso medida (ex: ponteiros, displays) .