Aula 03a

16
1 O Corpo Está em O Corpo Está em Desequilíbrio Elétrico Desequilíbrio Elétrico

description

aula de fisiologia

Transcript of Aula 03a

Page 1: Aula 03a

1

O Corpo Está em O Corpo Está em Desequilíbrio ElétricoDesequilíbrio Elétrico

Page 2: Aula 03a
Page 3: Aula 03a

IntroduçãoIntrodução

No LEC predomina os íons sódio, cálcio e cloro. No LEC predomina os íons sódio, cálcio e cloro. Isto torna o LEC eletricamente positivo.Isto torna o LEC eletricamente positivo.

No LIC predomina potássio e ânions orgânicos. No LIC predomina potássio e ânions orgânicos. Isto torna o LIC eletricamente negativo.Isto torna o LIC eletricamente negativo.

Esta distribuição não uniforme de íons entre os Esta distribuição não uniforme de íons entre os compartimentos intracelular e extracelular gera compartimentos intracelular e extracelular gera um estado de desequilíbrio elétrico.um estado de desequilíbrio elétrico.

Este desequilíbrio elétrico no corpo é chamado Este desequilíbrio elétrico no corpo é chamado de diferença de de diferença de potencial da membrana em potencial da membrana em repouso ou potencial da membranarepouso ou potencial da membrana..

3

Page 4: Aula 03a

4

Page 5: Aula 03a

A Membrana Celular Permite A Membrana Celular Permite a Separação da Carga Elétricaa Separação da Carga Elétrica A bicamada fosfolipídica não é permeável aos A bicamada fosfolipídica não é permeável aos

íons.íons. Os íons se movimentam de um lado para o Os íons se movimentam de um lado para o

outro da membrana pela proteína de canal.outro da membrana pela proteína de canal. O voltímetro é o aparelho utilizado para medir a O voltímetro é o aparelho utilizado para medir a

diferença do potencial da membrana em repou-diferença do potencial da membrana em repou-so.so.

Para as células musculares e os neurônios, o Para as células musculares e os neurônios, o voltímetro irá gravar uma diferença de potencial voltímetro irá gravar uma diferença de potencial da membrana entre -40 a -90 mV.da membrana entre -40 a -90 mV.

5

Page 6: Aula 03a

6

Page 7: Aula 03a

- 70 mV

+_

Page 8: Aula 03a

- 70 mV

Prot -

+_

Page 9: Aula 03a

O Potencial da MembranaO Potencial da Membrana

Em repouso a membrana é permeável somente Em repouso a membrana é permeável somente ao íon Kao íon K++..

A difusão do KA difusão do K++ para fora da célula é autolimi- para fora da célula é autolimi-tante.tante.

A separação de cargas resultantes da difusão A separação de cargas resultantes da difusão do Kdo K++ gera uma diferença de potencial elétrico: gera uma diferença de potencial elétrico: LEC (+) e o LIC (-).LEC (+) e o LIC (-).

Quanto maior o fluxo de KQuanto maior o fluxo de K++, maior a diferença de , maior a diferença de potencial.potencial.

9

Page 10: Aula 03a

O Potencial da MembranaO Potencial da Membrana

Como o KComo o K++, é positivamente carregado, essa , é positivamente carregado, essa diferença de potencial tende a se opor ao efluxo diferença de potencial tende a se opor ao efluxo de Kde K++..

Assim, os íons são submetidos a duas forças na Assim, os íons são submetidos a duas forças na membrana:membrana:

1.1. A força química que depende do gradiente de A força química que depende do gradiente de concentração através da membrana.concentração através da membrana.

2.2. A força elétrica de depende da diferença de A força elétrica de depende da diferença de potencial elétrico através da membrana. potencial elétrico através da membrana.

10

Page 11: Aula 03a

- -

- - - -

- -

-

K+

Na+

Cl-

Aa-Gradiente [ ]

Repulsão Elétr ica

Gradiente [ ]

Atração Elétr ica

Gradiente [ ]

Repulsão Elétr ica

BIOELETRICIDADE CELULARBIOELETRICIDADE CELULAR

Page 12: Aula 03a

12

Page 13: Aula 03a

Potencial da MembranaPotencial da Membrana

Geralmente 4 íons contribuem para as Geralmente 4 íons contribuem para as mudanças no potencial da membrana: sódio, mudanças no potencial da membrana: sódio, cálcio, cloro e potássio.cálcio, cloro e potássio.

A entrada de sódio e cálcio na célula deixa o A entrada de sódio e cálcio na célula deixa o potencial da membrana em repouso mais potencial da membrana em repouso mais positivo.positivo.

A entra do cloro na célula deixa o potencial da A entra do cloro na célula deixa o potencial da membrana em repouso mais negativo.membrana em repouso mais negativo.

A saída de potássio da célula deixa o potencial A saída de potássio da célula deixa o potencial da membrana em repouso mais negativo.da membrana em repouso mais negativo.

13

Page 14: Aula 03a

Potencial da MembranaPotencial da Membrana

DespolarizaçãoDespolarização: ocorre quando o potencial da : ocorre quando o potencial da membrana fica mais positivo (entrada de sódio e membrana fica mais positivo (entrada de sódio e cálcio), ou seja a diferença de potencial entre o cálcio), ou seja a diferença de potencial entre o interior da célula e o lado externo diminui.interior da célula e o lado externo diminui.

HiperpolarizaçãoHiperpolarização: ocorre quando o potencial da : ocorre quando o potencial da membrana fica mais negativo (entrada de cloro membrana fica mais negativo (entrada de cloro e saída de potássio), ou seja a diferença de e saída de potássio), ou seja a diferença de potencial entre o interior da célula e o lado potencial entre o interior da célula e o lado externo aumenta.externo aumenta.

RepolarizaçãoRepolarização: retorno da célula ao potencial da : retorno da célula ao potencial da membrana de repouso.membrana de repouso.

14

Page 15: Aula 03a

DESPOLARIZAÇÃO E REPOLARIZAÇÃO

Repolarização

Page 16: Aula 03a

HIPERPOLARIZAÇÃO