Aula 1 enfermagem ao adulto

2
Aula 1 Dia 20 de setembro de 2011 NHF - Respirar Subtemas: - A pessoa c/ alteração cardiovascular e a pessoa c/ alteração respiratória A PESSOA C/ ALTERAÇÕES CARDIOVASCULAR Respiração: - Interna - Externa O que devemos avaliar com relação a função cardíaca Subjetivo: dispneia Objetivo: cianose; taticardia; etc. Os 3 grandes fatores de risco são: Obesidade; Idade; Colesterol O que é uma insuficiência cardíaca? É a incapacidade do coração de bombear o sangue para as cavidades. Insuficiência cardíaca esquerda, a que sai para a circulação sistémica. O coração tem 2 artérias coronárias e 3 ramos importantes As suas artérias coronárias subdividem-se, na zona do tronco comum, em esquerda sendo esta chamada como circunflexa e a artéria coronária direita chamada de anterior. O ritmo que é iniciado no nódulo sinusal, chama-se ritmo sinusal. Retração? Quando estamos perante um cliente com dispneia, fervores expiratórios mais propriamente farfalheira, que pode ser acompanhado de hemoptises (são na expectoração), sudorese, cansaço fácil, pode-nos estes sintomas evidenciar que o cliente se encontra com um edema agudo do pulmão. O E.A.P é uma patologia do foro cardiovascular, esta manifesta-se pelos sinais

Transcript of Aula 1 enfermagem ao adulto

Page 1: Aula 1 enfermagem ao adulto

Aula 1

Dia 20 de setembro de 2011

NHF - Respirar

Subtemas: - A pessoa c/ alteração cardiovascular e a pessoa c/ alteração respiratória

A PESSOA C/ ALTERAÇÕES CARDIOVASCULAR

Respiração: - Interna

- Externa

O que devemos avaliar com relação a função cardíaca

Subjetivo: dispneia

Objetivo: cianose; taticardia; etc.

Os 3 grandes fatores de risco são: Obesidade; Idade; Colesterol

O que é uma insuficiência cardíaca? É a incapacidade do coração de bombear o sangue para as cavidades.

Insuficiência cardíaca esquerda, a que sai para a circulação sistémica.

O coração tem 2 artérias coronárias e 3 ramos importantes

As suas artérias coronárias subdividem-se, na zona do tronco comum, em esquerda sendo esta chamada como circunflexa e a artéria coronária direita chamada de anterior.

O ritmo que é iniciado no nódulo sinusal, chama-se ritmo sinusal.

Retração?

Quando estamos perante um cliente com dispneia, fervores expiratórios mais propriamente farfalheira, que pode ser acompanhado de hemoptises (são na expectoração), sudorese, cansaço fácil, pode-nos estes sintomas evidenciar que o cliente se encontra com um edema agudo do pulmão. O E.A.P é uma patologia do foro cardiovascular, esta manifesta-se pelos sinais e sintomas descritos em cima, ocorre por acumulação de sangue dos ovelos pulmonares, este ocorre porque o cliente tem uma insuficiência cardiáca.

Completar

Importante estudar, anatomo-fisiologia do coração.