AULA 1 - LINGUAGEM

5
COMUNICAÇÃO Comunicação – “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “trocar opiniões”, “conferenciar”. (segundo o Dicionário de Comunicação, de Rabaça & Barbosa). Comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem. (David Olgivy) Todo o ser que vive em grupo ou sociedade, seja ele o ser humano ou um animal, necessita se comunicar. O homem se comunica, assim como os animais. O que diferencia o homem dos animais no processo de comunicação é a linguagem. A linguagem se manifesta de várias formas: fala, escrita, mímica, gestos etc. Estudos alemães questionaram se os animais não teriam a capacidade de estabelecer uma linguagem para poder se comunicar. Para isso, realizaram pesquisas de observação com as abelhas e descobriram as seguintes diferenças Comunicação das Abelhas Comunicação Humana Dança das abelhas comunica apenas uma mensagem O ser humano produz m número ilimitado de mensagens Abelhas não possuem aparelho fonador O homem possui aparelho fonador A mensagem das abelhas não pode ser decomposta A linguagem humana pode ser decomposta (vogais, consoantes, prefixos, sufixos, etc) A comunicação das abelhas é estabelecida por um código A comunicação humana se estabelece pela linguagem A comunicação das abelhas é invariável A comunicação humana varia de acordo com o tempo e espaço Logo, os cientistas deduziram que a linguagem é própria do ser humano, característica reforçada pelo aparelho fonador desenvolvido

Transcript of AULA 1 - LINGUAGEM

Page 1: AULA 1 - LINGUAGEM

COMUNICAÇÃO

Comunicação – “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “trocar opiniões”, “conferenciar”. (segundo o Dicionário de Comunicação, de Rabaça & Barbosa).

Comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem. (David Olgivy)

Todo o ser que vive em grupo ou sociedade, seja ele o ser humano ou um animal, necessita se comunicar. O homem se comunica, assim como os animais. O que diferencia o homem dos animais no processo de comunicação é a linguagem.

A linguagem se manifesta de várias formas: fala, escrita, mímica, gestos etc.

Estudos alemães questionaram se os animais não teriam a capacidade de estabelecer uma linguagem para poder se comunicar. Para isso, realizaram pesquisas de observação com as abelhas e descobriram as seguintes diferenças

Comunicação das Abelhas Comunicação Humana

Dança das abelhas comunica apenas uma mensagem

O ser humano produz m número ilimitado de mensagens

Abelhas não possuem aparelho fonador O homem possui aparelho fonador

A mensagem das abelhas não pode ser decomposta

A linguagem humana pode ser decomposta (vogais, consoantes, prefixos, sufixos, etc)

A comunicação das abelhas é estabelecida por um código

A comunicação humana se estabelece pela linguagem

A comunicação das abelhas é invariável A comunicação humana varia de acordo com o tempo e espaço

Logo, os cientistas deduziram que a linguagem é própria do ser humano, característica reforçada pelo aparelho fonador desenvolvido

O homem, portanto, se comunica através da articulação do aparelho fonador, construindo assim a linguagem.

A linguagem permite ao homem organizar suas idéias e externá-las, de maneira que seus pares entendam o que ele quer dizer, a sua forma de pensar.

A linguagem envolve um sistema de símbolos (escrito, falado ou pictórico) que proporciona ao homem o êxito na comunicação. Logo, a linguagem é um sistema de signos, de qualquer natureza, capaz de servir à comunicação.

“A linguagem é o único privilégio de que o homem dispõe para exprimir a superioridade de sua inteligência sobre as demais criaturas” (Ben Johnson)

Page 2: AULA 1 - LINGUAGEM

Tipos de linguagem

Linguagem Verbal – quando a essência da comunicação é a o verbo, a palavra. Predomina na linguagem escrita e falada.

Exemplo: reportagens de jornal; obras literárias, comunicação interpessoal (uma carta, um memorando, por exemplo

Linguagem Não Verbal – são os gestos, as imagens, os símbolos e sinais, ou seja, são os signos visuais utilizados no processo de comunicação

Exemplo: cartão vermelho; proibido estacionar;

O grande problema da linguagem não verbal é que ela está diretamente ligada à cultura, ou seja, o seu significado não é universal, como podemos ver no texto anexo.

Linguagem Sincrética (ou Mista) – quando se misturam duas ou mais linguagens. Neste caso, para o perfeito entendimento do receptor da mensagem, é preciso a união da linguagem verbal com a não-verbal.

Exemplo: história em quadrinhos, cinema

Page 3: AULA 1 - LINGUAGEM

Exercícios

Observe a imagem a seguir:

A frase “a ditadura militar no Brasil, segundo a Folha de

São Paulo”

é_______________________________________________________ e a ilustração é

________________________________________________________

Este tipo de linguagem pode se designar como ___________________,

pois__________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

2) Qual a linguagem predominante na fotos abaixo:

Page 4: AULA 1 - LINGUAGEM

________________________________________________

________________________________________________

_________________________________________________