Aula 10a

33
Fluxo Sanguíneo e Fluxo Sanguíneo e Controle da Pressão Controle da Pressão Arterial Arterial

description

aula de fisiologia

Transcript of Aula 10a

Page 1: Aula 10a

Fluxo Sanguíneo e Fluxo Sanguíneo e Controle da Pressão Controle da Pressão

ArterialArterial

Page 2: Aula 10a

Os Vasos SanguíneosOs Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos são compostos de Os vasos sanguíneos são compostos de camadas de músculo liso, tecido conjun-camadas de músculo liso, tecido conjun-tivo elástico e tecido conjuntivo fibroso, e tivo elástico e tecido conjuntivo fibroso, e de endotélio.de endotélio.

Os vasos sanguíneos contêm músculo liso Os vasos sanguíneos contêm músculo liso organizado em camadas circulares ou organizado em camadas circulares ou espirais.espirais.

Na maioria dos vasos sanguíneos, as cé-Na maioria dos vasos sanguíneos, as cé-lulas do músculo liso mantém um estado lulas do músculo liso mantém um estado de contração parcial – de contração parcial – tônus musculartônus muscular..

Page 3: Aula 10a
Page 4: Aula 10a

Os Vasos SanguíneosOs Vasos Sanguíneos

VasoconstriçãoVasoconstrição estreita o diâmetro da estreita o diâmetro da luz do vaso sanguíneo (contração do mús-luz do vaso sanguíneo (contração do mús-culo liso).culo liso).

VasodilataçãoVasodilatação alarga o diâmetro da luz alarga o diâmetro da luz do vaso sanguíneo (relaxamento do mús-do vaso sanguíneo (relaxamento do mús-culo liso).culo liso).

A contração do músculo liso depende da A contração do músculo liso depende da entrada de Caentrada de Ca++++ do LEC através dos do LEC através dos canais de Cacanais de Ca++++..

Page 5: Aula 10a

Os Vasos SanguíneosOs Vasos Sanguíneos

■ O sistema arterial é formado pelas artérias e arteríolas.

■ Artérias constituem os tubos de alta pressão que impulsionam o sangue rico em O2 para os tecidos.

■ As paredes das arteríolas contêm camadas circulares de músculo liso que se contraem ou relaxam com a finalidade de regular o fluxo sanguíneo para a periferia.

Page 6: Aula 10a
Page 7: Aula 10a

Os Vasos SanguíneosOs Vasos Sanguíneos

As arteríolas se ramificam e formam vasos As arteríolas se ramificam e formam vasos menores – menores – metarteríolasmetarteríolas. .

Esses vasos terminam em uma rede de Esses vasos terminam em uma rede de vasos sanguíneos microscópios: vasos sanguíneos microscópios: capila-capila-resres..

Um esfíncter pré-capilar, um anel de Um esfíncter pré-capilar, um anel de músculo liso que circunda o vaso em sua músculo liso que circunda o vaso em sua origem, controla o diâmetro do capilar.origem, controla o diâmetro do capilar.

Page 8: Aula 10a

Os Vasos SanguíneosOs Vasos Sanguíneos

O sistema venoso é formado pela vênulas O sistema venoso é formado pela vênulas e veias.e veias.

As veias possuem paredes muito mais As veias possuem paredes muito mais finas e menos musculares que as artérias, finas e menos musculares que as artérias, pois o sistema venoso opera sob uma pois o sistema venoso opera sob uma pressão relativa-mente baixa.pressão relativa-mente baixa.

A pressão cai para aproximadamente 0 A pressão cai para aproximadamente 0 mmHg quando o sangue alcança o AD.mmHg quando o sangue alcança o AD.

Page 9: Aula 10a

A Pressão ArterialA Pressão Arterial

Pressão sanguínea é a força que o san-Pressão sanguínea é a força que o san-gue exerce contra a parede do vaso san-gue exerce contra a parede do vaso san-guíneo.guíneo.

Esta força condutora do fluxo sanguíneo é Esta força condutora do fluxo sanguíneo é causada pela contração ventricular.causada pela contração ventricular.Contração ventricularContração ventriculardistensão das distensão das

artériasartériasrelaxamento relaxamento ventricularventricularretração das retração das

artériasartériaspropulsão do sanguepropulsão do sangue

Page 10: Aula 10a
Page 11: Aula 10a

A Pressão ArterialA Pressão Arterial

A pressão arterial na circulação sistêmica A pressão arterial na circulação sistêmica é mais alta nas artérias e mais baixa nas é mais alta nas artérias e mais baixa nas veias.veias.

A diminuição na pressão ocorre porque a A diminuição na pressão ocorre porque a energia é perdida devido à resistência dos energia é perdida devido à resistência dos vasos ao fluxo sanguíneo.vasos ao fluxo sanguíneo.

PASPASpressão arterial durante a sístole pressão arterial durante a sístole (indica o trabalho do coração).(indica o trabalho do coração).

PADPADpressão arterial durante a diástole pressão arterial durante a diástole (indica a resistência ao fluxo).(indica a resistência ao fluxo).

Page 12: Aula 10a
Page 13: Aula 10a

A Pressão ArterialA Pressão Arterial

Retorno venosoRetorno venosoquantidade de sangue quantidade de sangue que retorna ao átrio direito.que retorna ao átrio direito.

Fatores que podem influenciar:Fatores que podem influenciar:1.1. Bomba muscular.Bomba muscular.2.2. Bomba respiratória.Bomba respiratória.3.3. Válvulas venosas.Válvulas venosas.4.4. Posição do corpo.Posição do corpo.

Page 14: Aula 10a
Page 15: Aula 10a

A Pressão ArterialA Pressão Arterial

O débito cardíaco e a resistência periféri-O débito cardíaco e a resistência periféri-ca são os maiores fatores que influenciam ca são os maiores fatores que influenciam a pressão arterial.a pressão arterial.

P = DC x RP = DC x R O aumento da pressão pode ocorrer O aumento da pressão pode ocorrer

devido:devido:1.1. Aumento do débito cardíaco.Aumento do débito cardíaco.2.2. Aumento da resistência periférica.Aumento da resistência periférica.

Page 16: Aula 10a
Page 17: Aula 10a
Page 18: Aula 10a
Page 19: Aula 10a

Resistência nas ArteríolasResistência nas Arteríolas

Cerca de 60% de toda a resistência a Cerca de 60% de toda a resistência a circulação sistêmica está localizada nas circulação sistêmica está localizada nas arteríolas.arteríolas.

Uma pequena mudança no raio de uma Uma pequena mudança no raio de uma arteríola cria uma grande mudança na arteríola cria uma grande mudança na resistência.resistência.

R ∞ 1/rR ∞ 1/r44

↓ ↓ DiâmetroDiâmetro↑ RVP↑ RVP↓ o fluxo sanguíneo.↓ o fluxo sanguíneo. ↑ ↑ DiâmetroDiâmetro↓ RVP↓ RVP↑ o fluxo sanguíneo.↑ o fluxo sanguíneo.

Page 20: Aula 10a

Resistência nas ArteríolasResistência nas Arteríolas

A auto-regulação miogênica ajusta auto-A auto-regulação miogênica ajusta auto-maticamente o fluxo sanguíneo.maticamente o fluxo sanguíneo.

↑ ↑ da Pressãoda Pressão↑ fluxo sanguíneo nas ↑ fluxo sanguíneo nas arteríolasarteríolasdistensão das arteríolasdistensão das arteríolascon-con-tração das arteríolastração das arteríolas↑ da RVP↑ da RVP↓ do ↓ do fluxo sanguíneo nas arteríolas (auto-regu-fluxo sanguíneo nas arteríolas (auto-regu-lação).lação).

Page 21: Aula 10a
Page 22: Aula 10a

Resistência nas ArteríolasResistência nas Arteríolas

A divisão simpática é responsável pela A divisão simpática é responsável pela maior parte do controle reflexo da muscu-maior parte do controle reflexo da muscu-latura lisa vascular.latura lisa vascular.

A noradrenalina age sobre os receptores A noradrenalina age sobre os receptores do músculo liso vascular e causa vaso-do músculo liso vascular e causa vaso-constrição.constrição.

A diminuição do estímulo simpático causa A diminuição do estímulo simpático causa vasodilatação.vasodilatação.

A adrenalina liga-se aos receptores arte-A adrenalina liga-se aos receptores arte-ríolares.ríolares.

Page 23: Aula 10a

Resistência nas ArteríolasResistência nas Arteríolas

A adrenalina liga-se aos receptores A adrenalina liga-se aos receptores arteriolares arteriolares αα e e causa vasoconstriçãocausa vasoconstrição. .

A adrenalina nos receptores A adrenalina nos receptores ββ22 encontra- encontra-dos nas arteríolas do coração, do fígado e dos nas arteríolas do coração, do fígado e da musculatura esquelética, da musculatura esquelética, causa vasodi-causa vasodi-lataçãolatação..

Page 24: Aula 10a
Page 25: Aula 10a

Distribuição de Sangue Distribuição de Sangue Para os TecidosPara os Tecidos

A distribuição do sangue sistêmico varia A distribuição do sangue sistêmico varia de acordo com as necessidades metabóli-de acordo com as necessidades metabóli-cas de cada órgão.cas de cada órgão.

A distribuição é comandada por uma A distribuição é comandada por uma combinação de controle local e reflexo combinação de controle local e reflexo homeostáticos.homeostáticos.

O fluxo sanguíneo ao longo das arteríolas O fluxo sanguíneo ao longo das arteríolas depende da sua resistência (relação depende da sua resistência (relação inversamente proporcional).inversamente proporcional).

Page 26: Aula 10a
Page 27: Aula 10a

Regulação da Pressão Regulação da Pressão ArterialArterial

O controle reflexo da pressão arterial O controle reflexo da pressão arterial reside no bulbo (reside no bulbo (centro de controle cardio-centro de controle cardio-vascular medularvascular medular).).

A meta principal do centro de controle car-A meta principal do centro de controle car-diovascular é manter um fluxo sanguíneo diovascular é manter um fluxo sanguíneo adequado para o encéfalo e o coração.adequado para o encéfalo e o coração.

Os macanorreceptores sensíveis ao esti-Os macanorreceptores sensíveis ao esti-ramento – ramento – barorreceptoresbarorreceptores localizados localizados nas paredes da artéria carótida e da aorta nas paredes da artéria carótida e da aorta monitoram a pressão sanguínea.monitoram a pressão sanguínea.

Page 28: Aula 10a
Page 29: Aula 10a

Regulação da Pressão Regulação da Pressão ArterialArterial

Os barorreceptores carotídeos e aórticos Os barorreceptores carotídeos e aórticos são receptores ativos tonicamente ao esti-são receptores ativos tonicamente ao esti-ramento que disparam potenciais de ação ramento que disparam potenciais de ação continuamente.continuamente.

O primeiro mecanismo reflexo para o con-O primeiro mecanismo reflexo para o con-trole homeostático da PA é o trole homeostático da PA é o reflexo reflexo barorreceptorbarorreceptor..

↑ ↑ PAPA ↑ estiramento da membrana dos ↑ estiramento da membrana dos barorreceptoresbarorreceptores ↑ a taxa de disparo do ↑ a taxa de disparo do receptor.receptor.

Page 30: Aula 10a

Regulação da Pressão Regulação da Pressão ArterialArterial

↓ ↓ PAPA ↓ estiramento da membrana dos ↓ estiramento da membrana dos barorreceptoresbarorreceptores ↓ a taxa de disparo do ↓ a taxa de disparo do receptor.receptor.

Os PA dos barorreceptores viajam até o Os PA dos barorreceptores viajam até o centro de controle cardiovascular via centro de controle cardiovascular via neurônios sensitivos.neurônios sensitivos.

A resposta do reflexo barorreceptor é A resposta do reflexo barorreceptor é muito rápida: muito rápida: alterações no débito cardía-alterações no débito cardía-co e na resistência periféricaco e na resistência periférica..

Page 31: Aula 10a
Page 32: Aula 10a
Page 33: Aula 10a

Regulação da Pressão Regulação da Pressão ArterialArterial

Em pé, a gravidade causa acúmulo de Em pé, a gravidade causa acúmulo de sangue nas extremidades inferiores; redu-sangue nas extremidades inferiores; redu-ção do retorno venoso; diminuição do DC; ção do retorno venoso; diminuição do DC; queda da PA (hipotensão ortostática) ; ati-queda da PA (hipotensão ortostática) ; ati-vação do reflexo do barorreceptor e vação do reflexo do barorreceptor e aumento da PA.aumento da PA.