Aula 2

22
SEJAM BEM VINDOS AO INSTITUTO

Transcript of Aula 2

Page 1: Aula 2

SEJAM BEM VINDOS AO INSTITUTO

Page 2: Aula 2

LIVRO DE MÓRMON

Page 3: Aula 2

Comentários

Mórmon, na função de compilar os textos do Livrode Mórmon, enfrentou grandes dificuldades para decidir o que incluir nesse registro resumido. Suas escolhas pautaram-se por pelo menos dois critérios: Primeiro, o Senhor disse a Mórmon que escrevesse “as coisas que foram ordenadas” (3 Néfi 26:12). Segundo, Mórmon viu nossos dias e as condições em que viveríamos (ver Mórmon 8:34–35). Vemos assim que, quando tomava decisões quanto ao conteúdo a ser incluído, Mórmon tinha sempre em mente esses dois fatores

Page 4: Aula 2

1 Néfi 1:1. Muitas Aflições, Mas AltamenteFavorecido

Néfi relatou “muitas aflições”, mas também reconheceu que recebeu muitas bênçãos do Senhor. Ele relatou muitas provações enfrentadas por ele mesmo ou por outros membros de sua família, mas mesmo enquanto as enfrentavam, eles permaneceram fiéis e gratos ao Senhor. Néfi considerava-se altamente favorecido porque veio a conhecer muito bem a bondade de Deus ( 1 Néfi 2:16) e por ter sido amparado, graças à confiança que tinha no braço Divino ( 2 Néfi 4:19–26). A compreensão do plano de Deus colocava as aflições de Néfi no devido contexto

Page 5: Aula 2

1 Néfi 1:2. A “Língua dos Egípcios”

O versículo 2 do capítulo 1 de 1 Néfi, indica queLeí e Néfi usaram a “língua dos egípcios” para registrarsua história nas placas de ouro. Quatrocentos e setentaanos depois, o rei Benjamim ensinou a seus filhos o“idioma dos egípcios”, que não só era a língua em queas placas de ouro foram escritas, mas também a dasplacas de latão (Mosias 1:1–4). No Livro de Mórmon,o termo “egípcio reformado” só aparece em Mórmon9:32. Aparentemente, “egípcio reformado” é um termousado para indicar a existência de uma variação doidioma egípcio conforme empregado por Leí e Néfi.

Page 6: Aula 2

A Babilônia dominou o mundo e conquistou o controle sobre o reino de Judá por volta do ano 605 a.C., quando Jeoiaquim era rei de Judá. Esse rei tentou iniciar uma rebelião contra a Babilônia que, por sua vez, sitiou Jerusalém com seus exércitos. Jeoiaquim foi morto ou capturado e a Babilônia colocou Zedequias, tio de Jeoiaquim, para reinar em seu lugar. Essa foi uma época de grande iniquidade entre o povo de Judá; a imoralidade e a corrupção eram generalizadas. Esse é o contexto histórico em que Leí viveu. Pouco depois de Leí ter deixado aquela área, Zedequias tentou levantar outra revolta contra a Babilônia, o que resultou em nova destruição de Jerusalém, dessa vez muito piorque as anteriores, por volta do ano 587 a.C. Muitas pessoas morreram e quase todo o restante dos judeus foram levados em cativeiro para a Babilônia, onde permaneceram por 70 anos. Com isso, cumpriram-se asprofecias de Judá de que se eles não se arrependessem seriam destruídos.

Page 7: Aula 2

1 Néfi 1:16–17. Dois Conjuntos de Registros

Néfi escreveu seus registros cerca de 30 anos depois de a família de Leí ter deixado Jerusalém e ido para a terra prometida ( 1 Néfi 19:1–5; 2 Néfi 5:28–31). Seu registro começa com um resumo dos escritos de seu pai que vai do capítulo 1 ao 8 de 1 Néfi. O resumo que Mórmon fez do registro de Leí estava nas 116 páginas perdidas do manuscrito que continham a tradução da parte das placas chamada de “Livro de Leí” ( D&C 10, introdução da seção.

Page 8: Aula 2

1 Néfi 1:20. “As Ternas Misericórdias do Senhor”

As ternas misericórdias do Senhor são bênçãosmuito pessoais e individuais. Elas são: força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por Seu intermédio. Verdadeiramente, o Senhor molda ‘suas misericórdias às condições dos filhos dos homens’ (D&C 46:15).

Page 9: Aula 2

1 Néfi 2:5–10. Leí Foi de Jerusalém até asMargens do Mar Vermelho

Page 10: Aula 2
Page 11: Aula 2

É Bem possível que Nefi tenha aprendido eTrabalhado com as técnicas de fundição de metais, de onde veio então sua habilidade para fundir metais para fazer as placas e gravar nas mesmas.Não existe dúvidas de que Nefi admirava os trabalhos finos de metal, essa foi a primeira coisa que notou na Liahona, que era esmeradamente trabalhada.Ele também nos descreve com perfeição a espada de Labão.Tanto admirava como sabia como trabalhar os metais, pois assim que chegaram no novo mundo, Nefi fabricou espadas usando a espada de Labão como modelo.

Page 12: Aula 2

Leí demonstrou que era grato ao Senhor por sua orientação e proteção logo na primeira coisa que fez após armar sua tenda: “E aconteceu que construiu um altar de pedras e fez uma oferta ao Senhor e rendeu graças ao Senhor nosso Deus” (1 Néfi 2:7).Foi aqui nesse lugar que Leí descobriu que era descendente de José e se emociona Quando lhe são entregues as placas de bronze.Também foi daqui que Néfi e seus irmãos partiram de volta á Jerusalém para buscar a Família de Ismael a fim de se casarem com suas filhas.Foi nesse local que receberam do Senhor a Liahona.E foi daqui deste mesmo lugar que atravessaram o rio Lamã para nunca mais voltar a Jerusalém

Page 13: Aula 2

Leí, sua família e a família de Ismael seguem a rota conhecida como rota do incenso rumo a Arábia, devido aos manaciais de água que existiam no caminho.

Page 14: Aula 2

Acredita-se que tenham levado cerca de um ano desde seu primeiro acampamento até Nahom, pois foi aqui que Néfi menciona o nascimento dos primeiros filhos.Foi nesse local que Ismael faleceu e foi enterrado, provocando assim todo lamento de sua família.Esse nome Nahom aparece pela primeira vez em 1 Néfi 16 mas já era conhecido por Néfi e seus familiares, pois não foram eles que deram nome ao lugar.O cemiterio de Nahom foi descoberto em 1994 e muitas múmias se encontram hoje no museu arqueológico do Iemem

Page 15: Aula 2

Nefi cita em seus registros que ao partir de Nahom seguiram rumo ao leste, provavelmente passaram por Marib em busca de provisões.Essa era uma das cidades mais importantes naquela época na chamada rota do incenso.

Page 16: Aula 2

Timna era a capital das caravanasDa rota do incenso e única cidade Mais próxima onde poderiamObter água para continuar a jornada.É mais provavél que tenham seguidoPor essa rota.

Page 17: Aula 2

Shabwah era o último paraíso verdejante antes de continuar a jornada rumo ao leste segundo os registros de Néfi.É muito provável que Leí e sua família tenham parado nessa cidade para recobrar as energias e obter provisões.

Page 18: Aula 2

O DESERTO DA ARÁBIA

Page 19: Aula 2

Foi no deserto da Arábia que Néfi teve seu caráter moldado;Foi aqui que ele reconheceu e registrou a coragem das mulheres que com o grupo viajavam.Foi aqui onde as mulheres deram a luz algumas crianças;Foi aqui que tiveram que comer carne crua, pois o Senhor não os permitiu fazer fogo;Foi aqui que Néfi relata em seus registros que o Senhor tornou a carne crua, doce para eles.Existe um ditado que diz “A parte mais escura da noite é um pouco antes do amanhecer”.Pois foi depois de todas as provações que passaram no deserto, que chegaram a um lugar onde chamaram de terra da Abundância.

Page 20: Aula 2

Local chamado por Néfi comoTerra da Abundância

Page 21: Aula 2

Foto do satélite da região de Dofar No Omã, exatamente aoLeste de Nahom.Se reparar-mos bem, não existe nenhum outro local onde podemos Encontrar vegetação.

Page 22: Aula 2

MUITO OBRIGADO

aulasdoinstituto.blogspot.com.br