AULA 2 COESÃO TEXTUAL

3
A REITERAÇÃO abre um ramo: 1. REPETIÇÃO = a. paráfrase, b. paralelismo e a c. repetição propriamente dita e 2. SUBSTITUIÇÃO = a. gramatical, b. por zero ou elipse, c. lexical 1. sinônimo, 2. hiperônimo e 3. caracterizadores situacionais. Se não houvesse a reiteração o texto ficaria cansativo, a reiteração também serve para a manutenção temática do texto, ou seja quando os elementos são retomados repetidos no texto de uma forma ou de outra se garante que o tema está sendo mantido. REITERAÇÃO POR REPETIÇÃO – pode ocorrer por paráfrase, paralelismo Oe repetição propriamente dita. A repetição por paráfrase ocorre quando um bloco de informações é retomado, repetido de uma outra forma, essa repetição tem como objetivo deixar mais claro para o interlocutor/ leitor do que está se tratando. Parafrasear / Paráfrase é dizer a mesma coisa usando outras palavras. Expressões que indicam paráfrase – ou seja, em outras palavras, em outros termos, isto é, em resumo, em síntese. Essas expressões servem para indicar ao leitor que o bloco de informações vai ser repetida em forma de paráfrase . REPETIÇÃO POR PARALELISMO – assegura que uma informação de mesmo nível ou de mesmo tipo vai ser apresentada com uma mesma estrutura gramatical com uma mesma forma. Exemplo 6.00 ”pão de queijo”. A maioria dos verbos estão no infinitivo bater, juntar, etc...mas temos uma forma que está no imperativo que é a forma encha, essa mudança no emprego dos verbos do infinitivo para o imperativo configura uma quebra de paralelismo, alem da mudança do emprego dos verbos como no exemplo, há outras formas de quebra de paralelismo.

Transcript of AULA 2 COESÃO TEXTUAL

Page 1: AULA 2 COESÃO TEXTUAL

A REITERAÇÃO abre um ramo: 1. REPETIÇÃO = a. paráfrase, b. paralelismo e a c. repetição propriamente dita e 2. SUBSTITUIÇÃO = a. gramatical, b. por zero ou elipse, c. lexical 1. sinônimo, 2. hiperônimo e 3. caracterizadores situacionais.

Se não houvesse a reiteração o texto ficaria cansativo, a reiteração também serve para a manutenção temática do texto, ou seja quando os elementos são retomados repetidos no texto de uma forma ou de outra se garante que o tema está sendo mantido.

REITERAÇÃO POR REPETIÇÃO – pode ocorrer por paráfrase, paralelismo Oe repetição propriamente dita.

A repetição por paráfrase ocorre quando um bloco de informações é retomado, repetido de uma outra forma, essa repetição tem como objetivo deixar mais claro para o interlocutor/ leitor do que está se tratando.

Parafrasear / Paráfrase é dizer a mesma coisa usando outras palavras.

Expressões que indicam paráfrase – ou seja, em outras palavras, em outros termos, isto é, em resumo, em síntese. Essas expressões servem para indicar ao leitor que o bloco de informações vai ser repetida em forma de paráfrase .

REPETIÇÃO POR PARALELISMO – assegura que uma informação de mesmo nível ou de mesmo tipo vai ser apresentada com uma mesma estrutura gramatical com uma mesma forma. Exemplo 6.00 ”pão de queijo”. A maioria dos verbos estão no infinitivo bater, juntar, etc...mas temos uma forma que está no imperativo que é a forma encha, essa mudança no emprego dos verbos do infinitivo para o imperativo configura uma quebra de paralelismo, alem da mudança do emprego dos verbos como no exemplo, há outras formas de quebra de paralelismo.

Expressões usadas pelo paralelismo não só (...) mas também, não apenas (...) mas ainda, nem tanto (...) quanto. O paralelismo pode ser um recurso estilístico, como também argumentativo.

REPETIÇÃO PROPRIAMENTE DITA – eu repito a própria palavra. A repetição, não é propriamente falta de vocabulário – olhar as anotações no livro!

A repetição pode: 1. marcar a ênfase que se pretende atribuir a um segmento. Exemplo: Seria justo, seria, razoável, seria oportuno que se deixasse construir

Page 2: AULA 2 COESÃO TEXTUAL

uma base. 12.50 Aqui o termo seria enfatiza o verbo que se quer valorizar, ou seja, a necessidade de se fazer alguma coisa.

2. Marcar uma correção explícita ou não – Os desfiles propunham uma moda democrática. Democrática? O autor desse segmento não acredita que a moda é democrática, por isso a repetição.

3. Expressar quantificação – Para se produzir bons textos é necessário: escrever, escrever e escrever. A repetição da forma verbal escrever indica a necessidade da prática da escrita para a produção de bons textos.

4. Marcar a continuidade do tema que está em foco – abarca todas as anteriores.

Nem toda repetição é um recurso de estilo ou argumentação, muitas vezes a repetição indica pobreza de vocabulário.

REITERAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO – mantém o mesmo tema, mas com outra roupagem, ou estrutura. Ela pode se dar na forma lexical, gramatical ou por elipse/ zero.

1. Na repetição gramatical o NOME será substituído por algum item gramatical NAP. Anáfora ocorre quando temos a substituição de um nome (substantivo) por um pronome (item da gramática). Quando ocorre o contrário um pronome depois a substituição por um nome nós temos a catáfora. A anáfora é o mais comum, mas a catáfora causa expectativa no leitor.

2.Substituição lexical – um nome é trocado por um outro nome de sentido equivalente. A substituição lexical pode ocorrer pela substituição de sinônimos, hiperônimos ou de caracterizadores situacionais.