Aula 2: Tipologia textual: a dissertação-...

33
Aula 2: Tipologia textual: a dissertação- argumentativa

Transcript of Aula 2: Tipologia textual: a dissertação-...

Aula 2: Tipologia textual: a dissertação-argumentativa

Do Latim textum = tecido, pano.

Não é um aglomerado de frases;

É uma totalidade dotada de sentido;

Tem início, meio e fim;

É produzido por alguém num dado local, num dado momento histórico, com um objetivo de passar uma mensagem.

Definindo: “Texto é um conjunto de frases que dialogam entre si, estabelecendo determinadas relações de sentido”.

Platão e Fiorin.

Todo texto é produzido em dada situação. Entenda-se por “situação” o contexto em que o “leitor” está inserido. Pode ser uma sala de aula, uma festa ou uma reunião de negócios, por exemplo.

O “leitor” é qualquer indivíduo que se encontra em uma situação na qual ocorre a emissão de uma mensagem – não necessariamente escrita.

A referência à linguagem remete a qualquer forma de comunicação: palavras, olhares, gestos, sons, cores, símbolos, entre outros.

É imperativo que todos esses elementos associados produzam sentido, isto é, possam ser entendidos por alguém – no caso, o leitor.

Domínio da linguagem: a linguagem que utilizamos nos textos pode variar de acordo com a situação em que estamos inseridos. Essas situações é que definirão o nível de linguagem a ser empregado. É importante frisar que não existe um nível adequado, nesse sentido, vale a pena analisarmos os principais níveis de linguagem existentes – todos já “cobrados” no vestibular.

A. Registro Formal, que se subdivide em registro erudito e registro culto.

B. Registro Informal, subdividido em uso coloquial e uso vulgar (ou inculto).

Conhecimento de mundo: de nada adianta dominar a linguagem se não tivermos o conhecimento e as referências necessárias para que aquilo que existe sob o plano formal possa fazer sentido para nós. Em outras palavras, devemos possuir também o conteúdo necessário à apreensão das informações. Conteúdo é todo o conhecimento que pode ser utilizado no entendimento ou na escritura de um texto.

Progressão textual: Um texto não é um amontoado de partes, há uma articulação entre os parágrafos, uma organização dos períodos, uma progressão lógica que organiza o texto, fazendo com que o leitor entenda claramente o que está sendo exposto.

A progressão lógica do texto se dá por meio de marcadores de coesão, como conjunções, preposições, pronomes relativos, marcadores temporais e por meio do encadeamento lógico dos períodos e orações (portanto, coesão e coerência).

Narração: é um tipo de texto que esboça as açõesde personagens num determinado tempo e espaço.

Descrição: é um tipo de texto que envolve a descrição de algo,seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e suaintenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões eas qualidades de algo.

Dissertação: é um tipo de texto argumentativo e opinativo,uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto outema, por meio de uma argumentação lógica, coerente ecoesa. Pode ser expositivo ou argumentativo.

Expositiva: é a exposição de ideias, teorias, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.

Argumentativa: nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos.

O ENEM exige que o candidato domine a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Deve apresentar uma tese;

Linguagem impessoal: terceira pessoa do discurso;

Adequação à norma culta e aos índices de formalidade;

Qualidades essenciais: clareza, objetividade, coerência, coesão e senso crítico.

Os temas propostos pelas bancas são argumentáveis, ou seja, podem apresentar mais de um ponto de vista. Assim, qualquer posicionamento é válido, desde que bem fundamentado.

Muitos alunos acreditam que é necessário “ adivinhar” o que a banca pensa. Isso não é necessário! A banca vai avaliar o seu potencial de convencimento e a originalidade da argumentação. Deixe a sua opinião bem clara! Seu posicionamento pode ser extremo ou intermediário. Tenha cuidado ao expor um posicionamento intermediário, pois pode denotar uma ausência de ponto de vista.

Para garantir a objetividade do seu texto, você deve: •Evitar excessos de abstrações •Evitar o tom emotivo •Evitar uso de argumentos religiosos •Evitar uso de experiências pessoais •Evitar radicalismos

Exemplo: Tema: Direitos dos homossexuais: conquistas ou exageros? “ Os homossexuais não deveriam ter o direito do matrimônio. O Brasil, por exemplo, é um país de maioria católica ou cristã, que segue os princípios da bíblia. Sabe-se que, desde o gênesis, a palavra prega a união entre homem e mulher. Diante disso, fica claro que aceitar a união entre pessoas do mesmo sexo é uma afronta às normas religiosas que regem a sociedade moderna. “

INTRODUÇÃO Apresenta a ideia central do texto, a tese.

É o parágrafo inicial, contextualiza o leitor sobre o assunto do texto.

Deve ter aproximadamente 5 linhas.

Imigração no século XXI: sinônimo dedesenvolvimento

Diferentemente do que ocorreu em séculos passadosdurante o processo de colonização, o Brasil , no séculoXXI, destaca-se no cenário mundial por atuar como áreade atração populacional. Tal interesse pela residênciano país é resultado de sucessivas conquistas, as quaisforam benéficas para o reconhecimento da nação pelomundo. Nesse cenário, as políticas relacionadas aodesenvolvimento expressivo devem ser prosseguidas,na tentativa de tornar a migração um fator positivo eproporcionar a diversidade.

DESENVOLVIMENTO

Listagem dos argumentos que comprovem a tese.

Dividido em 2 ou 3 parágrafos de aproximadamente 5 linhas cada.

Os argumentos podem ser de autoridade, baseado em estatísticas, citando exemplos, etc.

O movimento migratório para o Brasil apresenta como um dosfatores motivadores a maior estabilidade política alcançada. Diante deum cenário mundial de crises, conflitos e desequilíbrios, váriosindivíduos de diversas partes do mundo buscam se instalar no país afim de ter acesso a condições mais dignificáveis de vida. Um dosgrandes responsáveis por esse cenário é o papel de liderança erepresentatividade que o Brasil assume em órgãos como o Mercosul, oFMI e a ONU.

Outro fator relacionado à imigração para o país envolve aspectossociais. A educação e a saúde são elementos fundamentais nesseprocesso. Por meio delas, os índices de pobreza e analfabetismoreduzem, e grande parte da população tem acesso à estabilidadefinanceira e qualidade de vida. A partir disso, o Brasil adquireestabilidade social e inverte o papel de fornecedor de profissionaisqualificados, os quais procuravam os centros de poder como a Europae os Estados Unidos.

CONCLUSÃO

Retoma a tese inicial e a reforça.

Deve ter aproximadamente 5 linhas.

Propõe uma solução para o problema discutido.

Diante do cenário benéfico e atrativo no qual o Brasil seencontra, é necessário que a continuidade e a qualidade daspolíticas que promovem a imigração positiva sejamprosseguidas. Isso pode ser feito por meio de investimentosem setores como a educação e a saúde, assim como a criaçãode órgãos que proporcionem o controle da entrada demigrantes e que deem assistência a esses. Feito isso, adiversidade populacional e o desenvolvimento serãopromovidos.

Compreensão do tema

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

Tese

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Argumentação

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Argumentação

Conclusão

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Argumentação

Conclusão Introdução

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Argumentação

Conclusão Introdução

Título

Técnicas de ideias

Compreensão do tema

TeseOrganizar e selecionar as

ideias

Argumentação

Conclusão Introdução

Título

Revisão textual

Tipos de tema:• Políticos• Sociais• Econômicos• Culturais• Científicos

Dê atenção total a cada uma das palavras que compõem o tema. A banca teve cerca de um ano para pensar na proposta e, se aquelas palavras foram utilizadas, cada uma delas desempenha uma função específica dentro do contexto.

Diferenciação entre tema e assunto; Tema específico e tema global.

Ex. 1 - Assunto: consciência ecológica Possível tema: o que deve ser feito para que a consciência ecológica aumente em todo o mundo? Ex. 2 – Assunto: ataque terrorista às torres do World Trade Center Possível tema: causas da intolerância no mundo contemporâneo

Exemplo: “Publicidade infantil em questão no Brasil” (ENEM 2014)“Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” (ENEM 2013)“O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” (ENEM 2012)

• Por onde devo começar a redação?

• 3 técnicas que podem ajudar:

• Brainstorming

• Perguntas estímulo

• Causa, efeito e solução.

• Brainstorming: também conhecida como “tempestade de ideias”, é uma técnica na qual deixamos o pensamento livre para ideias sobre o tema, sem julgá-las a princípio. Apenas escreva o que vier a sua cabeça.

Perguntas estímulo: consiste em levantar perguntas bases sobre o tema em questão e tentar responder já criando novas perguntas.

◦ O que?

◦ Quando?

◦ Quem?

◦ Onde?

◦ Como?

◦ Por que?

Causa, efeito e solução: listagem das possíveis causas do tema, dos efeitos, dos impactos que esses temas causam, já pensando em possíveis soluções para esses efeitos.

Ex: A sociedade do consumo

Causa: Aumento da renda; publicidade, padrão de vida imposto na mídia.

Efeitos: Compramos sem necessitar; deturpação do conceito de felicidade; problemas ambientais;

Soluções: Conscientização dos cidadãos; regulamentação dos anúncios publicitários; taxação de empresas que fazem uso da obsolescência programada.