AULA 3 COESÃO TEXTUAL - ASSOCIAÇÃO E CONEXÃO

2
As principais características de um texto são, além da coerência, a coesão. A coesão pode se manifestar por meio da reiteração, por associação e por conexão. A COESÃO por associação - ocorre quando em um texto são empregadas palavras ou expressões de um mesmo campo semântico, ou seja de UM MESMO UNIVERSO DE SENTIDO . Quando num texto grande parte das palavras faz parte do mesmo campo semântico, dizemos que a coesão por associação ficou garantida. A coesão por associação ocorre por intermédio da seleção lexical, que é quando as palavras são escolhidas num mesmo campo semântico. A seleção lexical pode ser identificada pelo uso de antônimos e por diferentes relações parte-todo. Antônimos são pares de palavras que trabalham com sentidos opostos: urbano/ rural, débito/ crédito, mas que acabam se complementando. Além dos antônimos também é possível estabelecer relação por diferentes modos de relações parte-todo. Estabelece relação entre parte e todo – nomes de seres ou objetos que dividem o mesmo espaço físico, por exemplo, a biblioteca que é composta por livros e estantes. Há também nomes de eventos – 3.58, a chegada e a ocasião indicam nomes de eventos. Nomes de grupos e seus respectivos constituintes – exemplo, família que em muitos casos podem ser compostas por mãe, pai e filhos, ou ainda o nome time que pode ser composto por técnicos, jogadores, capitão, entre outros vocábulos. Há também nomes de coleções e de seus constituintes – 4.52, mini-biblioteca seria a coleção e livros seus constituintes. Nomes de elementos que entram na composição de outros materiais, por exemplo, água, fruta, adoçante na composição de um suco.

Transcript of AULA 3 COESÃO TEXTUAL - ASSOCIAÇÃO E CONEXÃO

Page 1: AULA 3 COESÃO TEXTUAL - ASSOCIAÇÃO E CONEXÃO

As principais características de um texto são, além da coerência, a coesão. A coesão pode se manifestar por meio da reiteração, por associação e por conexão.

A COESÃO por associação - ocorre quando em um texto são empregadas palavras ou expressões de um mesmo campo semântico, ou seja de UM MESMO UNIVERSO DE SENTIDO .

Quando num texto grande parte das palavras faz parte do mesmo campo semântico, dizemos que a coesão por associação ficou garantida.

A coesão por associação ocorre por intermédio da seleção lexical, que é quando as palavras são escolhidas num mesmo campo semântico. A seleção lexical pode ser identificada pelo uso de antônimos e por diferentes relações parte-todo.

Antônimos são pares de palavras que trabalham com sentidos opostos: urbano/ rural, débito/ crédito, mas que acabam se complementando.

Além dos antônimos também é possível estabelecer relação por diferentes modos de relações parte-todo. Estabelece relação entre parte e todo – nomes de seres ou objetos que dividem o mesmo espaço físico, por exemplo, a biblioteca que é composta por livros e estantes. Há também nomes de eventos – 3.58, a chegada e a ocasião indicam nomes de eventos. Nomes de grupos e seus respectivos constituintes – exemplo, família que em muitos casos podem ser compostas por mãe, pai e filhos, ou ainda o nome time que pode ser composto por técnicos, jogadores, capitão, entre outros vocábulos. Há também nomes de coleções e de seus constituintes – 4.52, mini-biblioteca seria a coleção e livros seus constituintes. Nomes de elementos que entram na composição de outros materiais, por exemplo, água, fruta, adoçante na composição de um suco.

COESÃO POR CONEXÃO – UNE AS PARTES, ela é constituída por conectivos/ conectores que vão unindo de forma coerente, estabelecendo uma série de conexões às várias partes de um texto. Conectivos/ conectores são termos ou expressões responsáveis pela ligação entre partes do texto .

Palavras que podem exercer a função de conectivos: preposições, advérbios e conjunções.

12.09, o QUE sinaliza para um elemento de complementação, ANTES DE MAIS NADA indica temporalidade, o outro QUE presente no texto indica relação de delimitação ou restrição, o conectivo E estabelece uma relação de adição, POR ISSO indica conclusão e o conectivo POIS estabelece uma relação de explicação.

Page 2: AULA 3 COESÃO TEXTUAL - ASSOCIAÇÃO E CONEXÃO

RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELOS CONECTIVOS – podem estabelecer uma série de relações: causalidade, condicionalidade, temporalidade (pode ser relacionado a temporalidade ou a textualidade), finalidade, alternância, conformidade, complementação, restrição ou restrição - na gramática normativa ela é vista como ORAÇÃO ADJETIVA, adição, oposição, explicação ou justificação, conclusão, comparação.