Aula 4 DA 2014.2

download Aula 4 DA 2014.2

of 17

Transcript of Aula 4 DA 2014.2

Aula 11 18/03/14

Aula 411/09/15 A Adolescncia. Contardo Calligaris

Desenvolvimento do Adolescente FASF2015.2

Em alguns momentos tratados como crianas e em outros como adultos, os jovens passam por um perodo de transio em que nada marca o seu incio ou fim. 2Os adolescentes j tm discernimento para perceber alguns valores que comeam - alm de ficar mais claros - a fazer parte da lista de preferncias. 3Esses valores compreendem sucesso no plano financeiro/social, sexual/amoroso e ainda, seus corpos e suas mentes j atingiram um bom nvel de maturao, o que lhes permite buscar esses sucessos, porm a sociedade ainda lhe impe algumas restries que acaba criando efeitos colaterais e um comportamento, de certa forma rebelde. Esta fase um produto da sociedade moderna.4A idealizao da adolescncia acabou por influenciar tambm os adultos que querem a todo custo prolongar o perodo ao mximo, visando cada vez mais se parecer com os jovens. 5A dificuldade de se encaixar nos padres de feliz adolescncia, faz com que se iniciem os perodos depressivos por no conseguir ser feliz a atingir os objetivos.6Calligaris prope cinco tipos diferentes de adolescentes:

7Os adolescentes gregrios so jovens reunidos em certos grupos ou comunidades que exigem um algo em comum e onde todos so reconhecidos como iguais.

8Calligaris comenta sobre uma lei em um dos estados dos EUA que, em certos lugares, permite que jovens de 16 anos possuam licena para dirigir, mas probe que os mesmos dirijam o veculo com outros jovens at completarem 18 anos. Segundo essa lei, jovens em bando so potencialmente perigosos, pois transgridem para afirmarem-se entre si.9O adolescente delinquente, quando no consegue ser reconhecido no mundo dos adultos, usa da ignorncia e violncia, gritando, quebrando coisas, colocando fogo em casas, para tentar ser levado a srio.10Os adultos ficam numa situao bastante difcil j que no tem muita coisa a fazer a respeito disso, pois se ignorar, eles acabam fazendo cada vez mais delinquncias e promovendo a rebeldia exagerada e acabam sendo mais violentos pois acham que no esto sendo levados a srio e, se reprimir demais, daro aos adolescente a certeza de que seus gestos no foram interpretados o que provocar mais violncia novamente.11Por outro lado, Calligaris tambm trata da delinquncia com consequncias sexuais. O jovem, no sendo sexualmente aceito como adulto, resolve se impor pela seduo mais violenta para tentar ser aceito como igual.12O adolescente toxicmano, dependente de drogas. Os adolescentes de hoje, herdaram os resqucios da gerao paz e amor (e sexo e drogas), e vem isso como uma forma de rebeldia.13A droga, alm de possuir um certo encanto entre os jovens, tem uma promessa de satisfao garantida. Em relao ao fumo e lcool, os jovens vem como uma maneira de se aproximarem do modo de vida dos adultos que eles conhecem e que de certa forma admiram.14Os adolescentes que se enfeiam so os jovens que inventam um certo padro esttico que desafiam a sociedade. Esto fora do padro que a sociedade impe.15Segundo Calligaris, esta pode ser uma reao ao medo de no ser aceito por sua beleza nos padres normais, assim, o adolescente enfeia a prpria imagem para no correr o risco de ser considerado feio normalmente. Ele se tornou feio e sabe disso, foi por opo e no ?feio por natureza.16Os adolescentes barulhentos so aqueles da gerao MTV, os adolescentes que transmitem a sua rebeldia atravs da msica, imaginam suas vidas como em filmes ou clipes de suas bandas ou artistas favoritos.17