aula 4 filtração e centrifugação

18
OPERAÇÕES UNITÁRIAS Etapa básica de um processo Filtração Centrifugação Filtração O que é o processo de Filtração? É a operação unitária em que sólidos suspensos forçados a passar através de um meio poroso no são depositados ou retidos. Clarificação e Filtração Clarificação se dá quando a quantidade de sólidos retidos não excede 1% do Filtros de Malha

Transcript of aula 4 filtração e centrifugação

OPERAES UNITRIAS Etapa bsica de um processo Filtrao Centrifugao Filtrao O que o processo de Filtrao? a operao unitria em que slidos suspensos num lquido so forados a passar atravs de um meio poroso no qual os slidos so depositados ou retidos.

Clarificao e Filtrao Clarificao se d quando a quantidade de slidos retidos no excede 1% do total do produto

Filtros de Malha

Qual a importncia da Filtrao? 1 Separar substncias no solveis ou suspensas no meio. 2 Clarificar uma soluo. 3 Esterilizar solues que so qumicas ou fisicamente instveis ao calor.

4 5

Teoria da Filtrao

Teoria da Filtrao Regras Gerais 1 -Aumento da presso Aumento do escoamento Exceto: resduo altamente compressvel 2 -Aumento da rea filtrante Aumenta velocidade de escoamento 3 -A velocidade de escoamento do filtrado em qualquer instante inversamente proporcional viscosidade 4 -A velocidade do escoamento inversamente proporcional a resistncia do resduo (espessura) de do filtro Meios de filtrao Chama-se meio de filtrao a superfcie sobre a qual os slidos se depositam Um meio de filtrao do resduo tem que reter os slidos, sem que ocorra a ocluso do septo.

Filtrao esterilizante: O poro no pode exceder as dimenses dos microorganismos (exceto que fique adsorvido ao material do filtro) Meios de Filtrao

Meios de Filtrao O teflon aconselhvel para a maioria dos lquidos uma vez que inertequimicamente, apresenta uma grande resistncia mecnica e pode suportar temperaturas elevadas (~400C).

Filtros de papel Kraft porosidade controlada, preo reduzido, descartveis. (evita contaminaes cruzadas).

Meios de Filtrao Os meios filtrantes de membrana So os septos mais indicados

Para micro filtrao eultra filtrao.

Filtro de membrana: cerca de 150 m de espessura e com 400 A 500 milhes de poros por centmetro quadrado de superfcie Do filtro. Meios de Filtrao

Meios de Filtrao

Meios de Filtrao

Adjuvantes de Filtrao Usados em geral para reduzir a resistncia do resduo slido A filtrao convencional um processo sem sada, no qual todo o material a ser filtrado flui per pendicularmente em direo a um meio filtrante. A filtrao tangencial por membrana o fluxo de alimentao percorre paralelo ou tangencialmente superfcie do meio filtrante.

Fluindo em alta velocidade, o fluxo de alimentao remove constantemente os slidos acumulados ou solutos, mantendo limpa a superfcie da membrana.

Adjuvantes de Filtrao Materiais adesivos, gelatinosos ou substncias, altamente compressveis, formam resduos impermeveis e com resistncia elevada ao escoamento do lquido. As partculas dos adjuvantes devem ser inertes, insolveis, incompressveis e livres de impurezas.

Ex. Carvo ativado: adsorve cloro, retira odores e sabores e

reduz subst. qumicas Orgnicas e inorgnicas

Mtodos de filtrao especial Filtrao a quente mais rpida (lquidos quentes so menos viscosos diminui a resistncia ), mas podem trazer problemas. Produtos cosmticos leos baixas temperaturas (5C) para filtrao devido possibilidade de turvao em temperaturas

menores nas casa dos consumidores.

Aquisio de filtros O que vai ser filtrado? Qual o tamanho do poro para reter a menor partcula? Qual o dbito de escoamento desejado?

Qual a presso de funcionamento? Qual a temperatura de funcionamento? para produtos estreis? Equipamentos comerciais de filtrao:f ora que leva filtrao (gravidade, presso, centrfuga ou vcuo) e pelo funcionamento (lote ou contnuo)

Centrifugao

A centrfuga um aparelho para se parar as partculas de sistemas que demorariam muito a se separarem s com a fora da gravidade.A centrifugao usa a fora centrfuga para a separao, mas depende tambm do rotor e do tubo utilizado.H dois tipos principais de centrifugao:Preparatrio: isolamento de partculas especficas.Analtico: medida das propriedades fsicas de uma partcula em sedimentao.

Centrifugao diferencial As amostras so centrifugadas a uma dada velocidade, resultando em um sobrenadante e em uma frao do pelete.

As amostras so isoladas proporcionala velocidade de sedimentao (tamanho de partculas)

Pelete= mistura de todos os componentes sedimentados e no de todos aqueles que so desejados Centrifugao por gradiente de densidade Separao de partculas que tm a mesma densidade de flutuao, mas diferem em forma ou tamanho. A amostra colocada sobre um gradiente de sacarose (15 a 40%) ou outro meio viscoso.

A centrifugao deve ser interrompida quando as partculas forem separadas, mas antes que todas as partculas atinjam o fundo do tubo. EQUIPAMENTOS

no use tubos com rachaduras

Preencha os tubos at 2cm da borda

Programe a centrifuga Velocidade Temperatura Cronometro