Aula 5

12
Tema 2 Análise de textos midiáticos Signo, significante e significado Paradigma e sintagma Estruturas narrativas Conotação e denotação DISCIPLINA “COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA” Professoras Alexandra Bujokas de Siqueira e Iolanda Rodrigues Nunes

description

Material para a ula de Comunicação, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Triãngulo Mineiro - leitura crítica da mensagem publicitária

Transcript of Aula 5

Page 1: Aula 5

Tema 2

Análise de textos midiáticosSigno, significante e significadoParadigma e sintagmaEstruturas narrativasConotação e denotação

DISCIPLINA “COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”

Professoras Alexandra Bujokas de Siqueira e Iolanda Rodrigues Nunes

Page 2: Aula 5

ELEMENTOS DA LINGUAGEM

A análise que os estudantes fizeram do anúncio do PETA “Todos os animais têm as mesmas partes” foi o ponto de partida para iniciarmos o estudo de alguns elementos da linguagem da mídia. Na aula 3, mostramos como podemos definir leitura ingênua e leitura crítica da mídia: o leitor ingênuo acha que o que ele vê na mídia coincide com a realidade; o leitor crítico sabe que a mensagem é resultado de escolhas e, por isso, é uma representação da realidade. A análise do anúncio do PETA serviu como um termômetro das capacidades de análise dos alunos. Qual será que foi o resultado?

Signo, significante e significado

Page 3: Aula 5

UMA ANÁLISE TÍPICA:O texto pode ter duas interpretações a nosso ver, primeiro podemos entender que os animais são como nós, temos as mesmas “partes” e porque os animais são divididos em pedaços e os homens não? Somos animais como os bois, vacas, frangos e porcos e é antiético e proibido comer os homens, porque os animais são diferentes? O anuncio induz a virar vegetariano, com a mulher também dividida como um animal e o texto indicando o caminho do vegetariano. Porém o texto também pode induzir a comercialização de mulheres como um animal qualquer, já que o anúncio mostra uma atriz de filme pornográfico. Também pode influenciar a prostituição visando que pessoa que não entendesse essa língua poderia pensar que as mulheres neste local é um objeto sexual. A foto da atriz dividida em partes pode indicar estas múltiplas interpretações.

Page 4: Aula 5

TENDÊNCIAS NA LEITURA DOS ALUNOS, CONFORME COMENTÁRIOS ENVIADOS:

O anúncio compara a atriz a uma vaca, com a intenção de mostrar que é anti-ético comer animais; Usando uma mulher magra e bonita, o anúncio pode sugerir a ideia de que ser vegetariano é uma forma de alcançar o padrão de beleza propagado pela mídia; Ao comparar a mulher a uma vaca, o anúncio pode fazer a mulher parecer um objeto

sexual.

É a comparação com a vaca que cria o apelo sexual? Vaca é sexy?

Page 5: Aula 5
Page 6: Aula 5

Talvez o apelo sexy esteja em outro lugar...

Page 7: Aula 5

O propósito do PETA é criar campanhas polêmicas, que apelam para o sensacionalismo e, assim, ganhar a atenção e a simpatia do público, acostumado com a linguagem da propaganda.

Em termos de linguagem, o anúncio aproxima a atriz Pâmela Anderson de um animal de açougue, de um bom pedaço de carne suculenta. E isso é feito pelo modo como a linguagem foi articulada:

1. O enquadramento da imagem é aberto e foi construído de modo a valorizar o corpo inteiro da atriz;

2. O cenário é composto por uma cortina e um colchão macio, sugerindo um quarto. As cores são sutis mas, ainda assim, é um quarto. Poderia ser um gramado, por exemplo, e a conotação do anúncio seria diferente;

3. Ela foi fotografada numa pose típica de pin-up de calendário masculino, e tem expressão facial provocante. Poderia ser fotografada numa pose desafiadora e não provocativa e poderia ter expressão de preocupação ou reprovação, por exemplo;

Page 8: Aula 5

4. Ela está de biquíni e poderia estar vestida.

Do ponto de vista do público, podemos avaliar, amparados nas evidências empíricas do texto, que os elementos da linguagem usados: enquadramento, objetos na cena e pose geram um sentido, o do apelo sexual, que não tem relação com o texto do anúncio – a defesa do vegetarianismo. Essa relação forçada compromete a idoneidade do anúncio.

Ao colocar Pâmela Anderson, conhecida por seus atributos físicos, de biquíni e expressão típica de mulher provocadora, esse anúncio tem mais a ver com sexualidade do que com vegetarianismo. E o que é pior: ao comparar o corpo da mulher a um bife, o anúncio colabora para perpetuar a ideia da mulher como objeto sexual e não um ser humano dotado de sexualidade que nem sempre se encaixa nos padrões masculinos hegemônicos na mídia.

Page 9: Aula 5

Agora, monte este quebra-cabeça:

Vimos que toda linguagem é feita de signos e que os signos podem ser de três tipos:ÍconesÍndicesSímbolos

Mais importante do que decorar o que é cada tipo é saber perceber como a nossa própria mente reage quando entra em contato com cada um desses tipos de signos.

Como a mente dos alunos reagiu quando viu o anúncio?Como a mente deve reagir quando faz a leitura da professora?

Page 10: Aula 5

Por exemplo, as pessoas podem pensar que o anunciante está comparando a mulher com uma vaca num sentido de que ela seja somente um objeto sexual; cabe também uma comparação da humana em questão com um animal irracional, que no caso é a vaca; outra interpretação advém da comparação que os animais são seres conscientes, assim como os humanos.

O

Se SoíconesÍndices

Símbolos

Page 11: Aula 5

Moral da história:Com muita frequência, numa mensagem midiática, um signo se parece com uma coisa, mas simboliza outra. Esse é o processo de escolha que resulta numa representação, do qual falamos no início da aula.

O leitor ingênuo lê o símbolo como se fosse ícone, isto é, o que aparece na mídia, é o que é.

Já um leitor crítico sabe que são escolhas e sabe identificar as escolhas que foram feitas e quais outras poderiam ter entrado no lugar delas, tecendo hipóteses sobre os significados.

Page 12: Aula 5

Agora que você está ligado nessa história de ícones e símbolos, assista a propaganda da Vivo e reflita sobre as seguintes questões:

1. Os estudantes e os operários são ícones de estudantes e operários. Mas, dentro da história o que é que eles simbolizam?

2. Qual é a função da mangueira nessa história? O que ela representa?

Será que você aprendeu?

Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=20mzWdaPK_s>