Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

41

Click here to load reader

Transcript of Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Page 1: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Placa Mãe ou

Motherboard

Autor: Rafael Hipólito Abbiati

Page 2: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a placa-mãe influencia diretamente no desempenho do micro. Nesta aula, iremos estudar as placas-mãe disponíveis para PCs, seus formatos, suas características, os modelos existentes e etc.

Page 3: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

O principal componente da placa-mãe é o chipset. O chipset é que definirá as principais características da placa-mãe, como o tipo de memória RAM que a placa aceita, quantidade de memória máxima, além de influenciar diretamente no desempenho do micro.

Page 4: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

Para identificar a marca e modelo da placa mãe basta consultar o manual, porém alguns usuários não guardam os manuais. Então para que possa identificar o modelo da placa mãe deve olhar o impresso na placa mãe ou utilizar programas que façam esta identificação como é o caso do Everest.

Page 5: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

Page 6: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

Page 7: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fundamentos

Page 8: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Fabricantes

ASUS: www.asus.com ASROCK: www.asrockamerica.com ECS: www.ecs.com.tw PCCHIPS: www.pcchips.com.tw GIGABYTE: www.gigabyte.com.tw MSI: www.msi.com.tw FOXCONN: www.foxconnchannel.com INTEL: www.intel.com.br VIA: www.via.com.tw ABIT: www.abit.com.tw BIOSTAR: www.biostar.com.tw ALBATRON: www.albatron.com.tw DFI: www.dfi.com.tw

Page 9: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formatos AT e Baby AT

AT quer dizer Advanced Technology, desenvolvida para os primeiros PCs que usavam processador 286. Essa placa era muito larga possuía 30 cm de largura e 33,75 cm de comprimento. Pouco tempo depois, com a diminuição do tamanho dos circuitos, os fabricantes começaram a usar um formato AT reduzido, chamado Mini-AT ou Baby-AT. Placas-mãe com esse formato são encontradas na maioria dos micros antigos e medem 22 cm de largura e 33cm de comprimento.

Page 10: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formatos AT e Baby AT

Page 11: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato AT

O formato AT têm alguns problemas técnicos: A posição do processador dificulta a inserção de placas maiores nos slots. Os soquetes para módulos de memória ficam “espremidos” ao lado da fonte de alimentação, dificultando a instalação dos módulos. A posição dos plugs das portas IDE e da controladora de disquete faz com que o gabinete fique repleto de cabos.

Page 12: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Pouco cuidado com o gerenciamento térmico, pois a falta de organização dos cabos dificulta a circulação de ar. Não obedece completamente à padronização de gerenciamento de consumo elétrico avançado, pois a fonte de alimentação não pode se auto-desligar.

Formato AT

Page 13: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ATX

A sigla ATX significa Advanced Technology Extended, foi desenvolvida pela Intel para resolver os problemas encontrados no formato AT/Baby AT. Existem 4 modelos de placas ATX que são: ATX (30,5 cm x 24,4 cm) Mini ATX (28,4 cm x 20,8 cm) MicroATX (24,4 cm x 24,4 cm) FlexATX (22,9 cm x 19,1 cm)

Page 14: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ATX

Page 15: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Vantagens ATX

A posição do processador não dificulta a inserção de placas nos slots. Da mesma forma, nenhuma placa dificulta a troca do processador no caso de um upgrade. Os soquetes para módulos de memória estão em uma posição que facilita a inserção e remoção de módulos de memória.

Page 16: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Vantagens ATX

Os plugues das portas IDE e da controladora da unidade de disquete ficam próximos aos periféricos, fazendo com que os cabos sejam bastante curtos e não mais dificultem a instalação de periféricos nem impeçam a circulação de ar. O novo layout melhora a circulação de ar e a dissipação térmica. Uma nova fonte de alimentação com tensão de 3,3 V e função de desligamento por software.

Page 17: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

AT vs ATX

Page 18: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

AT vs ATX

Page 19: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato NLX

Formato de placas-mãe bastante usado, sobretudo em PCs compactos “de marca” (Compaq, IBM, etc.) As placas mães no formato NLX se conectam a uma outra placa NLX “Hub” que fica conectada na fonte. A placa NLX “Hub” recebe além da placa mãe NLX, o HD, Disquete e etc...

Page 20: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato NLX

Page 21: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato NLX

Page 22: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato NLX

Page 23: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato LPX

A Intel liderou a indústria de placas-mãe na adoção de dois novos padrões de placas-mãe: ATX, para substituir o AT, e LPX, para substituir o NLX. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais "finos", já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.

Page 24: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato LPX

Gabinete LPX

Placa Mãe LPX

Expansor de Slots

Placa Periférica

Page 25: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato LPX

Visualmente falando é fácil diferenciar uma placa-mãe LPX de uma NLX. No padrão LPX o conector para a placa de expansão (backplane) está localizado no centro da placa-mãe e este é um conector parecido com um slot (conector "fêmea"). Já no padrão NLX o conector para a placa mãe está localizado em uma das laterais da placa, e é um contato de borda contendo 340 pinos, similar ao usado por placas de expansão.

Page 26: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato LPX Conector para Expansor de Slots

Page 27: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato LPX

Conector para Expansor de Slots

Page 28: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

A VIA Technologies, tradicional fabricante de chipsets está liderando a indústria na criação de um novo padrão de placas-mãe, chamado ITX. Essa padrão é destinado a micros baratos e compactos. A idéia da placa-mãe ITX é ter tudo on-board (ou seja, vídeo, áudio, modem e rede na própria placa-mãe), dispensando a instalação de novos periféricos. Com isso, o seu tamanho é bastante reduzido.

Page 29: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

Page 30: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

Page 31: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

Page 32: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

Page 33: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato ITX

Page 34: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

O novo padrão criado pela Intel em 2003 chama-se BTX, sigla de “Balanced Technology eXtended”. A fim de substituir o padrão ATX. O novo padrão BTX melhora a dissipação de calor e reduz o ruído. O formato BTX possui três tamanhos básicos: picoBTX (20,32 cm x 26,67 cm), microBTX (26,41 cm x 26,67 cm) e BTX (32,51 cm x 26,67 cm).

Page 35: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

A primeira coisa a chamar a atenção na nova disposição espacial dos componentes de uma placa BTX é que os “slots” e os conectores traseiros “trocaram de lado”, pois a placa mãe agora é fixada do lado direito do gabinete. A segunda é que a CPU, que agora se localiza próxima à parte frontal do gabinete. Com o BTX o fluxo de ar no interior do micro, se dá em uma linha reta longitudinal (“in-line airflow”).

Page 36: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

Page 37: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

Page 38: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

Page 39: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Formato BTX

Page 40: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Tamanho dos Padrões Padrão Comprimento Largura

AT 34,3 cm 30,5 cm

Baby AT *** 33,0 cm 22,0 cm

ATX 30,5 cm 24,4 cm

Mini ATX 28,4 cm 20,8 cm

Flex ATX 22,9 cm 19,1 cm

Micro ATX 24,4 cm 24,4 cm

LPX 22,0 cm 33,0 cm

Mini LPX 25,4 cm 21,8 cm

NLX 20,3 cm 22,9 cm

ITX 21,5 cm 19,1 cm

BTX 32,5 cm 26,6 cm

Micro BTX 26,4 cm 26,6 cm

Pico BTX 20,3 cm 26,6 cm

Page 41: Aula 5 - Placa Mãe - Tipos

Estudar

• Página do livro - 47 até 58 • Responder os exercícios da folha