Aula 6 i&t

21
Unidade Curricular: Gestão de Estoque

Transcript of Aula 6 i&t

Unidade Curricular:Gestão de Estoque

OBJETIVOS DA AULA

Compreender:• Inventários de Estoque• Tecnologias de Apoio

à Gestão de Estoque

INVENTÁRIOS DE ESTOQUE

INVENTÁRIOS DE ESTOQUE

O inventário de estoques constitui-se em uma ferramenta de importância fundamental para o aperfeiçoamento dos controles internos da organização, minimizando os riscos de perdas, proporcionando maior acuracidade nos custos com a operação e atendendo de forma eficiente à legislação de referência.

OS INVENTÁRIOS DE ESTOQUE SÃO CLASSIFICADOS COMO:

• Inventário Rotativo• Inventário Periódico

INVENTÁRIO ROTATIVO

É uma importante ferramenta para obter uma alta acuracidade em estoques, sendo realizado constantemente contagens físicas programadas, contribuindo também, para identificação imediata e correções de eventuais falhas no processo operacional.

INVENTÁRIO PERIÓDICO

O inventário periódico além de ter como objetivo principal a elaboração de demonstrativos financeiros, também evidencia as falhas nos controles operacionais.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

Para a contagem, é empregada uma equipe de técnicos auxiliares de inventário, encarregados do levantamento físico e supervisores encarregados da conferência e recontagem.

TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NO INVENTÁRIO

Para obtermos o resultado esperado, dentro de padrões técnicos e altamente qualificado, utilizamos, além de softwares próprios, os seguintes recursos tecnológicos:

COLETORES DE DADOS

A contagem física é realizada através desses equipamentos que apresentam a vantagem de assegurar maior rapidez na execução e aumentar a confiabilidade.

BALANÇAS CONTADORAS DE ALTA PRECISÃO

Para contagem de peças que apresentam tecnicamente, tamanhos e pesos homogéneos, como parafusos, arruelas, porcas pequenas e outras.

COMPUTADORES E NOTEBOOK’S 

Equipamentos necessários para ajustes e inclusão de dados.

ETIQUETAS AUTOCOLANTES COM CÓDIGO DE BARRAS

São utilizadas como Ficha de Inventário de Estoque, sendo seu uso necessário para garantir melhor controle e confiabilidade ao inventário.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O termo Tecnologia da Informação (TI) serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos (hardwares, seus dispositivos e periféricos; softwares e seus recursos; rede de telecomunicação; sistemas de gerenciamento de dados e informações) utilizados para dar suporte para a geração e uso da informação.

CÓDIGO DE BARRAS

Tecnologia de colocação de códigos legíveis por computador em itens, meio eficaz de identificar produtos mediante a conversão pelo computador da leitura feita por um sensor.

CÓDIGO DE BARRAS

Segundo Gonçalves (2007, p. 336), o código de barras é uma das mais importantes aplicações de hardwares na Logística, já que simplifica a entrada de dados nos sistemas informatizados e, consequentemente, facilita as operações nos pontos de vendas, despacho e recebimento de cargas;

WMS

WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português.WMS tem a função de controlar estoques e permite que um armazém seja automatizado, e por esse motivo é muito utilizado em supermercados. O WMS faz parte do sistema SAP, que pode ser usado para controlar toda uma empresa.

MRP

MRP é a sigla de material requirement planning, que pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. 

O MRP usa uma filosofia de planejamento. A ênfase está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente.

ERP

Enterprise Resource Planning - Sistema integrado de gestão empresarial

É um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e logística.

Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

ERP

ATÉ A PRÓXIMA AULA...