Aula San. Caract. de Agua

9
3.0 CARACTERISTICAS DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO 3.1 Noções de qualidade da água A qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e da atuação do homem. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função do uso e da ocupação do solo na bacia hidrográfica. Tal se deve aos fatores: Condições naturais: mesmo com a bacia hidrográfica preservada nas suas condições naturais, a qualidade das águas subterrâneas é afetada pelo escoamento superficial e pela infiltração no solo, resultantes da precipitação atmosférica. O impacto nas mesmas é dependente do contato da água em escoamento ou infiltração com as partículas, substâncias e impurezas no solo. Interferência do homem: a interferência do homem, quer de uma forma concentrada, como na geração de despejos domésticos ou industriais, quer de uma forma dispersa, como na aplicação de defensivos agrícolas no solo, contribui na introdução de compostos na água, afetando a sua qualidade. Portanto a forma em que o homem usa e ocupa o solo tem uma implicação direta na qualidade da água. 3.2 Poluição da Água A legislação em vigor define a poluição hídrica como sendo “qualquer alteração nas características físicas, químicas

description

Saneamento

Transcript of Aula San. Caract. de Agua

3

3.0 CARACTERISTICAS DAS GUAS DE ABASTECIMENTO

3.1 Noes de qualidade da gua

A qualidade da gua resultante de fenmenos naturais e da atuao do homem. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada gua funo do uso e da ocupao do solo na bacia hidrogrfica. Tal se deve aos fatores:

( Condies naturais: mesmo com a bacia hidrogrfica preservada nas suas condies naturais, a qualidade das guas subterrneas afetada pelo escoamento superficial e pela infiltrao no solo, resultantes da precipitao atmosfrica. O impacto nas mesmas dependente do contato da gua em escoamento ou infiltrao com as partculas, substncias e impurezas no solo. ( Interferncia do homem: a interferncia do homem, quer de uma forma concentrada, como na gerao de despejos domsticos ou industriais, quer de uma forma dispersa, como na aplicao de defensivos agrcolas no solo, contribui na introduo de compostos na gua, afetando a sua qualidade. Portanto a forma em que o homem usa e ocupa o solo tem uma implicao direta na qualidade da gua.

3.2 Poluio da gua

A legislao em vigor define a poluio hdrica como sendo qualquer alterao nas caractersticas fsicas, qumicas e/ou biolgicas das guas, que possa constituir prejuzos sade, segurana e ao bem estar da populao e, ainda, possa comprometer a fauna ictiolgica e a utilizao das guas para fins comerciais, industriais, recreativos e de gerao de energia.

O lanamento in natura de esgotos domsticos e industriais uma das principais causas da poluio de lagos, canais, rios e mares. Substncias espumantes no biodegradveis, excesso de dejetos orgnicos em suspenso e de resduos industriais contendo metais pesados, que se acumulam nos organismos vivos, provocam a degradao das qualidades das guas ao redor das grandes cidades dos centros industriais. Padro de lanamento: Resoluo CONAMA 357/2005 (legislao federal)DBO:

concentrao ( 60 mg/l ou

eficincia de remoo no tratamento: ( 60% (no caso de esgotos domsticos) ou ( 85% (situao geral)

Padro do corpo dgua (Classe 3):

DBO:

concentrao ( 10 mg/l

OD:

concentrao ( 4 mg/l

3.3 Principais fontes de poluio hdrica

3.4 CARACTERES DAS GUAS DE ABASTECIMENTO3.4.1- Conceitos fundamentais

( gua pura H2O (gua potvel) - a gua no encontrada pura na natureza. ao cair em forma de chuva, j carreia impurezas do prprio ar. ao atingir o solo o seu grande poder de dissolver e carrear substncias altera ainda mais suas qualidades. ( gua contaminada a gua com a presena de organismos patognicos ou substncias venenosa. ( gua poluda - a gua alterada em sua qualidade e torna ofensiva aos sentidos da vista, paladar e olfato. ( Impurezas da gua so componentes que poluem a gua e a torna inadequada para o uso final.

3.4.2 Caractersticas Qumicas

( Salinidade devido a bicarbonato, cloretos e sulfatos. ( Dureza devido a presena de sais de clcio e magnsio sob forma de carbonato bicarbonato e sulfatos. dureza permanente e dureza temporria (desaparece com o calor). ( Fenis e detergentes combinados com o cloro os fnois produzem sabor e odor desagradveis. ( Detergentes no biodegradveis perfuram a jusante do lanamento. Formao de espuma e efeito fisiolgico.

( Alcalinidade - devido a presena de bicarbonato, carbonato e hidrxidos. ( Agressividade - devido presena de gs carbnico livre e baixo e de alcalinidade ( ataca o material). ( Gs sulfdrico enxofre na forma de sulfeto combinado com hidrognio (H2S), gs responsvel por odores mal cheirosos, toxicidade e corroso. ( Ferro e mangans esto presentes nas formas insolveis (Fe2+ e Mn4+), o que pode causar cor na gua, alm de manchar roupas.3.4.3 Caractersticas Fsicas ( Cor devido a substncia dissolvidas

( Turbidez devido a presena de material em suspenso, slidos, finos, colides e microrganismo. ( Sabor e Odor causados por substncias orgnicas em decomposio, resduos industriais, gases , algas e etc. 3.4.5 Caractersticas biolgicas

(Patognicos: bactria, vrus, protozorios e outros ( Algas: sabor e odor desagradveis, entupimento em filtros (ETA)

3.5 Potabilidade da gua gua potvel, gua prpria para o consumo humano, que pode ser bebida sem prejuzos sade do consumidor e agradvel aos sentidos, obedecendo sempre aos padres de potabilidade.

3.5.1 infeccionamento por veiculao hdrica

- por bactrias (febre tifide, clera e disenterias)

- por protozorios (amebiase, giardiase)

- por vrus (poliomielite, hepatites)

- por fungos (hitoplasmose)

3.5.2 Transmisso das doenas infecciosas - Origem

Padro de qualidade da gua

( Padres de lanamento no corpo receptor

( Padres de qualidade no corpo receptor

( Padres de qualidade para determinado uso imediato (ex: padres de potabilidade)

Despejos rurais

Despejos urbanos

( Esgotos domsticos

( Resduos industriais ( guas pluviais

( resduos agropastoris

( Resduos agroindustriais ( guas pluviais

Orgnica

Trmica

Bacteriana

Radioativa

POLUIO HIDRICA

Qumica

Matria orgnica proveniente de esgotos domsticos e industriais

Usinas atmicas

Destilarias

Usinas nucleares

gua de resfriamento de reatores

Uso de pesticidas e de fertilizantes nas lavouras

Dejetos humanos portadores de organismos patognicos.

IMPUREZAS

Caractersticas

Fsicas

Caractersticas

Qumicas

Caractersticas

Biolgicas

Slidos

Gases

inorgnicos

orgnicos

ser vivo

animais

vegetais

suspensos

coloidais

dissolvidos

matria em

decomposio

Excrecas

mos

vetores

gua

solo

Alimentos

boca

ou

pele

Doena