Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

83

Transcript of Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Page 1: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf
Page 2: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

A9422.ed.

Acompanhado de 2 CDs de áudio Inclui bibliografia ISBN 85-99303-19-8

1. Método de estudo. 2. Serviço público - Brasil - Concursos. I. Vilaça, Teresa. II. Victor, Carolina. III. Série.

08-5020. CDD: 371.302812 CDU: 37.041

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra com base na Lei nº 9.610/98.A violação de direitos autorias constitui crime de acordo com o que determina o art. 184 do Código Penal.

site: www.audiojus.com.br

Capa: Massapê ComunicaçãoDiagramação: Claudio Braghini Jr.Coordenação de Produção: Lina FernandesProdução e revisão: Teresa Vilaça e Carolina VictorLocução: Lina FernandesOperação de Áudio: Admilson Rufino da Silva

ISBN 85-99303-19-8

Todos os direitos reservados a Sette Informações Educacionais LtdaE–mail: [email protected]

Aumente suas chances de aprovação : dicas e técnicas para concursos públicos / [produção e revisão Teresa Vilaça e Carolina Victor]. - 2.ed. - Recife : AudioJus -(Motivação)

Page 3: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Sumário

Capítulo 1 / Por que estudar para concurso público? ....7

Capítulo 2 /Quais os cargos oferecidos através de

concursos públicos ................................................. 12

Capítulo 3 / Como escolher o concurso público adequado ................................................................ 15

Capítulo 4 / A decisão de começar a estudar .......... 18

Capítulo 5 / A preparação do candidato ................ 21

Capítulo 6 / Tempo de estudo................................ 42

Capítulo 7 / Disciplina no estudo. Não desanimar é fundamental! ........................................................ 46

Capítulo 8 / Inteligência emocional durante o concurso .............................................................. 47

Capítulo 9 / Dificuldades que desmotivam ........... 53

Capítulo 10 / Como fazer provas de concursos ...... 58

Capítulo 11 / O dia da prova ................................ 68

Capítulo 12 / Recursos ........................................... 74

A9422.ed.

Acompanhado de 2 CDs de áudio Inclui bibliografia ISBN 978-85-99303-19-8

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra com base na Lei nº 9.610/98.A violação de direitos autorias constitui crime de acordo com o que determina o art. 184 do Código Penal.

Todos os direitos reservados a Sette Informações Educacionais LtdaRua José Aderval Chaves, Sl 02, nº 174, Boa Viagem, Recife– PE Cep: 51111–030Fone: (81) 2123–4474E–mail: [email protected]: www.audiojus.com.br

Capa: Massapê ComunicaçãoDiagramação: Claudio Braghini Jr.Coordenação de Produção: Lina FernandesProdução e revisão: Teresa Vilaça e Carolina VictorLocução: Lina FernandesOperação de Áudio: Admilson Rufino da Silva

ISBN 978-85-99303-19-8

Recife, novembro de 2008

Page 4: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Capítulo 13 / Sites de concursos e empresas organizadoras de seleção. ....................................... 76

Capítulo14 / Não foi aprovado no concurso? O que fazer? ............................................................ 80

Bibliografia ............................................................. 83

Page 5: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 7

Capítulo 1 / Por que estudar para concurso público?

A crise nacional neste início de século é a do desem-prego. Em algumas metrópoles,o desemprego já atinge mais de um quinto da população. O quadro atual revela que além de muitos perderem o emprego, os jovens não conseguem entrar no mercado de trabalho. Aqueles que estão economicamente ativos convivem com o fantasma da instabilidade.

Com isso, milhares de pessoas investem parte do tempo se dedicando ao estudo para concursos públicos. Diante de um mercado economicamente instável, a opção por se tornar um servidor público desperta o interesse de muitos pelos benefícios oferecidos e pela estabilidade. Porém, a trajetória de estudo é uma tarefa árdua e a disputa por vagas nos concursos tem sido das mais acirradas.

Ter o governo como patrão voltou a ser um sonho para boa parte da classe média. De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, artigo 37, inciso II : “a investi-dura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista da lei, ressalvadas as nomeações

Page 6: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

8 / Aumente Suas Chances de Aprovação

para cargo em comissão declarando em lei de livre nomeação e exoneração”.

As empresas privadas utilizam o processo seletivo para a escolha de seus funcionários. Esta seleção costuma ser através da análise de currículo, provas e entrevistas para verificar as competências técnicas e comportamentais. A escolha acontece baseada no perfil adequado para o cargo a ser preenchido. Na esfera pública, buscando oferecer o mesmo tratamento a todos, a Constituição Federal de 88, no título III da organização do Estado, no capitulo 7 da administração pública, artigo 37, inciso I trata do tema: “os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos por lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei”.

Essa é a origem dos concursos para preenchimento da maioria dos cargos públicos, com exceção dos cargos comissionados, preenchidos de forma livre pela autoridade competente, dispensando aprovação em concurso público e cuja admissão e exoneração podem ocorrer a qualquer tempo.

Os organizadores das provas testam os conhecimentos dos candidatos de forma rígida e complexa para que pos-sam selecionar funcionários bem preparados e capacitados para assumir determinados cargos. O curso que você ouve, oferece informações claras e objetivas para que você tenha conhecimento do que é estudar para concursos públicos e de como obter o sucesso: ser aprovado!

Page 7: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 9

1. 1 Defina seu objetivo

Com o objetivo de se preparar para uma seleção pública, muitas pessoas optam pelos cursos preparatórios sem saber ao certo o que desejam para si, de fato. Alguns assistem às aulas porque um amigo busca a carreira pública ou por influência dos pais. Mas quem pode alcançar um objetivo sem saber aonde que ir?

É preciso traçar metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Pergunte a si mesmo que cargo gostaria de ocupar. Se você conhece pouco ou nada a respeito dos cargos públicos, converse com pessoas da área. Descubra o que cada um faz nas suas atividades diárias. Estude a finalidade de cada órgão ou entidade pública. Depois, imagine-se assumindo determinado cargo e trabalhando nele. Isso o ajudará muito a escolher as melhores opções ou simples-mente definir o seu objetivo.

Nessa escolha você poderá levar em consideração al-guns fatores como suas competências pessoais e satisfação profissional. Escolha realmente pensando na sua satisfação e não apenas no status. Você pode se sentir frustrado após ter assumido um cargo que não tem o seu perfil. Algumas vezes, é melhor abrir mão de um cargo em favor de um outro que atenda às suas expectativas.

Não existe um perfil ideal ou exato do candidato para concursos públicos. O importante é conhecer no que se vai trabalhar, a área de atuação, entender o funcionamento

Page 8: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

10 / Aumente Suas Chances de Aprovação

da administração pública para saber se você vai se adequar ao cargo.

É preciso ter em mente que o ambiente público e pri-vado são bem distintos. A verdade é que são ambientes de trabalho com culturas distintas. Cada empresa, órgão, fundação tem sua cultura e quando se começa a trabalhar em qualquer uma delas é preciso incorporá-la.

Outro fator de peso na escolha do objetivo é a re-muneração. Muitos escolhem seu objetivo levando em consideração os salários. Quanto mais alto o salário ofe-recido, mais atraídos se sentem, independentemente do cargo e localidade do trabalho. Porém, este é um ponto questionável. Alto salário pode, sim, satisfazer algumas necessidades, mas não todas. O dinheiro na maioria das vezes vem como conseqüência. Porém quando se faz algo do qual se gosta,as possibilidades de alcançar benefícios, promoções são bem maiores.

A relação custo/benefício também deve ser levada em conta. Até que ponto vale a pena prestar concurso em outro estado, já que existirão os custos de deslocamento e estrutu-ração nessa outra cidade? O salário compensará? Estar longe da família vai lhe trazer felicidade?Você encontrará outras oportunidades como esta? Todas estas perguntas precisam ser respondidas por você mesmo.

Esses são alguns fatores que podem lhe ajudar a escolher o que você deseja. Agora é preciso identificar os motivos que levarão a realização do objetivo.

Page 9: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 11

Chegou o momento de você se fazer mais uma per-gunta: você acredita que pode alcançá-lo? Responda com toda franqueza para si mesmo. Se o que você quer é algo alcançável inicie seu planejamento tendo a certeza de que irá cumpri-lo, sem desistir no meio do caminho. Acredite em você mesmo e proponha-se a fazer o que for necessário para atingir a sua meta.

Após identificar seu objetivo como algo possível, re-veja-o! Você poderá distribuí-lo em duas fases, com prazos para alcançar suas metas. Cada um deles poderá ter duração diferente. Pode ser a médio, a curto ou a longo prazo. E ao perceber seu progresso, você conseguirá ir mais além aumentando o grau do seu objetivo.

Depois de reunir todas estas informações, é chegada a hora de agir! Você já sabe o que quer, já tem bons motivos para isso e acredita na sua capacidade.

Page 10: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

12 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 2 /Quais os cargos oferecidos através de concursos públicos

Analisando a administração pública brasileira, a opção por fazer concurso deve ser orientada a partir do critério da área de atuação principal da função a que aspira o can-didato, que deve ter conhecimento de suas habilidades e aptidões, de sua experiência profissional e afinidade, das condições exigidas pelo cargo, como por exemplo, mudar de cidade. Depois de analisado tudo isso, é a vez de verificar quais são os cargos e órgãos públicos que lhe despertam real interesse.

O agente público desempenha atividades-meio e ativi-dades-fim nos diversos órgãos públicos,respeitado o nível de escolaridade. Atividades-meio são aquelas não repre-sentativas do objetivo da empresa,é um serviço necessário, mas não essencial ao negócio. Já a atividade-fim é a qual a empresa se destina,é o seu objetivo, a exploração do seu ramo de atividade. Num tribunal, por exemplo,as atividades dos juízes são consideradas atividades-fim. Por outro lado, os assuntos financeiros e orçamentários,apesar de serem essenciais para o bom funcionamento do tribunal,são con-siderados atividades-meio, pois não são as atividades a que se destina o tribunal.

Page 11: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 13

No serviço público, o candidato dispõe de cargos no âmbito da administração direta, nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como no ministério público e tribunal de contas. Assim como na administração indireta, nas autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas .

Conheça agora alguns dos órgãos da administração direta e indireta e a que poderes eles pertencem.

Administração Pública Direta:

Poder Executivo - Ministérios, secretarias e gabinetes.

Poder Legislativo - Câmara dos Deputados, Senado, assembléias legislativas dos Estados e câmaras dos verea-dores .

Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal e demais Tribunais Superiores,ou seja,Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral,Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunais Regionais e Tribunais de Justiça dos Estados .

Ainda na administração pública direta, temos o Mi-nistério Público, Ministério Público Estadual e Ministério Público da União, que engloba o, Ministério Público do

Page 12: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

14 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Trabalho, Ministério Público Militar, Ministério Público Federal e o Ministério Público do Distrito Federal.

Ainda faz parte da administração pública direta, Tribunal de Contas, que por sua vez divide-se em Tribunal de Contas da União,Tribunais de Contas do Estado e Tribunais de Contas ou conselhos municipais.

Na administração pública indireta, temos autarquias como INSS, Instituto Nacional de Seguro Social, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários .

Fundações como FUNAI- Fundação Nacional do Índio e o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Empresas públicas,como por exemplo,Empresa Bra-sileira de Correios e Telégrafos (ECT),Caixa Econômica Federal e SERPRO, empresa de processamento de dados do governo federal.

E sociedades de economia mista como o Banco do Brasil e a Petrobrás.

Page 13: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 15

Capítulo 3 / Como escolher o concurso público adequado

3. 1 Analisando as áreas de estudo

Primeiro, você deve decidir qual tipo de concurso quer prestar,se para a área jurídica ou área não-jurídica, decisão fundamental para direcionar seus estudos. Se escolhida a área jurídica, matérias como contabilidade e matemática não estarão presentes nos concursos. Logo, não necessitam de dedicação. Vale ressaltar que os cargos de nível superior para a área jurídica exigem formação em bacharel em Direito.

A pressa em ser aprovado em um concurso faz com que muitos percam o foco dos seus estudos. É muito comum que os concursandos se inscrevam em todos os concursos, à medida que são lançados os editais, indepen-dentemente das matérias que tratam. Logo, passam dois a três meses estudando determinadas matérias (período curto de tempo para consolidar uma matéria), prestam concurso e quando não aprovados, miram num segundo concurso, com edital recém lançado, tendo que estudar outras matérias.

Page 14: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

16 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Feita a escolha, será preciso afunilar um pouco mais. Isso não significa que você vai escolher um único concurso para prestar, mesmo que seja seu principal objetivo, como por exemplo, para o cargo de procurador do Estado de São Paulo. Pode ser que você, por mais que se esforce nos estudos, por alguma razão não passe na prova escrita ou oral. É preciso se concentrar em um grupo específico de matérias. Por exemplo, se você quer ser procurador do Estado, não deve se concentrar nas matérias de Direito privado, mas sim nas de Direito público. Se você quer ser juiz de Direito, deverá estudar Direito civil de forma aprofundada.

É indispensável um planejamento, saber a quais concur-sos você quer se dedicar, qual área se adequa mais às suas expectativas. Traçar, seguir e revisar esse planejamento é vital para alcançar seus objetivos. Para isso, é importante estar sempre por dentro dos concursos que estão por vir.

Escolha um concurso no qual você realmente acredita que tem chances de passar e vá em frente. Quem se dedica a estudar é aprovado. Se não no primeiro concurso mas quando atingir um bom nível, adiante. Lembre-se de que as matérias que você presta nos concursos são aquelas que você irá usar diariamente no trabalho. A seleção parte do princípio que os aprovados já estão aptos a assumirem suas funções .

Identificado qual o concurso que você quer, estude pri-meiro o programa dos concursos anteriores, verifique as atri-

Page 15: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 17

buições do cargo, a remuneração, o local de lotação e a carga horária. Observe quais são as matérias e pontos constantes dos programas dos concursos anteriores. Comece estudando aquela sobre a qual você tem menos conhecimento. Você não precisa dominar todas mas é preciso ter conhecimentos básicos de cada uma e se aprofundar se necessário. Você não precisa estar preso a um único concurso. Busque concursos similares que tenham as mesmas matérias.

3. 2. Editais

Deve-se dar muita atenção ao edital. Analisar não ape-nas as informações mais práticas como: valor da inscrição, local das provas, data da prova e disciplinas mas também deve-se dar atenção a qual órgão organizador do concurso, os critérios e formas de avaliação das provas, critérios para desempate, número de questões, como enviar um possível recurso e o conteúdo programático. Este último é o dire-cionador de estudos. O edital é uma fonte de informação eliminatória. Todos os critérios para a aprovação estão nele. Vale a pena entendê-lo.

Page 16: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

18 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 4 / A decisão de começar a estudar

A decisão de começar a estudar é a mais importante para que o candidato alcance seu objetivo maior que é ser aprovado no concurso público. Muitos começam a estudar apenas por estudar, porque ouviu dizer que virá um bom concurso nos próximos meses.

Motivos não faltam para estudar mas a empolgação desses marinheiros de primeira viagem pode acabar na primeira tempestade. A maioria das pessoas que se propõe a estudar sem ter um objetivo em mente desiste diante da primeira dificuldade. Isso porque a maioria delas não tomou a decisão na hora certa ou não tomou a decisão baseada nos seus planos de vida. Ter altos salários é vontade de todos mas encarar as longas rotinas de estudo é para quem possui determinação. Cada um tem seu momento, cada um sabe a hora certa para virar o leme. Então respeite esse tempo!

Após ter certeza de que realmente você quer prestar concurso público,o próximo passo é definir as ações e agir! É preciso estar dotado de cinco qualidades básicas: o compromisso, a autodisciplina, a organização, a atenção e a flexibilidade.

Page 17: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 19

O compromisso está relacionado com a persistência, com a dedicação, com o propósito. A pessoa quando está comprometida com algo deve estar disposta a fazer de tudo para que ele se concretize. Ela tem determinação suficiente para atingir o que se pretende. Não desiste, não abandona o plano, é persistente e confiante das suas capacidades.

A autodisciplina é vista como a capacidade que uma pessoa tem de se submeter a determinadas regras e compor-tamentos impostos por ela mesma. É se manter em busca dos objetivos mesmo diante das dificuldades. É a capacidade de superação. A autodisciplina é um grande diferencial na carreira de uma bailarina, por exemplo. A superação de seus limites deve ser constante para obter um maior reco-nhecimento. A luta para ser melhor a cada dia não permite que a preguiça,o desânimo ou falta de vontade atrapalhe seus planos. Uma pessoa que tem autodisciplina é capaz de abrir mão do lazer e convívio social por determinado período para se dedicar inteiramente ao seu objetivo pois sabe que o alcançará.

Para muitos a organização é o estabelecimento de prio-ridades e de ações em busca do objetivo. É comum ouvir pessoas falarem que precisam “organizar” suas vidas, pre-cisam estabelecer algumas regras e prioridades para chegar ao objetivo, seja ele qual for. O mesmo deve ocorrer com o candidato. Com a organização, ele poderá estar mais dis-posto a “enfrentar” a maratona de estudos por um período

Page 18: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

20 / Aumente Suas Chances de Aprovação

mais longo, caso necessário pois é preciso saber planejar as ações necessárias e coordenar com suas necessidades de forma a obter um bom equilíbrio entre os estudos, vida social e a saúde emocional.

A atenção ou prestar atenção é uma qualidade que o candidato deve ter. Atenção enquanto estuda, enquanto responde as provas para que se estude apenas uma vez. É muito comum durante o estudo o pensamento “correr” solto,o que implica em perder tempo.

O candidato precisa estar sempre atento para aprender mais rapidamente e assim otimizar o tempo.

A flexibilidade é a capacidade de adaptação às novas rotinas. Uma pessoa flexível consegue de maneira mais fácil planejar suas atividades em busca do seu objetivo. Essa qua-lidade não é só importante para se adaptar aos seus estudos. Ela é essencial para sua vida também. Ao longo da vida, a pessoa passa por várias situações em que precisará mudar. Essa mudança deve ser encarada como algo positivo,como meio para se alcançar um objetivo maior. A flexibilidade deve ser encarada como a maneira de encontrar o ponto de equi-líbrio entre as atividades,a melhor forma de adaptação.

A combinação dessas qualidades citadas favorece o sucesso pessoal de cada um . São necessárias para quem se candidata a um cargo público embora não sejam pré-re-quisitos exigidos em editais mas sim como o melhor meio condutor ao sucesso .

Page 19: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 21

Capítulo 5 / A preparação do candidato

5. 1 O que é o estudo?

O estudo é um processo acumulativo,que requer dedica-ção e determinação. Aprender é uma mudança positiva no rendimento. O estudo para concurso público deve ser visto pelo candidato por três ângulos de preparação: o psicológico (motivação, confiança, determinação), o material (obter boas fontes de estudos livros, apostilas, bons professores) e o operacional (técnica de estudos e memorização). Sem esses três pilares fortalecidos,passar em concurso público se torna uma tarefa árdua .

Para que o estudo dê resultado, a motivação, o ânimo, a confiança e a determinação são fundamentais.

O material de estudo deve ser adequado, atualizado, didático e coerente com os programas. O material deve estar na linguagem de concurso público.

O planejamento de estudo é outro fator indispen-sável . Definir horários e prazos ajudam a atingir seus objetivos.

A disciplina também precisa ser uma prioridade. Muitas vezes o caminho é longo. O tempo médio para ser aprova-

Page 20: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

22 / Aumente Suas Chances de Aprovação

do em um bom concurso público é cerca de dois anos de estudo, com muita dedicação. Muitas vezes abrir mão do convívio social contínuo é necessário. Para não se afastar da família e dos amigos, participe dos programas mais leves, aqueles que não exigem muitas horas fora de casa e não exigem esforço físico. E não se esqueça:são alguns poucos anos de privações e de muito estudo em prol de anos de estabilidade e um bom salário.

5. 2 Horário de estudo

A organização do horário de estudo pode ser comparada às estratégicas de uma empresa. Observe os pesos de cada disciplina, favoreça as matérias que você menos domina para que essas não tenham um lado negativo. Mescle as disciplinas para não cair na monotonia. Cumpra o horário estabelecido. Após determinado, siga o horário de estudo. Encare como se fosse um horário não flexível e cumpra sua carga horária diária de estudos. Não se iluda pensando que amanhã poderá compensar a “folga” de hoje. Assuma um compromisso consigo mesmo. Lembre-se de que estudando você tem muito a ganhar.

É complicado definir qual o tempo mínimo diário necessário para que os alunos revejam o que estudaram. Os especialistas acreditam que os candidatos deveriam se esforçar para estudar até uma hora e meia todos os dias, de

Page 21: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 23

segunda a sexta. Há quem estude até dez horas por dia para se garantir entre os classificados.

Siga os seguintes passos para elaborar seu horário de estudos:

1. Defina quantas horas semanais você vai dedicar ao estudo. Tente separar em blocos. Cada matéria corresponde à uma hora de estudo.

2. Liste todas as matérias que cairão no concurso. 3. Associe pesos a cada matéria. As que possuem peso 2

deverão ter dois períodos de estudos enquanto que a materia de peso 1, apenas um período de estudo.

4. Tenha simpatia por todas as matérias. Estude com vontade de aprender .

5. Distribua os assuntos baseando-se no horário. 6. Dedique tempo para realizar provas e revisar a matéria

estudada . 7. Reserve tempo para atualização. Leituras de jornais

revistas, navegar em sites voltados para concursos.

Mescle diariamente as disciplinas que você tem maior facilidade com as de maior dificuldade. Estude sério. Não se esqueça de priorizar a qualidade do estudo pois a quantidade sem a qualidade não aprova ninguém !

Se no decorrer dos estudos, apesar dos esforços, você não estiver conseguindo cumprir a carga horária determinada

Page 22: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

24 / Aumente Suas Chances de Aprovação

nem estudar os assuntos nos prazos fixados, revise seu ho-rário. De nada vale um horário irreal.

Não esqueça de acrescentar ao seu horário os inter-valos. Eles são essenciais para melhorar seu rendimento. Quando se inicia o estudo, o cérebro passa algum tempo para “aquecer”,obter um bom ritmo. Quando chega ao ritmo máximo, a tendência é começar a baixar o rendi-mento. Essa é a melhor hora para o intervalo. Não pre-cisa ser nada fixo, mas o intervalo é necessário. Algumas pessoas acham ideal um intervalo de 10 minutos a cada 1 hora de estudos. Procure descobrir o seu. Não pare de estudar quando sentir que o ritmo está bom, que o estudo está fluindo.

Aproveite o intervalo para relaxar,realizar uma refeição, tomar um banho, ou fazer algo mais divertido como ler uma revista, jogar um jogo estimulante. O importante é relaxar dentro do prazo estabelecido. Após essa parada, você está novamente disposto a estudar.

Os horários de estudos devem sempre estar compa-tíveis com os programas dos concursos e com os pesos das matérias. Após a publicação do edital, com certeza seu horário deverá sofrer ajustes, até mesmo porque você passará a ter um novo prazo para aprender os assuntos listados nele. Ajuste seu horário e lembre-se de que com a publicação do edital é chegada a hora de intensificar seus estudos. Aumente a sua carga horária e inclua os finais-de-semana .

Page 23: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 25

5. 3 Técnicas de estudo

Essas são as principais fases do estudo:

1. Aprender estudar a matéria e assimilar todo o con-teúdo estudado.

2. Sedimentar explorar mais o assunto, ser capaz de dominá-lo.

3. Praticar colocar em prática o conhecimento adqui-rido.

Independentemente de estudar só ou em grupo, você precisará passar por cada uma dessas fases para consolidar o aprendizado. Crie o costume de revisar a matéria. Isso ajuda a aprender mais rapidamente. Para sedimentar os estudos, passe a fazer resumos e revisões das matérias estudadas. Uti-lize esquemas de cores, correlações com assuntos que você já domina, algo visual e que lhe ajude a memorizar. A memória visual também deve ser utilizada. Resolver provas ajuda a mensurar se seu estudo está realmente sendo eficaz .

Se você não sabe por onde iniciar os estudos, aqui vão algumas dicas. Comece pelas seguintes matérias: Direito constitucional e Direito administrativo.

Direito constitucional é o ramo do Direito que estuda as normas que estruturam o Estado, está presente nos editais da maioria dos concursos públicos.

O mesmo acontece com o Direito administrativo, definido pelo renomado administrativista Hely Lopes

Page 24: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

26 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Meireles como “conjunto harmonioso de princípios que regulam os órgãos, os agentes e as atividades administrati-vas, tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado”. Essa matéria é de suma importância em concursos por tratar da administração pública em si mesmo.

Se você ainda não se decidiu a qual concurso vai se dedicar, não perca tempo. Essas duas matérias, Direito constitucional e Direito administrativo estão presentes em quase todos os editais.

5. 4 A organização dos estudos

A organização é fundamental para o bom estudo, para a assimilação por parte do cérebro. Separe todo o material necessário:cursos em áudio,livros, cadernos, apostilas, códigos, bem como água ou algum tipo de lanche. Evite se levantar muitas vezes para não perder a concentração. Tenha os materiais necessários por perto para agilizar o estudo.

Grupos de discussão também ajudam. O importante é reunir pessoas que tenham os mesmos concursos em vista e que tenham nível similar ao seu. Não se esqueça de que pessoas com nível muito acima ou muito abaixo do seu podem atrapalhar mais do que lhe ajudar. Nunca perca o foco dos seus objetivos !

Ao estudar relacione todo assunto novo com temas já

Page 25: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 27

estudados. Assim fica mais fácil memorizar, uma vez que há uma correspondência com matérias já consolidadas. Opte por esquemas e desenhos, ao invés de listas. Muitos preferem os esquemas por acharem mais fáceis de assimilar. Seja por listas, esquemas ou desenhos, o nosso cérebro armazena melhor as informações dessa forma .

Faça provas!Mesmo que ainda não se sinta totalmente preparado para encarar uma. Vá fazê-la mesmo assim ! Desta forma você estará se preparando para fazer as provas. Observe como as questões são abordadas, o estilo da prova, o tempo que você terá para resolvê-la. Ao sair da prova procure rever os assuntos que você mais teve dificuldade, procure as respostas e inclua esses assuntos no seu plano de estudo. Se o resultado não for muito bom, não desani-me. O mais importante nessa fase é aprender a lidar com a prova, ver como cada instituição organizadora cobra o conhecimento. Faça provas em casa também, de concursos anteriores para se preparar melhor. Passar em concurso também requer técnica em resolver provas, em não cair em “cascas de bananas”.

5. 5 Dicas de Algumas Matérias

Fique atento à disciplina de conhecimentos gerais exigida em alguns concursos. Apesar de parecer uma matéria simples,ela pode deixar de fora quem estiver de-satualizado. Para estar preparado, basta ler muito jornal,

Page 26: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

28 / Aumente Suas Chances de Aprovação

revistas, ver os telejornais, estar antenado ao que acontece no mundo. Na prova, podem cair perguntas como quem é o atual campeão da Fórmula 1 ou quem foi o presiden-te eleito nas últimas eleições na França. Se o candidato não tiver interesse por estes assuntos,provavelmente não saberá a resposta.

Não podemos esquecer de informática, que para concurso público é bem diferente da informática prática do uso cotidiano. Nas provas são cobrados os detalhes e as mais variadas formas de se realizar determinado procedimento,como teclas de atalho, uso dos botões da bar-ra de ferramentas,menu de opções, entre outros. Também são utilizados muitos termos técnicos como FTP, PROXY e TCP/IP.

Não acumule essas dúvidas pois elas podem fazer com que você escolha as opções erradas das questões. O conhecimento deve ser tratado com a máxima impor-tância. Quando o tema é o sistema operacional windows, vale ressaltar que as questões giram em torno do elo entre máquina e usuário e das suas principais características. Já para os programas como o word, são bastante exploradas as formas de selecionar as palavras, os parágrafos, os textos, os atalhos mais utilizados, como por exemplo, o ctrl + n, para passar para negrito. Atente para o uso de palavras como:exclusivamente, sempre, unicamente e incorreta, pois são utilizadas com freqüência em questões e que muitas vezes conduzem ao erro. Estudar informática para concurso é

Page 27: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 29

essencial, pois como já citamos existem muitas diferenças entre ela e a informática prática.

Para os concursos que exigem prova física vale a pena estar se preparando para ela também, não deixando a capacitação física para última hora. O tempo entre o resultado da primeira fase e a segunda, que consiste na prova física, é curto. O recurso para os não classificados nessa fase nem sempre é aceito. Essa fase consta no edital e como já falamos anteriormente, preste atenção a todos os itens.

Mesclar os estudos com atividades físicas é muito reco-mendado. Elas contribuem para a disposição do candidato, ajudam na oxigenação do cérebro, colaborando assim para um melhor aprendizado e memorização. Mas escolha exer-cícios leves e moderados. Exercícios como a musculação pesada provocam um desgaste físico elevado e conseqüen-temente um maior cansaço, não favorecendo os estudos.

5. 6 Oratória para concursos públicos

A oratória, a arte de falar bem, se faz necessária em muitos momentos da nossa vida. Precisamos ter uma boa oratória para nos comunicarmos com eficiência, para nos fazer entender e conquistarmos nossos objetivos, seja no lado pessoal ou profissional. Presente em tantos campos da sociedade, a oratória não poderia estar de fora dos concursos públicos.

Page 28: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

30 / Aumente Suas Chances de Aprovação

A oratória busca o convencimento, o esclarecimento de idéias. Um aspecto muito importante na oratória é a postura do orador. Ela implica diretamente na sua fala, voz, atitude, segurança e ajuda em muito no convencimento do ouvinte. Para ter uma boa postura, mantenha-se alinhado, com o peito levantado e fale sempre olhando para frente. Nunca baixe a cabeça diante da sua platéia, que é a banca examinadora num concurso público. Gesticule apenas o necessário para prender a atenção dos que estão assistindo mas não a ponto de distraí-los com seus gestos.

Outro passo muito importante é o treino. Treine bas-tante. Fale para o espelho, fale para uma platéia imaginária, fale para você mesmo. Escute sua própria voz e se auto-avalie. Assim você será capaz de ter um aperfeiçoamento e começar a achar que a oratória, a boa oratória,é uma prática normal e fácil.

A seguir, daremos algumas dicas básicas para ser eficiente durante uma prova oral.

1 - Seja claro e se faça entender sem rodeios. Fale tudo o que você sabe mas sem ser prolixo. Porém não subestime a inteligência da banca examinadora.

2 - Elabore um programa do assunto. Tenha tópicos e sub-tópicos na sua mente ou em papel de auxílio.

3 - Use frases de impacto de personagens ilustres, de autores conhecidos.

4 - Utilize o jogo da voz. Altere a intensidade da fala para chamar atenção a temas mais importantes e gerar o

Page 29: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 31

impacto necessário para os tópicos mais importantes. Isso favorece o seu discurso, impedindo que ele fique monótono e pesado para quem assiste.

5 - Utilize fatos históricos interessantes fazendo corre-lação com o tema a ser explanado.

6 - Crie um vínculo de empatia com a sua platéia. Seja carismático e torne o ambiente mais favorável e propício para o seu bom desempenho.

7 - Utilize a emoção para “tocar” a banca examinadora. Não estamos falando em apelação, em súplica ou que você precisa convencer a banca a lhe aprovar porque você deseja e precisa. Estamos falando em chegar o mais perto possível dos jurados,falando de forma que crie emoção neles . Use emoção no seu discurso.

8 - Passe credibilidade. Demonstre estar seguro e que domina o assunto que explana. Faça com que esta segu-rança transpareça através dos seus olhos diante da banca examinadora. Conquiste-a mostrando conhecimento, abordando autores,fazendo referência bibliográfica. Medo é uma palavra que não deve existir nesse momento. Você pode ainda citar sua própria experiência, fazendo referência a casos vivenciados. Apenas tome cuidado com exageros.

9 - Mantenha a autoconsciência, isto é, tenha ciência do que está dizendo. É ter controle da situação, ser capaz de alternar o estilo ou linguagem abordada durante a apre-sentação caso perceba que não está agradando.

Page 30: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

32 / Aumente Suas Chances de Aprovação

10 - Seja você mesmo. A oratória não precisa ser uma representação. Você deve ser você mesmo!

Não se esqueça de que a forma mais simples de se falar em público, seja ou não em provas orais de concursos públicos, é dominar o assunto. Com segurança do assunto você é capaz de afastar o medo e a timidez. Tenha um planejamento em mente e algumas alternativas emergênciais,caso lhe perguntem algo que você não domina completamente. Você precisa estar preparado para o improviso. Por isso, estude e tenha conteúdo suficiente para falar. Sugerimos a audição do curso “Como falar bem em público”,também editado pela AudioJus.

5. 7. Como melhorar sua memória

5. 7. 1 . A memória

Memória é a função mental humana de armazenamento de informações e experiências. O processo de memorização é composto de captação,fixação, manutenção, recuperação e trasmissão.

Todos nós temos a capacidade de memorizar. A diferen-ça está na forma de utilização dessa capacidade, quando o processo não segue como deveria. Claro que existem fatores externos que atrapalham o processo, como problemas de saúde e estresse, por exemplo. Porém,se bem disciplinado você é capaz,sim, de memorizar grande quantidade de in-formação e de utilizá-la sempre que desejar.

Page 31: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 33

A memorização deve ser decorrente da vivência da infor-mação repassada. Ela ocorre sempre que algo é executado, praticado, vivenciado. É bem diferente de decorar, que trata da repetição da informação. A memorização está associada à sedimentação do conhecimento.

5. 7. 2 - Etapas da memorização

A primeira etapa é a captação, quando a pessoa capta a informação passada utilizando os cinco sentidos:a audição, o olfato, o tato, o paladar e a visão. Desses todos, a visão é o sentido que mais se destaca, a depender do desenvolvimento da cada um. Nesta fase, esteja atento ao recebimento da informação, que é o mais importante.

A segunda etapa é a fixação, é o armazenamento da informação recebida no cérebro. Nessa etapa as condições do armazenamento são determinantes. Estar disposto, com vontade de memorizar e bem alimentado contribui muito para uma boa fixação da informação.

A terceira etapa é a manutenção. Não basta apenas armazenar a informação no cérebro. Ele exige que essa in-formação seja mantida. Por isso é importante sempre que aprender algo associá-lo com um outro conhecimento já sedimentado, para facilitar o acesso.

A quarta etapa no processo de memorização é a recupe-ração. Quando se fala em recuperar a informação,significa localizar onde se encontra essa informação no momento

Page 32: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

34 / Aumente Suas Chances de Aprovação

que se precisa dela. Neste momento, o que mais conta é a prática. Se você estuda algo e nunca mais o utiliza, após um certo tempo fica difícil recuperar essa informação. Diferentemente será se você costuma revisar os assuntos estudados com freqüência.

A quinta e última etapa da memorização é a transmissão. É a capacidade humana de repassar a informação. Trata-se do conhecimento memorizado que pode ser utilizado a qualquer momento, sempre que se desejar.

O ideal é que você cumpra essas etapas de forma siste-mática e espontânea, sem se preocupar com cada fase no momento do estudo. Na hora do estudo, a concentração deve ser totalmente voltada para o aprendizado.

5. 7. 3 Técnicas de memorização

Várias são as técnicas de memorização do conhecimento. Vamos abordar agora as técnicas mais favoráveis.

1. Releitura do assunto em questão. Faça uma pré-lei-tura. Leia o índice, os tópicos antes de iniciar os estudos para ir conhecendo as idéias principais do tema. Preste atenção nos tópicos mais relevantes. É interessante reler a matéria a ser explanada. Assim você vai assimilar melhor as informações.

2. Marcações. Identificar os principais pontos. Faça mar-cações e anotações, sublinhe textos e marque as principais idéias. Isso tudo lhe ajudará a memorizar melhor.

Page 33: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 35

3. Explanação. Fale em voz alta para você mesmo tudo o que você aprendeu. Repita os textos e as suas conclusões.

4. Resumo,esquemas associativos,gráficos e árvores de memorização de tudo o que você estudou . Coloque suas idéias no papel. Isso ajuda a sedimentar o seu aprendizado além de facilitar sua revisão às vésperas da prova.

5. Elaboração de questionários e discussões sobre o tema estudado. Faça isso em associação com amigos em grupos de estudos, por exemplo. Aproveite a discussão para validar seus estudos.

6. Aprenda o assunto relacionando-o com mais de um dos seus sentidos e se possível, repita a associação no mo-mento da prova. Isso vai lhe ajudar a recordar a matéria.

7. Atividades físicas. A pessoa que pratica exercícios físicos regularmente oxigena o cérebro e ganha mais vitalidade.

8. Prática da memorização. Recorde tudo que você estudou fazendo uma revisão com você mesmo. Faça isso constantemente. Tente exaurir um assunto estudado sem utilizar seus livros, apostilas e anotações.

A memória é um precioso instrumento de auxílio ao estudo, desde que bem utilizada. O uso constante de téc-nicas favorecerá o desenvolvimento da sua memória e do processo de memorização. A dificuldade inicial pode existir, mas tenha persistência. O que você precisa descobrir é a melhor técnica de memorização para você!

Page 34: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

36 / Aumente Suas Chances de Aprovação

5. 8 A difícil tarefa de manter os estudos sem editais previstos

Quando não estão previstos editais para concursos em determinada área de estudo, é muito comum que o candi-dato se acomode, deixe de ter a preparação para concursos como uma prioridade na sua vida. Os planos acabam sendo adiados para a semana que vem, para o mês que vem,assim por diante e quando se dá conta o edital saiu e o tempo para uma boa preparação é muito curto.

Se você realmente deseja passar nos possíveis concursos que podem vir a sair em breve,nesse ano ou mesmo nos próximos anos, comece a estudar já ou no caso de alguns, continue estudando para aumentar cada vez mais seu nível diante dos concorrentes. Estude antes mesmo de ouvir informações de que tal concurso está previsto. Para não correr risco de estudar algo que não vai cair no concurso, inicie pelas matérias básicas, exigidas em praticamente todos os concursos, como por exemplo Direito constitucional e Direto administrativo, como já dissemos anteriormente. Estando preparado nessas matérias, quando o edital sair você terá mais tempo para se dedicar aos outros assunto, objetos de estudo.

Outra grande vantagem de começar os estudos com antecedência é que você poderá fazer concursos relaciona-dos pois terá tempo de estudar as matérias afins e ainda se dedicar a alguma matéria específica que seja exigência do

Page 35: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 37

concurso. A maioria dos candidatos não pode se dar ao luxo de se preparar para um único concurso, seja pelo lado financeiro ou até mesmo profissional e emocional. Às vezes, é preciso passar em um concurso chamado de intermediário, aquele que não se tem a pretensão de fazer carreira, apenas para se tranqüilizar um pouco e ver que você é capaz de ser aprovado em um concurso público. Não se esqueça de que assumindo um cargo, seu tempo disponível para o estudo será bem menor. Talvez essa opção, a de assumir um cargo num concurso intermediário, seja mais interessante para quem já tem uma boa base solidificada ou para quem esteja precisando de uma tranqüilidade financeira. Isso também deve ser levado em consideração.

O que você deve ter sempre em mente é que você con-seguirá passar em um concurso mas para isso precisará de uma boa base. Mais do que isso, você precisará dominar a matéria de forma sistematizada, na qual você conseguirá relacioná-la com outras matérias. Assim,seu nível de segu-rança está cada vez mais alto. Portanto, não perca tempo esperando o edital. Saia na frente e estude já!

5. 9 Como otimizar seus estudos

Otimizar algo é buscar fazer, aprender da melhor forma possível cada coisa. É tornar algo ótimo, em estado excelen-te. É ainda “o grau,a quantidade ou estado que se considera o mais favorável, em relação a um determinado critério”.

Page 36: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

38 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Otimizar o estudo é buscar formas de adquirir melhor rendimento, é aumentar a produtividade das suas horas. Otimizando os estudos, o candidato estará aperfeiçoando sua capacidade de aprendizagem.

É possível aprender mais rápido. É possível ser mais in-teligente, mais rápido, escrever melhor, raciocinar melhor, criar mais, imaginar melhores alternativas e soluções. Para tudo isso é preciso dedicação, determinação e força de von-tade. Isso tudo deve partir de dentro de você mesmo!

Leia mais, pense mais, observe mais as pessoas ao seu redor e a forma como elas tomam as decisões. Aprenda a buscar mais de uma alternativa para o mesmo problema. Correlacione as matérias, expresse suas idéias no papel, argumente mais, aperfeiçoe seu poder de argumentação.

O que queremos que fique claro é que você, assim como todo ser humano, é capaz de evoluir, de crescer, de aumentar seus conhecimentos, sua cultura e inteligência. É capaz de atingir a excelência mas não espere que ninguém faça isso por você ou então nunca alcançará um nível competitivo exigido nos concursos públicos.

5. 10 - Por onde estudar

5. 10. 1 - Livros

O mais indicado é estudar por livros voltados para concurso. Todo livro bem conceituado é uma boa fonte

Page 37: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 39

de estudos, que lhe dará bons conhecimentos, como é o caso dos livros de Direito Constitucional, por exemplo. Vários autores já escreveram sobre o tema e você apren-derá a matéria estudando por qualquer um deles. Porém, o estudo pode ser conduzido por um lado mais filosófico e conceitual, ressalvados os concursos na área jurídica. Nestes casos a preocupação deve ser em estudar, ou ao menos saber, qual a linha utilizada pela banca examina-dora das provas.

Já os livros voltados para concursos públicos buscam exaurir exatamente toda a matéria que conste nos editais, matérias que costumam ser exigidas nas provas. Essa é a grande vantagem desses livros, bem como das apostilas voltadas para concursos públicos.

5. 10. 2 - Cursinho é a melhor opção?

Após ter lido com atenção o edital, escolha as melhores escolas preparatórias com boa referencia no mercado. Ve-rifique a equipe de professores e analise a experiencia deles no ensino voltado para concurso público. Observe o ma-terial didático utilizado e o que o curso pode proporcionar a mais para auxiliar nos estudos, como salas de estudos e orientações diretas com os professores.

Escolha os cursinhos que ofereçem cursos voltados para o concurso que você tem em vista. Estudar tudo não garante a aprovação de ninguém. Fique atento para não se

Page 38: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

40 / Aumente Suas Chances de Aprovação

sobrecarregar de matérias. Se você não tem muito tempo para dedicar a cursinho e estudos em casa, dê preferência às matérias isoladas daquelas que você tem menos conhe-cimento ou maior dificuldade.

Mas tenha sempre em mente que o curso preparatório não é o único responsável pela sua aprovação. É imprescin-dível que também haja dedicação fora do horário de aula. Aplicar conhecimentos e memorizar leis e normas exigem estudos em casa. Dedicar de 2 a 3 horas, além das horas dedicadas ao curso é o ideal. Um bom cursinho consegue rever cerca de 98% do conteúdo dos editais mas é sempre bom estar em dia com a matéria.

5. 10. 3 - Cursos em áudio

Para aqueles que vão prestar concurso público e não têm tanto tempo para dedicar-se aos estudos, é preciso encontrar uma forma de otimizar as horas disponíveis, buscando recursos que preencham a falta de dedicação exclusiva aos estudos.

Por esta razão, uma opção cada vez mais frequente utili-zada pelos concurseiros é o curso em áudio. Nele, o assunto é elaborado por profissionais da área jurídica e posterior-mente trabalhado por profissionais de comunicação que transformam aquele conteúdo somente escrito em áudio.

A credibilidade do autor/elaborador e o cuidado na adaptação para o áudio, considerando-se a dinâmica, a

Page 39: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 41

linguagem, os efeitos e as trilhas sonoras, fazem do curso uma garantia de aprendizado eficiente.

A comodidade de poder ouvir o curso em áudio a qual-quer momento e em qualquer lugar é outra vantagem, uma vez que o áudio é um recurso que permite a concentração e ao mesmo tempo a movimentação de quem escuta.

Atualmente já é possível encontrar diversos assuntos como Direito previdenciário, Direito penal, Direito civil e Direito tributário, por exemplo, transformados em cursos em áudio, que podem ser adquiridos nas principais livrarias do país.

Page 40: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

42 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 6 / Tempo de estudo

6. 1 - Administre seu tempo

Administrar bem o tempo é garantia de sucesso. Dentre outras atividades, na preparação para concursos públicos,é preciso aprender a dividir o tempo harmoniosamente. É encontrar o ponto de equilíbrio entre o ritmo essencial de estudo e a vida social desejável.

Muitos precisam saber quantas horas são necessárias para estudar e passar em um concurso. O número ideal deve ser o número de horas que você tem disponível para isso, desde que seja mantida a qualidade de vida e a qualidade do estudo.

Tenha sempre em mente que a qualidade deve estar sem-pre em primeiro lugar. É preferível que você estude apenas uma hora por dia com qualidade. É preferível aprender bem o que se estuda do que gastar oito horas de estudo e ter um rendimento inferior. Assim você sairá perdendo porque estará aumentando o desgaste físico e metal além de aumentar a sensação de que estuda muito e não alcança bons resultados. A quantidade de horas dedicadas não aprova ninguém se não forem bem aproveitadas.

Page 41: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 43

Evite o desperdício e aposte na qualidade. Estude o número de horas suficiente com qualidade. Se ao passar três horas você perceber que a qualidade de aprendizagem caiu, provavelmente você chegou ao seu limite. É hora de fazer um intervalo.

Respeite seu limite mental, porém, a cada dia, force-o mais um pouco. Se na primeira semana você consegue manter a qualidade de estudo por três horas, tente se es-forçar para na segunda semana estudar três horas e meia e assim por diante. Desta forma, você estará aumentando suas resistência para a concentração e o estudo.

Durante a fase de preparação para passar em um concur-so público, você deve abrir mão de muita coisa em prol do seu objetivo mas encontre o seu ponto de equilíbrio.

Se você tem dificuldades para encontrar tempo para se dedicar ao estudo, repense suas ações. Há três mo-tivos básicos que explicam essa dificuldade: a falta de prioridade, a falta de organização e a multiplicidade de responsabilidade.

A falta de prioridade está relacionada à falta de com-promisso com o objetivo que se pretende alcançar. Tanto que em alguns momentos você prefere priorizar qualquer outra coisa.

A falta de organização também implica na falta de tempo. É preciso ter autodisciplina, saber as atividades que precisa desempenhar para pôr em prática o seu planejamento.

Page 42: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

44 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Por excesso de responsabilidade,você determina muitas atribuições para realizar durante seu tempo. Mas como re-solver isso? Você precisa ter sempre em mente seu objetivo e o impacto que ele vai causar na sua vida. Se você está realmente disposto a seguir adiante com o seu objetivo, tente eliminar tudo que desvia você dos estudos. Tenha em mente que isso é necessário e temporário.

6. 2 . O dia de descanso e o relaxamento

Todos os seres humanos precisam de descanso físico e mental para poder manter um bom desempenho em suas atividades. Portanto, é necessário que o candidato tenha um dia de descanso, sem se culpar por isso. Nosso cérebro precisa de descanso, precisa quebrar a rotina para poder armazenar melhor a informação captada.

O candidato pode dar a si próprio um dia de descanso para dedicá-lo a atividades sociais e pessoais, prática de ati-vidades físicas, passeios e conversas com amigos . Tudo isso contribui para a sua saúde mental. Mesmo estando muito próximo da data de um concurso,o candidato deve preservar o seu descanso, pelo menos algumas horas na semana.

Assim como o sono, essa “paradinha” favorece o apren-dizado. O dia de descanso deve ser um benefício, uma recompensa para o candidato que cumpre seus horários de estudo e metas estipuladas. Não pense que você está per-dendo horas. Você estará ganhando mais disposição.

Page 43: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 45

Outra coisa muito importante é a tranqüilidade mental, estar relaxado. O estresse não ajuda ninguém a aprender mais. Se você tem problemas e anda estressado, procure alternativas para solucionar o problema . Procure ser mais prático, sempre que possível.

Page 44: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

46 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 7 / Disciplina no estudo. Não desanimar é fundamental!

Depois de ter escolhido que área estudar, para que con-curso se preparar, não se esqueça de que estudar é o mais importante. Estude, estude, estude mais ainda! Defina a melhor forma para um aprendizado mais rápido. Escolher um lugar tranqüilo e agradável para as horas de estudo é um passo fundamental. Concentração e disciplina ajudam a atingir as metas definidas no planejamento.

Não foi aprovado no primeiro concurso? Não desista! Isso já serve como experiência. Cada prova feita lhe dará maior habilidade, o que vai gerar mais tranqüilidade durante as provas seguintes. Analise detalhadamente cada prova, verifique seus pontos fracos, observe sua colocação, quais foram suas reais chances e o quanto ainda falta para atingir seu objetivo final. Trace um novo plano de estudos para superar as dificuldades e não se esqueça que você precisa estudar até passar num concurso. Muitas vezes o seu “tem-po” não é igual ao do seu concorrente. Tenha paciência e persistência porque o resultado é compensador.

Page 45: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 47

Capítulo 8 / Inteligência emocional durante o concurso

Muitos candidatos, mesmo tendo cumprido todo o programa de estudo e dominado toda a matéria não se saem bem nas provas. Por que será que isso acontece? Afinal, o que faltou para atingirem a meta?

O lado emocional influencia e,em muito,o desempenho das pessoas em qualquer aspecto, seja nas relações afetivas, nos círculos sociais, no trabalho. É preciso desenvolver a chamada inteligência emocional.

De acordo com o conceito do P. H. d. Daniel Goleman, inteligência emocional caracteriza a maneira como as pes-soas lidam com suas próprias emoções e com as emoções das pessoas ao seu redor. Isto implica em autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e carac-terísticas sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de Q. I. , mas em termos de qualidades humanas do coração.

A inteligência emocional não é genética. São habilida-des aprendidas no decorrer da vida. Podemos dizer que possuímos duas mentes, dois tipos diferentes de inteligên-cia: a inteligência racional e a inteligência emocional. E o

Page 46: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

48 / Aumente Suas Chances de Aprovação

nosso desempenho não é direcionado apenas pelo nosso quoeficiente de inteligência mas principalmente pela nossa inteligência emocional, chamada de Q. E. . Na verdade, nossa capacidade intelectual só pode ser melhor se alinhada a nossa inteligência emocional.

O alto nível do quoeficiente de inteligência, o Q. I. ,não é garantia de prosperidade, prestígio ou felicidade. As emoções são um campo com o qual podemos lidar da mesma forma como matemática ou física, com maior ou menor talento e exige seu conjunto exclusivo de aptidões. Essas aptidões são decisivas para entender do porquê um indivíduo prospera na vida enquanto outro de igual capa-cidade intelectual, não consegue.

A inteligência emocional pode ser sim alcançada com treino e esforço mas isso requer persistência. Você precisa saber exatamente o que quer alcançar, sendo um melhor ouvinte ou controlando seu temperamento. Desta forma, você pode se tornar diligente a ponto de identificar as situações nas quais costuma cair em velhos hábitos e associá-las a uma reação positiva e construtiva. Com esse exercício, aos poucos você conseguirá mudar de hábitos. O quoeficiente de inteligência, o Q. I. e a inteligência emocional não são capacidades opostas, mas distintas.

Para performances profissionais, a competência da inteligência emocional deve ser utilizada desde o início da

Page 47: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 49

carreira. Muitos indícios atestam que as pessoas emocional-mente competentes, aquelas que conhecem e lidam bem com os próprios sentimentos e com os das outras pessoas, levam vantagem em qualquer área, assimilando as regras tácitas que governam o sucesso na política organizacional. As pessoas com prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de sentirem-se satisfeitas e serem efi-cientes, dominando os hábitos mentais que fomentam sua produtividade. Aquelas que não conseguem exercer controle sobre a vida emocional travam verdadeiras batalhas internas que sabotam sua capacidade de se concentrar no trabalho e pensar com clareza.

Quando é feita uma seleção de profissionais, que serão altamente exigidos em seus cargos e funções, os selecionado-res devem, antes de tudo, ter a certeza de que os candidatos possuem esperado nível de quoeficiente emocional para lidar com a complexidade da função que irão exercer. A partir daí, é possível reconhecer aspectos bem desenvolvidos da inteligência emocional.

O mesmo acontece em concursos públicos,na escolha dos profissionais, mesmo que selecionados através de pro-vas ou provas e títulos,são testados emocionalmente. Sem dúvida nenhuma, o candidato que consegue dominar suas emoções e direcioná-las para seu objetivo irá obter um bom desempenho tanto nos estudos quanto nas resoluções das provas. Conseguir esse objetivo implica, primeiro, em en-

Page 48: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

50 / Aumente Suas Chances de Aprovação

tender com exatidão o que significa usar inteligentemente a emoção.

Ainda de acordo com Daniel Goleman,baseado em estudos de especialistas norte-americanos, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e melhorada baseada no domínio desses princípios que você vai ouvir agora :

Autoconsciência: capacidade de se observar e reco-nhecer os próprios sentimentos. Formar um vocabulário para os sentimentos. Saber a relação entre pensamentos, sentimentos e reações.

Tomada de decisão pessoal: examinar suas ações e conhecer as conseqüências delas. Saber se uma decisão está sendo governada por pensamento ou sentimento.

Lidar com sentimentos: monitorar a “conversa consi-go próprio” para surpreender mensagens negativas como repreensões internas. Compreender o que está por trás de um sentimento. Encontrar meios de lidar com medos e ansiedades, como a ira e como a tristeza.

Lidar com tensão: aprender o valor de exercícios e métodos de relaxamento para aliviar as tensões.

Empatia:compreender os sentimentos e preocupações dos outros e adotar a perspectiva deles. Reconhecer as di-ferenças no modo como as pessoas se sentem em relação a fatos e comportamentos.

Comunicações: falar efetivamente dos sentimentos. Tornar-se um bom ouvinte e perguntador. Distinguir

Page 49: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 51

entre o que alguém faz ou diz e suas próprias reações ou julgamento a respeito.

Auto-revelação: valorizar a franqueza, construir a confiança num relacionamento. Saber quando é seguro arriscar-se a falar de seus próprios sentimentos.

Intuição: identificar padrões em sua vida e reações emo-cionais. Reconhecer padrões semelhantes nos outros.

Auto-aceitação: sentir orgulho e ter uma atitude positiva consigo mesmo. Reconhecer suas forças e fraquezas. Ser capaz de rir de si mesmo.

Responsabilidade pessoal: assumir responsabilidade. Reconhecer as conseqüências de suas decisões e ações. Aceitar seus sentimentos e estados de espírito. Ir até o fim nos compromissos.

Assertividade: declarar suas preocupações e sentimentos sem ira nem passividade.

Dinâmica de grupo: cooperação. Saber quando e como conduzir e ser conduzido.

Solução de conflitos: saber lutar limpo com outras pes-soas. Adotar o modelo vencer / vencer, ou seja, você vence e o outro vence também, para negociar acordos.

Esses aspectos integram a definição básica de inteligên-cia emocional, expandindo aptidões em cinco domínios principais. O primeiro é conhecer as próprias aptidões, ter autoconsciência para reconhecer um sentimento quando ele ocorre. A capacidade de controlar os sentimentos a

Page 50: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

52 / Aumente Suas Chances de Aprovação

cada momento é essencial para o discernimento emocio-nal e a autocompreensão.

Logo, o segundo aspecto é saber lidar com esses senti-mentos e desenvolver a capacidade de livrar-se da ansiedade, da tristeza ou da irritabilidade. A partir de então, é necessá-rio saber motivar-se, colocar as emoções a serviço de uma meta, de um objetivo.

Outro ponto imprescindível é reconhecer as emoções dos outros. As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais, com os indicativos de que os outros precisam ou o que querem. A arte de relacionar-se passa, em grande parte, pela aptidão em lidar com as emoções dos outros. É essa aptidão que reforça a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal.

Assim, você poderá relacionar todos estes conceitos com a sua meta: passar em um concurso público ou passar no concurso escolhido. Procure controlar sua emoção de forma que ela lhe favoreça e lhe faça criar uma condição maior e melhor de competitividade.

Page 51: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 53

Capítulo 9 / Dificuldades que desmotivam

A grande da dificuldade alegada pelos “concurseiros”, denominação dada a quem se dedica ao estudo para aprova-ção em concursos públicos, é a falta de previsão de quanto tempo de estudo será preciso para ser aprovado em um bom concurso, no concurso dos seus sonhos. O concurseiro precisa estudar até passar e esse intervalo de tempo pode se estender por alguns anos.

Outro fator é ter que abdicar de vários dos programas e viagens sociais, de ter que estar constantemente disciplina-do nos estudos porque cada novo concurso é uma grande oportunidade de carreia pública.

O custo de estudar para concurso também é elevado. São gastos com aulas, livros, apostilas, inscrições de concurso. Esse custo é ainda maior para quem decide abrir mão do trabalho para se dedicar exclusivamente a estudar. Para este candidato, é importante controlar a autocobrança, pois neste caso ela é muito maior.

Não adianta ter pressa. É preciso que você tenha em mente que a pressão não colabora para o progresso dos estudos. Passar em alguns concursos também é questão de sorte. O que conta é seu estado de espírito no dia da prova,

Page 52: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

54 / Aumente Suas Chances de Aprovação

as questões que caem, seu estado emocional, os aconteci-mentos e preocupações que lhe afligem no momento. No dia da prova, o equilibro emocional tem um peso muito grande. Não vai adiantar muito conhecimento se você não conseguir recordá-lo por estar nervoso.

Ouça agora algumas destas dificuldades e dicas de como combatê-las.

Sono: procure dormir o suficiente para que o seu corpo e a sua mente estejam dispostos para o estudo. Se você acha que está dormindo demais, tente diminuir a quantidade diá-ria de horas de sono. Inicialmente, diminua 30 minutos por dia, logo você vai ganhar preciosas 3 horas e 30 minutos por semana, cerca de 18 horas a mais por mês. O rendimento de uma pessoa cansada fica abaixo do ideal. Muitas vezes é importante parar um pouco e relaxar, recuperar as forças e voltar com pique total.

Falta de tempo: está diretamente relacionada à falta de objetivo nos estudos, de determinação, de compro-metimento. Sempre que há um real interesse, as pessoas conseguem tempo para tudo. Caso você nunca encontre tempo para dedicar aos estudos, pare e reveja seus planos e metas de carreira. Procure abrir mão de atividades que não agregam tanto para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se de que o estudo é algo temporário mas deve ser intenso caso realmente você queira atingir seus objetivos.

Page 53: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 55

Preguiça: a preguiça nunca levou ninguém a lugar al-gum. Procure ter um pouco mais de disciplina para vencer essa barreira. Tente mudar de hábitos, se necessário, mas não desperdice seu precioso tempo com a preguiça pois o tempo pode fazer falta adiante.

Dificuldade de concentração: caso você seja uma pes-soa muito desatenta, primeiro procure um bom local para estudar, de preferência tranqüilo, confortável e arejado. Em seguida, afaste tudo que pode tirar sua atenção como celular, telefone fixo, rádio, jogos, TV. Estabeleça pequenas pausas, entre uma matéria e outra para refrescar a mente, desopilar. Estudar pode parecer difícil no princípio mas se torna um hábito com alguns dias de dedicação.

Nervosismo: tente controlar ao máximo seu nervosismo, pois ele só atrapalha nas provas. Lembre-se de que isso pode ser eliminado com a segurança específica que o domínio da matéria oferece ou de uma segurança mais ampla como o desenvolvimento da inteligência emocional.

Ansiedade: está relacionada à necessidade de satisfazer a própria cobrança e dos amigos e familiares. Muitos a consideram a ansiedade como uma variação do medo. Também pode estar relacionada à pressa. Mas nada disso vai lhe ajudar. Aprender a dominar a ansiedade não é uma tarefa fácil, porém é possível. Controle-a concen-trando suas energias para outras atividades, os estudos, por exemplo.

Page 54: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

56 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Medo de não passar:Tente não dar muita importân-cia ao medo. Não se questione o que fará caso não passe. Concentre-se apenas em estudar, obter uma boa base, pois isso vai lhe dar mais confiança e segurança para lutar pelo seu objetivo. Empenhe-se em dar o melhor de si, tanto nos estudos quanto nas provas. Não desista fácil, tente não desanimar nem perder o ritmo pois a aprovação em um concurso é questão de tempo e capacitação.

Comparações: evite se comparar com os outros candi-datos. Cada um tem seu perfil, seu objetivo e capacidade de estudo. Dedique-se ao estudo e a superar suas dificuldades. Cada um tem seu tempo mas não se esqueça de que neste momento seu concorrente está estudando. Não perca tempo e sempre que possível, acelere seu ritmo.

Desânimo: após vários meses sem conseguir aprovação, é normal que o candidato desanime e diminua seu ritmo de estudo. Esse é o melhor momento para reflexão . Descubra suas falhas e pontos fracos, trace novas estratégias para eliminá-los. Imponha a si mesmo esse desafio: o de não desistir diante do caminho longo e difícil. Caso não tenha nenhum concurso em vista, talvez seja um bom momento para tirar umas rápidas férias, relaxar e voltar com força e dedicação total !

Observe suas dificuldades e tente eliminá-las. Se você não encontra um lugar tranqüilo e agradável para estudar em sua casa, tente estudar em uma biblioteca ou sala de

Page 55: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 57

estudos. Se você não consegue a concentração necessária, tente estudar com algum colega dedicado, que lhe cobre um melhor desempenho. O importante é buscar alternativas para suas dificuldades e tentar amenizá-las. A prova não vai lhe perguntar porque você não estudou, que problemas atrapalharam seus estudos.

A auto-estima combate todas as dificuldades. Tendo certeza da sua capacidade e com muito otimismo, você conseguirá gerar um ótimo estado de espírito e seu cérebro estará mais aberto para captar novas informações e obter novos conhecimentos.

Page 56: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

58 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 10 / Como fazer provas de concursos

Na véspera do concurso, apesar de muitos estudarem até o último minuto, esta não é a melhor opção. Estando bem preparado não precisa se estressar às vésperas da pro-va. Caso não esteja totalmente preparado, não serão essas últimas horas de estudo que vão garantir sua a aprovação. O candidato seguro e bem preparado usa a véspera para relaxar, praticar um hobby preferido, arejar a cabeça, dormir cedo e tranqüilo.

Procure já estar informado sobre o tipo de prova e desenvolva a melhor técnica para você. O ideal é começar por aquela cujo assunto você tem maior conhecimento para depois ir para as mais difíceis. As matérias de maior peso devem receber maior atenção.

Mas cuidado: você vai precisar administrar bem o tempo durante as provas para não ficar muito tempo detido numa questão e ao final não conseguir terminar a prova inteira.

Aprenda a fazer provas. Muitas vezes o raciocínio lógico e lingüístico é que lhe ajuda a resolver a questão. Entender os questionamentos e estar atento às possíveis “pegadinhas” ou “cascas de banana” é tão essencial quanto estudar a matéria da prova.

Page 57: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 59

Não se esqueça de que em provas de concursos você não precisa apenas ter uma boa nota, precisa ter uma boa colocação. Uma única questão é capaz de eliminar um can-didato, ou de colocá-lo abaixo de centenas de concorrentes. Por isso, fazer a prova é tão importante quanto dominar a matéria. Busque a prática dos estudos resolvendo provas de concursos anteriores, pois assim você também estará aprendendo a resolvê-las.

10. 1. Administre seu tempo durante a prova

A maioria dos concursos disponibiliza quatro horas para os candidatos realizarem as provas. Isso não é regra, vai depender do concurso. O tempo disponibilizado, seja ele qual for, inclui a resolução das questões objetivas, das questões subjetivas, se for o caso, e a marcação do cartão-resposta. É certo que quem consegue fazer bem a prova é quem administra bem o tempo disponível pois não adianta ter domínio técnico se no momento da prova não conseguir responder a todas questões por falta de tempo.

Para não ter problemas, procure tirar uma média de quanto tempo você terá por questão. Separe vinte minutos para dedicar-se à marcação do cartão-resposta, o que deve ser feito com muita calma e atenção. Marcou errado não tem como corrigir e rasuras não são aceitas. Nos outros vinte minutos faça uma revisão. Em seguida, divida o tempo restante pelo número de questões. Assim você terá o tempo

Page 58: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

60 / Aumente Suas Chances de Aprovação

médio que vai dispor para cada uma delas. Muitas vezes é melhor calcular o tempo disponível para cada prova. O ideal é fazer isso em casa e não no momento da seleção. No edital você vai encontrar o tempo de realização da prova bem como o número de questões.

Acompanhe algumas dicas de como administrar melhor o tempo da prova:

1. Divida o tempo entre as questões ou partes da prova, separando o tempo necessário para a marcação do cartão-resposta e da revisão.

2. Comece a resolver a prova pelas matérias que mais domina. Isso vai lhe trazer segurança já que provavelmente conseguirá responder as questões em menos tempo do que a média estipulada.

3. Monitore o tempo. Caso o tempo disponível para determinada questão se esgotou e você não conseguiu resolvê-la, passe para a questão seguinte e deixe essa para o final. Você não pode correr o risco de não ter tempo para responder uma questão que sabe.

4. Você pode dividir o tempo levando em consideração o peso de cada matéria.

5. Finalizadas as questões das matérias que você mais domina, você poderá até redistribuir o tempo de cada ques-tão. Esse é o único cálculo que você poderá fazer durante a prova. Os demais cálculos faça em casa mesmo.

Não se preocupe excessivamente com esses cálculos e tempo médio para cada questão. Isso é apenas mais uma

Page 59: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 61

orientação, um instrumento de auxílio para seu bom du-rante a realização da prova. Com a prática isso vai se tornar mais fácil e espontâneo.

10. 2 Dicas de como resolver provas

Existe mais de um tipo de prova. Ela pode ser de múltipla escolha, dissertativa ou oral. Os concursos podem exigir mais de um tipo de prova, mesclando um ou mais dos tipos existentes. Então, fique atento e apto pra responder a qualquer uma delas.

As provas de múltipla escolha testam o conhecimento do candidato solicitando que ele escolha uma dentre as alternativas oferecidas em cada questão. Para otimizar seu rendimento, nas questões que você tem certeza faça uma indicação clara de resposta. Caso você fique em dúvida, pule a questão mas deixe indicado que aquela ali ainda precisa de resposta. Caso você “chute” a resposta, também deixe indicado na questão, com uma marca diferente da questão ainda não respondida, pois caso sobre tempo você poderá se dedicar mais a essa questão.

Quando for a hora de marcar as repostas no cartão, procure estar calmo e atento. Mesmo parecendo ser muito tempo, vinte minutos são suficientes para marcar as res-postas. Durante a marcação você pode perceber que ainda não respondeu alguma questão,por exemplo, ou que precisa rever outra. Nesse caso o mais indicado é você terminar de

Page 60: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

62 / Aumente Suas Chances de Aprovação

marcar as questões já respondidas e só depois voltar para aquelas que ainda tem dúvida.

E se você realmente não sabe responder a questão e precisa “chutar” ? No caso das provas tipo A, B, C, D e E, você tem 20% de chance de acertar. Antes de fazer isso, confira no edital se as respostas erradas tiram pontos das respostas certas, pois, neste caso, é melhor deixar em branco. Caso apenas duas ou três respostas erradas anulem uma resposta certa, vale a pena “chutar” algumas delas mas não necessariamente todas. Faça um apontamento de quantas questões você precisaria “chutar” e ao final “chute” um número suficiente que garanta que o erro não elimine muitas respostas certas.

Sempre há proposições absurdas. Identifique e elimine tudo que atente à lógica. No máximo duas das cinco pro-posições são absurdas.

Elimine também proposições que utilizem palavras como nunca, sempre e definitivamente. Essas palavras não per-mitem ressalvas, logo a probabilidade de acerto será maior quando se marca proposições mais abertas.

Nas provas dissertativas, além de administrar o tempo, como já foi dito anteriormente,você também deve adminis-trar o espaço da resposta. Uma prova organizada é melhor de ser corrigida. Se o espaço para a resposta é pequeno para que você explore todo o seu conhecimento, seja objetivo e conciso.

Page 61: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 63

O que se busca nesse tipo de prova é eliminar os candidatos menos adequados aos cargos. Portanto, con-centre-se em responder a questão sem muitos rodeios, seja claro e objetivo.

A maior parte das bancas examinadoras não aceita a indisciplina quanto ao espaço. Portanto procure tomar cuidado com o tamanho da sua letra, tente mantê-la sempre constante. O mesmo serve para os espaços entre as palavras e parágrafos. Uniformizar é essencial para a organização da sua prova. Procure respeitar o espaço destinado às respostas, não que isso seja caso concreto de reprovação, mas a prova melhor organizada é sempre mais atrativa para a correção.

As abreviaturas podem ser utilizadas, como por exem-plo, C. F. para Constituição Federal. Porém, quando não existe delimitação de espaço para respostas, procure não utilizar abreviações para facilitar a leitura e melhor entendimento.

No caso de provas orais e de entrevistas,vale ressaltar a importância de estar bem apresentado. Isso serve para todas as fases do concurso, mas para essa, especificamente, conta muito para a formação do perfil do candidato. Nesses casos, a apresentação pessoal é levada em consideração.

Cuide da higiene pessoal. Os cabelos devem estar pen-teados e arrumados. A roupa deve ser adequada à ocasião. Em alguns casos, o terno e gravata são exigidos para os homens e para as mulheres é recomendado não utilizar

Page 62: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

64 / Aumente Suas Chances de Aprovação

decotes nem roupas curtas e justas. Não utilize roupas que chamem a atenção, coloridas, afinal quem tem que se destacar é você e suas habilidades e não a roupa! Em geral, tatuagens não são bem aceitas. Portanto vale a pena não deixá-las a vista.

Quando estiver diante da banca examinadora, ponha-se em seu lugar, o de candidato. A autoridade é a banca. Mantenha uma postura digna e firme. Neste momento, a humildade é recomendada. Portanto, fique atento às soli-citações do examinador e responda exatamente o que ele lhe perguntar. Seja claro, direto e seguro na sua resposta. Não precisa falar em excesso. Concentre-se em responder o que lhe foi questionado. Procure também não criticar a opinião ou corrente defendida pelo examinador. Deixe clara a sua idéia, mas sem fazer dela a verdade absoluta. Não é recomendado ir contra a banca ou o examinador. Lembre-se de que são eles os avaliadores.

Por outro lado, você não precisa ser um bajulador, basta ser gentil, solícito e educado. É recomendado também ser discreto. Não dê muita intimidade à banca apesar da sim-patia e demonstração de interesse por parte deles. Isso pode ser um teste para avaliar seu grau de recato.

Procure estar seguro e confiante. Não se guie pelos mo-vimentos de concordância ou de discordância da banca. Fique tranqüilo e fala exatamente tudo como você sabe. Se no decorrer da sua explanação, perceber que está errando, tenha calma e reconduza a sua resposta citando autores,

Page 63: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 65

correntes e tente concertar discretamente seu erro. Nunca é de bom tom utilizar a banca como exemplo e se você fizer referência a algum acontecimento pessoal, trate de ser técnico e preciso.

Atenção à forma como trata a banca examinadora. Os pronomes de tratamento como Vossa Excelência são recomendados.

Sempre que tiver a oportunidade vá assistir a provas orais e de tribuna. Observe como age a banca examina-dora, aprenda com os erros e acertos dos outros. Assim, mesmo sem ter participado de uma prova oral ou de tribuna, você vai estar adquirindo uma certa experiência no assunto!

10. 2. 1. Dicas para provas orais:

1. Primeiro, preste muita atenção na pergunta feita. Caso não entenda, solicite educadamente que refaçam a pergunta mas nunca dizendo que o examinador não se fez entender.

2. Caso você não saiba a resposta, não adianta querer enrolar o examinador. Você pode explanar os conceitos básicos, os princípios geradores, mas sem responder ao certo a pergunta.

3. Caso você saiba a resposta, respire e tente elaborar um pequeno planejamento antes de iniciar sua explanação. Fique atento ao tempo da sua resposta. Não se precipite

Page 64: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

66 / Aumente Suas Chances de Aprovação

em acabar muito antes do tempo nem de não conseguir responder a pergunta no tempo determinado.

4. Procure responder a questão oral como se fosse uma escrita, na qual você precisa ter início, meio e fim. No início, faça uma explanação conceitual. Em seguida desenvolva seu raciocínio e por último, conclua o seu pensamento com a sua opinião.

10. 2. 2. Dicas para provas de tribuna:

Nesse tipo de prova, o candidato sabe com antecedên-cia o tema que deve desenvolver. Pode ser aparentemente mais fácil, porém é preciso tomar muito cuidado. Os temas geralmente são sorteados às véspera da prova, portanto é recomendado que você faça um resumo de todos os temas exigidos pelo edital e memorizar os tópicos mais impor-tantes de cada um deles. O resumo, a futura explanação, deve conter início, desenvolvimento e conclusão, seguindo a mesma regra das provas orais citadas anteriormente.

Ao tomar conhecimento do tema sorteado, dedique-se ao seu estudo completo. Se achar conveniente, converse com professores e profissionais experientes. Isso vai lhe ajudará a obter maior segurança e confiança.

Ao entrar na sala, o faça com uma postura confiante. Respire pausadamente para se tranqüilizar e inicie sua ex-planação cumprimentando a banca examinadora. A partir de então, desenvolva todo o seu raciocínio previamente

Page 65: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 67

estudado. Ao final, coloque-se à disposição para responder as possíveis perguntas mesmo que o edital não preveja per-guntas. Isso vai demonstrar domínio do assunto.

Mais importante do que conhecer o perfil e prováveis atitudes da banca examinadora é dominar as matérias exigi-das na prova. Porém,sempre que possível, procure descobrir as preferências e posições da banca. Isso pode ser mais um ponto favorável para o seu bom desempenho.

Page 66: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

68 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 11 / O dia da prova

Para encarar um dia de provas é preciso preparação prévia. Estar com o sono e alimentação regulados é im-portante. Busque também cumprir os programas deter-minados pelo edital e caso não consiga, procure dominar bem os assuntos.

Antes de tudo, você precisa de calma para resolver a prova. Concentre-se, respire de forma mais pausada e pro-funda, busque ficar calmo. A respiração é sua grande aliada na busca da tranqüilidade necessária. Mentalize a prova como algo bom, o qual você está disposto a fazer e que é algo capaz de mudar sua vida. Pense positivo. Essa é uma grande oportunidade que você está tendo: a de estar concorrendo a um cargo público. Vale a pena total empenho! Caso você não consiga a aprovação,esta é uma boa oportunidade para testar seus conhecimentos e rever em que precisa melhorar, aprofundar os estudos.

Você precisa se concentrar no seu foco. A partir desse momento é pensar, raciocinar!

Procurar resolver cada questão como se ela fosse a única e na verdade cada uma delas é decisiva. Você não deve estar preocupado em provar a ninguém que é bom, que é capaz em passar num concurso. Isso não importa. Nessa hora o

Page 67: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 69

que mais vale é sua concentração nas questões, é se dedicar ao máximo em cada uma delas.

Você precisa ser objetivo, pensar apenas no que a ques-tão está perguntando. Não precisa repassar todo o assunto na sua cabeça. Preste atenção no tempo e resolva apenas a questão. Não se esqueça de estar atento ao enunciado de cada questão, assim como também com as orientações dadas nas provas.

Quando se tratar de provas objetivas seja metódico ao respondê-las. Já nas provas dissertativas seja objetivo e mostre todo seu conhecimento. Embase suas repostas do início ao fim. Se precisar, utilize anotações paralelas para não perder o foco e explorar bem todo o assunto. Não se esqueça de utilizar linguagem técnica para responder as questões abertas bem como letra legível, de fácil leitura, pois é bem mais agradável para o corretor se deparar com uma prova organizada, bem escrita e sem erros de ortografia. Isso teoricamente não soma pontos mas torna a correção de sua prova mais fácil.

Procure organizar o seu dia de forma a chegar com antecedência no local da prova. Lembre-se de que impre-vistos podem acontecer e você não pode deixar que um carro quebrado ou um congestionamento elimine você do concurso. Chegar cedo é muito importante!

Ao chegar no local das provas, procure um bom lugar para sentar onde você não sinta frio nem calor e que não

Page 68: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

70 / Aumente Suas Chances de Aprovação

tenha nada que vá lhe distrair. Busque o local mais tran-qüilo pois neste momento sua única preocupação deve ser a prova.

Para isso é importante chegar com antecedência ao local da prova, principalmente quando se trata de um lugar onde você nunca esteve antes.

Esteja preparado não só tecnicamente mas também esteja prevenido. Use roupas confortáveis e que atendam a sua necessidade de frio ou calor. Lembre-se de que você estará sentado por quatro horas.

Separe remédios para dor de cabeça, diarréia ou qual-quer outro problema de saúde que você possa ter. Estar munido de pequenos lanches bem como de água podem lhe ajudar a fazer uma prova de forma mais concentrada. O que importa é estar preparado para eventuais problemas ao decorrer das provas.

Muitas vezes o cansaço físico e mental pode aparecer. Estando acostumado a estudar por períodos longos é mais fácil estar preparado para as provas. A forma como você a encara também é determinante para seu cansaço. Tente manter uma postura confortável durante a prova. Faça pequenos alongamentos, esticando braços, pernas e o pescoço. Esse relaxamento corporal vai ajudar a circulação combatendo o cansaço. Você também pode pedir para ir ao banheiro. Andar ajuda a relaxar um pouco, descansa a vista e alonga a coluna. Só não exagere para não perder tempo!

Page 69: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 71

Você ainda pode fazer pequenos intervalos entre uma prova e outra a cada uma hora. Respire fundo e lentamente, isso vai lhe ajudar a relaxar.

Se a prova for à tarde, procure comer o suficiente para não sentir fome durante o período de realização das provas. Evite comidas pesadas que possam lhe dar sono ou algum tipo de mal estar.

As provas exigem alguns cuidados:

1. Leia atentamente todas as instruções bem como cada questão.

2. Administre bem o seu tempo. Não esqueça de reservar tempo para preencher o cartão-resposta.

3. Revise suas respostas quantas vezes achar necessário. 4. Esteja pronto para lidar com possíveis problemas

durante a prova, como uma dor de cabeça, um “branco” na memória e com o nervosismo.

5. Saiba lidar com questões que você não sabe responder. Para isso, utilize o raciocínio lógico.

Antes de preencher o cartão-resposta ou de finalizar uma questão discursiva, releia o que você respondeu ou escreveu. Isso pode evitar erros por falta de atenção ou nervosismo. Essa revisão também serve para que você possa conferir se realmente respondeu a todos os itens de uma questão de múltipla escolha. Releia tudo o que você escreveu, revise a pontuação. Caso ainda lhe sobre tempo, assuma o papel do

Page 70: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

72 / Aumente Suas Chances de Aprovação

examinador e revise sua prova de forma crítica. Essa revisão é extremamente útil e poderá lhe render mais acertos.

E se na hora da prova der um “branco” na sua memória?

Isso pode ocorrer. Existe o “branco” por nervosismo total, no qual o candidato esquece tudo o que estudou. Tam-bém pode acontecer o “branco” na memória em decorrência da não sedimentação necessária para a boa sistematização do conhecimento.

E pode acontecer também o “branco” específico, aquele no qual o candidato não consegue se recordar de um assunto na hora da prova. Porém, assim que ele sai da prova consegue lembrar dele sem nem ao menos precisar rever nas apostilas e anotações .

Mas o que fazer diante desses “brancos” durante a prova?

Para que não aconteça o “branco” por nervosismo, tente manter o bom equilíbrio emocional antes mesmo da seleção. Isso vai depender muito do seu nível de segurança, que por sua vez está relacionado ao seu nível de domínio da matéria exigida no concurso. O domínio do conhecimento, a con-solidação do estudo, ajuda a evitar o segundo e o terceiro tipo de “branco” na memória como já mencionamos.

Page 71: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 73

Acredite em você. Acredite que você é capaz de vencer esse desafio. Não se importe com o grande número de concorrentes mas se você se preparou e é capaz, terá o retorno desejado!

Page 72: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

74 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 12 / Recursos

Em alguns casos, talvez seja oportuno entrar com re-curso. Converse com seus colegas e professores para a ter certeza de que está tomando a atitude correta. Os recursos devem ser utilizados nos casos de uma reprovação injusta, quando ocorre uma violação de uma norma constitucional, administrativa, legal, do edital, por erro material ou de correção da prova mas para isso deve-se ter um argumento forte e razoável .

Os recursos administrativos contra concursos públicos, que devem estar previstos no edital, nem sempre são bem vistos. Porém é um direito que assiste ao candidato. Você pode solicitar a revisão do gabarito de determinada ques-tão. Os editais sempre apresentam o modelo que deve ser utilizado. Os recursos devem estar embasados tecnicamente para isso. Você precisa fundamentar seu recurso para que ele seja aceito. Ele será julgado pela banca. Entrar com um recurso não significa que o gabarito será alterado.

Os recursos também podem servir para correção de provas dissertativas. Nestes casos, procure ver se sua resposta abrangeu todos os tópicos exigidos. O recurso não inibe a liberdade da banca mas lhe oferece a oportunidade de rever seus pontos.

Page 73: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 75

Os recursos também servem para casos de não aprovação em provas físicas ou de não aprovação por poucos pontos. Nunca critique a banca nem implore pela aprovação. Os recursos não servem para complementar suas respostas. Não adianta mostrar através deles que você sabe o assunto! Os recursos servem, sim, para corrigir eventuais injustiças e erros. Por isso demonstre de forma clara seu real objetivo com o recurso.

E lembre-se : o ideal é não precisar entrar com recursos. Tente estudar o suficiente para não depender deles. Mas se isso ocorrer, tenha em mente que é preciso verificar a acei-tação de recursos pelo edital, cumprir as normas previstas nele e saber que nem todos os recursos serão aceitos.

Page 74: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

76 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo 13 / Sites de concursos e empresas organizadoras de seleção.

Com o avanço da internet, estudar para concursos públicos ganhou uma nova ferramenta. Os sites abordam desde aulas via web, salas de discussão, venda de apostilas, de livros relacionados e cursos em cd’s. Também oferecem downloads de editais, além de acompanharem cada etapa do concurso, desde da notícia que indica o edital para os próximos meses, passando pela publicação dos mesmos, período de inscrição, calendário de provas, divulgação dos gabaritos, recursos, resultado final e convocação.

Muitos separam as provas por assuntos e áreas e pos-suem um extenso banco de dados de editais passados. Uma dica boa para quem ainda não decidiu qual área estudar, é acessar esses editais e analisar com calma a descrição dos cargos e as matérias exigidas. Isso ajudará você a traçar seu perfil, a área de interesse e o direcionamento dos seus estudos.

Nos sites você também vai encontrar opiniões de vários professores experientes, a maioria aprovada em concursos públicos, além dos depoimentos de candidatos vitoriosos que narram a trajetória e mostram como é recompensador todo o tempo desprendido com os estudos.

Page 75: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 77

Reserve algumas horas por semana para visitar sites de interesse específico mas lembre-se de que navegar em excesso não garante a aprovação de ninguém! Existem inúmeras comunidades na internet que tratam do assun-to, como é o caso do orkut, site de relacionamento. São milhares de membros dessas comunidades que trocam informações e opiniões.

As ofertas são inúmeras, gratuitas ou não, cabe a você visitar os sites, escolher o que melhor se adeque ao seu perfil e o que você busca quanto à orientação de estudo.

Eis alguns sites mais visitados para que você inicie sua pesquisa e estudo.

Correio Web www. concursos. correioweb. com. br

Balcão de Concursos - www. balcaodeconcursos. com. br

Central de Concursos - www. centraldeconcursos. com. br

Cetro Concursos - www. cetroconcursos. com. br

Concursos públicos, Consultoria e Administração - www. cpub. com. br

Folha Dirigida - www. folhadirigida. com. br

Pró Concurso - www. proconcurso. com. br

Page 76: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

78 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Vem Concursos - www. vemconcursos. com. br

Achei Concursos - www. acheiconcursos. com. br

Brasil Concursos - www. brasilconcursos. com

Pci Concursos - www. pciconcursos. com. br

Provas e Concursos www. provaseconcursos. com. br

Vestcon - www. vestcon. com. br

Jornal dos Concursos www. jornaldosconcursos. com. br

13. 1. Principais empresas organizadoras de seleção

Os órgãos e entidades públicas contratam empresas de seleção para realizarem os concursos públicos. Essas empresas são responsáveis pela elaboração e publicação do edital do concurso, pelas inscrições, elaboração, apli-cação e correção das provas, pela análise dos recursos e pela divulgação dos resultados,cumprindo todas as ne-cessidades do órgão público solicitante. A importância de terceirizar esse serviço garante a imparcialidade do órgão e também porque a administração pública não tem estrutura para realizar uma seleção que envolve milhares de pessoas.

Page 77: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 79

Vamos apresentar agora os sites das principais empresas especializadas em seleção pública no país. Cada uma delas tem um perfil e conseqüentemente elaboram provas dife-rentes, exigem as matérias de forma diferente. Uma aborda assuntos mais práticos,outras apostam na atualidade, em novas jurisprudências. O indicado é entrar nos sites e veri-ficar o estilo de cada uma dessas empresas organizadoras a partir das provas, banca examinadora e da correção.

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Uni-versidade de Brasília - www. cespe. unb. br

Fundação Cesgranrio - www. cesgranrio. org. br

Escola de Administração Fazendária www. esaf. com. br

Fundação Carlos Chagas www. fcc. org. br

Page 78: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

80 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Capítulo14 / Não foi aprovado no concurso? O que fazer?

Você já acumula várias seleções e não conseguiu ser aprovado em nenhuma delas. Tenha calma, continue estu-dando e tenha em mente que isso tem um lado positivo: os concursos dão experiência de que todo candidato precisa!

É chegada a hora de analisar o seu desempenho, des-cobrir seus pontos fracos e principais dificuldades. Analise com calma sua prova, observe em quais matérias você obteve menor pontuação e porque. Observe se o problema foi devido a pouco estudo ou falta de habilidade para a resolução da prova.

Se o cargo público é o emprego dos seus sonhos, não desista ! Apenas repense suas estratégias e mude sua forma de estudar.

Repense o seu estudo, onde errou, o que deveria ter priorizado. O problema pode estar no material didático,nas horas dedicadas ao estudo, na organização do tempo para cada matéria,na pressão a que você se impôs ou até mesmo o nervosismo na hora da prova. São vários os fatores que po-dem ter influenciado o seu desempenho. Você deve cultivar a vontade inicial de ser aprovado num concurso e não desistir devido a falhas passadas. Lembre-se de que neste momento

Page 79: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 81

muitos estão animados estudando constantemente para o próximo concurso.

A reprovação pode ser um grande desmotivador mas não pare nunca ! Você pode até diminuir o ritmo mas não pare. Caso contrário, você vai perder as associações com as matérias,com conceitos e levará um certo tempo para recuperá-lo. Não estamos falando de pausas! Elas são importantíssimas para uma auto-avaliação, mas devem ser curtas para que você não perca o ritmo.

Não tente se impor um prazo determinado para ser aprovado num concurso simplesmente porque a coisa não funciona assim. Se esse prazo está se estendendo muito, busque alternativas paralelas comoum trabalho flexível no qual você ainda tenha liberdade para se dedicar aos estudos. Um barco desgovernado não chega a lugar algum, ou melhor, é levando pelo vento, sem rumo. Apoie-se na idéia de que não se pode determinar um prazo para passar num concurso. Manter a prioridade é o mais importante! Internamente você pode, sim, ter prazos para aprender ��terminada matéria!

Quando a pressão por parte dos familiares for grande, mostre que você está estudando e se esforçando ao máximo. Esse tipo de pressão apenas traz estress para o candidato. A responsabilidade que você tem com seu próprio futuro faz com que você se dedique. Tenha sempre em mente a necessidade de correr atrás do seu sonho, do seu objetivo. Estude para não precisar depender da sorte nas provas.

Page 80: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

82 / Aumente Suas Chances de Aprovação

Sorte deve ser um elemento a mais e não o elemento principal. E nunca,nunca se esqueça do que diz a frase de ouro do candidato, “concurso não se faz para passar mas até passar!”

Page 81: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 83

Bibliografia

COLEMAN, DANIEL. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

DOUGLAS, WILLIAM E BARROS, FRANCISCO DIRCEU. Carta aos Concursandos - Histórias, Citações e Conselhos Especiais para Quem Está Se Preparando para Concursos Públicos. Rio de Janeiro: Campus.

DOUGLAS, WILLIAM. Tudo o que você precisa saber sobre como passar em provas e concursos. Rio de Janeiro: Impetus, 2000.

FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLAN-DA. Dicionário Eletrônico. Rio de Janeiro: Nova Fron-teira, 1996.

FRIEDE, REIS. Técnica para Provas e Concursos Públicos na Área Jurídica - 2a edição. Editora Forense Universitária.

MACHADO JR, JOSE CARLOS, Sobreviver aos Con-cursos Públicos. Brasília: Fortium, 2005.

Page 82: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

84 / Aumente Suas Chances de Aprovação

MORGAN, CLIFFORD T. & DEESE, JAMES. Como estudar. 3a ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1969.

ANDREAS, STEVE. PNL Programação Neurolingüís-tica: a Nova Tecnologia do Sucesso. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus. 2005.

WEISS, DONALD H. Aumente o poder da sua me-mória. São Paulo: Nobel, 1990.

Aprendiz Guia de Empregos. Fonte UOL. www2. uol. com. br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/info/arti-gos_240604. htm

BARROS, FRANCISCO DIRCEU. Editora Impetus. Carta aos concursandos. www. editoraimpetus. com. br/art_publicados. php?chave=70

CALHAU, LÉLIO BRAGA. Editora Impetus. Bancas Examinadoras de Concursos Públicos.

www. editoraimpetus. com. br/art_publicados. php?chave=26

DOUGLAS, WILLIAM. Editora Impetus. O Concurso Público e a Chance de Fazer Diferença.

www. editoraimpetus. com. br/art_publicados. php?chave=55

Page 83: Aumente_suas_Chances_de_Aprovação.pdf

Aumente Suas Chances de Aprovação / 85

ELAINE CRISTINA. Vem concursos. Pós-Prova: Hora de reavaliar os estudos. www. vemconcursos. com. br/opi-niao/index. phtml?page_sub=1&page_id=1019

PIPINI, VANESSA. América On Line AOL Carreiras. Concursos públicos: o oásis do mercado de trabalho. www. aol. com. br/carreiras/fornecedores/aol/2004/07/12/0001. adp

SILVA, BRUNO. Bruno Silva Advogado. COMO FAÇO PARA PASSAR? QUAL O JEITO CERTO DE ESTUDAR? www. brunosilva. adv. br/concursos. htm

ZORASKI, WAGNER. Diapar Centro de treinamento preparação profissional. 10 DICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS. www. diapar. com. br/pag13. php?id=2

ZORASKI, WAGNER. Diapar Centro de treinamento preparação profissional. Como se preparar para concursos públicos?. www. diapar. com. br/pag13. php?id=2

ZUCHETTO, SONIA. Curso Aprovação. Concurso Público: Um patrimônio do Brasil. www. cursoaprovacao. com. br/pesquisa/entrevistas/entrevistas_especial/willian_douglas. htm