Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação...

23
Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011

Transcript of Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação...

Page 1: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

AutismoMétodo Teacch

AutismoMétodo Teacch

Diretoria de Ensino de AdamantinaEquipe de Educação Especial

2011

Page 2: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Definição de AutismoDefinição de Autismo

:

Autismo é uma doença grave, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, tudo levando a crer que haja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.:

Comunicação; Interação e Imaginação.

Page 3: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Comunicação

Caracterizada pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal

Page 4: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Interação Social

Este é o ponto crucial no autismo, e o mais fácil de gerar falsas interpretações. Significa a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas.

Page 5: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Imaginação

Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da criança. Isto pode ser exemplificado por comportamentos obsessivos e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.

Page 6: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

SINAIS

Page 7: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

A ciência ainda não sabe porque ocorre o autismo. Existe a hipótese de que é um fenômeno de causa genética, associada a mecanismos alérgicos não identificados e desenvolvidos ainda no útero, durante a gestação. Esses processos desencadeiam inflamação que altera o desenvolvimento do cérebro e as ligações no hemisfério direito.

Causas do autismo

Page 8: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Conforme - ASA ( Autism Society of American). A maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança variando em intensidade de mais severo a mais brando. 1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças; 2. Riso inapropriado ;3. Pouco ou nenhum contato visual ;4. Não quer ser tocado; 5. Isolamento; modos arredios; 6. Gira objetos; 7. Cheira ou lambe os brinquedos, inapropriada fixação em objetos; 8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; 9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino;10. Aparente insensibilidade à dor; 11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente.

SINTOMAS COMUNS

Vídeo

Page 9: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

A síndrome do autismo foi descoberta simultaneamente, na década de 1940, por dois médicos de origem austríaca, que trabalhavam separadamente: Leo Kanner, erradicado nos Estados Unidos, e Hans Asperger, que permaneceu na Europa durante o período da Segunda Guerra Mundial. A palavra autismo foi criada pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler para descrever a "fuga da realidade" observada em alguns indivíduos.

Quando foi descobertoQuando foi descoberto

Page 10: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Método TEACCH

Em 1972 nos Estados Unidos é reconhecido o programa TEACCH – The Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children ( em português: Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação) criado por Eric Schopler. Professor de psicologia e diretor desse programa da Universidade da Carolina do Norte até 1994. Um dos pontos principais desse método é a colaboração entre equipe educadora e a família.

Page 11: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

 Características do TEACCH

Individualidade na programação do currículo, ou seja, cada criança terá sua adaptação própria de acordo com suas habilidades; 

;

Vídeo: Matheus na Escola

Page 12: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Objetivos do TEACCH

• Ensinar a relação entre causa e efeito;• Incentivar a comunicação;  •  Ensinar habilidades para a vida adulta;  •  Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto;  •  Promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas ;•  Apresentar visualmente instruções;  •  Organizar a noção de fim;  •  Manter a Rotina com flexibilidade; •  Respeitar a individualidade;  •  Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturais.

Page 13: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Contribuições do TEACCH:

- Favorecer a generalização; - Favorecer o controle do comportamento; - Estimular e desenvolver  a atenção; - Administrar a sequencialização;  - O TEACCH não visa eliminar o padrão autístico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.

Page 14: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

"Horário de Atividades Escolares"

Page 15: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Quebra- cabeça

Page 16: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Brinquedos

Page 17: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Princípios Concretos

Page 18: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Jogo da Memória

Page 19: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Sinalizar o ambiente

Page 20: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

ABVDs

Page 21: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

ABVDs

Page 22: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Vídeo

Page 23: Autismo Método Teacch Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011.

Obrigada, pessoalpela atenção!

Bom fim de semanaa todos!!!

Obrigada, pessoalpela atenção!

Bom fim de semanaa todos!!!