AUTO-EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÓSMICA ÁREA DE … · AUTO-EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO CÓSMICA EDUCAÇÃO...

2
O projeto se trata de um módulo habitacional disponibilizado pela AGISA Containers em parceria com a Todeschini Água Verde, localizado em Curitiba-PR, implantado na área remanescente do Lar Infantil Sol Amigo - LISA , à fim de complementar o espaço existente, que atualmente carece de ampliação e reorganização do fluxo de pessoas. O objetivo do projeto é criar um espaço pedagógico voltado para crianças de ensino fundamental que atualmente não possuem um espaço físico adequado para desenvolver tais atividades. Visando um método de ensino adequado à contemporaneidade, trouxemos o conceito do método Montessori que desenvolve funções: físico, social, emocional, e cognitivas. Tais características foram adotadas como diretrizes do projeto e representadas através da: auto educação, educação cósmica, educação como ciência, e ambiente preparado CONCURSO DE IDEIAS AGISA TODESCHINI 283618 CORTE PERSPECTIVADO A PLANTA DE SITUAÇÃO 1-1000 IMPLANTAÇAO 1-75 B B A A ESTUDO BIBLIOTECA BRINQUEDOTECA AUTO-EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÓSMICA EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA AMBIENTE PREPARADO - Possibilidade de autonomia - Objetos sensoriais 1. Volume original do container. 2. Janelas distribuídas para melhor aproveitamento de luz solar. 3. Aberturas giratórias com travamento posicionadas para melhor aproveitamento de ventilação natural. 4. Sugestão de adição de volumes futuros e teto verde. - Organização perceptiva e colaborativa - Auto-percepção em relação ao mundo - Educação diferenciada para cada criança - Posicionamento estratégico do professor - Móveis ergonomicamente adequados à idade + + P2 P3 PERSPECTIVA 01

Transcript of AUTO-EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÓSMICA ÁREA DE … · AUTO-EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO CÓSMICA EDUCAÇÃO...

O projeto se trata de um módulo habitacional disponibilizado pela AGISA Containers em parceria com a Todeschini Água Verde, localizado em Curitiba-PR, implantado na área remanescente do Lar Infantil Sol Amigo - LISA, à fim de complementar o espaço existente, que atualmente carece de ampliação e reorganização do fluxo de pessoas.

O objetivo do projeto é criar um espaço pedagógico voltado para crianças de ensino fundamental que atualmente não possuem um espaço físico adequado para desenvolver tais atividades.

Visando um método de ensino adequado à contemporaneidade, trouxemos o conceito do método Montessori que desenvolve funções: físico, social, emocional, e cognitivas. Tais características foram adotadas como diretrizes do projeto e representadas através da: auto educação, educação cósmica, educação como ciência, e ambiente preparado

ÁREA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

CONCURSO DE IDEIAS AGISA TODESCHINI 283618

CORTE PERSPECTIVADO A

PLA

NTA

DE

SITU

ÃO

1-10

00

IMPLANTAÇAO 1-75B

B

A

A

ESTUDO

BIBLIOTEC

A

BRINQUEDOTEC

A

AUTO-EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO CÓSMICA

EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA

AMBIENTE PREPARADO

- Possibilidade de autonomia- Objetos sensoriais

1. Volume original do container.

2. Janelas distribuídas para melhor aproveitamento de luz solar.

3.Aberturas giratórias com travamento posicionadas para melhor aproveitamento de ventilação natural.

4. Sugestão de adição de volumes futuros e teto verde.

- Organização perceptiva e colaborativa- Auto-percepção em relação ao mundo

- Educação diferenciada para cada criança- Posicionamento estratégico do professor

- Móveis ergonomicamente adequados à idade

++

P2

P3

PERSPECTIVA 01

ÁREA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

CONCURSO DE IDEIAS AGISA TODESCHINI 283618

CORTE PERSPECTIVADO B

EDUCADOR

PLANTA BAIXA 1-25

ESPAÇOESTUDO

P4

P3

ESPAÇOPLAY

AUTO-EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO CÓSMICA

EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA

AMBIENTE PREPARADO

PERSPECTIVA 03

PERSPECTIVA 04

PERSPECTIVA 02

Com o intuito de fazer com que as crianças adquiram autonomia, foi projetada uma estante dinâmica tanto em termo de cores quanto em suas dimensões, que tem seu início próximo ao chão facilitando o acesso à mesma.

As caixas organizadoras destacadas por sua cor exercem a função de trabalhar a organização perceptiva e colaborativa, para que a criança exerça a auto percepção em relação ao mundo.

A mesa do(a) educador(a) foi posicionada entre as duas áreas do container : a de brincar, e a de estudar. Obtendo-se um posicionamento estratégico em relação às crianças, tendo uma visualização ampla das atividades que se ocorrem, já que a mesma possibilita o uso em quaisquer lados.

Como o LISA abriga crianças de faixa etária abrangente, o projeto previu mesas de alturas reguláveis com um sistema de cremalheiras fixadas no container, se tornando assim ergonomicamente adequadas e adaptáveis a cada usuário.