Automação Industrial - Professor Joaquim · PDF fileAutomação...

2

Click here to load reader

Transcript of Automação Industrial - Professor Joaquim · PDF fileAutomação...

Page 1: Automação Industrial - Professor Joaquim · PDF fileAutomação Industrial Atualmente, as grandes indústrias de vários setores (entre eles automobilístico, petroquímico e metalúrgico)

Automação Industrial

Atualmente, as grandes indústrias de vários setores (entre eles automobilístico, petroquímico e metalúrgico) utilizam em seu processo de produção as linhas de montagem, um meio mais rápido de produzir em série. Essas linhas são auto-matizadas, isto é, movidas mecanicamente por sistemas automáticos (ou “ro-bôs”). Se o processo ainda fosse manual, provavelmente uma montadora de veículos levaria o triplo do tempo que gasta atualmente com a linha de produ-ção automatizada.

Devido à necessidade dessas indústrias de renovar seu maquinário, realizar sua manutenção e operá-los de forma correta, é que surgiu a figura do tecnólo-go em Automação Industrial. Esse profissional é responsável pela criação e o funcionamento desses “robôs”.

Atividades

Confira mais algumas competências do tecnólogo em Automação Industrial: - Execução de projetos de criação de máquinas inteligentes, peças robotizadas e redes industriais (sistemas de integração e automação); - Planejamento, execução, supervisão e inovação de sistemas de automação; - Execução de instalações elétricas de sistemas automatizados; - Desenvolvimento de produtos de eletrônica e eletroeletrônica; - Coordenação de equipes de instalação e manutenção de sistemas automati-zados; - Desenvolvimento e instalação de sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de equipamentos eletrônicos e sua manutenção; - Integração de sistemas de manufatura; - Interpretação de plantas de projetos elétricos.

Todas as habilidades do profissional em Automação Industrial visam, em par-ceria com os engenheiros industriais e de produção, aperfeiçoar os processos de produção e reduzir os seus custos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Automação Industrial é amplo, trazendo oportuni-dades de trabalho para o profissional graduado nessa área em todas as indús-trias que tenham linhas de produção automatizadas. E ainda, nas indústrias especializadas em Automação Industrial, ele pode exercer a função de gerente de funcionamento da fábrica.

O Curso

O curso tem em média 2 anos e meio de duração e, as disciplinas básicas das Ciências Exatas (que são a base do curso), são combinadas matérias específi-cas como eletroeletrônica, informática, mecânica, instrumentação industrial, programação, automação e estudo das redes industriais, além do inglês técnico e instrumental.

Page 2: Automação Industrial - Professor Joaquim · PDF fileAutomação Industrial Atualmente, as grandes indústrias de vários setores (entre eles automobilístico, petroquímico e metalúrgico)

Instituições de Ensino

Algumas instituições que oferecem o curso superior de Tecnologia em Automa-ção Industrial:

• Região Sudeste

Minas Gerais : Cefet-MT, Universitas (Itajubá). Rio de Janeiro : Universidade Politécnica – UNESA (RJ), UGF (RJ). São Paulo : Cefet-SP, Unip-SP (Campinas, São Paulo, Bauru, Jundiaí, São José dos Campos, Santos), UNICID (SP), UMC (Mogi das Cruzes).

• Região Norte

Amazonas : Unip-AM (Manaus).

• Região Nordeste

Ceará: Cefet-CE (Juazeiro do Norte). Paraíba: Cefet-PB (Cajazeiras, João Pessoa). Rio Grande do Norte : Cefet-RN (Natal).

• Região Centro-Oeste

Distrito Federal : Unip-DF (Brasília). Goiás : Unip (GO), Fatecib (Goiânia). Mato Grosso : Cefet-MT (Cuiabá).

• Região Sul

Paraná: UTFPR (Curitiba), Unopar (Londrina). Rio Grande do Sul : Uergs (Novo Hamburgo), Ulbra (Canoas), Fatec-Senai-POA (Porto Alegre), Cefet-RS (Pelotas). Santa Catarina : Cefet-SC (Florianópolis), Senai-Florianópolis, Unerj (Jaraguá do Sul).