Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório...

4
Ano 17 – N.º 141 Agosto e Setembro de 2017 Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. CELJ – Informavo – RENASCER – Ano 17– Nº 141 Autorretrato Como é que vê um cisco no olho do seu irmão, quando não vê uma trave no seu olho? Ou, como é que diz ao seu irmão: — Deixe-me rar um cisco do seu olho —, você que tem no seu uma trave? Hipócritas, rem primeiro a trave do seu olho e depois, então, veja como poderá rar o cisco do olho do seu irmão. - Mateus, 7:3 a 5. Sempre que a nossa palavra: censura; jusfica; levanta; rebaixa; deprecia; louva; depreda; restaura; complica; auxilia; apoia; fere; abençoa ou condena seja a quem for, estamos fazendo o nosso próprio retrato. E isso acontece porque sendo as atudes, os pensamentos, as ideias, as emoções, os planos e as intenções dos outros, realidades dos outros - cujas origens autêncas não conseguimos penetrar - toda vez que nos referimos aos outros estamos sempre efetuando a projeção parcial ou total de nós mesmos. Albino Teixeira Página recebida pelo médium Francisco C. Xavier do livro "Astronautas do Além" - Edição GEEM O Cisco e a Trave - 1619. Por Domenico Fe

Transcript of Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório...

Page 1: Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório de ensinamentos convidando à mudança de entendimento ... os frutos da avareza,

Ano 17 – N.º 141Agosto e

Setembro de 2017

Nascer, morrer,renascer ainda

e progredir sempre,tal é a lei.

CELJ – Informativo – RENASCER – Ano 17– Nº 141

Autorretrato

Como é que vê um cisco no olho do seu irmão, quando não vê uma trave no seu olho? Ou, como é que diz ao seu irmão: — Deixe-me tirar um cisco do seu olho —, você que tem no seu uma trave? Hipócritas, tirem primeiro a trave do seu olho e depois, então, veja como poderá

tirar o cisco do olho do seu irmão. - Mateus, 7:3 a 5.

Sempre que a nossa palavra:censura; justifica; levanta; rebaixa;deprecia; louva; depreda; restaura;

complica; auxilia; apoia; fere;abençoa ou condena seja a quem for,

estamos fazendo o nosso próprio retrato.

E isso acontece porque sendo asatitudes, os pensamentos, as ideias, asemoções, os planos e as intenções dos

outros, realidades dos outros - cujasorigens autênticas não conseguimos

penetrar - toda vez que nos referimos aosoutros

estamos sempre efetuando a projeçãoparcial ou total de

nós mesmos.

Albino TeixeiraPágina recebida pelo médium Francisco C. Xavier

do livro "Astronautas do Além" - Edição GEEMO Cisco e a Trave - 1619. Por Domenico Fetti

Page 2: Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório de ensinamentos convidando à mudança de entendimento ... os frutos da avareza,

CELJ – Informativo – RENASCER – Ano 17– Nº 141

O mundo é educandário, oficina para atividades nobres e nunca uma ilha de sorrisos e plenitude, ou um palco de tragicomédias que deleitam apenas por um momento.

O Evangelho de Jesus é um repositório de ensinamentos convidando à mudança de entendimento da finalidade existencial.

Sem jamais combater a posse ou o prazer que se derivam dos esforços dignos e dos objetivos de serviço à Humanidade, Jesus sempre conclamou aqueles que o escutavam ao progresso mediante o trabalho, à dignidade por meio do auxílio recíproco, demonstrando, no entanto, a transitoriedade de todas as coisas ante a perenidade do Espírito.

Sendo possuidor de recursos incomparáveis aplicou-os pelo bem dos outros, nunca se permitindo humilhar ou menosprezar os carentes, ou entregando-se ao desperdício, ao abuso do poder, à exploração de outrem.

Vivendo intensamente o mundo, com suas imposições, às vezes arbitrárias, deu curso à meta que trazia: a instalação do reino de Deus nas mentes e nos corações humanos.

Não seja de estranhar a sua informação de que nesse reino de justiça, os que se exaltam, se glorificam e desfrutam das comodidades e honrarias terrestres, sempre nos primeiros lugares, serão os últimos, enquanto que aqueles que sofrem, que jamais experimentaram as concessões terrestres, os tesouros da cobiça e do orgulho, serão os primeiros.

Paradoxalmente, os eleitos pelos homens que deles esperam colher as migalhas que sobram nas suas mesas elegantes e fartas de poder transitório e prestígio, salvadas as exceções compreensíveis, acumulam os frutos da avareza, do crime silencioso e oculto, da traição, do suborno, da astúcia desenfreada. Eles próprios sabem da conduta que mantêm, de como são interiormente e do seu desinteresse pelo progresso da sociedade e bem-estar do seu próximo. O egoísmo que neles predomina cega-os para a realidade existencial e para as mínimas expressões de compaixão e de misericórdia em favor dos deserdados da fortuna, os denominados párias sociais...

As atrações do prazer estão multiplicadas pelos veículos da informática, o abuso dos sentimentos torna-se quase hediondo, as facilidades para o vício e o desvio de rota multiplicam-se a cada instante, e o discípulo sincero da Boa Nova apresenta-se como um estranho no palco das excentricidades vigentes...

Sabendo, no entanto, que o tempo é escasso e as circunstâncias não são favoráveis, uma empatia superior domina o sentimento desse servidor devotado, impulsionando-o ao prosseguimento do esforço de autotransformação para melhor, superando as marcas do passado, as heranças primitivas e trabalhando com purificado amor. Os seus objetivos centram-se no serviço do Bem e mesmo vivendo os condicionamentos do mundo, psicologicamente mantém-se em nível de consciência de si mesmo, administrando as funções da máquina física sem castrar-se ou fugir dos compromissos que lhe dizem respeito, não dependendo dos caprichos terrestres, porque vinculado emocionalmente à Vida sem limite.

Compreendendo o convite de Jesus para que sirva em quaisquer condições que apareçam, nunca desanima no serviço, reforçando as convicções espirituais quanto maiores testemunhos surjam pelo caminho iluminativo.

Adaptado do Cap. 27 do livro "Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda", de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Franco.

Últimos e Primeiros

A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração.ESE, Cap. IX, Item 8

Page 3: Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório de ensinamentos convidando à mudança de entendimento ... os frutos da avareza,

CELJ – Informativo – RENASCER – Ano 17– Nº 141

O Ódio

A misericórdia consiste no esquecimento e no perdão das ofensasESE, Cap. X, Item 4

A Humanidade atribuiu a Jesus a perfeição absoluta de Deus, distanciando-o, desta forma, do entendimento e da aceitação possíveis por parte daqueles que o desejavam seguir, tocados pelas lições da sua palavra e da sua vivência.

Se Jesus fosse absolutamente perfeito, como perfeito é Deus, estaria infinitamente distanciado da condição de humano, tornaria todo o apostolado impossível de ser tornado realidade, porque os homens necessitados de renovação não teriam como entendê-lo, e menos ainda, não disporiam de qualquer possibilidade de alcançá-lo.

Como porém, ele lutou com austeridade e conviveu com os problemas existentes, estabelecendo novos critérios fundamentados no amor, delineando mudanças imediatas de costumes e condutas, tornou-se acessível, provocando, incontinente, as reações previsíveis daqueles que viviam das migalhas sociais, econômicas e políticas, repudiando-o e tramando para assassiná-lo, conforme se consumou, passo a passo, na hediondez do primitivismo de consciência em que se encontravam.

Jesus conhecia os homens, devido também à sua condição de humanidade entre eles, superando a teoria mediante a prática.

Não foram poucas as provocações a que se submeteu, a fim de ensinar o amor e desfazer os projéteis do ódio, da animosidade, da inveja, diluindo-os com amor incessante e compaixão sem fim.

O ódio permanece no mundo na condição de loucura que o tempo amorosamente irá desfazendo, fertilizando as sementes da misericórdia, que é o germinar desse amor no solo dos sentimentos.

Enquanto a a sombra coletiva estiver sobre a sociedade, será necessário estarem os homens cheios de misericórdia, assim como cheio de misericórdia é Deus.

Adaptado do Cap. 16 do livro "Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda", de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Franco.

Que queria Jesus dizer por estas palavras: "Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra", tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?

Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que Ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. IX, item 5

Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos

Page 4: Autorretrato - informativorenascer.files.wordpress.com · O Evangelho de Jesus é um repositório de ensinamentos convidando à mudança de entendimento ... os frutos da avareza,

→ Grupo Meimei – Costurinha para enxoval de bebê – 4ª feira, às 15:30h→ Reunião com moradores de rua – Evangelho, Sopa Fraterna e Cesta Básica – Segunda 4ª feira do mês, às 18h→ Campanha do Quilo – Segundo Domingo do mês, às 9h→ Sopão - Preparação da Sopa – Segundo Sábado do mês, às 8:30h→ Sopão - Saída da Caravana da Sopa – Segundo Sábado do mês, às 19:30h→ Visita a Curupaiti – Terceiro Domingo do mês, às 8:30h→ Bazar das Pechinchas – Segunda 6ª feira do mês às 9h → SAPSE efetiva as doações a várias Instituições→ Visita a Getsemani - Lar de Idosos – Quarto Domingo do mês, às 8:30h

● O Evangelho Segundo o Espiritismo – 2ª feira – 14:30h às 15:25h; 20h às 21h | 5ª feira – 19h às 20h● O Céu e o Inferno – 2ª feira – 14:30h às 15:25h● O Livro dos Espíritos – 2ª feira – 20h às 21h | 5ª feira – 19h às 20h● O Livro dos Médiuns – 2ª feira – 20h às 21h● EADE – 2ª feira – 20h às 21:30h● Obras Básicas – 5ª feira – 19h às 20h● Estudo das obras de André Luiz – 2ª feira – 21h às 22h● Estudo das obras de Joanna de Ângelis – 2ª feira – 20h às 21:30h● Estudos sobre mediunidade – 2ª feira – 15:30h às 16:25h● GEDE – 5ª feira – 8h às 9:30h● Evangelização e Mocidade – Sábado – 9h às 10:30h

CELJ – Informativo – RENASCER – Ano 17– Nº 141

● Centro Espírita Nosso Lar - Rua Max Yantok, 71 - Bancários – Tel.: 3393-2239● Casa de Preservação da Vida - Rua Copiúva, 279 - Jd. Carioca – Tel.: 3386-8364● Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) - Rua Morro do Ouro, 78 - Ribeira – Tel.: 3880-6110● Grupo Espírita Maria de Nazareth (GEMN) - Estra-da do Dendê, 1676, Moneró. Reuniões: 5ª feira, às 20h – Estudos: 2ª feira 20h - ESDE - 20:30h - Livro dos Médiuns● C. Espírita Luz da Primavera (CELP) - Alameda Pi-rajá, 373 - Jd. Primavera - D. de Caxias – Reuniões:

5ª feira 20h● Assistência Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso - Praia da Rosa, 1237 - Tauá – Tel. 3393-7947● Lar Integrado Amor Puro - Rua Porto Vitória, 10 - Curicica - Jacarépaguá –Tel. 2426-0539 - www.amorpuro.org.br● Sociedade Espírita Fraternidade - Rua Passo da Pátria 38 - São Domingos - Niterói – Tel. 2717-8235 - www.sef.org.br

Venha conhecer nossa instituição. Junte-se a nós!Sua participação é importante. Seja um colaborador!

radioriodejaneiro.am.br

Centro deValorizaçãoda Vida - Tel. 141

CENTRO ESPÍRITA LAR DE JOSÉ – CELJ Rua Domingos Mondim, 314, Tauá, Rio de Janeiro , CEP 21920-060 Tel. 3363-2529 www.lardejoserj.org.br – Visite nosso site! facebook.com/lardejose. ilhadogovernador

INFORMATIVO RENASCER

Ano 17 - N.º 141 - Ago. e Set. de 2017Diretor: Luiz Antonio FerreiraCoordenação: Myrian Junqueira Edreira (Departamento de Educação)

Reunião PúblicaDuração: 40 minutos4ª feira: 14h e 20h;

5ª feira: 20h

Palestra, Atendimento Fraterno, Passe, Água Fluidificada, Livraria,

Biblioteca e Cantina.

Transmissão AO

VIVOvia

Facebook!

Ativi

dades

Estud

osPa

lestra

s

Temas de Agosto: 02 e 03 - Nosso Passado Nos Condena?09 e 10 - Presenças Que Nos Perturbam16 e 17 - Inconvenientes da Mediunidade23 e 24 - Obsessão30 e 31 - SublimaçãoTemas de Setembro: 06 e 07 - O Futuro e O Nada13 e 14 - Felicidade20 e 21 - Evolução27 e 28 - Código Penal da Vida Futura

Centros Espíritas