Avaliação da Utilização do Software CORE como apoio no Processo Pedagógico em Cursos...

3
IV - Escola Regional de Informática : “Imagem, Processamento e Análise” p. 80 UNEMAT, Alto Araguaia – vol. 2, ISSN: 2179-1953 Avaliação da Utilização do Software CORE como Apoio no Processo Pedagógico em CursosTecnológicos Felipe Cesar Costa Alves, Ed’Wilson Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso [email protected], [email protected] Abstract.The use of information technology to support teaching has been widely held in various knowledge areas. The free software CORE has several features that enable be adhered different levels of training courses within the computing disciplines that include mainly computer networks. This paper presents its advantages and characteristics and evaluation of the pedagogic potential. Resumo.A utilização da tecnologiada informação como apoio ao ensino vem sendo amplamente difundida em diversas áreas de conhecimento.O software livre COREpossui diversas funcionalidades que o possibilitam ser empregado emdiferentes níveis de formaçãodentro dos cursos de computação que contemplem principalmente disciplinas de redes de computadores. Este artigo apresentará suas características vantagens e avaliação do potencial pedagógico. 1. Introdução A educação tecnológica é referenciada pela formação teórico-prática onde as ferramentas desempenham papel complementar para aplicabilidade e consequente capacitação[Bastos, 2011].Proposições modernas salientam a necessidade de utilização de modelos técnico e científicosbaseados no uso da tecnologia da informação como apoio ao processo educativo [Rezende, 2002].Atualmente,no Brasil, os cursos superiores de tecnologia da informaçãosão das modalidades:engenharia, bacharelado, licenciatura e educação tecnológica.A disciplina de Redes de Computadores é um dos conteúdos de formação comum a todas as modalidades e se baseia nas diretrizes curriculares estabelecidas pelo ministério da educação. Devido ao alto custo de laboratóriosespecíficos e equipamentos, para testes e implementações práticas,a aquisição é dispendiosa. Assim, aaplicação de softwareslivre na educação vem se tornando uma alternativapedagógicamultidisciplinar bastante difundida, pois não possui valor associado à aquisição de licença. O emprego desoftware livre CORE(common open research emulator) em disciplinas estruturais presentes nas matrizes curriculares dos cursos de tecnologia da informação é apresentado como proposta, neste trabalho. Possui uso didático complementar as disciplinas fundamentais como introdução a redes de computadores ou protocolos de redes e disciplinas intermediárias ou avançadas como redes de longa distância, redes sem fioentre outras. Optou-se apenas pelo uso de funcionalidades iniciais básicas por estarem disponíveis para avaliação apenas turmas de primeiro e terceiro semestre do curso superior de tecnologia em redes de computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – IFMT.

description

A utilização da tecnologia da informação como apoio ao ensino vem sendo amplamente difundida em diversas áreas de conhecimento.O software livre CORE possui diversas funcionalidades que o possibilitam ser empregado em diferentes níveis de formação dentro dos cursos de computação que contemplem principalmente disciplinas de redes de computadores. Este artigo apresentará suas características vantagens e avaliação do potencial pedagógico.

Transcript of Avaliação da Utilização do Software CORE como apoio no Processo Pedagógico em Cursos...

Page 1: Avaliação da Utilização do Software CORE como apoio no  Processo Pedagógico em Cursos Tecnológicos

IV - Escola Regional de Informática : “Imagem, Processamento e Análise” p. 80

UNEMAT, Alto Araguaia – vol. 2, ISSN: 2179-1953

Avaliação da Utilização do Software CORE como Apoio no Processo Pedagógico em CursosTecnológicos

Felipe Cesar Costa Alves, Ed’Wilson Ferreira

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso

[email protected], [email protected]

Abstract.The use of information technology to support teaching has been widely held in various knowledge areas. The free software CORE has several features that enable be adhered different levels of training courses within the computing disciplines that include mainly computer networks. This paper presents its advantages and characteristics and evaluation of the pedagogic potential.

Resumo.A utilização da tecnologiada informação como apoio ao ensino vem sendo amplamente difundida em diversas áreas de conhecimento.O software livre COREpossui diversas funcionalidades que o possibilitam ser empregado emdiferentes níveis de formaçãodentro dos cursos de computação que contemplem principalmente disciplinas de redes de computadores. Este artigo apresentará suas características vantagens e avaliação do potencial pedagógico.

1. Introdução

A educação tecnológica é referenciada pela formação teórico-prática onde as ferramentas desempenham papel complementar para aplicabilidade e consequente capacitação[Bastos, 2011].Proposições modernas salientam a necessidade de utilização de modelos técnico e científicosbaseados no uso da tecnologia da informação como apoio ao processo educativo [Rezende, 2002].Atualmente,no Brasil, os cursos superiores de tecnologia da informaçãosão das modalidades:engenharia, bacharelado, licenciatura e educação tecnológica.A disciplina de Redes de Computadores é um dos conteúdos de formação comum a todas as modalidades e se baseia nas diretrizes curriculares estabelecidas pelo ministério da educação.

Devido ao alto custo de laboratóriosespecíficos e equipamentos, para testes e implementações práticas,a aquisição é dispendiosa. Assim, aaplicação de softwareslivre na educação vem se tornando uma alternativapedagógicamultidisciplinar bastante difundida, pois não possui valor associado à aquisição de licença.

O emprego desoftware livre CORE(common open research emulator) em disciplinas estruturais presentes nas matrizes curriculares dos cursos de tecnologia da informação é apresentado como proposta, neste trabalho. Possui uso didático complementar as disciplinas fundamentais como introdução a redes de computadores ou protocolos de redes e disciplinas intermediárias ou avançadas como redes de longa distância, redes sem fioentre outras. Optou-se apenas pelo uso de funcionalidades iniciais básicas por estarem disponíveis para avaliação apenas turmas de primeiro e terceiro semestre do curso superior de tecnologia em redes de computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – IFMT.

Page 2: Avaliação da Utilização do Software CORE como apoio no  Processo Pedagógico em Cursos Tecnológicos

IV - Escola Regional de Informática : “Imagem, Processamento e Análise” p. 81

UNEMAT, Alto Araguaia – vol. 2, ISSN: 2179-1953

Os softwares de código abertopodem oferecer métodos educacionais complementares, permitindo aos alunos e professores de computação dinamismo no processo de aprendizagem [O'HARA e Kay2003]. Diversos projetos desoftwarespara fins educacionais em desenvolvimento são apresentados anualmente, dentre eles há aqueles que objetivam o ensino da programação linear tal como o projeto Rhodes 2.0 [Alencar, 2012]. Alguns possuem eficácia para expor e fixar conceitos além do uso de estratégias lógicas e busca por resolução de desafios [Dempsey, Lucassem e Rasmussen, 1996].

2. Metodologia

Sistemas de emulação e simulação podem gerar sobrecarga ao processador devido às diversas configurações e recursos executados simultaneamente. Por isso optou-se pela utilização do software em ambiente virtualizado. Aavaliação pedagógica aferiu o impactodisciplinar baseado no resultado das atividades realizadaspelos estudantes comparando resultados obtidos com e sem apoio do CORE.

A avaliação pedagógica contou com a participação de 18 alunos do cursosuperior de tecnologia em Redes de Computadores do segundo e terceiro semestredo IFMT, selecionados aleatoriamente. Osestudantes avaliados em sua maioria concluíram no mínimo a disciplina de fundamentos de redes de computadores e a sintaxe de configuração dos roteadores e demais equipamentos não foi passada aos estudantes. O objetivo foi avaliar a capacidade pedagógica do CORE para apoio na resolução dos exercícios propostos, utilizando o conhecimento teórico já adquirido.

As atividades indicadas na Tabela 1foram passadas aos alunos e para resolução as respostas foram transferidas para uma folha em branco. Posteriormente os mesmos exercícios foramresolvidos,porémutilizando o CORE como apoio.As resposta descritivas apresentaram em sua maioria resultados regulares atendendo parcialmente as atividades propostas. Utilizando o CORE constatou-se que existe maior aplicabilidade do conhecimento adquirido. A ferramenta acrescenta interação e faz com que conceitos básicos sejam observadosna prática em ambientes virtuais elaborados pelos próprios estudantes. Ao término de todas as atividades os alunos responderam questionário avaliando a ferramenta julgando os quesitos: funcionalidades, aplicação pedagógica e facilidade de uso. O resultado é apresentado na Figura 1.

Tabela1 – Relação das atividades respondidas pelos alunos.

Atividade Proposta Nível de Dificuldade

Desenvolver uma topologia de redes LOCAL com 3 computadores e 1 servidor e atribuir IP para os elementos da rede.

Baixo

Desenvolver uma topologia em estrela e especificar endereço IP e máscara de cada HOST.

Médio

Desenvolver uma topologia de redes que utilize equipamentos das camadas 1, 2 e 3 do modelo OSI e simular comunicação entre duas sub-redes.

Alto

Page 3: Avaliação da Utilização do Software CORE como apoio no  Processo Pedagógico em Cursos Tecnológicos

IV - Escola Regional de Informática : “Imagem, Processamento e Análise” p. 82

UNEMAT, Alto Araguaia – vol. 2, ISSN: 2179-1953

Figura1 – Satisfação dos estudantes

3. Conclusões e Resultados obtidos

Este artigo apresentou o resultado de uma pesquisa relacionada à utilização de software como apoio no processo pedagógico. A proposta aqui apresentada fez o uso do aplicativo CORE, instalados nos laboratórios de informática no IFMT. A pesquisa realizada com os alunos de algumas turmas permite concluir que a abordagem utilizada contribuiu para melhor fixação do conteúdo pelos discentes, e assim, o emprego deste software poderá auxiliar o processo de ensino em disciplinas de redes de computadores, protocolos de comunicação, redes de longa distância, entre outras, mesmo utilizando apenas as características básicas do aplicativo.

Como continuação deste trabalho, poderá ser avaliada a nota de alunos, em dois períodos distintos, sendo um bimestre sem o emprego do software e outro bimestre com a utilização do aplicativo. Além disso, poderá ser avaliado em outras modalidades de curso, como ensino pós-médio e latu senso.

Referências Bibliográficas ALENCAR, Wanderley de Souza et al. RHODES 2.0: Software Educacional para o

Ensino de Programação Linear. In:Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2012.

BASTOS, João Augusto de Souza Leão et al. Educação e tecnologia. Revista educação & tecnologia, n. 1, 2011.

DEMPSEY, John V.; LUCASSEN, Barbara; RASMUSSEN, Karen. The instructional gaming literature: Implications and 99 sources. University of South Carolina, College of Education, 1996.

O'HARA, Keith J.; KAY, Jennifer S. Open source software and computer science education.Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 18, n. 3, p. 1-7, 2003.

REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista.Ensaio pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2000.

VALENTE, José Armando et al. Diferentes usos do computador na educação. Computadores e Conhecimento: repensando a educação, p. 1-23, 1993.

0 5 10 15

Facilidade deuso

Aplicaçãopedagógica

Funcionalidades Péssimo

Ruim

Regular

Bom

Ótimo