Avaliação ruídos pneu pavimento

8
Introdução O som é definido como qualquer variação de pressão que o ouvido humano possa detectar (DERÌSIO,2012). Ou inda,qualquer vibração com frequência, dentro da faixa audível do ser humano(MURGEL,2007). A poluição sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente causa da por som ou a conjugação de sons, audíveis ou não, que direta ou indiretamente sejam ofensivos ou nocivos à saúde, à segurança e ao bem estar da coletividade. Portanto, o som desagradável ou indesejável é chamado de ruído. Desse modo, ruído é uma superposição de numerosas vibrações de frequências diversas, não harmônicas entre si, ou ainda, um conjunto de sons produzidos por vibrações irregulares, sem caráter de periodicidade e harmonia(MURGEL,2007). O alcance da audição humana se estende de aproximadamente 20 a 20.000Hz. O som mais baixo que um ouvido humano saudável pode detectar é de 20 milionésimos de um pascal ou seja 20 micropascal (DERÌSIO,2012). Ao se utilizar essa unidade haverá necessidade do uso de grandes números. Assim, para a medição do som, foi adotada uma divisão de escala log10,à qual se deu o nome de bel(B). 1bel é igual a log10; 2bel, log100...e 14 bel o equivalente log10 14 . Como o bel é uma unidadede escala muito grande para a adequada mensuração de variações de intensidade sonora, tem-se aplicado o decibel (dB), que é um décimo de bel. Dessa situação, o limiar inferior seria de 0dB (log1)e o superior de 140dB (log1014) (MURGEL,2007).A utilização do Bel foi estabelecida em homenagem a Graham Bel. Os aparelhos para a medição são: Audiômetro (mede os ruídos) e o decibelímetro (mede a intensidade do som). No quadro que segue mostra-se as duas escalas.

description

Avaliação ruídos pneu pavimento

Transcript of Avaliação ruídos pneu pavimento

Page 1: Avaliação ruídos pneu pavimento

Introdução

O som é definido como qualquer variação de pressão que o ouvido humano possa detectar (DERÌSIO,2012). Ou inda,qualquer vibração com frequência, dentro da faixa audível do ser humano(MURGEL,2007).

A poluição sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente causa da por som ou a conjugação de sons, audíveis ou não, que direta ou indiretamente sejam ofensivos ou nocivos à saúde, à segurança e ao bem estar da coletividade. Portanto, o som desagradável ou indesejável é chamado de ruído. Desse modo, ruído é uma superposição de numerosas vibrações de frequências diversas, não harmônicas entre si, ou ainda, um conjunto de sons produzidos por vibrações irregulares, sem caráter de periodicidade e harmonia(MURGEL,2007).

O alcance da audição humana se estende de aproximadamente 20 a 20.000Hz. O som mais baixo que um ouvido humano saudável pode detectar é de 20 milionésimos de um pascal ou seja 20 micropascal (DERÌSIO,2012). Ao se utilizar essa unidade haverá necessidade do uso de grandes números. Assim, para a medição do som, foi adotada uma divisão de escala log10,à qual se deu o nome de bel(B). 1bel é igual a log10; 2bel, log100...e 14 bel o equivalente log1014. Como o bel é uma unidadede escala muito grande para a adequada mensuração de variações de intensidade sonora, tem-se aplicado o decibel (dB), que é um décimo de bel. Dessa situação, o limiar inferior seria de 0dB (log1)e o superior de 140dB (log1014) (MURGEL,2007).A utilização do Bel foi estabelecida em homenagem a Graham Bel. Os aparelhos para a medição são: Audiômetro (mede os ruídos) e o decibelímetro (mede a intensidade do som). No quadro que segue mostra-se as duas escalas.

Page 2: Avaliação ruídos pneu pavimento

Fonte: (DERÍSIO, 2012)

Consequências da poluição sonora à saúde.

Alguns limites:Até 55dB –não causa nenhum problema;De 56 a 75dB –pode incomodar, mas sem causar malefícios;De 76 a 85dB –pode afetar a saúde;Acima de 85dB –haverá dano a saúde, e será tanto mais grave quanto for o tempo de exposição.140dB destrói completamente o tímpano.

Ruídos súbitos e imprevistos podem causar aumento da pressão sanguínea e outras consequências sérias.

Page 3: Avaliação ruídos pneu pavimento

Sons de grande intensidade podem conduzir a danos sérios com efeitos psicológicos irreversíveis.

Sons prolongados acima de 100dB podem causar trauma auditivo.

A poluição sonora tem diversas fontes tais como:

Atividades industriais; Veículos automotores, trens, metrôs de superfície; Obras de construção civil: bate-estacas, serras, equipamentos pesados; Oficinas mecânicas; Autofalantes, rádios, equipamento de som; Aparelhos eletro domésticos, rádio, equipamentos de som; Restaurante, bares, boates, pistas de danças, clubes, casa de

“show”,etc.

GERAÇÃO DE RUÍDO PELA INFLUENCIA PNEU-PAVIMENTO

O ruído gerado pelo atrito na interface pneu-pavimento supera o motor quando os veículos trafegam a velocidades acima de 40 km/h.Dentre estas características do pavimento, cada uma com sua relevância na geração ou redução do ruído, podem ser destacadas a textura superficial, índice de vazios, espessura, adesão pneu-pavimento e rigidez do revestimento. A textura superficial é a principal responsável pela alteração no nível do ruído em um pavimento, seguido dos vazios, rigidez, espessura e adesão (RASMUSSEN et al., 2007).

MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO

Até o momento não existem métodos e normas brasileiras estabelecidas para as pesquisas acerca de pavimentos silenciosos. Contudo, existem métodos normatizados internacionalmente, pela International Organization for Standardization, para levantamento de ruído na interface pneu-pavimento e avaliação do nível e frequência do som. (Cabral, 2013).

MÉTODO ESTATÍSTICO DE PASSAGEM (STATISTICAL PASS-BY METHOD, SPB)

Levantamento de ruído pelo SPB–Statistical Pass-By Method, ou método estatístico de passagem, mede o nível de pressão sonora (dB (A)) gerado por veículos classificados como leve, pesado com dois eixos e pesado com mais de dois eixos em um ponto específico de uma rodovia. É indicado para análises de ruído em vias de tráfego normal.

Page 4: Avaliação ruídos pneu pavimento

De acordo com a referida Norma, para realização do ensaio o microfone deve ficar distante 7,50m (±0,1m) do eixo da via e a uma altura de 1,20m (±0,1m) acima do plano da linha de tráfego, conforme figura. (Cabral, 2013)

MÉTODO DA PASSAGEM CONTROLADA (CONTROLED PASS BY, CPB)

É bastante similar ao SPB, diferenciando-se por ser feito o controle dos veículos que irão trafegar com velocidades pré-estabelecidas. Este tipo de levantamento deve ser realizado com o uso de dois microfones para captação do NPS, de acordo com a Figura 18.

Page 5: Avaliação ruídos pneu pavimento

MÉTODO DA PROXIMIDADE IMEDIATA (CLOSE PROXIMITY, CPX)

Este método consiste em medir a pressão sonora do ruído gerado na interface pneu-pavimento com um sistema de captação formado por dois microfones fixados próximo ao pneu, podendo ser instalado em uma das rodas do próprio veículo ou de um trailer a ser rebocado pelo veículo (Figuras 19 e 20). Devem-se realizar os levantamentos com velocidades determinadas previamente.

Page 6: Avaliação ruídos pneu pavimento

De acordo com Hanson e James (2004), o método CPX tem vantagens como a capacidade de medir o nível de pressão sonora (NPS) em praticamente qualquer tipo de superfície e de acordo com Hanson e James (2004), o método CPX tem vantagens como a capacidade de medir o nível de pressão sonora (NPS) em praticamente qualquer tipo de superfície e ter menor influencia de outros ruídos devido a proximidade da interface pneu-pavimento.

Este método, apesar de simples e bastante representativo, pode ter influência de ruídos de ventos e não representa o tráfego normal da via. Porém, é ideal para a análise do NPS gerado na interface pneu-pavimento, pois há baixa influência de outras fontes de ruído, como ruído de motores, vibração da carcaça do veículo, etc

MÉTODO DA INTENSIDADE DE SOM APROXIMADA (CLOSE PROXIMITY SOUND INTENSITY, CPI)

Normatizado pela ISO 3740/2000, este método é muito semelhante ao CPX,

descrito anteriormente, diferindo apenas por serem feitas leituras de Nível de

Intensidade sonora.

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO ENTORNO DE VIAS

Page 7: Avaliação ruídos pneu pavimento

Para ser possível a avaliação da propagação do ruído no entorno da via, ou seja, em residências e demais edificações, poder ser utilizado um método preconizado pela FHWA - Federal Highway Administration (1998) do U.S. Department of Transportation. A FHWA (1998) definiu um modelo para prever o nível de pressão sonora ao lado de uma via, originado por uma fonte sonora deslocando-se continuamente.