Avaliação situções problema cursistas

2
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA Tema: Avaliação e Ciclos de Aprendizagem Caro prof(a) ao final da atividade, devolva ao formador(a) Situação 1 Na EMEF Catulo da Paixão Cearense o grupo de professores está muito preocupado com a evolução do aluno Lucas e no horário coletivo compartilhou com a coordenadora Marina suas reflexões. O Lucas cursa o 7º ano, está na recuperação paralela de Matemática e de Português, mas avança muito pouco na construção de conhecimento em quase todas as áreas. O terceiro bimestre está começando e o grupo teme não fazê-lo progredir, o que é preocupante, pois já foi retido no ano anterior. Em alguns momentos e em algumas disciplinas chega a realizar as atividades com autonomia. Após análise do caso que ações podem ser propostas para ajudar o aluno na construção do conhecimento e como deverá ser feita a avaliação deste educando? Situação 2 Ao final do ano letivo, a avaliação dos professores da EMEF Patativa do Assaré constatou que Fabiana, aluna de 9º ano, apresentou aprendizagem satisfatória apenas em Educação Física e Artes e participava ativamente do projeto de circo desenvolvido na escola, era a melhor aluna. Tinha também um grande desempenho ao demonstrar conhecimentos usando a oralidade. Houve um intenso debate no conselho sobre a possível reprovação da aluna. Na situação hipotética de este grupo fazer parte do conselho de classe, como decidiria? Situação 3 A seguir apresentam-se as notas em dois componentes curriculares de dois estudantes do 5º ano da EMEF Adélia Prado. Jane 1º Bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre Média Português 7,0 6,5 4,0 5,0 5,5 Matemática 3,0 4,5 6,0 5,5 5,0 Alberto 1º Bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre Média Ciências 4,0 4,0 6,0 6,0 5,0 Historia 7,0 7,0 3,0 3,0 5,0 Considerando que este tipo de situação é comum, pautando o debate a partir do pressuposto da qualidade e não da quantidade de aprendizagem e a organização da escola em ciclos reflita: a - Como garantir a aprendizagem dos conteúdos necessários em cada componente curricular?

Transcript of Avaliação situções problema cursistas

Page 1: Avaliação   situções problema  cursistas

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA

Tema: Avaliação e Ciclos de Aprendizagem

Caro prof(a) ao final da atividade, devolva ao formador(a)

Situação 1

Na EMEF Catulo da Paixão Cearense o grupo de professores está muito preocupado com a evolução do aluno Lucas e no horário coletivo compartilhou com a coordenadora Marina suas reflexões.

O Lucas cursa o 7º ano, está na recuperação paralela de Matemática e de Português, mas avança muito pouco na construção de conhecimento em quase todas as áreas. O terceiro bimestre está começando e o grupo teme não fazê-lo progredir, o que é preocupante, pois já foi retido no ano anterior. Em alguns momentos e em algumas disciplinas chega a realizar as atividades com autonomia.

Após análise do caso que ações podem ser propostas para ajudar o aluno na construção do conhecimento e como deverá ser feita a avaliação deste educando?

Situação 2

Ao final do ano letivo, a avaliação dos professores da EMEF Patativa do Assaré constatou que Fabiana, aluna de 9º ano, apresentou aprendizagem satisfatória apenas em Educação Física e Artes e participava ativamente do projeto de circo desenvolvido na escola, era a melhor aluna. Tinha também um grande desempenho ao demonstrar conhecimentos usando a oralidade.

Houve um intenso debate no conselho sobre a possível reprovação da aluna.

Na situação hipotética de este grupo fazer parte do conselho de classe, como decidiria?

Situação 3

A seguir apresentam-se as notas em dois componentes curriculares de dois estudantes do 5º ano da EMEF Adélia Prado.

Jane 1º Bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre MédiaPortuguês 7,0 6,5 4,0 5,0 5,5Matemática 3,0 4,5 6,0 5,5 5,0

Alberto 1º Bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre MédiaCiências 4,0 4,0 6,0 6,0 5,0Historia 7,0 7,0 3,0 3,0 5,0

Considerando que este tipo de situação é comum, pautando o debate a partir do pressuposto da qualidade e não da quantidade de aprendizagem e a organização da escola em ciclos reflita:

a - Como garantir a aprendizagem dos conteúdos necessários em cada componente curricular?

b – Como vincular a aprendizagem à qualidade e não apenas à obtenção de média para aprovação?

Situação 4

A equipe da EMEF Darcy Ribeiro iniciou o ano letivo revisitando o Projeto Político-Pedagógico e após a análise do documento percebeu a necessidade de elaborar um processo de avaliação da e para a aprendizagem coerente e consistente anual e para cada ciclo.

Que sugestões esse grupo daria para atender essa necessidade?