avaliacao1bimestre - 2ano

3
Nome: _______________________________________________nº ______ série: 2º ano ____ EM Abril / 2012 – 1º Bimestre Avaliação de Língua Portuguesa Leia o artigo de opinião abaixo e responda às questões de 1 a 4. Retrato falado do Brasil Sérgio Abranches Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questão social no Brasil e nos EUA?". Silêncio geral. Imaginei que os alunos não tivessem lido o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, característico, que retive como lição das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o único negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão constrangidos em falar de racismo na sua frente". Esta cena se repete toda vez que falo em público sobre a desigualdade racial no Brasil e há aquela pessoa negra, solitária, na platéia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a única pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatórias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortáveis porque eu falava do problema dela". "Ela" não tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gênero feminino e negra. Nascemos assim. O problema é os outros não quererem ver a discriminação. Essa inversão típica é que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os negros tivessem um problema de cor, e não a sociedade o problema do preconceito. (ABRANCHES, Sérgio. Retrato falado do Brasil. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003. Adaptação.) 1. A questão controversa (polêmica) contida neste artigo de opinião é (0,25) (A) desigualdade racial nos Estados Unidos. (B) desigualdade racial no Brasil. (C) diferença de oportunidades entre homens e mulheres. (D) diferença de oportunidades entre ricos e pobres. 2. A sociedade não quer enxergar a discriminação racial por achar que (0,25) (A) esse problema pertence ao negro. (B) essa questão é idêntica nos EUA e no Brasil. (C) muitos gerentes de banco são homens negros. (D) a mulher negra tem oportunidades na carreira. 3. Em “Ela não tinha problema, claro ." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito (0,25) (A) do autor do texto. (B) dos colegas da negra. (C) da gerente negra. 1 VALOR:4,0

Transcript of avaliacao1bimestre - 2ano

Page 1: avaliacao1bimestre - 2ano

Nome: _______________________________________________nº ______ série: 2º ano ____ EMAbril / 2012 – 1º Bimestre

Avaliação de Língua Portuguesa

Leia o artigo de opinião abaixo e responda às questões de 1 a 4.

Retrato falado do BrasilSérgio Abranches

Comecei a aula com uma pergunta: "O que

diferencia a questão social no Brasil e nos EUA?".

Silêncio geral. Imaginei que os alunos não tivessem lido

o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então que eu,

imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e

comportamentos em pequenos gestos, percebi o

constrangimento da turma. O sinal, característico, que

retive como lição das formas sutis do preconceito era o

olhar coletivo de soslaio para o único negro na sala.

Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão

constrangidos em falar de racismo na sua frente".

Esta cena se repete toda vez que falo em

público sobre a desigualdade racial no Brasil e há

aquela pessoa negra, solitária, na platéia.

Recentemente, numa palestra para gerentes de um

banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras

mulheres e a única pessoa negra. Enfrentou duas

correntes discriminatórias para estar ali: ser negra e ser

mulher. Os colegas se sentiam desconfortáveis porque

eu falava do problema dela". "Ela" não tinha problema,

claro. Era uma pessoa natural, do gênero feminino e

negra. Nascemos assim. O problema é os outros não

quererem ver a discriminação. Essa inversão típica é

que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os

negros tivessem um problema de cor, e não a

sociedade o problema do preconceito.

(ABRANCHES, Sérgio. Retrato falado do Brasil. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003. Adaptação.)

1. A questão controversa (polêmica) contida neste artigo de opinião é (0,25)(A) desigualdade racial nos Estados Unidos.(B) desigualdade racial no Brasil.(C) diferença de oportunidades entre homens e mulheres.(D) diferença de oportunidades entre ricos e pobres.

2. A sociedade não quer enxergar a discriminação racial por achar que (0,25)(A) esse problema pertence ao negro.(B) essa questão é idêntica nos EUA e no Brasil.(C) muitos gerentes de banco são homens negros.(D) a mulher negra tem oportunidades na carreira.

3. Em “Ela não tinha problema, claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito (0,25)(A) do autor do texto.(B) dos colegas da negra.(C) da gerente negra.(D) dos colegas negros.

4. As idéias desenvolvidas no texto revelam um autor (0,25)

(A) solidário com os alunos brancos.(B) compreensivo com os racistas.(C) solidário com os negros.(D) compreensivo com as mulheres.

5- Todo texto possui uma finalidade ou um objetivo. Assim, a finalidade de uma narrativa é contar uma história (real ou fictícia), a finalidade de uma carta pessoal é fazer com que as pessoas se correspondam entre si, trocando informações e recebendo notícias de familiares e amigos. (0,5)Qual é a finalidade de um artigo de opinião?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Leia o artigo de opinião abaixo e identifique: (1,0)

1

Depois da água, por que não o ar?

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.

Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.

Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.

Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.

VALOR:4,0

Page 2: avaliacao1bimestre - 2ano

a) Questão polêmica (controversa)

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

b) Um argumento utilizado pelo autor do texto para defender sua tese.

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

___________________________________________

7- A comédia de costumes é o gênero mais característico do teatro brasileiro. Caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época, com uma sutil sátira social. Proporciona uma análise dos comportamentos humanos e dos costumes num determinado contexto social. O escritor francês Molière é considerado o criador da comédia de costumes. No Brasil, o principal representante, e pioneiro do gênero, é (0,5)

a) Machado de Assisb) Martins Penac) Aluísio de Azevedod) Martins da Rosa

8- Leia os trechos das letras das músicas a seguir:

A partir da leitura dessas duas letras de música, qual delas você analisaria como objeto de entretenimento (fruto de um trabalho mais claro e direto com a linguagem) e qual você analisaria como objeto artístico (aquele para o qual a linguagem não constrói um sentido imediato)? Qual delas está mais próximo aos objetivos artísticos da Literatura? Justifique. (1,0)

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

2

BOA PROVA!

PROFª PATRÍCIA

Todos sabemos que seria impossível viver sem água. Então, a melhor solução é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.

(Adaptado de Antônio Ermínio de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião – 24/03/02)

É o amorEu não vou negar que sou louco por vocêTô maluco pra te verEu não vou negarEu não vou negarSem você tudo é saudadeVocê traz felicidadeEu não vou negar(...)

© 1990 by Editora de Música Brasileira e Internacional

Valsa brasileiraVivia a te buscarporque pensando em ticorria contra o tempoeu descartava os diasem que não te vicomo de um filmea ação que não valeurodava as horas pra trás,roubava um pouquinhoe ajeitava o meu caminhopra encostar no teu(...)© 1988 by Logo Music Produções Artísticas Ltda. e Marola

Page 3: avaliacao1bimestre - 2ano

3