B00E3XOG14_EBOK

23

description

B00E3XOG14

Transcript of B00E3XOG14_EBOK

Page 1: B00E3XOG14_EBOK
Page 2: B00E3XOG14_EBOK
Page 3: B00E3XOG14_EBOK

Copyright © 2013 by Reader’s Digest AssociationAdaptado de Soluções surpreendentes e econômicas para problemas domésticos, Salve o meio ambiente e Refeições rápidas(Coma Bem, Viva Melhor), publicados por Reader’s Digest Brasil Ltda.

Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor no Brasil a partir de 2009.

Seleção de conteúdo, preparação de texto e ediçãoFlávia Midori

Produção do arquivo ePubRejane Megale

e-ISBN: 978-85-7645-471-7

Todos os direitos reservados aReader’s Digest Brasil Ltda.Rua do Carmo, 43 / 10º e 11º andaresRio de Janeiro, RJ – CEP 20011-020Visite nosso site: selecoes.com.br

Page 4: B00E3XOG14_EBOK

Seleções: o mundo cada vez melhor

Há mais de 90 anos Seleções do Reader’s Digest oferece conteúdo de qualidade em variadas áreasdo conhecimento, apresentando-o de forma concisa e objetiva. Isso fez com que nos tornássemosparte da história e educação das pessoas em mais de 45 países, sempre informando, divertindo eemocionando nossos leitores.

Continuando a desempenhar esse papel, estamos sempre buscando novos meios e novos canais decomunicação e acompanhando a evolução global a fim de atender às necessidades do homem de hoje.Sempre pensando em um mundo melhor, para que você também esteja cada vez melhor.

Conheça Seleções e nosso conteúdo nas páginas:

Page 5: B00E3XOG14_EBOK

Sumário

Faça você mesmoDê um ar vintage aos seus móveisCrie um centro de mesa com objetos da estaçãoFaça um spray aromatizante de ambientePrepare esfoliantes naturais para limpar a pele

Esfoliação de morangoRemoção com aveiaGengibre vibrante

Meio ambienteConstrução

Dicas para a escolha de materiaisNão desperdiceCompre o recicladoMadeira de qualidadeTratamentos tóxicos

ReformaO que procurarPor onde começarServiço pronto

CulináriaPizza de atum e tomateFilé-mignon ao molho de vinho do PortoSuflê de chocolate e avelãs

Page 6: B00E3XOG14_EBOK

FAÇA VOCÊ MESMOPor que pedir ajuda profissional ou gastar dinheiro desnecessariamente? Veja quantas coisas vocêmesmo pode fazer em casa.

Dê um ar vintage aos seus móveisVocê gosta do ar “desgastado chique” que está na moda nos móveis, mas não quer desembolsar riosde dinheiro com isso? Use uma vela para reproduzir essa aparência em qualquer móvel de madeira,novo ou velho, que você queira pintar.

1 Prepare a peça pintando-a com uma cor de fundo (como se ela já tivesse sido pintada com

essa cor antes) e deixe a demão secar completamente.2 Esfregue uma vela branca nas bordas e nos cantos, em volta de maçanetas e puxadores e sobre

os braços das cadeiras – onde quer que o acabamento do móvel possa ter se desgastado.Utilize a cera da vela generosamente, mas remova qualquer aspereza.

3 Pinte a peça com uma camada da cor principal, que não vai grudar na cera. Se precisar de umanova camada da cor principal – o que pode acontecer se estiver pintando uma cor clara sobreuma cor escura –, esfregue um pouco mais da vela nas partes expostas.

4 Quando a peça estiver completamente seca, basta retirar a cera com um pano macio embebidoem água quente.

Page 7: B00E3XOG14_EBOK

Crie um centro de mesa com objetos da estaçãoVocê pode criar arranjos maravilhosos para colocar sobre a mesa ou sobre o aparador usando osobjetos mais comuns. Para isso serão necessários:

Um espelho bisotado barato, de 60 cm a 1 m por 30 cmPratos circulares de material resistente, para servir como base2 a 3 velas baixas e largas, dependendo do comprimento do espelhoMassa de vidraceiroFlores e folhagens

Se sua mesa de jantar for comprida o suficiente, use um espelho de 1 m por 30 cm; o lado estreito

vai permitir que os convidados vejam uns aos outros e possam conversar durante o jantar. A massade vidraceiro e as bases são baratas e podem ser compradas em qualquer loja de ferragens,jardinagem ou material de construção.

1 Vire o espelho de cabeça para baixo e cole as bases em cada um dos cantos. Isso vai impedir

que o espelho fique apoiado diretamente sobre a mesa.2 Vire o espelho para cima e posicione as velas sobre ele, mantendo-as equidistantes. Caso

esteja usando um espelho de 1 m, prenda três velas começando com a do meio.

Page 8: B00E3XOG14_EBOK

3 Aplique a massa de vidraceiro sob cada vela e grude-as no espelho apertando de modo firme,mas com cuidado. Repita o processo com cada uma das velas.

4 Cubra o espelho com os objetos da estação, tais como: pinhas, laços, motivos natalinos ebicos-de-papagaio. Se for Páscoa, aninhe ovinhos em meio aos enfeites.

5 Quando a festa acabar, desfaça-se de qualquer enfeite perecível, remova as velascuidadosamente, limpe o espelho com uma solução 50% água, 50% vinagre branco, seque-o eguarde-o em local seguro até a próxima comemoração.

Faça um spray aromatizante de ambienteVocê nunca mais vai comprar um desodorizador de ar depois que fizer o seu! Muita gente jura que osaromatizantes feitos em casa com bicarbonato de sódio ou vinagre são o que há de melhor paradesodorizar o ar.

Tanto o limão-siciliano quanto o bicarbonato de sódio são tradicionais eliminadores de odores, eesta receita não poderia ser mais simples:

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano480 ml de água

1 Junte os ingredientes em uma vasilha e deixe a mistura efervescer.2 Enquanto a mistura efervesce, mexa bem.3 Coloque a mistura em um borrifador que lance uma névoa fina. Borrife os cômodos que

Page 9: B00E3XOG14_EBOK

precisam ser desodorizados, 2 a 3 vezes por dia.

Prepare esfoliantes naturais para limpar a peleLimpeza de pele, máscaras, esfoliações e outros métodos de acelerar o desprendimento das célulasmortas da pele são muito populares. Retirá-las expõe as células mais limpas e macias que estão logoabaixo da superfície. A esfoliação estimula a circulação, deixando a pele com um brilho saudável.Economize o dinheiro da esteticista usando itens que você encontra no armário da cozinha e nageladeira.

Massageie suavemente com os esfoliantes, fazendo movimentos circulares. Após enxaguar esecar a pele, aplique algum creme hidratante e você vai se sentir renovada.

Esfoliação de morangoAmasse 5 ou 6 morangos. Em seguida, misture 1 colher (sopa) de amêndoas moídas e iogurtesuficiente (cerca de 2 colheres de sopa) para engrossar até a pasta poder ser aplicada.

Remoção com aveiaMisture bem 2 colheres (chá) de grãos de aveia moídos bem fino, sem cozinhar, com 1 colher (chá)de bicarbonato de sódio. Adicione água lentamente até se transformar em uma pasta que você possaespalhar sobre a pele.

Gengibre vibranteMisture quantidades iguais de gengibre fresco moído e açúcar mascavo. Em seguida, adicione extratode baunilha ou óleo de amêndoas doce para uma esfoliação corporal energizante. O gengibre contémagentes antioxidantes e é famoso por estimular a circulação.

Page 10: B00E3XOG14_EBOK
Page 11: B00E3XOG14_EBOK

MEIO AMBIENTEAo construir ou reformar uma casa, o cuidado no projeto e na escolha de materiais garantirábenefícios a longo prazo. Levar em consideração as caracterísitcas naturais do local ajudará aelaboração de um projeto ecologicamente correto.

ConstruçãoÉ importante selecionar materiais de construção adequados às necessidades do seu projeto e aoclima. Mas também procure escolher materiais ecológicos. Para isso, considere o impacto ambientalde produção, venda e uso do material, além do seu potencial de reciclagem. Consulte um arquiteto ouconstrutor.

Dicas para a escolha de materiais 1 Escolha pela durabilidade. Você economizará dinheiro a longo prazo e haverá uma

possibilidade maior de reciclagem mais tarde.2 Opte por materiais cuja extração, produção, transporte e/ou entrega utilizem pouca energia.

Esta energia, às vezes chamada de “incorporada”, é medida em megajoules por quilograma.3 Considere principalmente o impacto ambiental da produção do material. As árvores, por

exemplo, absorvem uma quantidade muito maior de gases do efeito estufa do que a gerada naprodução da madeira. De modo inverso, a produção de plásticos, metais e tijolos usa grandequantidade de energia e gera poluição.

4 Quando possível, escolha materiais feitos com recursos renováveis. A madeira será renovávelse for originária de uma fonte sustentável, como uma fazenda de reflorestamento; hoje jáexistem variedades recicláveis de tijolos, plásticos e metais.

5 Escolha materiais produzidos localmente em vez de importados. O transporte de longadistância eleva consideravelmente o custo e produz grande quantidade de gases do efeitoestufa.

6 Evite materiais tratados com produtos químicos. Vários processos utilizados são tóxicos econtinuam a liberar gases potencialmente nocivos durante anos; substâncias como opentaclorofenol, usado na conservação da madeira, já foram proibidas em alguns países.Prefira tratamentos orgânicos, como aqueles à base de óleos naturais.

7 Compre materiais total ou parcialmente reciclados, como alumínio e concreto, que estão setornando mais comuns.

8 Reutilize os materiais de construção sempre que possível. Se uma reforma for viável, resista àtentação de demolir a casa e recomeçar do zero. Caso opte pela demolição, avalie osmateriais que podem ser reaproveitados ou vendidos como material de demolição.

Page 12: B00E3XOG14_EBOK

A madeira reciclada costuma ter boa qualidade e inclui variedades que não são maisencontradas à venda.

Não desperdiceCalcule com atenção o material a ser usado. Invista tempo nesse trabalho. Não encomende maisdo que o necessário.Baseie seu projeto em tamanhos padronizados para não precisar de material sob encomenda.Não misture materiais diferentes para que as sobras possam ser devolvidas ou recicladas comfacilidade.Cuide para que o tempo entre a entrega e o uso do material seja o mais curto possível. Dessaforma, o risco de perda será menor.Manuseie todo o material com cuidado para evitar danos e o consequente desperdício.Escolha fornecedores que aceitem devolução de material.Devolva a sobra de material aos fornecedores, para reaproveitamento, e recicle o resto deoutras maneiras.Calcule suas necessidades com muito cuidado para não desperdiçar material de construção.

Compre o recicladoAtualmente existe uma grande variedade de material de construção reciclado – uma oportunidade dereutilização e economia. Confira alguns exemplos:

Madeira: pisos, forros, rodapésA madeira reciclada costuma ser de alta qualidade e/ou de tipos que não são mais encontrados.

TijolosTijolos antigos podem ter uma aparência agradável e dar um toque diferente a uma casa.

PedrasMármore, ardósia e arenito costumam ser oferecidos como material de segunda mão.

PortasExternas ou internas, envidraçadas, com tela e reforçadas.

JanelasDe antigos vitrais a modelos modernos de alumínio.

LareirasGrades e molduras, de mármore, madeira entalhada e ferro fundido.

Page 13: B00E3XOG14_EBOK

LumináriasCertifique-se de que estão adequadas às atuais normas de segurança.

PorcelanaBanheiras, pias, vasos sanitários, tanques – todas as peças podem ganhar vida nova quando

reesmaltadas.

A produção de madeira de construção gera 1.500 vezes menos gases do efeito estufa do que ade alumínio.

Madeira de qualidadeA existência de vários tipos de madeira oriundos de fazendas de reflorestamento destinadas àconstrução civil significa que a devastação das florestas tropicais e de crescimento demorado pode edeve ser evitada. Verifique sempre a origem da madeira e escolha com consciência.

Evite madeiras como o mogno e a cerejeira, espécies ameaçadas de extinção.Dê preferência à madeira plantada especificamente para construção, que é retirada e logo emseguida replantada.Escolha uma madeira durável e resistente a cupins para os pisos, reduzindo a necessidade detratamento químico. Algumas madeiras são tratadas contra mofo e fungo; prefira conservantesatóxicos, à base de óleo e compostos de bórax e boro, a outros tratamentos mais tóxicos.Compre madeira reciclada sempre que possível. Empresas especializadas, de demolição, oufornecedores de material de segunda mão são as principais fontes. Verifique com atenção se hápregos velhos e tintas à base de chumbo.Experimente usar bambu no piso. É uma opção sustentável, durável, econômica e que foge aotradicional.

Tratamentos tóxicosSe possível, evite madeira tratada com os seguintes produtos:

Arseniato de cobre cromatado (CCA)Madeiras tratadas com CCA não podem ser cobertas com plantas ou queimadas, porque liberam

toxinas, inclusive arsênico. O CCA começou a ser proibido em residências, áreas de recreação eespaços públicos na América do Norte, União Europeia e Austrália.

Quaternário de cobre amoniacal (ACQ)Embora mais ecologicamente correto do que o CCA, o descarte do ACQ ainda é muito

Page 14: B00E3XOG14_EBOK

complicado.

CrisotilaAltamente tóxica, pode irritar os olhos e a pele; o descarte é difícil. Em alguns países, seu uso é

proibido.

Pentaclorofenol (PCP ou “penta”)Conservante de madeira (relacionado ao DDT e ao agente laranja), o PCP já foi associado a

casos de fadiga, enjoo, alergia e câncer. Está proibido em vários países.

Conservante de solvente orgânico leve (LOSP)Costuma conter PCP e outras toxinas. Sua produção libera grande quantidade do gás solvente

hidrocarboneto e pode penetrar no subsolo.

Inseticidas químicosAlguns ingredientes dos inseticidas, como o lindano, o dieldrin e o hexacloreto de benzeno

podem ser cancerígenos.

Proteja a natureza e apoie a biodiversidade usando madeira de reservas sustentáveis.

ReformaDar eficiência energética a uma casa antiga – ou seja, readequá-la – pode exigir de pequenasadaptações a grandes mudanças estruturais. Mas o esforço vale a pena. Ao comprar uma casa, suaescolha influenciará o custo e o nível de complicação de uma futura reforma para deixá-laecologicamente correta.

O que procurarQuando você estiver procurando uma casa, repare em sua eficiência energética e avalie osobstáculos a futuras melhorias.

O posicionamento da casa é adequado ao clima local? Em áreas temperadas, o ideal é terbastante sol durante o verão. Em regiões quentes, é essencial dispor de sombra e brisarefrescante.Quais serão as condições para a entrada do sol e da brisa?A casa fica muito exposta ao sol? Uma sala de estar voltada para o oeste pode reter calor emexcesso.Cozinha, banheiros e áreas de serviço estão próximos? Neste caso, você já começará com um

Page 15: B00E3XOG14_EBOK

projeto funcional da utilização da água.A casa precisa de isolamento? Qual é a viabilidade de instalar ou reformar o isolamento?A casa deixa entrar correntes de ar? Existem frestas para serem vedadas?Que sistemas de aquecimento e refrigeração a casa possui e qual é a eficiência deles? Qual é aviabilidade de substituí-los?Há materiais perigosos na construção? Verifique se foram usados tintas ou canos com chumbo,telhas de amianto e isolamento de fibra de vidro.Existe espaço suficiente no jardim ou no quintal? Há um varal ou espaço para um num lugarapropriado?

É geralmente mais simples e econômico comprar uma casa menor e mais barata e acrescentarrecursos ecológicos do que encontrar uma casa pronta dentro do seu orçamento. Avalie estaopção antes de começar a procurar.

Por onde começarAo planejar uma reforma, comece considerando os seguintes pontos:

Avalie se é possível mudar a distribuição do espaço dentro da casa para agrupar ambientes comcaracterísticas similares. É viável aproximar cozinha, áreas de serviço e banheiros? E mover asáreas sociais para o norte da casa?Se pensar em instalar isolamento na casa, dependendo da extensão da reforma planejada, suasopções podem ser limitadas. Tente obter o efeito máximo com mudanças mínimas – o telhado éum bom ponto de partida. Escolha criteriosamente o tipo de isolamento adequado ao clima e àcasa.Avalie a possibilidade de acrescentar mais janelas para permitir a entrada de mais luz e calor.Seria viável abrir a face norte da casa para receber o sol da manhã ou instalar claraboiasvoltadas para o norte na parte de trás da casa para levar luz e calor aos ambientes mais escuros?Crie um pequeno ambiente, como vestíbulo ou área de serviço, entre as portas e a parte externa.Isto criará um bolsão de ar que poderá evitar a perda de calor no inverno e a retenção de calorno verão.Avalie se é possível instalar portas entre as áreas sociais e os quartos para permitir que estesambientes sejam aquecidos ou refrigerados separadamente. No caso de dois pavimentos, isole oinferior para evitar que o calor se desloque para o superior.Verifique se existem frestas em portas, janelas e outras aberturas. Feche-as usando vedantes ourolos na parte inferior.Caso viva numa região de clima frio, considere a possibilidade de instalar janelas com vidrosduplos. Use cortinas pesadas e reposteiros para reduzir a perda de calor.Verifique como tornar seu sistema de aquecimento mais eficiente. É possível levar gás encanadoaos ambientes? Se sua casa fica numa região de clima frio, é possível instalar um sistema deaquecimento central, a gás natural e com controle por áreas? Esta opção é mais indicada para

Page 16: B00E3XOG14_EBOK

casas com espaço disponível sob o piso para uma fornalha e dutos (mais eficientes que os dutosde teto).Considere instalar painéis solares ligados à rede elétrica. A conta de luz será reduzida e asemissões de gases do efeito estufa também sofrerão uma queda significativa. É necessário terum telhado resistente e voltado para o norte.Remodele o jardim para aumentar a eficiência energética de sua casa. Na face norte, use umapérgula para bloquear o sol do verão ou plante grama e arbustos para reduzir o reflexo de luz ecalor. Nas faces leste e oeste, plante árvores que troquem de folhagem anualmente, parabloquear o sol no verão e permitir sua passagem no inverno.

Instalar janelas amplas na face norte da casa aumenta a entrada de luz natural e reforça oaquecimento passivo.

Água quente e fria

Instale chuveiros e torneiras que não desperdicem água e use caixas de descarga duplasnos banheiros.Ao substituir eletrodomésticos como lava-louças e lavadoras de roupa, escolha modelosque economizem água e energia.Observe a eficiência de seu sistema de aquecimento de água. Aquecedores a energia solarpodem ser instalados com relativa facilidade.Pense na possibilidade de instalar um reservatório de água da chuva para as necessidadesdo jardim. Se um tanque subterrâneo não for viável, atualmente existem diversos outrostipos, muitos dos quais podem ser instalados sem dificuldade.Considere reaproveitar a água cinza dos banheiros e da máquina de lavar.

Serviço prontoGrande parte das sobras da reforma pode ganhar nova utilidade em outro lugar.

Consulte as autoridades locais, depósitos de material e empresas de reciclagem para descobriro que pode ser reutilizado.Lembre-se de que diversos materiais podem ser reciclados, como alumínio, tijolos, vidros,concreto, gesso natural, papel, vários tipos de plástico, aço e madeira.Durante a reforma, utilize caixas para separar materiais recicláveis, como madeira, metal e fioselétricos.

Page 17: B00E3XOG14_EBOK

Guarde tijolos, pedras e sobras de madeira para reformas futuras.Doe as sobras a entidades de caridade e associações comunitárias.Mantenha um estoque de telhas e azulejos ou placas de ardósia para substituir peçasdanificadas. Este material também pode ser utilizado nos canteiros do jardim.Encontre usos alternativos para as sobras de madeira, como reforma de pisos ou substituição demolduras e divisões de janelas.

Durante a reforma separe os materiais por tipos – madeira, metais, tijolos – para facilitar areciclagem.

Page 18: B00E3XOG14_EBOK

CULINÁRIACom a despensa e a geladeira abastecidas, você poderá servir refeições tentadoras e nutritivas em 30minutos ou menos. Prepare pratos deliciosos e balanceados, indicados para toda a família.

Pizza de atum e tomateAcrescente atum em lata a um bom molho de tomate, espalhe-o sobre uma massa pronta de pizza e,em poucos minutos, você terá uma pizza deliciosa e saudável. É uma saborosa alternativa às pizzascomuns com mozarela. Se não tiver massa pronta em casa, use pão com casca crocante.

Ingredientes 3 colheres (chá) de azeite de oliva extravirgem1 cebola, bem picada1 lata de tomates picados, cerca de 400 g½ colher (chá) de orégano1 pitada generosa de açúcar2 massas para pizza prontas, 230 g cada2 colheres (sopa) de purê de tomate1 lata de atum conservado em água, cerca de 150 g, escorrido e grosseiramente esfarelado4 colheres (chá) de alcaparras8 azeitonas pretas sem caroço, fatiadasSal e pimenta-do-reinoFolhas de manjericão fresco para decorar 1 Preaqueça o forno a 220ºC. Numa panela pequena, aqueça 1 colher (chá) de azeite, acrescente

a cebola e refogue-a em fogo moderado por 4 minutos ou até ficar macia. Acrescente o tomatee seu suco, o orégano e o açúcar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe o molhoferver por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

2 Ponha as massas de pizza sobre 2 tabuleiros. Espalhe 1 colher (sopa) de purê de tomate sobrecada pizza. Depois, ponha o molho de tomate e o atum. Por cima, salpique as alcaparras e asazeitonas fatiadas, bem como as 2 colheres (chá) restantes de azeite.

3 Asse as pizzas por 10 minutos ou até a massa estar crocante e dourada. Salpique folhas demanjericão fresco rasgadas e sirva imediatamente.

Serve 4 pessoasTempo de preparo: 15 minutosTempo de cozimento: 10 minutos

Page 19: B00E3XOG14_EBOK

Cada porção fornece

300 kcal, 28 g de proteínas, 9 g de gorduras (dos quais 3 g de gorduras saturadas), 37 g decarboidratos (dos quais 9 g de açúcares), 3 g de fibras

Filé-mignon ao molho de vinho do PortoO filé-mignon pode ser frito com rapidez, e o caldo que fica na panela se transformainstantaneamente em molho quando acrescido de um pouco de vinho do Porto. Um colorido refogadoà moda chinesa, com batatinhas, cogumelos, pimentão-vermelho e ervilhas, é o acompanhamentoperfeito.

Ingredientes 500 g de batatinhas, escovadas, as maiores devem ser cortadas ao meio1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Page 20: B00E3XOG14_EBOK

250 g de cogumelos grandes, cortados em quatro250 g de ervilhas inteiras1 pimentão vermelho grande, sem sementes e cortado em tiras finas180 ml de caldo de carne ou de legumes1 colher (sopa) de molho inglês1 colher (chá) de mostarda de Dijon½ colher (chá) de açúcar mascavo4 bifes finos de filé-mignon, cerca de 140 g cada, sem gordura20 g de manteiga1 cebola, bem picada2 dentes de alho, amassados4 colheres (sopa) de vinho do PortoSal e pimenta-do-reino 1 Ponha as batatas numa panela e cubra-as com água fervente. Espere ferver novamente e abaixe

o fogo, deixando as batatas cozinharem por 10 a 12 minutos.2 Enquanto isso, numa wok ou frigideira grande (de preferência antiaderente), aqueça o azeite,

acrescente os cogumelos, as ervilhas, as tiras de pimentão e refogue por 1 minuto. Misture120 ml do caldo, o molho inglês, a mostarda e o açúcar e adicione aos legumes. Reduza achama e cozinhe em fogo brando por 3 minutos ou até os legumes ficarem macios, mexendocom frequência.

3 Tempere os filés dos dois lados com pimenta-do-reino grosseiramente moída e reserve-os.Aqueça a grelha. Enquanto isso, escorra as batatas e acrescente-as aos legumes. Mexadelicadamente, tampe a panela e deixe-a em fogo bem baixo até a hora de servir.

4 Ponha a manteiga na grelha quente e aumente a chama para fogo alto. Assim que a manteigacomeçar a chiar e espumar, adicione os filés. O tempo de cozimento depende da espessura dofilé e se você o deseja bem-passado, ao ponto ou malpassado. Para filé de 1 cm de espessura,cozinhe por 1 minuto de cada lado para que fique malpassado (terá uma textura macia aotoque), 1½ a 2 minutos de cada lado para o filé ficar ao ponto (um pouco resistente ao toque)e 2½ a 3 minutos de cada lado para ficar bem-passado (a carne fica firme ao toque). Coloqueos filés em pratos de servir aquecidos. Mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho.

5 Junte a cebola e o alho ao caldo do cozimento e cozinhe em fogo baixo, mexendo, por 1minuto. Adicione o vinho do Porto e aumente o fogo, para que o molho ferva. Cozinhe por 1minuto, mexendo. Ponha o restante do caldo e deixe ferver por 1 minuto. Prove o tempero.Coloque o molho por cima dos filés e sirva imediatamente com os legumes.

Serve 4 pessoasTempo de preparo e de cozimento: 30 minutos

Page 21: B00E3XOG14_EBOK

Cada porção fornece

420 kcal, 38 g de proteínas, 15 g de gorduras (dos quais 6 g de gorduras saturadas), 31 g decarboidratos (dos quais 11 g de açúcares), 4,5 g de fibras

Suflê de chocolate e avelãsÉ muito fácil preparar este delicioso suflê, uma sobremesa que impressiona, própria para umaocasião especial, e com baixo teor gordura. Para ficar ainda melhor, use chocolate de boa qualidade.

Ingredientes 2 colheres (chá) de manteiga sem sal30 g de biscoitos de amêndoa (amaretti), bem esfarelados240 ml de leite semidesnatadoAlgumas gotas de extrato puro de baunilha3 colheres (sopa) de maisena

Page 22: B00E3XOG14_EBOK

55 g de avelãs moídas100 g chocolate de boa qualidade (com, pelo menos, 70% de sólidos de cacau) quebrado em

pedaços pequenos2 gemas1 colher (sopa) de licor de avelãs ou amêndoas4 claras1 pitada de creme tártaro ou sal85 g de açúcar500 g de morangos cortados ao meio1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional) 1 Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com a manteiga 6 tigelas refratárias e forre-as com farelos

de biscoitos amaretti, virando para cobrir por igual o fundo das tigelas.2 Numa panela, coloque o leite e o extrato de baunilha e leve ao fogo para ferver. Retire do

fogo. Numa vasilha, ponha a maisena e as avelãs moídas e adicione um pouco do leite quente,uma colher de cada vez, a fim de obter uma pasta grossa. Aos poucos, acrescente um poucomais do leite até obter um líquido homogêneo e espesso. Depois adicione o restante do leite.Devolva o líquido à panela e deixe levantar fervura, mexendo. Ferva por 2 a 4 minutos ou atéengrossar.

3 Retire do fogo e adicione o chocolate. Cubra a panela e deixe descansar por 1 a 2 minutos ouaté que o chocolate derreta. Mexa para misturar bem. Batendo, adicione as gemas, uma decada vez, e depois o licor de avelãs ou amêndoas.

4 Numa vasilha grande, limpa e sem gordura, coloque as claras e o creme tártaro ou sal. Comuma batedeira elétrica ou manual, bata as claras em neve. Depois, acrescente o açúcar, umacolher de cada vez, batendo sempre até ficar bem firme.

5 Acrescente 1 colher (sopa) cheia de claras em neve à mistura de chocolate, para que fiqueleve, e depois despeje essa mistura sobre o restante das claras. Usando uma espátula deborracha ou colher de metal, mexa levemente, para que a mistura fique homogênea. (Não sepreocupe se sobrarem alguns pontos brancos.)

6 Raspando bem as laterais da tigela, transfira a massa do suflê para as tigelas refratárias jápreparadas e asse por 15 minutos ou até os suflês crescerem e ficarem ligeiramente tostadosna superfície. Arrume as tigelas refratárias em pratos de sobremesa individuais com osmorangos e, se desejar, polvilhe ligeiramente os suflês com açúcar de confeiteiro. Sirvaimediatamente.

Serve 6 pessoasTempo de preparo: 15 minutosTempo de cozimento: 15 minutos

Page 23: B00E3XOG14_EBOK

Cada porção fornece

340 kcal, 8 g de proteínas, 16 g de gorduras (dos quais 5 g de gorduras saturadas), 44 g decarboidratos (dos quais 34 g de açúcares), 1,5 g de fibra