B

10
EMPREENDEDOR DE SUCESSO EMPREENDEDORES 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas: Age com proatividade, antecipando-se as situações Busca a possibilidade de expandir seus negócios Aproveita oportunidades incomuns para progredir 2. Persistência Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características: Não desiste diante de obstáculos Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos Esforça-se além da média para atingir seus objetivos 3. Correr Riscos Calculados Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica: Procura e avalia alternativas para tomar decisões Busca reduzir as chances de erro Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso. 4. Exigência de Qualidade e Eficiência Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: . Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos Satisfaz e excede as expectativas dos clientes Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade 5. Comprometimento

description

arquivo b

Transcript of B

Page 1: B

EMPREENDEDOR DE SUCESSO

EMPREENDEDORES

1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:

• Age com proatividade, antecipando-se as situações

• Busca a possibilidade de expandir seus negócios

• Aproveita oportunidades incomuns para progredir

2. Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:

• Não desiste diante de obstáculos

• Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos

• Esforça-se além da média para atingir seus objetivos

3. Correr Riscos Calculados

Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:

• Procura e avalia alternativas para tomar decisões

• Busca reduzir as chances de erro

• Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.

4. Exigência de Qualidade e Eficiência

Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: .

• Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos

• Satisfaz e excede as expectativas dos clientes

• Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade

5. Comprometimento

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:

• Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso

• Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados

• Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.

6. Busca de Informações

Page 2: B

Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:

• Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado

• Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços

• Busca a orientação de especialistas para decidir

7. Estabelecimento de Metas

Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:

• Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo

• Tem clara visão de longo prazo

• Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

• Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas

• Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado

• Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.

9. Persuasão e Rede de Contatos

Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor:

• Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos

• Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos

• Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais

10. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

• Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros

• É otimista e determinado, mesmo diante da oposição

• Transmite confiança na sua própria capacidade

5 características de empreendedores que fazem a diferença

Ma a grande maioria das pessoas não cresce querendo se tornar um empreendedor, isso não (ainda) faz parte da nossa cultura. Portanto, ao querer empreender fique atento a algumas caracteristicas ou traços de personalidade que são observadas na grande maioria dos empreendedores de sucesso e faça um

Page 3: B

exercício de autoanálise buscando saber quais caracterisiticas você já tem e quais seriam necessárias desenvolver:

1. Faça o que você gosta:

Paixão. Esta é de longe a principal característica observada na maioria dos empreendedores de sucesso. Se você não gosta daquilo que está fazendo, você dificilmente terá sucesso. E é essa paixão que vai ajudá-lo a seguir em frente.

2. Tolerância ao Risco

Empreender é lidar com incertezas. Lançar-se em qualquer projeto empreendedor é arriscado. Claro que os riscos podem ser calculados e até mesmo minimizados na fase de planejamento e pesquisa do negócio, mas pengunte a si mesmo quais são os riscos que você é capaz e está preparado para assumir?

3. Determinação e autoconfiança

Como um empreendedor, você não vai ter espaço para a procrastinação ou indecisão, e acima de tudo deverá ter confiança em si mesmo para ter a capacidade de enfrentar desafios diários. A pergunta aqui é se você é capaz de tomar decisões rapidamente, e assim, aproveitar as oportunidades que aparecem?

4. Criatividade e persuasão

Empreendedores bem sucedidos têm a capacidade criativa para reconhecer e buscar oportunidades. Eles enxergam oportunidade onde a maioria só vê problemas. E acima de tudo possuem uma grande habilidade de convencimento, característica importante na busca por apoiadores e parceiros.

5. Energia e visão

A maioria das pessoas que deseja empreender o faz como forma de se ver livres do trabalho atual, da relação com seu chefe. Acreditam que serão ”livres”. Entretanto, ao empreender você com certeza irá trabalhar em dobro. No início porque você é quem irá fazer tudo, e à medida que o negócio vai crescendo seu nível de complexidade também crescerá, e mesmo contando com uma equipe de apoio, como empreendedor você é quem deve decidir a rota a ser seguida, ter visão estratégica.

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

10 verdades sobre ser um empreendedor que ninguém te conta

Desenvolver. Essa é a palavra. Você não deve obrigatóriamente ter todas as características essenciais aos empreendedores. Há exemplos de empreendedores que nem sabiam da necessidade de tais características e obtiveram sucesso. Mas os tempos são outros, enquanto você pode estar pensando que não precisa descobrir e desenvolver característica alguma, pode haver quem esteja preocupado com isso e, consequentemente esteja na sua frente na busca pelo sucesso.

Mas, se você é uma pessoa que também se preocupa em se desenvolver a cada dia, veja asCaracterísticas dos empreendedores de sucesso:

1º São visionários

Eles têm a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida e, o mais importante: eles têm a habilidade de implementar seus sonhos.

2º Sabem tomar decisões

Page 4: B

Eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator chave para o seu sucesso. E mais: além de tomar decisões, implementam suas ações rapidamente.

3º São indivíduos que fazem a diferença

Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.

4º Sabem explorar ao máximo as oportunidades

Para a maioria das pessoas, as boas ideias são daqueles que as vêem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificam algo prático para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informação. O empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

5º São determinados e dinâmicos

Eles implementam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade ímpar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina.

6º São dedicados

Eles se dedicam 24 h por dia, 7 dias por semana, ao seu negócio. Comprometem o relacionamento com amigos, com a família, e até mesmo com a própria saúde. São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São incansáveis e loucos pelo trabalho.

7º São otimistas e apaixonados pelo que fazem

Eles adoram o trabalho que realizam. E é esse amor ao que fazem o principal combustível que os mantém cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os os melhores vendedores de seus produtos e serviços, pois sabem, como ninguém, como fazê-lo. O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso.

8º São independentes e constroem o próprio destino

Eles querem estar à frente das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem ser independentes, em vez de empregados; querem criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos.

9º Ficam ricos

Ficar rico não é o principal objetivo dos empreendedores. Eles acreditam que o dinheiro é consequência do sucesso dos negócios.

10º São líderes e formadores de equipes

Os empreendedores têm um senso de liderança incomum. E são respeitados e adorados por seus funcionários, pois sabem valorizá-los estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. Sabem que para obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes. Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não detêm o melhor conhecimento.

Page 5: B

11º São bem relacionados (networking)

Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.

12º São organizados

Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negócio.

13º Planejam, Planejam, Planejam

Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios, até a aprensentação do plano a investidores, definição das estratégias de marketing do negócio etc., sempre tendo como base a forte visão de negócio que possuem.

14º Possuem conhecimento

São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre o ramo de negócio, maior é sua chance de êxito. Esse conhecimento pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em cursos, ou mesmo de conselhos de pessoas que montaram empreendimentos semelhantes.

15º Assumem riscos calculados

Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.

16º Criam valor para a sociedade

Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com geração de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

Essas características foram retiradas do Livro: Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios, de José Carlos Assis Dornelas.

Até!

Três características essenciais dos empreendedores extraordinários

No site Papo de Empreendedor, a Júlia Pitthan escreveu sobre o livro do jornalista John A. Byrne, onde ele reuni vinte e cinco histórias de sucesso de empreendedorismo. Após fazer entrevistas com verdadeiras celebridades do empreendimento, como Steve Jobs e Bill Gates, o autor conseguiu achar três características comuns a todos eles. Veja a baixo quais são elas!

Que tal sentar para conversar por algumas horas com empreendedores como Steve Jobs, Richard Branson e Bill Gates? Para qualquer ser humano comum, essa parece uma tarefa difícil de executar. O jornalista John A. Byrne, que durante sua carreira assumiu cargos de editor-executivo da revista BusinessWeek e foi editor-chefe da Fast Company, chegou perto disso.

Em seu livro “Empreendedores Extraordinários”* (Editora Campus/Elsevier, 2012, 264 páginas), Byrne reúne o resultado da conversa com 25 homens e mulheres que conseguiram escrever uma história de sucesso com seus negócios. No prefácio do livro, o autor conta que duas conversas com pouco mais de

Page 6: B

uma hora com Howard Schultz, da Starbucks, e Reed Hastings, da Netflix, em 2009, o deixaram tão entusiasmado que ele decidiu fundar a própria empresa.

“Quero que esse livro seja ao mesmo tempo uma reflexão sobre empreendedorismo e uma inspiração para os leitores que aspiraram criar algo especial e de valor”, escreve Byrne. Eu sua pesquisa, ele conseguiu identificar três atributos essenciais que levaram todos esses homens e mulheres a terem sucesso. Veja abaixo:

1. Mentalidade oportunista: “Onde os outros veem ruptura e caos, os empreendedores enxergam oportunidades. Muitos grandes negócios foram criados por pessoas capazes de identificar claramente uma oportunidade no caos de um mercado saturado. Foram as incríveis taxas de crescimento da internet que levaram Jeff Bezos a largar seu emprego em Nova York, mudar-se para Seattle, do outro lado do país, e abrir a Amazon.com em sua garagem. Ele agarrou imediatamente à oportunidade de usar a tecnologia da internet para oferecer aos clientes uma ampla seleção de produtos aos preços mais baixos disponíveis.”

2. Aceitação do risco e do fracasso potencial: “Os empreendedores estão dispostos a correr um risco muito maior que a maioria dos caras corporativos, mas isso não quer dizer que sejam imprudentes ou ingênuos no que se refere à possibilidade do fracasso”, diz. O que os empreendedores podem fazer, afirma Byrne, é assumir riscos calculados. “Eles são extremamente cautelosos e se asseguram de avaliar meticulosamente as oportunidades e os riscos que o empreendimento deverá enfrentar.”

3. Independência e controle: “Quase todo mundo quer ter o senso de independência e controle sobre a própria vida. Mas, no caso dos empreendedores, ter independência e controle é tanto uma necessidade quanto um desejo. Manfred Kets de Vries, professor de empreendedorismo do INSEAD, afirma que as pessoas com um foco externo de controle normalmente acreditam que os eventos ocorrem em consequência de circunstâncias que estão fora de controle. Por outro lado, as pessoas que possuem o que ele chama de “locus de controle” interno acreditam que os eventos de sua vida resultam diretamente das próprias ações e comportamento. Os empreendedores, segundo Vries, costumam ter um sólido locus de controle

De origem humilde à riqueza: veja 11 bilionários que eram pobres na infância - InfoMoney

11 bilionários que eram pobres na infância

Howard Schultz, CEO da Starbucks

Patrimônio: US$ 2 bilhões

Em entrevista ao site Mirror, Shchultz afirmou que cresceu em um conjunto habitacional. Sua vida começou a mudar quando ganhou uma bolsa de estudos na University of Northern Michigan e trabalhou em uma loja de Xerox após a graduação. Pouco tempo depois, ele assumiu a gerência da cafeteria Stabucks, que na época tinha apenas 60 lojas. Schultz tornou-se CEO da empresa em 1987 e expandiu a rede para mais de 16 mil pontos de vendas em todo o mundo.

Shahid Khan, empresário

Patrimônio: US$ 3,8 bilhões

Um dos homens mais ricos da atualidade passou por muitos contratempos quando deixou o Paquistão e veio para os Estados Unidos. Ele chegou a trabalhar como lavador de pratos enquanto frequentava a University of Illinois. Agora, Khan é dono da fabricante de peças Flex-N-Gate, além da Jacksonville Jaguars, da NFL, e do clube de futebol Fulham FC.

Kirk Kerkorian, empresário

Page 7: B

Patrimônio: US$ 3,9 bilhões

Para ajudar nas contas de casa, Kerkorian abandonou a escola na oitava série (atual nono ano) para se tornar boxeador. Ele também se junto à Royal Air Force (Força Aérea Britânica) durante a Segunda Guerra Mundial. Só depois ele voltou seu interesse para a construção de muitos dos maiores resorts e hotéis de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Oprah Winfrey, empresária e apresentadora de televisão

Patrimônio: US$ 2,9 bilhões

De origem pobre, Oprah ganhou bolsa de estudos da Tennessee State University e tornou-se a primeira mulher negra a ser correspondente da TV norte-americana, com 19 anos. Em 1983, ela se mudou para Chicago para trabalhar em um talk show, que mais tarde levaria o nome da apresentadora: “The Oprah Winfrey Show.”

John Paul DeJoria, co-fundador da John Paul Mitchell Systems e da Patron Tequila

Patrimônio: US$ 4 bilhões

Antes de completar 10 anos de idade, DeJoria já vendia cartões de Natal e jornais para ajudar a família. Ele também foi adotado e até já fez parte de uma gangue antes de entrar para as forças armadas. Sua vida começou a mudar quando recebeu um empréstimo de US$ 700 para criar sua marca de cosméticos para cabelos, que vendia de porta em porta enquanto vivia em seu carro.

Do Won Chang, fundador da Forever 21

Patrimônio: US$ 5 bilhões

Chang e sua esposa, Jin Sook, não tiveram uma mudança fácil da Coreia do Sul para os Estados Unidos, em 1981. Ele teve de trabalhar em três empregos ao mesmo tempo para cobrir as despesas, como faxineiro, frentista e atendente em uma loja de café. A sorte começou a mudar quando ele e sua esposa abriram a primeira loja de roupas em 1984.

Ralph Lauren, fundador da grife Ralph Lauren

Patrimônio: US$ 7,7 bilhões

Um dos mais importantes estilistas do século 20, Lauren já trabalhou como balconista na Brooks Brothers.

François Pinault, empresário

Patrimônio: US$ 15 bilhões

O dono do conglomerado de moda Kering já teve de sair da escola por sofrer intimidação de seus colegas por suas origens humildes, em 1974.

Leonardo Del Vecchio, fundador e presidente da Luxottica

Patrimônio: US$ 15 bilhões

Del Vecchio foi um dos cinco irmãos que foram encaminhados para um orfanato porque a mãe viúva não tinha condições financeiras de cuidar deles. Com o passar dos anos, ele trabalhou em uma fábrica de

Page 8: B

moldes de autopeças e de armações de óculos, até que, com 23 anos, Del Vecchio decidiu abrir a própria loja de fabricação de armações de óculos, a Luxottica, que viria a se tornar a maior do mundo.

George Soros, empresário

Patrimônio: US$ 20 bilhões

Um dos maiores homens de negócios do mundo sobreviveu à ocupação nazista da Hungria, ao fugir do país em que vivia em 1947 para Londres. Enquanto estudava na London School of Economics trabalhou como garçom. Depois de se formar, Soros ainda passou por uma loja de souvenir antes de se tornar banqueiro em Nova York.

Larry Ellison, CEO e fundador da Oracle

Patrimônio: US$ 41 bilhões

Nascido no Brooklyn, em Nova York, Ellison foi criado por sua tia em Chicago. Depois que ela morreu, Ellison abandonou a faculdade e se mudou para a Califórnia, onde passou por diversos trabalhos temporários por oito anos. Ele fundou a Oracle em 1977 e agora é o CEO mais bem pago do mundo.