Barragens de Terra e Enrocamento

5
Barragens de Enrocamento Esse tipo de barragem é aquele em que são utilizados blocos de rocha de tamanho variável e uma membrana impermeável na face de montante. O custo para a produção de grandes quantidades de rocha, para a construção desse tipo de barragem, somente é econômico em áreas onde o custo do concreto fosse elevado ou onde ocorresse escassez de materiais terrosos e houvesse, ainda, excesso de rocha dura e resistente. Devemos lembrar que a rocha de fundação adequada para uma barragem de enrocamento pode não ser aceitável para uma de concreto. A rocha que deve preencher a maior parte da barragem precisa ser inalterada pelo intemperismo, não sendo facilmente desintegrada ou quebrada. Rochas que, quando sujeitas à ação de explosivos, fragmentam-se facilmente em pedaços muito pequenos, com elevada porcentagem de lascas e pó, são igualmente inadequadas. As rochas para essas barragens, devendo ter resistência ao intemperismo físico e químico, gnaisse, diabásio, etc. Os blocos de rocha são colocados de modo a se obter o maior contato entre suas superfícies e os vazios entre elas, que são preenchidos por material de menor tamanho. - Exemplo de Barragem de Terra construída: Um exemplo de Barragem de Terra associada a uma de enrocamento citamos: A barragem de Passo Severino, situa-se na bacia hidrológica do rio Santa Lucia, 70Km ao norte da cidade de Montevideo, Uruguai. Destina-se a formar um reservatório de acumulação de águas no rio Santa Lucia e manter uma vazão mínima regulada em 8m3/s, a jusante, onde está instalada a toma da de água para abastecimento da cidade de Montevideo e municípios vizinhos. A obra de barramento consta de uma estrutura vertedora em concreto, com comprimento de 71,2m implantada no leito natural do rio, uma tomada d’água na sua extremidade direita, dois maciços de solo e rocha compactados, sendo um de cada lado da estrutura vertedora e uma estrutura complementar para extravasamento de grandes enchentes (Sangradouro), situada numa sela topográfica da margem direita. O comprimento total das obras de barramento é de 2.300m e sua altura máxima é de

description

Conceitos sobre barragem de enrocamento, terra.

Transcript of Barragens de Terra e Enrocamento

Barragens de Enrocamento

Esse tipo de barragem aquele em que so utilizados blocos de rocha de tamanho varivel e uma membrana impermevel na face de montante. O custo para a produo de grandes quantidades de rocha, para a construo desse tipo de barragem, somente econmico em reas onde o custo do concreto fosse elevado ou onde ocorresse escassez de materiais terrosos e houvesse, ainda, excesso de rocha dura e resistente. Devemos lembrar que a rocha de fundao adequada para uma barragem de enrocamento pode no ser aceitvel para uma de concreto.A rocha que deve preencher a maior parte da barragem precisa ser inalterada pelo intemperismo, no sendo facilmente desintegrada ou quebrada. Rochas que, quando sujeitas ao de explosivos, fragmentam-se facilmente em pedaos muito pequenos, com elevada porcentagem de lascas e p, so igualmente inadequadas. As rochas para essas barragens, devendo ter resistncia ao intemperismo fsico e qumico, gnaisse, diabsio, etc. Os blocos de rocha so colocados de modo a se obter o maior contato entre suas superfcies e os vazios entre elas, que so preenchidos por material de menor tamanho.

- Exemplo de Barragem de Terra construda:Um exemplo de Barragem de Terra associada a uma de enrocamento citamos:

A barragem de Passo Severino, situa-se na bacia hidrolgica do rio Santa Lucia, 70Km ao norte da cidade de Montevideo, Uruguai. Destina-se a formar um reservatrio de acumulao de guas no rio Santa Lucia e manter uma vazo mnima regulada em 8m3/s, a jusante, onde est instalada a toma da de gua para abastecimento da cidade de Montevideo e municpios vizinhos.A obra de barramento consta de uma estrutura vertedora em concreto, com comprimento de 71,2m implantada no leito natural do rio, uma tomada dgua na sua extremidade direita, dois macios de solo e rocha compactados, sendo um de cada lado da estrutura vertedora e uma estrutura complementar para extravasamento de grandes enchentes (Sangradouro), situada numa sela topogrfica da margem direita. O comprimento total das obras de barramento de 2.300m e sua altura mxima de 28m. A Figura 1 mostra a localizao geral da obra e as sees tpicas de cada uma das estruturas componentes.

LEGENDA1- Argila2- Saprolito3- Areia4a- Pedra Britada Fina4b- Pedra Britada Grossa5- Enrocamento (mx.= 0,60)5a- Enrocamento Fino (mx=0,30)6- Enrocamento Selecinado (Riprap)

As barragens de terra/enrocamento destinadas ao armazenamento permanente de gua devem possuir um elevado grau de estanqueidade (presena de um elemento de vedao). Estas barragens so construdas, via de regra, com materiais oriundos de reas de emprstimo, devidamente selecionadas, que so transportados, lanados e compactados, com equipamentos Barragens de Terra e Enrocamento especiais, sob rigoroso processo de controle executivo. Possuem comumente um sistema de drenagem interna eficiente (presena de um elemento drenante) e coeficientes de segurana elevados, tanto para a possibilidade de ocorrncia de eroso interna como para possibilidade de ruptura por cisalhamento (presena de um elemento estabilizante). As barragens de terra/enrocamento devem ter sistemas de extravasamento bem dimensionados que lhes confiram elevados coeficientes de segurana contra a possibilidade de galgamento.

As barragens de terra/enrocamento: So as barragens mais comumente utilizadas; utilizam materiais naturais com um mnimo de processamento; podem ser utilizadas em condies de fundaes menos resistentes; macio constitudo por solos compactados em camadas sucessivas; podem ser homogneas ou zonadas. macio constitudo por enrocamentos (blocos de rocha) lanados ou compactados em camadas com ncleo de material terroso menor interferncia no cronograma de execuo menores volumes de aterro permitem a adoo de ensecadeira incorporada

As barragens de terra e enrocamento so caracterizadas pelos seguintes elementos principais: zona de vedao (ncleo) sistema de drenagem interna transies zona resistente (espaldares).

Principal desvantagem: exigem fundaes em rocha s ou alterada.

BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO- EXEMPLOS: