BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam...

16

Transcript of BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam...

Page 1: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes
Page 2: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 2 Boletim Informativo INSP

Aconteceu nos dias 23 e 24 de

julho no Instituto Nossa Senhora

Auxiliadora - INSA-RJ, a reunião

anual dos educadores RSB-

SOCIAL da Inspetoria Nossa

Senhora da Penha RJ/ES para

alinhamento das ações e

formações previstas para o ano

de 2019, com o objetivo de

buscar uma atuação dentro de

uma perspectiva de Rede.

Reunião de Educadores Sociais da INSP - RJ/ES

Há alguns anos o SICOOB Cre-dirochas promove o “Dia C” celebran-do o Dia Internacional do Cooperati-vismo com uma ação animada e quefaz a alegria das crianças e adolescen-tes dos bairros Village da Luz, Con-junto Fé e Raça e Rubem Braga.

A equipe do Sicoob levou para opúblico no dia 06 de julho uma ma-nhã de puro lazer com brincadeiras,brinquedos, animação, lanche e

Vill'agindo em "Cooperar Faz Bem!"

muita música.

Esse ano o Sicoob inovou trazen-do para a comunidade dois serviçosimportantes em parceria com Ro-chativa e Clube Lions Cachoeiro,com atendimento odontológico eoftalmológico.

O trailer odontológico da Rocha-tiva é coordenado pela Drª LarissaPatrão e conta com outros 4 dentistas

voluntários. O atendimento teve iní-cio no dia 01 de julho, foi encerradono dia 12 do mesmo mês e recebeumais de 150 crianças e adolescentes.

O atendimento na Van Oftalmo-lógica favoreceu 64 jovens, recebendoinclusive, casos mais sérios que pre-cisarão de acompanhamento. O gru-po do Clube Lions Cachoeiro contri-buirá ainda, para agilizar exames eóculos para os casos identificados.

Page 3: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...3Nº 182 | Julho de 2019

Aconteceu entre os dias 15 e 19de julho a Colônia de Férias doVill’agindo. Para que os jovens pu-dessem relaxar das últimas ativi-dades do semestre, a colônia trouxe

Colônia de férias do Vill’agindo

momentos de alegria e muitadiversão!

Para as crianças de 6 a 10 anos,o passeio foi no Sítio Sossego, ondepuderam aproveitar as belezas na-

turais com diversas brincadeiras aoar livre.

Já os adolescentes de 11 a 15anos, foi uma trilha ecológica na re-serva particular “Recanto dos Papa-gaios”, em parceria com a SecretariaMunicipal de Meio Ambiente. Depoisde conhecerem um pouco da históriada Reserva e dicas importantes decuidados e preservação do meioambiente, os adolescentes conhece-ram o empresário Camilo Cola, pro-prietário do Recanto, que atendeu ogrupo com muita simpatia e hos-pitalidade.

Também como parte da colôniade férias, aconteceu uma festa paracomemorar os aniversariantes doprimeiro semestre. Foram dias demuita diversão para os jovens doVill’agindo!

A equipe do Vill’agindo sedespediu do primeiro semestrecom uma grande festa. Apósmuitos ensaios e produção demateriais, a festa julinaaconteceu no dia 19 de julho.

Inspirada na Literatura deCordel, a festa abordou a

Vill’agindo em “A Fé Não Costuma Faiá”

persistência do povo brasileirodiante das dificuldades do dia adia com a falta de políticaspúblicas.

O ambiente arrumado numclima de vilarejo do interior,alegre e colorido, contou comDom Bosco e Madre Mazzarello

para acolher o público.

Além das apresentações dedança, o Arraiá contou aindacom barraquinhas de comidastípicas e sorteio de prêmios. Afesta teve a colaboração de todaa equipe do Vill’agindo, empresasparceiras e voluntários.

Page 4: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 4 Boletim Informativo INSP

Desenvolvendo o projeto "Euquero ou eu preciso?", o 2º períododa Escola Infantil do CENSA passouuma divertida tarde no cinema, nodia 4 de julho. O filme "Toy Story4" foi o disparador do projeto que

Finalizando o projeto "Regiõesdo Brasil: a question of taste", o 7ºano fundamental do CENSA apre-sentou o resultado do trabalho queintegrou as disciplinas de Inglês eGeografia.

No dia 9 de julho, os alunos exi-biram os vídeos gravados no EspaçoMaker e editados utilizando a téc- Partindo do tema "O uso de

agrotóxicos na agricultura",o 4º ano fundamental doCENSA iniciou suas práticas

no Espaço Maker, em 8 dejulho.

Os alunos assistiram o vídeo

sobre a diferença entre osconceitos e produtos queutilizam o insumo. A partir

daí, foram divididos emgrupos com a missão deapontar soluções sobre o

problema.

Foram criados cartazes dealerta, entrevista paraagricultores agroecológicos,

processo para separação demateriais dos produtosindustrializados e o esboço do

protótipo, que seráapresentado na edição 2019da Semana Intercultural do

Auxiliadora.

Projeto interdisciplinar no CENSA

nica do chroma key. As diferençasculturais entre as cinco regiões doBrasil foram mostradas na perspec-tivas dos estrangeiros, com diálogosem inglês sobre a Amazônia, Bahia,Cerrado e praias cariocas.

Fechando a apresentação, osalunos ainda degustaram iguariastípicas de cada região.

Educação Infantil do CENSAno cinema

tem o objetivo de conscientizar ascrianças sobre o consumo susten-tável. Segundo Liliana Nogueira,coordenadora do segmento, "aatividade contextualizou a temáticaescolar de forma lúdica e divertida".

Estudo do usode agrotóxicos

no CENSA

Page 5: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...5Nº 182 | Julho de 2019

O 3º período da Escola Infantildo CENSA realizou sua Gincana deMatemática, nos dias 10 e 11 de ju-lho. Intitulada "A Matemática do Zé

Gincana de Matemática no CENSA

Chuvisco", a dinâmica foi um exem-plo de como a ciência e a diversãopodem andar juntas.

- As tarefas cumpriram a fun-

ção lúdica, educativa e, ainda, tra-balharam o desenvolvimento afe-tivo, cognitivo e social, manifestadaem variadas competências: escolhade estratégias, ações sensório-motoras, interação, observação erespeito às regras - disse FernandaMonteiro, coordenadora de Mate-mática da Escola Infantil.

Os desafios foram fundamen-tados no tema "A cidade de Camposdos Goytacazes", projeto desenvol-vido pelas turmas do 3º Período, nosemestre. As tarefas foram pro-postas a partir da história do ZéChuvisco, envolvendo as habilidadesde seriação, quantificação, conceitode dúzia e fatos básicos da adição.Com muita empolgação e interação,as crianças resolveram os enigmasmatemáticos e, ainda, participaramna lousa digital, confeccionaramminiaturas de chuviscos, com mas-sinha de modelar e identificarampatrimônios campistas.

Após uma semana de intensadisputa nas quadras, o 9º ano eo Ensino Médio do Auxiliadora

finalizaram suas participaçõesna 34ª Olimpíada Interna doCENSA.

Foram disputadas as

modalidades de vôlei, basquete,futsal e handebol, nasmodalidades masculina e

feminina.

A entrega das medalhasaconteceu na manhã do dia 10de julho, no teatro da

instituição. Num clima dealegria e orgulho, os alunos/atletas receberam o título, sob

os aplausos dos colegas.

Encerramento de Olimpíada Interna no CENSA

Page 6: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 6 Boletim Informativo INSP

O 8º ano fundamental doCENSA se dedica ao Projeto SUSI -Sistema Único de Saúde Informa-tizado. Desenvolvido ao longo doprimeiro semestre, o projeto tevecomo base o Sistema Único de Saú-de, utilizado no país.

Considerado um dos maiores emais complexos sistemas de saúde

Estudando "Do movimentointenso à geração de energiaelétrica", o 2º ano fundamentaldo CENSA partiu para olaboratório de informática embusca de informação.

No dia 1º de julho, os alunospesquisaram sobre os problemasrelacionados ao tema no Brasil eno mundo tendo em mente que "ainovação é sempre inspirada poroutras realidades, mas éconstruída no interior de umtrabalho feito por nós, entre nós,com os nossos recursos". Diantedisso, os alunos perceberam asfalhas no abastecimento deenergia e debateram estratégiaspara solucionar o problema.

pública do mundo, o SUS foi anali-sado minuciosamente pelos alunos,com o objetivo de conhecer as ex-pectativas e a experiência da infor-matização nos serviços da AtençãoBásica do SUS e rede privada na im-plantação de um sistema integrado.

Dando o primeiro passo para aconstrução real deste projeto, os edu-

candos receberam a Mestra emPolíticas do SUS, Aline Marques,coordenadora do curso de Enferma-gem do ISECENSA, no dia 11 de julho,para falar sobre o funcionamento eorganização do SUS e apresentar al-gumas medidas socioeducativas quepodem ser tomadas a fim de melho-rar o atendimento e o desempenhodo Sistema para a população.

Projeto SUSI no Ensino Fundamental do CENSA

Estudando a geração de energia elétrica no CENSA

Page 7: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...7Nº 182 | Julho de 2019

O 5º ano do curso de EducaçãoFísica do ISECENSA participou nodia 08 de julho de uma série de ativi-

Educação Física do ISECENSAem práticas holísticas

dades promovidas pela disciplina dePráticas Holísticas.

Técnicas de Lian Gong, no es-

critório do IBGE Campos; Shiatsu,no DETRAN Campos, na AcademiaEstações Fitness e no ColégioCenecista N. S. do Desterro, emQuissamã/RJ; Tai Chi Chuan, noStudio Kamilla Medeiros de Pilatesde Solo; aula de Bioginástica, naEscola Irmãos em Cristo, em SãoFrancisco do Itabapoana/RJ; aulade Hata Yoga, no Clube RemaCampos; Yoga, oferecida aos alunosda academia Mr Centro de Ati-vidade, em São Fidélis,RJ, e, porfim, aula de Hata Yoga, para osformandos de Enfermagem doISECENSA, que farão a prova doENADE.

As práticas fizeram parte dasatividades avaliativas semestrais eforam orientadas e supervisionadaspelo Prof. Thadeu Rocha.

INSA em visita ao Museu do UniversoNo dia 09 dejulho o MaternalII, Pré I e Pré IIdo InstitutoNossa SenhoraAuxiliadora(INSA) fizeramuma visita aoMuseu doUniverso -Planetário daGávea - com aorientação demonitoresespecializados.

Tiveram umasessão de cúpulacom a supervisãode um astrônomoe visitaram aNave Escola comexperimentosinterativos.

Page 8: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 8 Boletim Informativo INSP

Do dia 10 à 21 de julho de 2019,aconteceu na Inspetoria Nossa Se-nhora da Paz - Cuiabá, MT a II Ex-periência Missionária direcionadaaos povos indígenas Boe Bororos eXavantes localizados em Meruri eSangradouro, reunindo cerca de 34jovens e Irmãs Salesianas das Ins-petorias de São Paulo, Rio de Janei-ro, Minas Gerais e Mato Grosso. Fo-ram dias muito intensos de bastanteaprendizado, entrega e alegria.

Os primeiros dias foram de for-mação sobre a cultura indígena dospovos Xavantes e Boe Bororos, mi-nistrada pelo Padre Aloir Pacini(Jesuíta) que abordou o tema “Osindígenas nas raízes, no tronco, nosgalhos, nas folhas e nos frutos doBrasil”. Os Indígenas Estevão (deorigem Xavante) e Willian (de ori-gem Boe Bororo) contaram umpouco sobre suas tribos e a IrmãAda (FMA) partilhou a sua expe-riência de vida. Em meio a tanto es-tudo e preparo para a saída em mis-são, os jovens tiveram a oportu-nidade de fazer um passeio turístico,onde conheceram o Parque das Á-

guas e a famosa pizza de seis metros.

Na noite do segundo dia foi rea-lizada a missa de envio dos missio-nários, presidida pelo Padre Sale-siano Euller, onde os mesmos rece-beram a cruz, símbolo da missão.

Durante a viagem, o grupo co-nheceu a casa de Encontros dasFMA e a Chapada dos Guimarãeschegando então em um dos primei-ros lugares de missão: Sangradourona Tribo do povo Xavante onde co-nheceram a casa dos Salesianos erealizaram o oratório com as crian-ças da aldeia.

No quarto dia, os missionáriosamanheceram em Meruri na tribodo povo Boe Bororo, onde se hos-pedaram na casa dos Padres Sale-sianos que ali residem. Logo pelamanhã tiveram a Santa Missa, e emseguida, a palestra com um indígenaBoe Bororo que também falou sobrea cultura de seu povo. O grupo co-nheceu os povos que viviam na re-gião, além de participarem do ora-tório, terço e Santa Missa.

Durante a missão, aconteceu a

implantação do Cruzeiro na SantaMissa presidida pelo Padre DouglasChrystiano Silva Souza (Salesiano)no cemitério onde estão sepultadoso Índio Simão Bororo e o PadreRodolfo Lunkenbein (MártiresSalesianos). Na parte da tarde, co-nheceram o Centro de Cultura e aBiblioteca Dona Leonida localizadana aldeia Meruri. Encerrando anoite assistiram o filme “Furação daorelha” sobre a iniciação à vidaadulta do povo Xavante.

Dando sequência à missão,ogrupo subiu o morro para a rea-lização da Lectio Divina. Os mis-sionários receberam o diácono JoséAlves que falou sobre a culturaXavante, ensinando um pouco desua língua. Na parte da tarde os mis-sionários partiram para as aldeiasvizinhas do povo Boe Bororo e en-cerraram mais um dia com o terçoluminoso e Santa Missa, realizadosna Praça dos Mártires

No oitavo dia aconteceu o ritualdas pinturas faciais feitas pelos pró-prios indígenas onde cada missio-nário passou a pertencer a um clã

Experiência Missionária: Missão Meruri 2019

Page 9: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...9Nº 182 | Julho de 2019

indígena a partir da pintura que es-colheu. Participaram ainda da“Dança do Jure” (um dos rituaisindígenas).

Os missionários também tive-ram um dia de lazer, onde conhe-ceram os “Tachos” (primeiro localonde os indígenas encontraram ospadres missionários Salesianos).Logo em seguida viajaram para SãoMarcos, onde fica localizado a

Aldeia do povo Xavante e outra casados Padres Salesianos. Neste local osmissionários participaram da cor-rida da tora (um dos rituais de ini-ciação à vida adulta do povo Xa-vante) e também tomaram banhode rio. Ao retornarem para Meruri,ajudaram na organização da festajulina, que aconteceu mais tarde,depois da Santa Missa.

No décimo e último dia de mis-

são, já na parte da manhã aconte-ceu a Santa Missa. Logo após, osagradecimentos e o retorno paraCuiabá.

Da Inspetoria Nossa Senhorada Penha participaram: Ir. RitaCristina, a jovem em discernimentovocacional Beatriz de Melo Lopes eo jovem Valdinei, que retornarammuito felizes e agradecidos pelaexperiência vivida.

Page 10: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 10 Boletim Informativo INSP

XXV Assembleia Geral Eletivados Religiosos do Brasil em Brasília - DF

da Conferência

Do dia 10 ao dia 14 de julhoaconteceu no Colégio Marista dacidade de Brasília/DF a XXV As-sembleia Geral Eletiva da Con-ferência dos Religiosos do Brasil/Nacional que reuniu aproximada-mente 450 Religiosas/os de diversasCongregações. A Assembleia tevecomo tema “Consagradas e Con-sagrados em missão”, e como lema“Fazei tudo o que Ele vos disser”(Jo2,5).

Dentre os momentos formati-vos destaca-se: “Análise de conjun-tura e a importância da auditoria dadívida pública com participaçãosocial”, assessorado pela advogadaMaria Lucia Fattorelli; e a ilumi-nação do tema e lema feita pelosreligiosos Frei Moacir Casagrande(ofmCap) e Ir. Susana Rocca (mcr).

Merece destaque também o sig-nificativo momento celebrativo ondefoi feita memória de três Religiosos

que marcaram a Vida Consagrada noBrasil e já estão na casa do Pai: IrmãMíria T. Kolling, Irmão CláudioPastro, e Irmã Maris Bolzan.

Durante a Assembleia houvetambém o envio missionário ad gen-tes durante uma celebração eucarís-tica presidida pelo cardeal arcebispode Brasília Dom Sérgio da Rocha(presidente da CNBB).

Ponto forte foi o momento ele-tivo que concluiu-se com o seguinteresultado:

Page 11: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...11Nº 182 | Julho de 2019

A Assembleia foi concluída commissa celebrada pelo prefeito daCongregação para os Institutos deVida Consagrada e Sociedades deVida Apostólica do vaticano DomJoão Braz de Aviz.

Mensagem Final da XXV AGEda CRB Nacional:

Reunidas e reunidos pelo Espíritodo Senhor como Vida Religiosa doBrasil na XXV Assembleia GeralEletiva, de 10 a 14 de julho de 2019,em Brasília-DF, nós, em torno de450 participantes, vindas/os de váriosrecantos do Brasil e de outros países,vivemos a força revigoradora da Vi-da Religiosa Consagrada como espa-ço de discernimento e vida.

O tema escolhido para funda-mentar a caminhada do próximotriênio foi “Consagradas e Consa-grados em Missão” e o lema “Fazeitudo o que ele vos disser” (Jo 2,5),os quais nos impulsionam, comoVida Religiosa Consagrada, a estar-mos sempre itinerantes, no segui-mento a Jesus Cristo.

Muito nos alegrou a presença daPresidente da Conferência LatinoAmericana e Caribenha de Religio-sos (CLAR), Irmã Gloria LilianaEcheverri, a qual nos interpelouinspirando-se no Papa Francisco,para a vivência dos valores do Rei-no, a sermos especialistas em comu-

nhão, sair do ninho que nos contém,cuidar da formação integral, enri-quecer a Igreja com nossos carismase confiar em Quem nos conduz.

A atual conjuntura sócio-polí-tica-econômica nos mostra o forta-lecimento de políticas neoliberaiscom mecanismos financeiros queretiram direitos e agravam a situa-ção dos vulneráveis, submetendo-osa um cenário de escassez. É nossamissão suscitar esperança, resistên-cia, em busca da verdade e da paz.

Manifestamos nosso apoio in-condicional ao Papa Francisco e àssuas propostas. Ele tem nos inter-pelado a um êxodo para a fronteiradas necessidades humanas atuais.Insiste, entre outros aspectos, na si-nodalidade como próprio ser daIgreja, na missionariedade, sim-plicidade, pobreza, misericórdia,pastores com cheiro de ovelhas eecologia integral.

Como horizonte inspirador, nós,consagradas e consagrados em mis-são, movidos por uma mística profé-tico-sapiencial e articulados institu-cionalmente, procuramos estar pre-sentes onde a vida está ameaçada,responder aos desafios de cada tem-po, tecendo relações humanizadorase interculturais, ouvindo o clamor dospobres e da terra, para que o vinhonovo do Reino anime a festa da vida.

Para o próximo triênio, assu-mimos as seguintes prioridades:cultivar a mística profético-sapien-cial; ouvir o clamor dos pobres e daterra; fomentar a intercongregacio-nalidade, a interculturalidade e apartilha dos carismas com leigas/os;promover relações humanizadorase atenção diferenciada à cada gera-ção na VRC.

Fazemos nossas as palavras daIrmã Maria Inês Vieira Ribeiro,após a eleição:

“eu desejo neste triênio que nosdediquemos mais às questõesda Amazônia, da identidade daVRC, dos presbíteros religiosos,dos abusos sexuais na Igreja, dotráfico humano e doengajamento nas PolíticasPúblicas, em estarmos com ospobres e dos pequenos, paraque sejamos uma vidaconsagrada masculina efeminina de acordo com oEspírito de Jesus”.

A exemplo de Maria, Mãe eDiscípula de Jesus Cristo,pedimos ao Espírito que dirijanossos passos e nos façatestemunhas do seu amor e daesperança.

Page 12: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 12 Boletim Informativo INSP

As turmas do 1º ano do EnsinoFundamental I do Instituto NossaSenhora da Glória – Castelo/Macaé

Cinema Brasileiro encerra semestreno Castelo/Macaé

– puderam assistir ao filme "Turmada Mônica: Laços" no ShoppingPlaza Macaé, dia 04 de julho, como

atividade de encerramento das ati-vidades do primeiro semestre letivo.

De acordo com as professoras,as histórias da Turma de Mônica deautoria do cartunista e empresário,Mauricio de Sousa, têm sido o fiocondutor do processo de aprendiza-do da alfabetização neste ano, tra-zendo diversão ao conhecimento.Com o lançamento do filme os alu-nos puderam então ver os persona-gens (Cebolinha, Mônica, Magali eCascão) e suas características, dan-do vida e forma a tudo que foi a-prendido em sala de aula.

As docentes ainda ressaltamque a atividade no cinema, além depromover a cultura e ampliar o co-nhecimento, também é uma formade prestigiar a produção cinemato-gráfica brasileira.

Dentro da proposta pedagógicade discutir de forma mais dinâmicaconteúdos estudados em sala deaula, os estudantes dos 3º ano doEnsino Fundamental I do InstitutoNossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé – finalizaram no primeirosemestre o Ciclo de Palestras minis-tradas pelos pais.

Ciclo de palestras fortalecea relação família-escola no Castelo/Macaé

Durante alguns meses, os alu-nos receberam palestras sobre:"Corpo e Movimento" (com a fisio-terapeuta Karla Rios); "PirâmideAlimentar – alimentação saudável"(com a médica radiologista, LauraPessanha); "Sistema Cardiovas-cular" (com o médico cardiologista,

Luiz Tenório da Silva); "Saúdebucal" (com a dentista, VanessaPinheiro); "Indústria do Petróleo"(com a engenheira, RoginelleSaletiel); "Aprendizagem- operaçõesmatemáticas" (com a professoraEdima das Dôres B. Araujo); e "Esporte e Saúde" (com o microem-preendedor e maratonista, MauroBessa).

"O ciclo de palestras e aulas di-nâmicas fazem parte do projeto"Pais parceiros do conhecimento"cujo objetivo é nutrir a relação fa-mília-escola, possibilitando maismomentos de integração e apren-dizagem, trazendo significado aosconteúdos trabalhados em sala deaula, tornando-os mais atrativos",explicou a coordenadora pedagógicado Ensino Fundamental I, PatríciaCertório.

Page 13: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...13Nº 182 | Julho de 2019

Estudantes do 1º ano do EnsinoMédio do Instituto NossaSenhora da Glória – Castelo/Macaé – realizaram no dia 09de julho uma atividade de refle-xão sobre suas buscas pessoais eautoconhecimento a partir doconto "A Ilha Desconhecida" deJosé Saramago.

A professora de literatura, MariaAparecida Araújo, explica que aatividade visou a leitura crítica,seguida do trabalho de interpre-tação das metáforas da obra.

"Na oportunidade os alunosforam estimulados a produzirresenhas e artigos de opiniãosobre o livro, embasaram asanálises feitas na aula deLiteratura", disse a professora.

A pesquisa científica com focoem soluções sustentáveis tem obtidodestaque nos Trabalhos de Conclu-são de Curso dos universitários daFaculdade Salesiana Maria Auxi-liadora – FSMA. No dia 10 de julhoo concluinte em Engenharia daComputação, João Martins, orien-tado pelos professores ViníciusWeiner Paiva e Alan Galante, de-senvolveu um projeto que prometebeneficiar a indústria da agricul-tura, intitulado "Desenvolvimentode Sistema de Irrigação e Análise deSolo Automatizado".

A ideia do João, foi desenvolver

TCC apresenta solução para irrigaçãode culturas agrícolas na FSMA

um equipamento (hardware) e umsistema (software) que permite aleitura de informações climáticascomo temperatura e radiação solarda região, bem como o monitora-mento da umidade no solo e auto-matização da irrigação, baseados naevapotranspiração da cultura.

Informações disponíveis na Re-vista Agropecuária revelam que"segundo dados da Agência Nacio-nal de Águas (ANA) a agriculturairrigada é responsável por 70% detoda água retirada dos mananciaisno Brasil. E mais, uma quantidadesignificativa desta água é subutili-

zada em grande parte do territórionacional. Com os recursos disponí-veis seríamos capazes de irrigar cer-ca de 30 milhões de hectares. Po-rém, a realidade dos dias atuais éque usamos apenas 15% disto", e omaior desafio da agricultura é pro-duzir mais utilizando menos água.

De acordo com o orientador Vi-nícius o trabalho chama a atençãoporque é possível observar os dife-rentes elementos que constituem oCurso de Engenharia, como a áreade pesquisa, problematização e, acomputação em si, através da apli-cação de sistemas embarcados, usode micro controlador, sensores eatuadores.

Utilizando ferramentas comoJAVA, Mysql e Apache, o softwareIRRIGAR foi desenvolvido peloestudante João Martins. O programapermite o monitoramento e o con-trole da irrigação da cultura. “Dessemodo, o trabalho tem uma granderelevância para o curso, uma vez queintegra a parte de hardware e soft-ware para desenvolver um sistemacompleto que visa a resolução doproblema de alto consumo de águapotável nas irrigações", explica oprofessor mestre.

No Castelo Macaé, alunos buscamautoconhecimento a partir de obra literária

Page 14: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 14 Boletim Informativo INSP

O Jovem Cientista Salesianodesponta como um programa quevem abrindo caminhos para pro-dução científica no âmbito do En-sino Médio. Em parceria com a Fa-culdade Salesiana Maria Auxilia-dora – FSMA, o Instituto NossaSenhora da Glória – Castelo/Macaé- o programa tem como objetivo odespertar de futuros pesquisadores

Programa Jovem Cientista Salesianoincentiva a produção científica em Macaé

nas áreas de Biologia, Física eQuímica.

O grupo de jovens pesquisado-res apresentou para colegas e pro-fessores do 9º ao 3º ano do EnsinoMédio seus estudos na área de "Plas-ticidade Neuronal" e "Neurônio Es-pelho" no dia 03 de julho, sob aorientação do professor doutor daFSMA, Julio Vasconcellos.

"No geral as turmas interagi-ram bastante conosco, respondendoaos estímulos que colocamos pormeio de vídeos. Estamos encerrandoo programa neste semestre e foimuito bom aprender coisas novas,que vão além da sala de aula, atra-vés de uma experiência mais pro-funda com um professor que possuidoutorado, mais voltado para a pes-quisa mesmo", disse AmandaMiranda, aluna do 2º ano A doEnsino Médio.

Vale ressaltar que o ProgramaJovem Cientista Salesiano tem co-mo objetivo proporcionar aos estu-dantes a experiência da pesquisa eda produção científica no período de12 meses, com apresentação de rela-tório final para recebimento do certi-ficado, bem como, apresentação dostrabalhos em eventos e fóruns cien-tíficos da Faculdade Salesiana pormeio da exposição de pôster e deforma oral.

Com o objetivo de fortalecer arelação escola/família através daleitura, o Projeto Laços deFamília, realizado pelos alunos do3º ano A do Ensino Fundamental

Projeto Laços de Família realiza caféliterário no Castelo/Macaé

I, promoveu um Café Literáriocomo encerramento do primeirosemestre letivo no Instituto NossaSenhora da Glória – Castelo/Macaé no dia 18 de julho.

Orientados pela professoraSilvana Chaves, a proposta doLaços de Família é que cadaaluno faça a leitura de uma obrainfantil, junto com toda família,e em especial com os pais. Apósa leitura, a família revela aosdemais estudantes como foi aexperiência em conjunto.

Na ocasião, os pais tambémforam envolvidos nasapresentações. “Eu realizei umsonho, através da interpretaçãoda Cinderela. Foi muito bomparticipar deste momento quesurgiu em uma conversainformal com a professora. Euamo ler e nos encanta poderparticipar deste projeto”, disseMereile Moreira Câmara, mãedo Lucas.

Page 15: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

...15Nº 182 | Julho de 2019

Canjica, caldo verde e um caldei-rão de solidariedade tomaramconta do Arraiá Beneficente doCastelo/Macaé no dia 06 de julho.As apresentações de danças, sor-teios de brindes e brincadeiras ini-ciaram ainda pela manhã e se es-tenderam até às 21h, com o Qua-drilhão da Alegria formado poralunos, funcionários e visitantes.

Os projetos sociais beneficiadosnesta edição com o total arrecadoforam: Projeto Crescendo Juntos(Belford Roxo), Oratório DomBosco (Macaé), Projeto Poscris –Podemos Ser Crianças Saudáveis(Macaé) e a Oficina Itinerante deBeleza (Macaé).

Um espetáculo marcado pelaemoção de contemplar a arte. Assimfoi o Recital Nuances de Inverno doCoral Clave de Sol, ocorrido no SalãoNobre do Instituto Nossa Senhorada Glória – Castelo/Macaé no dia11 de julho.

O recital já faz parte da progra-mação do Centro de Artes e Esportesdo Castelo/Macaé com o objetivo depromover o encerramento do pri-

Recital de Inverno emocionapúblico no Castelo/Macaé

meiro semestre letivo, desejandoum ótimo recesso, bem como mos-trar o desenvolvimento técnico doscoristas.

No repertório da noite estavam:Tempo de Alegria (Ivete Sangalo),Maria de Nazaré (Padre Zezinho),What a wonderful world (LouisArmstrong), De janeiro a janeiro(Roberta Campos) e Desconecta(Daniel Sales).

Solidariedade noArraiá do Castelo

Fundamental I encerra o semestrecom sarau no Castelo/Macaé

Uma generosa dose de poesia efofura encerrou as atividades do

primeiro semestre dos alunos doEnsino Fundamental I do Instituto

Nossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé.

O Sarau de Poesia do segmentoteve textos de Ruth Rocha, Viniciusde Moraes, entre outros poetas eescritores. O objetivo foi desenvolvera oralidade dos alunos ressaltandoo desenvolvimento da expressãocorporal, imaginação e criatividade.

Além de recitarem poesias, osestudantes ainda realizaram apre-sentações de música (como “Caran-guejo”, “Meus Sentidos” e “Dependede nós”) e encenações. Todas as cul-minâncias ocorreram no auditórioIr. Maria Léa Ramos.

Page 16: BC 182 - Inspetoria Nossa Senhora da Penha 182.pdf · o passeio foi no Sítio Sossego, onde puderam aproveitar as belezas na-turais com diversas brincadeiras ao ar livre. Já os adolescentes

... 16 Boletim Informativo INSP

Bandeirinhas, chapeus de palha,laços de fita nos cabelos e muita genteanimada contribuíram para animaro Arraiá Virado nos 70 do ColégioLaura Vicunha, que aconteceu no dia13 de julho. Com o tema "Vivendo aSantidade com Alegria", crianças ejovens se revezavam nas lindas apre-

Arraiá Virado nos 70 do colégio Laura Vicunha

sentações na quadra Dom Bosco, en-quanto pais e demais familiaresapreciavam a festa, que contou comcomida típica, brincadeiras e muitadiversão.

Dentre as barracas mais anima-das destacou-se a do Bingo, que pre-miou os participantes com deliciosas

tortas, bolos confeitados e diversosbrindes. As brincadeiras típicas dapescaria, argola, pula-pula e poço deSão Patrício também fizeram suces-so. A festa animada também foi mo-mento de dar continuidade às come-morações dos 70 anos que o Colégiocompletará no mês de agosto.