Beja Informação | dezembro 2015

28
BEJA INFORMAÇÃO BOLETIM MUNICIPAL | DEZEMBRO 2015 A Câmara Municipal de Beja, deseja-lhe Boas Festas! BEJA2015/16 PRAÇA DA REPÚBLICA

description

Beja Informação | dezembro 2015 Câmara Municipal de Beja

Transcript of Beja Informação | dezembro 2015

Page 1: Beja Informação |  dezembro 2015

BEJA INFORMAÇÃOBOLETIM MUNICIPAL | DEZEMBRO 2015

A Câmara Municipal de Beja, deseja-lhe Boas Festas!

BEJA2015/16 PRAÇA DA REPÚBLICA

Page 2: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL2

PROPRIEDADE Câmara Municipal de Beja DIRETOR João Rocha REDAÇÃO / COMPOSIÇÃO Gabinete de Comunica-ção Integrada IMPRESSÃO Papelaria Clássica TIRAGEM 20.000 exemplares | Papel Reciclado DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | ESCRITO AO ABRIGO DO ACORDO ORTOGRÁFICO

FICHA TÉCNICA

CAROS MUNÍCIPES, Concluídos que estão dois anos de mandato, é momento de fazer um ba-lanço do trabalho realizado, em relação ao qual vos deixo alguns pontos funda-mentais.Para que todo o nosso trabalho pudes-se ser concretizado, para que todas as obras e ações previstas e idealizadas pudessem tomar forma no terreno, foi necessário um esforço prévio de pla-neamento mas também de procura de meios para assegurar o seu finan-ciamento. Neste dia, dois anos de-pois de termos tomado posse, muitas obras estão à vista por todo o Conce-lho, umas concluídas, outras em fase de execução e outras ainda em plano para os próximos meses. Beja está em mudança.Um dos objetivos principais que trazía-mos era o de devolver Beja aos seus habitantes, qualificando os espaços,

JOÃO ROCHAPresidente da Câmara Municipal de Beja

tornando-os atrativos, mas também através de eventos e ações capazes de fazer com que as ruas e praças se enchessem de animação e de vida, di-namizando assim o Centro Histórico e o comércio local. E as pessoas res-ponderam ao desafio, saíram à rua para usufruir do rico património ao seu dispor, das noites de verão, tornaram--se atores de eventos como a iniciativa Beja Romana ou o Cortejo Histórico que este ano teve a sua 1ª edição, nas múltiplas ações que foram promovidas pelo Município, praticamente sempre em colaboração com os agentes asso-ciativos, culturais e diversas entidades. A Ruralbeja já se impôs, na agenda local e nacional, como um evento de sucesso reconhecido e continuamos a trabalhar para assegurar uma oferta cultural diversificada e eclética.Outro dos aspetos que julgo impor-tante destacar é o trabalho com todos os agentes e instituições do Concelho. Aprofundámos laços com as institui-ções e com o movimento associativo, promovemos parcerias nas diferentes áreas, estas também muito direciona-das para o desenvolvimento integrado do concelho e a criação de emprego, potenciando a instalação de novos pro-jetos e investimentos.

“...queremos continuar este trabalho, queremos afirmar Beja como um concelho de efetivo desenvolvimento.”

Melhorámos os serviços urbanos, tra-balhámos em estreita proximidade com as Juntas de Freguesia, reorgani-zámos serviços e instalações, recupe-rámos capacidade financeira. Apoiá-mos as escolas, a infância e juventude, os cidadãos seniores e demos conti-nuidade a uma intervenção expressiva no plano social de proximidade. A revitalização e requalificação do Centro Histórico é uma das mais im-portantes estratégias que definimos e que aqui gostaria de sublinhar, uma vez que foram dados passos seguros nos projetos e programas associados a esta estratégia, dos quais se destaca o determinante trabalho prosseguido no âmbito da investigação arqueológica.Lutámos por melhores acessibilida-des, pelos serviços públicos, defen-dendo o poder local democrático e os valores de Abril.O sentido do dever cumprido no serviço que prestamos à população e as rea-ções que temos obtido motivam-nos a continuar. Queremos continuar este trabalho, queremos afirmar Beja como um Concelho de efetivo e sustentado desenvolvimento.

Desejo a todos umas Festas Felizes!

DOIS ANOS DE MANDATO UM BREVE BALANÇO

Page 3: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 3

O 25 de Abril, os valores da liber-dade e da democracia foram co-memorados e assinalados com a dignidade que merecem. As ses-sões solenes, as iniciativas des-portivas e espetáculos e o desfile popular pelas ruas da cidade com o envolvimento do movimento associativo, registaram uma ex-pressiva participação popular. Assinalar a revolução de Abril de 1974 não pode ser entendido como qualquer ato saudosista mas, antes pelo contrário, é ne-cessário lutar e continuar a exigir direitos alcançados que, entre-tanto, foram perdidos, retirados ou diminuídos, designadamente na saúde e educação.

25 DE ABRIL LIBERDADE E DEMOCRACIA

Sessão solene do 25 de abril, no salão nobre do Governo Cívil Entrega de medalhas de mérito municipal.

Praça cheia em noite de comemorações do 25 de Abril.

Desfile comemorativo nas ruas da cidade.

Page 4: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL4

Construção do edifício do Cen-tro de Arqueologia e Artes, junto à Praça da República no Centro Histórico de Beja. Obra já inicia-da, que valorizará o património imenso a revelar sobre as origens da cidade. Dois milhões trezentos e setenta mil euros e previsão de um ano de construção.

Recuperação da Torre de Menagem do Castelo. Obra em curso, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Direção Regional do Património. Custo superior a trezentos mil euros.

Para que as obras começassem no terreno foi preciso em primeiro lugar decidi-las e priorizá-las, de acordo com vários pressupostos e uma estratégia de intervenção, suportada num rumo e objetivos a alcançar no quadro de uma projeção plurianual.

E A OBRA ACONTECENA CIDADE

Depois foi necessário fazer os proje-tos e encontrar as receitas para a sua concretização, algumas fruto da apre-sentação de candidaturas aos vários fundos, e acautelando a capacidade e o equilíbrio financeiro da autarquia.

Requalificação total, incluindo água e saneamento, da Rua Gene-ral Teófilo da Trindade. Obra já iniciada, que reconfigura uma das mais importantes entradas na cidade, com um custo de 900 mil euros e uma previsão de oito meses para conclusão.

Passados dois anos de mandato deste executivo, ao abrigo desta estratégia, foram concluídas ou estão em execu-ção e projeção inúmeras obras de re-levo, que qualificam a cidade e fregue-sias rurais.

LANÇAMENTO DA EMPREITADA PARA

CONSTRUÇÃO DE CASA CRIATIVA NA RUA DO SEMBRANO. CUSTO DE 400 MIL EUROS + IVA

Page 5: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 5

Projeto 3D | Recuperação/requalificação do Parque Vista Alegre. Obra já iniciada. Custo aproximado de 245 mil euros e seis meses de construção.

Valorização do espaço público no Bairro Beja II (Bairro Social)

Recuperação da fachada e cobertura do Clube Bejense. Obra concluída (1ª fase).

Construção dos arranjos exteriores na Av. Salgueiro Maia / Rotunda do Melius.Obra em conclusão.

Arranjos exteriores no Poço Largo em Beja.

Iluminação do Castelo e reparação da cobertura. Intervenção concluída.

Page 6: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL6

Construção de Pedovia em Baleizão. Obra concluída.

Requalificação do Largo 25 de Abril em Mombeja. Obra concluída.

Parque da Aldeia nas Neves. Obra realizada pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal.

Requalificação total da Casa do Povo da Salvada. Obra em curso, com um custo estimado na ordem dos 90 mil euros.

Requalificação do Largo da Igreja em Santa Clara do Louredo. Obra concluída.

Requalificação do Parque Álvaro Cunhal em Baleizão.Obra concluída.

NAS FREGUESIAS RURAIS

Page 7: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 7

Rua das Eiras em Trigaches. Remodelação da rede de água e saneamento e novo piso em calçada de cubos. Obra concluída.

Construção do Parque da Aldeia na Trindade. Obra concluída.

Reparação da Estrada Beja/Quintos. Reparação geral dos Campos de Futebol do Penedo Gordo e de Santa Clara do Louredo.

Melhoramento no espaço interior da EB1 de Abernoa. Alargamento do cemitério de Santa Vitória.

Page 8: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL8

ÍNDICE

O Centro Histórico de Beja integra um dos eixos estratégicos do município para este mandato, em duas verten-tes: a requalificação, através da cons-trução/reconstrução de edifícios e es-paços. E a atribuição de uma função a estes espaços para os revitalizar, ani-mar e atrair as pessoas a eventos. As inúmeras iniciativas e intervenções em curso irão confluir para que o Centro Histórico da Cidade venha a represen-tar um dos principais motivos de inte-resse e atração turística de Beja. A construção do Centro de Arqueologia de Beja que revelará, em simultâneo, um vasto conjunto arquitetónico da Beja Romana, trouxe o debate em tor-

no da manutenção do edifício do depó-sito de água, por este se situar, preci-samente, num dos pontos nevrálgicos das importantes descobertas a revelar. Ponderando o futuro e as consequên-cias de uma ou outra decisão para a ci-dade, a opção do Município não poderia ser a de manter este edifício. Sustenta-da em inúmeras opiniões e pareceres técnicos e científicos de especialistas, a Câmara Municipal optou por não des-baratar milhares de euros em qualquer projeto que, para além de carregar ain-da mais esta velha estrutura, inibiria a descoberta do valioso património en-terrado sob a mesma. Não faria sen-tido, por exemplo, transformar o depó-

sito num miradouro, competindo com aquele que é dos maiores e melhores miradouros do país, a poucos metros de distância: a Torre de Menagem do Castelo de Beja, em recuperação. Não são assim, sequer, comparáveis as duas opções em debate, tendo em vista o futuro de Beja, na lógica do seu en-riquecimento patrimonial, promotor do desenvolvimento turístico. Os milhares de turistas, de estudiosos e projetos fu-turos que estas descobertas arqueoló-gicas atrairão à cidade constituirão, no futuro, motivo de orgulho para todos os bejenses.

APOSTAMOS NO CENTRO HISTÓRICO

Cortejo Histórico de Beja, integrado nas Festas em honra de Santa Maria.

Desfile, Beja Romana.

Reunião com agentes culturais.

Page 9: Beja Informação |  dezembro 2015

ÍNDICE

BOLETIM MUNICIPAL 9

Reunião com agentes culturais.

Arte azulejar. Uma iniciativa da ADPB com apoio com a Câmara Municipal de Beja.

Animação de Rua.

Noite de fim de ano, na Praça da República em Beja.

Mercado de Natal.

Page 10: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL10

As instituições locais, regionais e al-gumas nacionais constituem um espa-ço aberto de intercâmbio, complemen-taridade de atuação e de promoção do Concelho e suas potencialidades. O executivo reforçou a relação com um conjunto importante de entidades e está recetivo a trabalhar com outras que tragam novos projetos e desenvol-vimento para a região. Com o IPB estabelecemos parcerias de estudos e projetos de desenvolvi-mento, entre os quais o BOOTCAMP para ideias para o Centro Histórico.Com a ACOS colaboramos em eventos como a OVIBEJA e estamos a fechar o dossier sobre a gestão e responsa-bilidades do Parque de Feiras e Ex-posições; Com o CEBAL mantemos e assumimos responsabilidades que ga-

O incentivo ao turismo é feito a partir da realização de grandes eventos de promoção turística, organizados por empresas, agentes turísticos, asso-

PROJECTÁMOS O CONCELHO FORA DA REGIÃO

APROFUNDÁMOS LAÇOS COM AS NOSSAS INSTITUIÇÕES

Participação na BTL em Lisboa. Iberovinac 2015 em Almendralejo.

Salão do Cavalo em Marrocos.Grupos Corais em Toronto, Caminha , Porto de Mós e Coimbra, entre outros.

ciações ou institutos. A divulgação do que melhor possuímos e podemos ofe-recer é também promovida pelos nos-sos conterrâneos, localizados por esse

rantam a sua continuação como mais valia para a região; Com o CRBA - Con-servatório Regional do Baixo Alentejo assumimos na direção os seus desti-nos, preocupações e desafios, assegu-rando o apoio a 350 jovens do concelho; Com a CIMBAL assumimos respon-sabilidades de dirigir com os restan-tes municípios, importantes fundos e

responsabilidades da região e acomo-dámos o Museu Regional e outras ins-talações da Assembleia Distrital, con-tribuindo para pacificar e encontrar as soluções possíveis, impostas pela nova lei; Com os Agrupamentos escolares estabelecemos parcerias de colabora-ção, designadamente na área do Cante Alentejano e da Beja Romana;

mundo fora e a presença de Beja com mostras em grandes eventos nacionais e internacionais tem sido uma aposta crescente da Câmara Municipal.

Page 11: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 11

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO E CONTACTOS INTERNACIONAIS

A embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Eugénia Moisés Lichale, visitou a cida-de de Beja, tendo sido recebida pelo presidente da Câmara Mu-nicipal, e abordados assuntos de interesse mútuo para o desen-volvimento.

REUNIÃO COM A EMBAIXADORA DE

MOÇAMBIQUE Foi celebrado um memorando de entendimento entre o Municí-pio de Beja e a empresa Homte – Indústria de Estrutura Metá-lica, Lda. que visa a cedência de um lote de terreno com a área de 7900 m2, no loteamento munici-pal para actividades económicas na Horta de S. Miguel, localizado no Plano de Expansão Norte da cidade de Beja.

O Presidente da Câmara recebeu uma delegação da União de Ex-portadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Pretende-se a criação de uma plataforma de negócios e de cooperação, geradora de con-dições para a criação e consoli-dação de um espaço permanen-te de apoio à atividade dos seus associados, com a finalidade de promover e estimular as expor-tações e a internacionalização.

REUNIÃO COM A CPLP

FÁBRICA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

PROTOCOLO PARA INSTALAÇÃO DE FÁBRICA DE FERTILIZANTES

A Câmara Municipal assinou pro-tocolo para a instalação de Fábri-ca de Fertilizantes. Um investi-mento previsto de dois milhões de euros que poderá criar 12 postos de trabalho diretos e cerca de vin-te indiretos.

Novo investimento no concelho, no lo-teamento municipal da Horta de São Miguel em Beja. São cerca de 5 mi-lhões de euros num projeto que inclui plantação e embalamento de frutos de caroço.

A Câmara Municipal de Beja recebeu embaixador da Índia em Portugal.

Uma autarquia aberta e em colaboração com todos é uma imposição nos dias de hoje, procurando potenciar soluções e vontades existentes e trazer ganhos em prol do desenvolvimento económico e social do concelho.

FAIRFRUITEM BEJA

REUNIÃO COM EMBAIXADOR DA ÌNDIA

A Câmara Municipal recebeu uma co-mitiva do Município de Belo Horizonte, perspetivando-se a assinatura de um protocolo de cooperação cultural e de artes.

PROTOCOLO COM O MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

FOTOGRAFIA DE MIGUEL VALENTE

Page 12: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL12

UMA AÇÃO SOCIAL DE PROXIMIDADE

Laço humano, promovido pela CPCJ nos três Centros Escolares.

Convívios no Centro Social do Lidador.

Mês do bem estar.

Magusto na Praça da República.

Mega almoço sénior no Regimento de Infantaria de Beja.

Um dos grandes motores da interven-ção social no concelho, coordenado pelo Município, é a parceria Rede So-cial do Concelho de Beja, que integra atualmente 94 entidades, 9 das quais aderiram nos últimos dois anos. Das muitas ações e iniciativas, destaca-mos o projeto “Beja Cidade Inclusiva”, a criação de um grupo de trabalho na área da saúde mental, a comemoração do mês do bem-Estar e a nova dinâmi-ca de Workshops temáticos e formação certificada, com a participação regular de cerca de 45 entidades.Da responsabilidade do Município, su-blinhamos a realização do Mega al-moço convívio de Natal, os ateliers de férias intergeracionais dinamizados no Centro Social do Lidador, equipamen-to que conta já com 1220 inscritos e a atribuição do cartão Municipal Sénior a 1053 idosos, 113 dos quais aprovados no decurso do atual mandato.O Municipio, em conjunto com o IPB promove a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior - Universi-dade Sénior, tendo por objetivo que esta Universidade venha a desempenhar um papel determinante na vida dos ci-dadãos de maior idade, rentabilizando saberes e promovendo e valorizando o seu papel ativo na comunidade.A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, tem pro-curado promover uma imagem positiva na comunidade, estreitando relações com diversas entidades. Participou em trabalhos académicos como o “Estudo Piloto do Projeto Europeu INTOVIAN promovido por docentes do ISCTE e prepara a realização do II Encontro Re-gional das CPCJs do Alentejo a ter lu-gar em 2016.O Município continua a apostar no tra-balho do Mediador Municipal para a intervenção regular junto da comuni-

dade cigana. No plano da habitação, a câmara municipal neste mandato rea-lizou 15 intervenções em habitações municipais e em 6 espaços comuns de edifícios propriedade mista. Foi ainda apoiada a recuperação de 5 habitações

particulares e encetaram-se os proce-dimentos para alienação de casas do parque municipal de habitação, nego-ciando com os arrendatários condições que se acredita serem vantajosas.

Page 13: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 13

A EDUCAÇÃO E AS CRIANÇAS

Workshops da Rede Social.

A educação e as crianças, designada-mente do primeiro ciclo, de acordo com as responsabilidades descentralizadas no município, são muito importantes na atividade municipal. De entre os apoios e atividades, destacamos como infor-mação para uma visão mais concreta dos esforços financeiros e outros, os seguintes: Asseguramos transportes escolares para 721 crianças diariamente e, por ano, num valor de 398 mil euros. Refei-ções escolares para 1.250 crianças e, por ano, um valor de 338 mil euros (rea-lizámos concursos de fornecimento de refeições com instituições locais). Para pequenas reparações e manutenção das escolas primárias e do pré-escolar em todo o concelho, por via dos proto-colos entre a Câmara Municipal com as juntas de freguesia, são transferidos mais de 230 mil euros por ano.Os desfiles de carnaval, a realização da semana da criança, a participação em iniciativas temáticas da câmara e de outras entidades envolvendo as nossas crianças, as visitas, o cante Alentejano, entre outras, integram um conjunto de atividades que, em colaboração com as escolas, são desenvolvidas ao longo do ano.

Desfile de Carnaval.

Visita às escolas do concelho.

Intervenção conjunta CMB, U.F.S.M.S.J.B na Unidade de multideficiências

Page 14: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL14

O município de Beja garante uma ofer-ta cultural dirigida aos vários públicos assente na programação do Pax Júlia, Biblioteca Municipal José Saramago, Casa da Cultura, Galeria dos Escudei-ros, entre outras. Comemorámos a

elevação do Cante Alentejano a Patri-mónio da Humanidade com um vasto leque de iniciativas. O programa de lei-tura em meio rural leva os livros e as leituras às aldeias do nosso concelho.

Exposições na Casa da Cultura. Conversas com B de Beja

Palavras Andarilhas.

ALGUNS NÚMEROS COMO INFORMAÇÃO E PARA

REFLEXÃO, RELATIVOS A ESTES DOIS ANOS

PAX JÚLIA 330 ATIVIDADES

51.350 ESPETADORES

CASA DA CULTURA 92 ATIVIDADES

45.645 ESPETADORES/VISITANTES/PARTICIPANTES

ATELIÊS DE VERÃO80 ATIVIDADES

900 VAGAS PREENCHIDAS

NOITES AO FRESCO E BEJA ACONTECE143 ATIVIDADES

7.250 ESPETADORES

MUSEU JORGE VIEIRA4.704 VISITANTES1108 ESTRANGEIROS

N. MUSEOLÓGICO DO SEMBRANO11.420 VISITANTES 3.279 ESTRANGEIROS

POSTO DE TURISMO/CASTELO 58.632 VISITANTES

29.868 ESTRANGEIROS

BIBLIOTECA JOSÉ SARAMAGO 50 AUTORES PARTILHARAM OS SEUS LIVROS E TRABALHOS

Page 15: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 15

música

TEATRO, MÚSICA, DANÇA, EXPOSIÇÕES E LIVROS

Page 16: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL16

UM CONCELHO VIVOCOM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS

Encontro de Bandas Filarmónicas. Passagem de ano.

Festas em Honra de Santa Maria, uma realização da Comissão de Festas, apoiada pela Câmara Municipal de Beja.

As diversificadas iniciativas culturais, espetáculos e eventos de rua promo-vidas pelo Município, têm como obje-tivo conseguir que as pessoas vivam a

sua cidade e concelho, trazê-las para a rua, promover as relações de convívio e amizade no cenário de excelência que são as nossas zonas históricas. As Noi-

tes ao Fresco e Beja Acontece, marcam já as noites de verão e o centro histó-rico, animando a cidade e o comércio local, promovendo os artistas bejenses.

Page 17: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 17

Festa das Maias, uma iniciativa da ADPB, apoiada pela Câmara Municipal de Beja.

Beja Romana, um projeto em parceria com a Escola D. Manuel I.

Cortejo histórico das Festas em honra de Santa Maria.

Page 18: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL18

NAS FREGUESIAS RURAISAS NOITES (SÃO) AO FRESCO

BEJA ACONTECEVIVER AS PRAÇAS , LARGOS E LOCAIS EMBLEMÁTICOS DA CIDADE

Bairro do Pelame. Jardim do Tribunal.

Moinhos de Santa Maria.

Cabeça Gorda. Baleizão.

Santa Clara do Louredo.

Trigaches. Albernoa.Neves.

Portas de Mértola.

Portas de Mértola.

Page 19: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 19

BEJA RECONHECIDA

Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Portugal-Itália seleção futebol feminino.

1ª Volta a Portugal, Regimento de Infantaria de Beja.

Desfile de Carros Antigos.

Dia do exército.

Caminhos de Santiago.

Beja é cada vez mais escolhida por entidades locais mas também de âmbito nacio-nal e internacional, para realização dos mais diversificados eventos. Desta forma, passaram pela cidade importantes iniciativas da área cultural, musical, desportiva e outras.

Festival Terras Sem Sombra. Viagem Literária.Encontro de Bandas Filármónicas.

Festival de BD presente em vários certames internacionais.

Palavras Andarilhas com menção honrosada ERT-Entidade Regional de Turismo.

O Município de Beja foi reconhecido pelo trabalho que tem de-senvolvido nesta área, assumindo-se como “município de exce-lência”.

MUNICÍPIOHASTEOU BANDEIRA DA REDE

DE CIDADES E VILAS DE EXCELÊNCIA

O Município viu distinguido o seu Projeto Inte-grado de Beneficiação da Baixa de Beja com o prémio “Concelho Mais Acessível” na categoria I Edificado (propriedade municipal) / Espaço Pú-blico. Este prémio foi atribuído pelo Instituto Na-cional para a Reabilitação, I.P., na sua 1ª edição, o Projeto RAMPA recebeu também o 2º prémio, pela participação pública.

Biblioteca José Saramago eleita como “Uma das cinco mais belas do país”.

EVENTOS NACIONAISE INTERNACIONAIS

Page 20: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL20

Festival do Petisco

RURALBEJAGANHA PROJEÇÃO NACIONAL

A Rural Beja foi ganhando proje-ção regional e nacional, sendo já um dos grandes eventos ao sul, próximo do final de cada ano. A melhoria crescente da qualida-de e diversidade da oferta aos diversos níveis, designadamen-te a continuidade e a valorização das atividades em torno dos vi-nhos e os muitos eventos rela-tivos ao mundo dos cavalos e da tauromaquia, são já uma reali-dade inquestionável.

Salão do Cavalo. O cavalo é rei nas atividades da Feira.

O ambiente é de convívio à mesa, no espaço das Tasquinhas.

Artesanato. Cante. Produtos regionais.

Page 21: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 21

São muitas as atividades ao longo dos dias na Rural Beja: A vinipax, com uma crescente pre-

sença de expositores e público; O Cavalo, os jogos e as largadas; os espetáculos e o cante

alentejano; os cães em desfile, concursos e diversas iniciativas lúdicas também marcam lugar.

Homenagem ao Cante Alentejano, com forte presença nas edições da Rural Beja.

Espetáculos variados animam as noites. Workshops de culinária.

Canibeja.

Festa Brava.Salão do Cavalo, com provas e gala equestre em destaque.

Vinipax.Avibeja.

Page 22: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL22

MELHORÁMOS OSSERVIÇOS URBANOS

As intervenções diárias dos serviços do município são da maior importância para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e disso nem sempre nos apercebemos porque são múltiplas e em tantas áreas como: calcetamen-tos, eletricidade, carpintaria, canaliza-ção reparação em asfalto, serralharia, construção civil, pinturas, vias e cami-nhos rurais ou municipais urbanos. Nestes dois anos do mandato indi-camos apenas alguns números para exemplificar a diversidade do trabalho realizado em apoio a instituições, em eventos do município e de outras enti-dades, na logística interna e externa e

que nem sempre são suficientemente valorizados, nem os seus custos como apoio devidamente considerados. A quantidade e a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários dos servi-ços operacionais e logísticos do muni-cípio, devem-se a uma disponibilidade e dedicação que aqui se realça e louva por ser de toda a justiça com os envol-vidos. O reforço da limpeza urbana com a aquisição de 190 contentores de 800 li-tros e de 30 de 120 litros para a recolha de RSU.O reforço de papeleiras.A recolocação em serviço do “moto-cão”. A lavagem de ruas e espaços pú-

blicos e a redefinição dos circuitos de recolha na cidade e freguesias rurais que aumentou a quantidade de resí-duos recolhida. A frota de transportes da Câmara Municipal realizou nestes dois anos 650 mil Km. Na atividade in-terna e nas cedências às instituições que o solicitam e em transportes es-colares.Foram lançados 12 concursos de em-preitadas de obras públicas e 19 obras por administração direta da Câmara, num investimento total destas adjudi-cações superior a 4 milhões de euros.

Limpeza do Jardim dos Namorados.

Intervenções dos serralheiros.

Serviço de limpeza com Motocão.

Reparação de Calçadas.Reparação de Bicicletas de uso público.

Reparação de iluminação pública.

Brasão da cidade no Jardim Público.

Colocação de sinalética.

Intervenções nos jardins e espaços verdes.

Page 23: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 23

Reparação de caminhos rurais. Obras de recuperação do monumento a Al-Mu’tamidno Parque da Cidade.

Transportes urbanos renovados. Iluminação sinaletica LED. Pintura da Ermida de Santo André.

Transporte escolar. Regularização de lajetas na Praça a República.

Pintura de passadeiras.

Page 24: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL24

RECUPERÁMOS CAPACIDADE FINANCEIRA

Uma preocupação nestes dois anos foi procurar uma melhor resposta dos serviços municipais às necessidades internas e ao serviço que prestamos às populações. Assim, reorganizaram--se os serviços e a estrutura orgânica, em função dos objetivos a alcançar. Ao

As contas do município são claras e objetivas e foi conseguida uma significativa recuperação do equilíbrio financeiro do município.

nível dos serviços operacionais estão em preparação algumas intervenções em espaços e edifícios e ajustamento de serviços e funções, com os mes-mos objetivos. Os trabalhadores do município praticam as 35 horas por empenho da Câmara e dos sindicatos.

A Assembleia Municipal passou para instalações próprias, no Salão Nobre do edifício do antigo governo civíl, como forma de conferir maior dignidade a este orgão autárquico.

REORGANIZÁMOS A ESTRUTURAE OS SERVIÇOS MUNICIPAIS

Serviços Técnicos. Estaleiro Municipal.

Page 25: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 25

CELEBRÁMOS PROTOCOLOS COM JUNTAS DE FREGUESIA

• Gestão e conservação de jardins e outros espaços verdes (na cidade apenas alguns);• Limpeza urbana das vias e espaços públicos (na cidade apenas alguns identificados) e monda química ou manual, sargetas e sumidouros em toda a área da freguesia;• Gestão, conservação e reparação de Escolas do Ensino Básico (1º ciclo) e do ensino pré-escolar;• Manutenção e pintura de impasses de segurança; colocar e manter reparada a sinalização vertical de trânsito não iluminada;• Proceder à manutenção e conservação de caminhos, arruamentos e pavimentos pedonais de domínio municipal; • Na conservação e reposição de calçada – excluem-se as situações resultantes de

intervenções de empresas concessionárias de serviços públicos ou outras, as quais são responsáveis pela reposição dos pavimentos;

• Gerir e manter parques infantis públicos municipais;• Gerir e manter equipamentos desportivos municipais, de âmbito local;• Colocação e manutenção de placas toponímicas, bem como da pintura, caiação ou outra, da sua base;• Manutenção de mobiliário urbano, nomeadamente bancos e papeleiras;• Manutenção de infraestruturas e equipamentos públicos, como pontes, pontões,

poços, varandas e muretes existentes na área da freguesia;• Recolha ao domicílio de monstros domésticos, papel / cartão, aparas de jardim

e resíduos afins, colocados, designadamente junto aos contentores de RSUs;• Manutenção de abrigos de passageiros em toda a área da freguesia.

As freguesias são o mais próximo nível de poder local junto das populações. O concelho que tinha 18 freguesias, tem agora, em resultado da lei que consi-dera a sua extinção, apenas 12 juntas ou união de freguesias. Porque enten-demos que estes orgãos autárquicos devem ser valorizados, propusémos e celebrámos os protocolos entre a Câ-

mara Municipal e cada uma das Juntas e Uniões de Freguesia.O total das transferências financeiras do Município é superior a um milhão e trezentos mil euros, ou seja, a Câ-mara Municipal atribui mais verbas às juntas de freguesia, do que as verbas que estas recebem do governo (947.770 euros). A Câmara Municipal, perante

uma lei para as freguesias que, no ge-ral se considerou inaplicável, entendeu manter níveis importantes de capaci-dade financeira e qualidade nas jun-tas, estabelecendo com todas, e por livre opção, os “Acordos de Execução” e “Contratos Interadministrativos de delegação de competências” que estão em curso e a ser cumpridos.

PROTOCOLOS COM AS JUNTAS DE FREGUESIA ABRANGEM AS SEGUINTES ÀREAS:

Page 26: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL26

TRABALHÁMOS EM ESTREITA COLABORAÇÃO COM O MOVIMENTO ASSOCIATIVOPela sua extensão e diversidade mas, sem dúvida, porque representam o maior número de associados em or-ganizações populares representati-vas dos interesses das populações, a preocupação do município tem passa-do por, com todos, perceber os seus principais problemas e preocupações

e, respeitando sempre a sua autono-mia, encontrar as melhores formas de apoio ou estímulo à sua atividade. Não tem sido fácil, mas queremos e vamos fazer mais. No âmbito do apoio ao Mo-vimento Associativo, para a cultura em atividade regular, a Câmara Municipal atribuiu, nestes dois anos, mais de 155

mil euros de subsídios. No mesmo pro-grama, para o desporto e coletividades foram atribuídos mais de 325 mil eu-ros. Estamos a projetar para 2016 os “Jogos Municipais”, envolvendo diver-sas práticas desportivas e contando, sempre, com o movimento associativo do concelho.

Page 27: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL 27

LUTÁMOS POR MELHORES ACESSIBILIDADESAs acessibilidades regionais e, sobre-tudo, as que incluem o concelho, foram permanentemente exigidas aos mais diversos níveis e com ações conver-gentes de luta.Na rodovia são as estradas regionais, o IP2 e o IP8. Na Ferrovia perder-se a ligação direta entre Beja e Lisboa, a não eletrificação da linha e a ligação ao Algarve, foram recuos inaceitáveis. O Aeroporto , concluído, continua sem um sinal de assumido interesse na-cional que o faça existir como tal, quer para passageiros e turismo, quer para cargas, quer para valências de manu-tenção.Foram poucas as decisões positivas mas, resultado da luta, está agora a ser recuperado o IP2 e, no caso do IP8, apenas até à entrada do distrito.Enquanto não se entender que estas vias são decisivas para qualquer de-senvolvimento da região, não haverá um compromisso sério na resolução definitiva destes problemas.

Page 28: Beja Informação |  dezembro 2015

BOLETIM MUNICIPAL28

ÍNDICE