Bem-Estar 58

48

description

Edição de abril da Revista Bem-Estar

Transcript of Bem-Estar 58

Page 1: Bem-Estar 58
Page 2: Bem-Estar 58
Page 3: Bem-Estar 58

3

PERFIL EDITORARua Samuel Heusi, 463 - sala 205Ed. The Office - Centro - Itajaí - SC

Fone: 47 3348.9998 | [email protected]@revistabemestar.com

Distribuição Gratuita Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.

Publicação: Perfil EditoraDiretora: Elisabete CoutinhoDiretora Administrativa: Luciana Coutinho Jornalista Responsável: Marta VizzottoDiagramação: Solange BockFoto de capa: Studio1Colaboradores: Ivo Fachini 48 3025.5130 Studio 1/Edson Beline

As ideias expressas nos artigos assinados são de responsabilidade do autor.

EXPEDIENTE

EditorialTodos sabemos que com saúde não se brinca. Além de sempre investirmos em prevenção, também é preciso ficarmos atentos aos sinais que o próprio corpo envia. Nesta edição, trazemos uma maté-ria especial com a fonoaudióloga Sabrina Tolentino, um exemplo de profissional dedicada e apaixonada pelo que faz. Ela explica um pouco mais sobre alguns dis-túrbios da fala, a importância de diagnos-ticar e tratar os problemas logo cedo e os avanços que a própria tecnologia tem apresentado neste campo, auxiliando nos tratamentos.

Nesta edição também temos uma maté-ria com a Miss Brasil 2010, Débora Lyra, dando dicas de beleza e contando como é levar uma vida de miss. E se o assunto é beleza, não perca a reportagem “Testa-do e Aprovado”, uma matéria inspiradora mostrando a experiência vivida pela dire-tora-administrativa da Bem-Estar, Luciana Coutinho. Ela foi em busca de um super--tratamento para os cabelos e os resulta-dos foram surpreendentes!

Boa leitura!

Você encontra mais sobre o psicoterapeuta Ivo Fachini no site: www.ivofachini.com.br

COLUNA IVO FACHINI

Eugênio é um executivo perfeito. Operário padrão. Servidor exemplar. Não discute ordens. Simplesmente executa. Então vamos nós questioná-lo.- Senhor Eugênio, parabéns por sua eficácia no cumprimento das ordens recebidas. Você leva tudo ao pé da letra mesmo. Não seria bom questionar um pouco? Se receber uma ordem má você irá cumpri-la?- Claro, minha função é esta. O responsável por meus atos é o patrão. Certo ou errado, não sou eu que respondo, e sim ele, a quem sirvo até a morte. - Mas Eugênio, pense um pouco. Você não tem vida própria, pensamento próprio? Liberdade?- Não, sou escravo do meu patrão. Posso me prejudicar e até morrer, mas ordens são ordens, e eu cumpro sem questionar. - Eugênio, pelo amor de Deus, tome jeito. Você pode fazer bem a muita gente, mas pode também fazer muito mal, você não percebe? - Percebo, mas a escolha não é minha. Posso me arrepender depois e sofrer junto as consequências, mas sou fiel ao patrão. Às vezes posso operar milagres, outras vezes causar estragos, lamento, mas cumpro ordens. - Você é bem cabeça dura, hein? Por que não muda?- Se o patrão mandar, eu mudo. Tudo depende dele. - Mas então você age como um computador?- Exatamente. - Eu desisto.- Não desista, eu dependo de você.- Como assim?- Eu sou o seu subconsciente. Fiel servidor, executor de ordens. Cumpro exatamente as ordens que você me dá. Seu desejo é uma ordem. A escolha é sua, através de seus pensamentos, sentimentos e crenças. Estou a seu serviço 24h por dia. Dê-me boas ordens e faremos sucesso. Eu sou seu gênio. Eugênio.

eugênio “esse cara sou eu”

Acompanhe o conteúdo online no blog da Bem-Estar: www.revistabemestar.com

Baixe os aplicativos gratuitos da Bem-Estar e Anuários Noivas, Casa e Bela Santa Catarina para iOS e Android!

Quer receber a revista em casa todos os meses?Curta a fan page da Bem-Estarwww.facebook.com/RevistaBemEstare mande-nos sua solicitação por mensagem!

Page 4: Bem-Estar 58

4

Ele promove a cor do bronzeado e ainda hi-drata e trata a pele. É o bronzeamento por vaporização, também chamado Bronze Key West Rayz. A aplicação seca em 15 minutos e tem duração de sete a dez dias. Confor-me explica a fisioterapeuta e especialista em dermato-funcional, Aline de Zorzi, da D’Zorzi Estética & Saúde, em Balneário Camboriú, o Bronze Key West não mancha nem amarela a pele, pois é produzido a par-tir de substâncias que ao entrar em contato com a derme promovem a tonalização. “O produto é importando dos Estados Unidos, aprovado pela Anvisa aqui no Brasil e deixa a pele com tom dourado muito bonito”, co-menta Aline.

Segundo ela, o produto possui vitaminas A e E, tratando a pele ao mesmo tempo em que promove o tom bronzeado. A aplicação

é feita com uma máquina que vaporiza a substância no corpo todo, inclusive poden-do ser aplicado na face. “Após a aplicação, o produto seca rapidamente, mas é preciso ficar oito horas sem tomar banho para que o bronze fixe corretamente. Conforme vai saindo da pele, o tom apenas vai atenuan-do, sem manchas nem áreas desiguais”.

No entanto, antes de se submeter ao pro-cedimento é preciso passar por uma esfolia-ção no corpo, garantindo que a pele esteja livre de gordura, renovada e pronta para re-ceber o bronze. “A aplicação pode ser feita de biquíni, caso a cliente queira ficar com a tradicional marquinha, ou sem. O pro-duto também não mancha a roupa. É uma excelente opção para manter-se com a pele bronzeada mesmo depois do fim do verão”, finaliza Aline.

bronze key westcom a cor do verão... mesmo no inverno!

alergia: cuidados com a decoração ajudam a saúdeCom a chegada do outono, o frio e a chu-va, aumentam as chances da proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Eles se de-senvolvem com mais intensidade em am-bientes de maior umidade, sendo inimigos em potencial de pessoas alérgicas. Além de manter os cômodos da casa sempre

bem arejados, alguns cuidados essenciais ajudam a evitar o acúmulo de poeira e a criação de microambientes ideais para o crescimento destes agentes alergênicos. Cortinas, tapetes e almofadas pedem atenção especial e alguns materiais ino-vadores disponíveis no mercado podem ser grandes aliados na hora de cuidar da saúde sem precisar sacrificar o charme da decoração.

Evite tapetes peludos e de difícil manu-tenção. Conforme explica a diretora da Schwanke Casa, Sheila Schwanke, uma boa opção são os tapetes 100% em lycra, pois podem ser lavados em casa e com a frequência necessária. O mesmo vale para cortinas em voil, que permitem ser lavadas na máquina e secam rapidamente, e po-

liéster, igualmente de fácil manutenção. “Evite tecidos muito pesados, que acumu-lam poeira com facilidade”, recomenda. Atualmente, o mercado oferece tecidos especiais, compostos por fibras antibac-terianas e antialérgicas. Blackouts e per-sianas em PVC também são outra boa al-ternativa pela facilidade na hora de lavar, bastando pano úmido e sabão neutro.

Por último, analise colchas e almofadas que mantém em casa. A regra é a mesma: dê preferência a tecidos práticos na hora de lavar, evite excesso de tecido e fibras muito pesadas, pois ajudam a reter a umi-dade, a poeira e a proliferar ácaros, bac-térias e fungos. A dica de Sheila na com-posição das almofadas vai para o uso de tecidos como algodão e linho.

DELLY

CRIST

INNA

Page 5: Bem-Estar 58

5

Page 6: Bem-Estar 58

6

A dermopigmentação, também conheci-da como “maquiagem definitiva”, é uma grande aliada da estética, pois pode cor-rigir uma série de situações inestéticas que incomodam tanto mulheres como homens. O procedimento é mais conhe-cido por aqueles que procuram correção de sobrancelhas, aumento da linha dos lábios e contorno dos olhos, neste último caso dando a impressão de aumento dos cílios e indicado àquelas pessoas que não têm, ou têm pouco cílios. A técnica tam-bém é uma ótima indicação para disfarçar as manchas deixadas por vitiligo em áreas muito visíveis como face, mãos e braços, bem como para corrigir cicatrizes de lá-bios leporinos, de queimaduras e, ainda, cicatrizes brancas, em aréolas e cicatrizes abdominais de pós- operatório de cirur-gias plásticas.

Também tem excelentes resultados na aplicação das reconstruções mamárias, onde a paciente foi submetida à mastec-tomia, procedimento de retirada parcial ou total do seio, onde é feita a camufla-gem da cicatriz deixada no contorno da aréola, e até mesmo a reconstrução total

da aréola e do mamilo usando pigmen-tos, favorecendo a saliência do mamilo numa imagem tridimensional causada pe-las diferentes cores usadas.

Há ainda a mais recente novidade, que é a dermopigmentação capilar, cujo ob-jetivo é disfarçar a calvície e rareamento capilar em homens e até mulheres. É fei-ta uma simulação de cabelos, a partir de um esfumaçamento na região com falha de pelos, causando a impressão de au-mento do volume capilar. E há também outra técnica que imita fios pequenos, promovendo a recuperação de grande parte da área calva através do uso de pig-mentos de forma tridimensional que dão imagem de fios naturais curtos, asseme-lhando-se aos naturais e confundindo-se com estes. O procedimento pode durar até 10 horas, sendo feito em duas a três sessões, dependendo da área a ser pig-mentada. Pode ser necessário um reto-que depois de alguns anos uma vez que o pigmento usado é diferente das tatu-agens, sendo mais suave. Mas, a maior diferença é mesmo na autoestima. Vale a pena conferir.

dermopigmentação capilar e paramédica

LILIA BISI [email protected]ÍNICA PERFEKTA47 3366.3832 | 9990.2468RUA 500 | Nº 600 | CENTRO | BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Lilia Bisi Manta, especialista em dermopigmentação

micropigmentação capilar

vitiligo antes e depois

pigmentação de aréola

O hálito humano não tem cheiro ou é ligei-ramente perceptível pelas pessoas ao seu redor. Já a halitose, nome científico do mau hálito, é uma anormalidade que causa a liberação de odores desagradáveis e ata-ca 70% da população. Conforme explica o dentista Joel Mauri dos Santos, especialista em prótese dentária, a halitose indica que o organismo está com alguma deficiência, que pode ter origem na higiene bucal ina-dequada, em alimentos que causam maus odores, infecções no corpo e, em alguns casos, devido ao sistema emocional.

Segundo ele, alguns alimentos ajudam a evitar o mau hálito, como laranja, salsa e cravo-da-índia. Além da escovação e uso

do fio dental, o especialista indica que a limpeza da língua também ajuda contra a halitose, pois a língua aloja bactérias que provocam os maus odores. “Sempre que possível deve-se fazer uma limpeza, que pode ser com a própria escova de dente ou com os raspadores de língua apropria-dos, enxaguando posteriormente a boca com água”, ensina Joel, reforçando a im-portância de visitar seu dentista regular-mente. Ele ressalta o papel fundamental da higienização logo após as refeições, pois quanto mais tempo o açúcar dos alimentos permanece na boca, maior é a chance de as bactérias do mau hálito se proliferarem, sendo alimentadas pelos açúcares.

mau hálito pode indicar deficiências no organismo

Page 7: Bem-Estar 58

7

mau hálito pode indicar deficiências no organismo

Page 8: Bem-Estar 58

8

Indicado para peles que possuem poros di-latados, cicatrizes de acne, manchas solares, entre outros problemas, o pelling de cristal tem conquistado cada vez mais adeptas. O tratamento consiste na aplicação de um apa-relho de sucção capaz de promover a esfolia-ção da região a ser tratada, com o auxílio de um granulado à base de hidróxido de alumí-nio cuja espessura irá variar de acordo com os objetivos a serem alcançados. A técnica em estética, Solange Gelsleichter Brandão, que também é especializada em peeling de cristal e peelings químicos na área estética, explica melhor os benefícios do tratamento.

“Com a esfoliação, o peeling de cristal pro-move a renovação das células, dando espaço

ao surgimento de uma pele nova e saudável. Como o granulado que aplicamos varia em espessura, o profissional avalia o problema e define qual a espessura mais indicada para o alcance dos objetivos da paciente”, explica. Segundo ela, o tratamento também é indi-cado para peles mais espessas, tornando-as mais finas e macias, para amenizar linhas de expressão e como coadjuvante nos proces-sos de hidratação, rejuvenescimento e clare-amento de manchas.

As sessões duram em média de 20 minutos a 1 hora e, após o procedimento, é aplicada uma máscara hidratante ou nutritiva. “As ativi-dades normais podem ser retomadas imedia-tamente, pois a pele fica apenas levemente

rosada, sem alterações ou inchaços no local da aplicação”, afirma Solange, informando que a técnica também pode ser aplicada em outras regiões do corpo que necessitem do tratamento. Ela atende em horários diferen-ciados, iniciando às 7h e encerrando às 22h.

Testes semestrais, estudos para concursos, provas específicas de carreira são algumas das batalhas que costumam tirar o sono das pessoas e requerem toda a energia possível direcionada ao alcance das metas. Nesses momentos, a alimentação pode ser uma boa aliada para o rendimento mental. A chef de cozinha do Centro Europeu, Iracema Berto-co, enfatiza que a pressa na hora de elaborar as refeições pode resultar em comida pouco saudável e interferir no rendimento.

Nada de receitas elaboradas e que absorvam muito tempo para o preparo. Bertoco aposta mesmo é no trivial, indicando o consumo de alimentos simples como macarrão, atum, ce-noura, ovo cozido, legumes. “O importante

é que os estudantes utilizem pelo menos um ingrediente de cada grupo alimentar nas re-feições”. Ela se refere a carboidratos, prote-ína de origem animal, legumes, oleaginosas e gorduras. O consumo de molhos à base de maionese e catchup deve ser evitado.

pele rejuvenescida, macia e delicada

alimentação saudável, mente eficiente DICAS:

- Consuma alimentos ricos em ácidos graxos que aju-dam na memória e concentração, como castanhas, nozes, sardinha, atum e salmão. - Coma de três em três horas para evitar queda na taxa de glicose, o que causa sonolência e dificuldade de raciocínio.- Evite o consumo excessivo de café, guaraná natural e mate. Quando consumidos em excesso, eles viciam e provocam ansiedade. - Os carboidratos são aliados, fonte de muita energia e combustível para o cérebro, mas dê preferência aos alimentos integrais.- A falta de hidratação aumenta o estresse. Beba bas-tante água, sucos naturais e evite refrigerantes.

Page 9: Bem-Estar 58

9

Page 10: Bem-Estar 58

10

pilatesnão faltam razões para praticá-lo!

Ele é indicado para remoção de cicatrizes pro-vocadas pela acne, rugas, manchas solares, no tratamento de peles envelhecidas pela ação do tempo, e ainda para mulheres portadoras de melasma (mancha de gravidez) de difícil tratamento clínico. Estamos falando do laser CO2 fracionado, um método considerado re-volucionário, versátil e de ação mais profunda que os equipamentos convencionais da atua-lidade. A dica é da Clínica Medeor, de Balne-ário Camboriú.

“Apesar de agir com sucesso em todas as áre-as do corpo, as regiões da face, pescoço, colo, braços, pernas e dorso das mãos apresentam

os melhores resultados”, afirma o médico Klei-der Vargas. Segundo explica, para cada área microtérmica que o laser atinge e trata inten-samente, ele deixa uma microrregião intacta e inalterada. Esse tratamento “fracionado” permite que a pele cicatrize muito mais rápido do que se a região toda fosse tratada de uma só vez. “Dessa forma, usando a cicatrização natural do organismo se cria um tecido novo e saudável para substituir as imperfeições”, completa o médico. O tratamento é realizado na clínica, sem necessidade de internação. As atividades de rotina, como volta ao trabalho, por exemplo, devem ocorrer dois a três dias após o tratamento.

a exposição solar deixou marcas?

Ele deixa o corpo definido, sem exagerar na musculatura, tem sido indicado por médicos como forma de recuperar lesões e tornou-se um grande aliado da saúde física e mental. A instrutora e fisioterapeuta da Status Pilates, Mirella Ebertz, apresenta alguns importantes motivos para a prática do pilates. Confira:

CONCENTRAÇÃOO pilates busca a qualidade em cada movi-mento realizado, o que exige foco e concen-tração do praticante – premissas que acaba levando para outros aspectos de sua vida.

RESULTADOSEm poucas sessões, o praticante já percebe as mudanças corporais, com ênfase na maior força muscular, flexibilidade, equilíbrio e har-monia de movimentos.

MUSCULATURAA prática permite o alongamento de múscu-los encurtados e o fortalecimento de mús-culos fracos, resultando em alinhamento e

equilíbrio posturais.

VARIEDADEQuem não gosta de movimentos repetidos vai aprovar o pilates, pois são mais de 500 tipos de exercícios diferentes, focados na qualidade da prática, e não na quantidade de repetições.

RESPIRAÇÃOConsiderada o centro da força corporal, a respiração se torna mais profunda e concen-trada, favorecendo a circulação e a revitaliza-ção do organismo.

DORESA prática é capaz de reduzir e, em alguns ca-sos, dar fim ao processo de vários tipos de dores, inclusive crônicas.

PERSONALIZAÇÃOA prática respeita as limitações de cada alu-no, sendo as aulas individualizadas e passí-veis de serem realizadas por crianças, idosos,

gestantes, atletas e pessoas que buscam recuperação de lesões. Com o foco nas ne-cessidades de cada indivíduo, os resultados acabam surgindo rapidamente.

Page 11: Bem-Estar 58

11

Page 12: Bem-Estar 58

12

Foi ainda menina, aos 12 anos de idade, que ela começou a sonhar com a faixa de Miss Brasil. Oito anos depois, o sonho virou realidade e, em 2010, Débora Lyra recebeu o título de representante máxima da beleza da mulher brasileira. Esbanjando espontaneidade, ela esteve em Balne-ário Camboriú no mês de março. Veio a convite da Clínica Conceitualle, que inaugurou suas instalações e contou com a presença especial da miss. Durante sua passagem pela cidade, Débora conversou com a Bem--Estar, falou sobre seus projetos de trabalho, cuidados com a beleza e contou como é levar uma vida de miss.

débora lyravida de miss

Quando você recebeu seu primeirotítulo de beleza?Aos oito anos de idade meu pai me colocou num curso de modelo, cheguei a realizar al-guns trabalhos nessa área, mas eu não gos-tava porque sempre fui uma menina comuni-cativa, sempre gostei de sorrir, e eu entrava na passarela e eles não deixavam eu sorrir, não podia. Aos 12 anos participei do meu primeiro concurso de beleza em Guarapari (ES), e adorei, porque tinha que conquistar os jurados, sorrir, mostrar o que eu realmen-te era, podia falar, tinha a questão da orató-ria. Adorei, venci o concurso e ali nasceu a vontade de ser Miss Brasil, de perseguir esse caminho.

A preparação para o Miss Brasil foi muito difícil?Com certeza. Eu me preparei durante dois anos; eram aulas de oratória, inglês, ale-mão, italiano, fiz tratamento estético todos os dias, tinha que estar “antenada” sobre o que estava acontecendo não só no Brasil, mas no mundo inteiro, fiz aulas de passarela, enfim, bastante preparação.

Como é a vida de miss?É maravilhosa! Porque meu maior sonho desde os 12 anos era ser Miss Brasil. Meu reinado de Miss Brasil foi ótimo. Muita gente falava que ia ser cansativo, que eu não ia ter vida própria, mas eu adorei e hoje sinto falta de cada segundo que vivi como Miss Brasil. Eu até brincava com o pessoal da organi-zação dizendo que poderia ser igual presi-dente, ser quatro anos de reinado... (risos). Viajei bastante, conheci quase todos os es-

tados brasileiros, e era sem-pre tudo supercorrido. Você também tem que saber lidar com as críticas, os comentá-rios das pessoas, estar sem-pre de bem com a vida, ser simpática e carismática. Eu sempre soube separar minha vida pessoal, meus problemas pessoais, do meu trabalho. Quando estava com a faixa de Miss, vivia aquele momento, levando a cultura do meu país, sendo sim-pática com as pessoas e desempenhando meu papel.

Hoje, como é sua rotina?É intensa, minha agenda está bastante fo-cada em eventos por todo o Brasil, princi-palmente apresentando eventos. Tenho via-jado bastante.

Quais seus cuidados com a alimentação?A alimentação hoje está regrada. Tomo bas-tante cuidado em não comer frituras, evito comer carboidratos muito tarde, sempre dou prioridade a verduras e frutas. Faço as três principais refeições do dia e, quando lembro, como algo nos intervalos.

E os cuidados com a beleza?Desde pequena sempre fui muito vaidosa. Gosto de usar muitos cremes para o rosto e para o corpo. Como me maquio todos os dias, tenho um cuidado especial com a pele, nunca durmo com maquiagem. Sigo a rotina de limpar, tonificar, hidratar, uso filtro solar 30, borrifo água termal todas as noites no

rosto e, antes de dormir, aplico um creme à base de vitamina E com rosa mosqueta. Pra-tico boxe três vezes por semana, spinning duas vezes por semana e musculação.

Alguma novidade na área profissional? Sim! Estou inaugurando um espaço de be-leza em Vila Velha, em parceria com a minha mãe. Se chamará Espaço Débora Lyra e terá inúmeros serviços em beleza e estética.

Page 13: Bem-Estar 58

1307

Page 14: Bem-Estar 58

14

Alquimia exclusiva para cabelos lindos e saudáveis

Que os cabelos emolduram o rosto e fa-zem toda a diferença no visual quando estão bem tratados, já sabemos. O que não sabemos é o que fazer para deixá--los lindos e sedosos novamente quan-do estão danificados e desnutridos, comprometendo nossa aparência e resistindo aos mais inovadores tra-tamentos que tentamos dar a eles. Se este é o seu problema, e você tem agendada alguma viagem a São Paulo em breve, vale a pena conhecer a experiência vivida

pela diretora-administrativa da Bem-Estar, Luciana Coutinho, no Laces and Hair, um salão de beleza muito especial e elogiado por celebridades de todo o país por seus

tratamentos naturais. Luciana esteve em São Paulo em março e aproveitou para fazer uma vi-sitinha ao Laces and Hair. Os resultados? Foram surpreendentes! Confira:

“Meu cabelo estava danificado e não tinha pro-duto, mesmo os mais conhecidos, que resolves-se. Fui muito bem recebida e os profissionais do salão fizeram uma análise do meu cabelo, indi-cando uma série de tratamentos. Parece um ri-tual, mas os resultados são maravilhosos. O mais interessante é que o Laces and Hair trabalha com produtos naturais, fórmulas próprias que são re-sultado de muita pesquisa com ervas, flores e fru-tos tropicais. No final, temos à nossa disposição uma verdadeira alquimia exclusiva, e os cabelos respondem muito bem, ficando brilhantes e mais saudáveis. Amei o resultado! Testei e aprovei!”, conta Luciana.

No cabelo de Luciana, que estava “indomável”, ressecado e sem brilho, foi aplicado um tratamento em várias etapas. Primeiro, foram removidas as pontas duplas e danificadas, mas sem alterar comprimento ou volume. Essa técnica chama-se “bordado”. Depois foi feito um tratamento de multivitaminas que dá proteção aos cabe-los longos e finos, e saúde aos ressacados e coloridos. É um composto de vitaminas e ervas puras, capaz de prevenir futuros problemas, como ressecamento e pontas duplas. Limpar cabelo e couro cabeludo, deixando ir embora todas as impurezas que possam estar depositadas nos fios, também foi uma técnica utilizada. Nesta etapa, foram usadas uma solução emoliente à base de ervas adstringentes para limpar o couro cabeludo – dando uma deliciosa sensação de limpeza e frescor – e um produto à base de mel, colágeno, queratina e vitamina A para proteger os fios e retirar o arrepiado, fechando os poros.

“O cabelo ficou lindo, sedoso, leve e saudável. Trouxe para casa um kit de manutenção, com proteína para aplicar antes da lavagem, além de shampoo e condicionador, que devem ser sempre diluídos em água antes da aplicação. Depois, é só deixar secar ao vento e ser feliz!”, finaliza Luciana.

O Laces and Hair está no mercado há 50 anos e foi fundado por Mercedes Dios. Na época, ela mesma desenvolveu seu método de trabalho, com técnicas alternativas. Foi buscar respostas na natureza e criou receitas únicas de produtos que são aplicados até hoje nas clientes. Atualmente, uma das administradoras do Laces and Hair é a neta da fundadora, Cris Dios.

Para saber mais, acesse o site www.lacesandhair.com

O que foi feito?

Sobre o Laces

testado eaprovado!

Page 15: Bem-Estar 58

15

Alquimia exclusiva para cabelos lindos e saudáveis

mulheres x hipotireoidismoO hipotireoidismo é a disfunção da glândula tireoide, mais comum em mulheres, em-bora possa acometer qualquer pessoa, inclusive recém-nascidos. Cansaço excessivo, falhas de memória, menstruação irregular, pele seca e queda de cabelos são alguns dos principais sintomas da doença. Não há como preveni-la, mas sim como realizar o diag-nóstico precoce, evitando maiores complicações. Conheça um pouco mais sobre o as-sunto nesta entrevista com a médica endocrinologista Danielle Treml (CRM/SC 19.190), da Clínica Livon, de Joinville.

QUAL O PERCENTUAL DE MULHERES QUE SOFRE DESTA DOENÇA? A prevalência referida na literatura é de 2% da população feminina acometida. Mas estudo recen-te realizado na população do Rio de Janeiro apontou 9,4% das mulheres entre 35 e 44 anos acometidas pela doença.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO?O hipotireoidismo é uma disfunção na glândula tireoi-de, caracterizada pela redução da produção dos seus hormônios T3 e T4. Esses hormônios são importantes no metabolismo de todo o organismo e sua diminuição tornará mais lenta as funções corporais, trazendo como consequência uma redução da performance física e mental do adulto. Os sintomas mais comuns são cansa-ço excessivo, desaceleração dos batimentos cardíacos, falhas de memória, menstruação irregular, intestino preso, pele seca, queda de cabelos, depressão, dores musculares, aumento de colesterol no sangue e faci-lidade de ganho de peso. Ao contrário do que muitos acreditam, a obesidade não pode ser atribuída a esta disfunção tireoideana.

EM QUAL IDADE A DOENÇA COSTUMA SE MANIFESTAR? O problema é mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos. No último caso, os sintomas incluem atraso no desenvolvimento físico e mental, e o diagnóstico é feito pela triagem neonatal - o teste do pezinho. Em crianças maiores, e em adultos, a doença é confirmada por exames de sangue. Devem realizar o exame pessoas maiores de 60 anos, pessoas com bócio, com dislipidemia (aumento do colesterol), com história de radioterapia ou cirurgia cervical, que possuam doenças autoimunes, gestantes e crianças com problemas de desenvolvimento.

O TRATAMENTO É SIMPLES? O tratamento do hipotireoi-dismo é feito com o uso diário de medicamento, orien-tado pelo médico e ajustado com frequência. Quando a medicação é usada regularmente, mantendo os níveis hormonais dentro dos valores adequados, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida completamente normal.

SE NÃO TRATADA, PODE EVOLUIR PARA QUAIS TIPOS DE COMPLICAÇÕES? As principais complicações, além dos sintomas já mencionados, são alterações metabólicas, como a dislipidemia (aumento do colesterol), alterações neurológicas, como falha de memória, alterações visuais e auditivas, distúrbios psiquiátricos, anemia e maior risco de doenças cardiovasculares, como o infarto.

A DOENÇA É HEREDITÁRIA? Dependendo da causa do hipotireoidismo, a doença é hereditária sim. A tireoidite de Hashimoto, principal causa de hipotireoidismo em adultos, é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunoló-gico do paciente produz anticorpos que agridem a tireoide, e esta causa é hereditária.

Page 16: Bem-Estar 58

16

Inaugurou em março, em Balneário Camboriú, a Conceitualle Dermatologia e Estética Avançada. O casal Fernando e Alessandra Querne, ele especializado em medicina esportiva, e ela dermatologista, receberam amigos, convidados especiais e imprensa para o coquetel de inauguração. O novo espaço fica na Terceira Avenida, 1860, sala 101, no centro da cidade.

conceitualle

Page 17: Bem-Estar 58

17

Page 18: Bem-Estar 58

18

Page 19: Bem-Estar 58

19

Eles voltaram à cena e hoje estampam paredes de casas, ambientes comerciais, escritórios. Considerados uma forma prática de renovar o visual de um cômodo, os papéis de parede inovam em estampas, cores e texturas. Confira, nas dicas passadas pela Schwanke Casa, fatores importantes na hora de aplicar o papel de parede:

papel de parede: aprenda a aplicar

COLA:Em média, para preparar a cola deve-se misturar 100 ml de cola para um litro de água. Aplique uma demão de cola no papel e deixe-o descansar por cinco minutos. En-quanto isso, passe uma demão de cola na parede.

APLICAÇÃO:As emendas entre uma folha de papel e a outra são apenas encostadas porque o papel de parede já vem com emendas prontas. Cores claras disfarçam melhor as emendas.

Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com uma espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos. Utilize um pano limpo e úmido para retirar o excesso de cola que fica entre as folhas.

ACABAMENTO E MANUTENÇÃO: Para retirar as bolhas utilize uma espátula de plástico. Alguns minutos depois ainda podem aparecer pequenas bolhas, que de-saparecem em até 24 horas. Para garantir a manutenção e limpeza basta limpá-lo com pano úmido, sem friccionar.

SUPERFÍCIE: Quanto mais lisa estiver a parede melhor, pois o papel de parede tende a retratar a imperfeição do reboco. As superfícies ideais são com massa corrida ou acrílica. Paredes revestidas com espelhos ou pintura epóxi não aceitam papel.

Page 20: Bem-Estar 58

20

O uso de óleos essenciais com fins tera-pêuticos remonta a tempos antigos. Ca-pazes de trazer benefícios para a saúde física, mental e emocional, são substân-cias extraídas diretamente das plantas e carregam seu aroma e propriedades específicas. Conforme explicam as far-macêuticas Caroline Franzoi da Costa e Indianara Camilo, da Florata Farmácia de Manipulação, cada óleo essencial tem uma função própria e deve ser utilizado com conhecimento. “Eles podem ser re-laxantes, estimulantes, calmantes, depen-dendo da planta que lhes deu origem. Importante destacar a diferença entre óleos essenciais orgânicos e sintéticos. O primeiros têm propriedades terapêuticas,

já os segundos não têm função alguma no tratamento de doenças”, explicam.

Na Florata, os óleos essenciais comerciali-zados são produzidos pela WNF (World´s Natural Fragrances), empresa especializada em óleos essenciais orgânicos e certifica-da pela Ecocert do Brasil. O uso do óleo essencial como forma de tratamento é simples, podendo ser através de difusão, massagem, banhos, fricção, inalação, puro e até mesmo através da pulverização em ambientes. “Extraídos de plantas aromá-ticas são a forma de energia vegetal mais concentrada disponível para você cuidar da saúde da sua pele e obter equilíbrio e bem--estar”, acrescentam as farmacêuticas.

A My Shoes, no Balneário Camboriú Shopping, recebeu em março as mulheres mais poderosas de região para o lançamento de sua nova coleção de sapatos outono/inverno 2013. Em um evento regado a muita música, champanhe e animado bate-papo, as convidadas capri-charam nas compras e garantiram alguns dos mais badalados modelos. São sapatos exclusivos que já conquistaram os pés de beldades famosas, como a modelo e atriz Natália Dill, que é garota propaganda da nova coleção. Confira algumas imagens do encontro:

óleos essenciaiscultura milenar a serviço da saúde

coleção outono/inverno my shoes 2013

AlecrimAromaterapia: tônico e estimulanteTratamento corporal: circulação

Citronella Aromaterapia e tratamento corporal: repelente

LavandaAromaterapia: relaxante e calmanteTratamento corporal: tensão muscular e queimadura

Page 21: Bem-Estar 58

21

Page 22: Bem-Estar 58

22

sabrina tolentino da silva

PERSEVERANÇA E SENSIBILIDADE COMO BASES DA FONOAUDIOLOGIA

Quando o assunto é fonoaudiologia, Sabrina Tolentino é referên-cia em Santa Catarina. Mestre em saúde e especialista em Voz, ela acaba de trazer à região um método inédito para auxiliar nos trata-mentos de Desordem no Processamento Auditivo Central (DPAC). O distúrbio, que nos últimos dois anos têm registrado um aumento médio de 40% em procura por tratamentos no consultório de Sabri-na, só perde em volume de casos para trocas na fala, e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de reabilitação.

O tratamento é inovador e foi desenvolvido por duas doutoras em fonoaudiologia em São Paulo. Sabrina teve contato com o método durante sua participação no 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudio-logia, que aconteceu em Brasília, e se encantou com a nova tecno-logia. “É um apoio essencial à terapia fonoaudiológica, pois consis-te num site cujo acesso abrimos ao paciente e ele pode realizar os exercícios necessários, diariamente, em casa. Basta ter um compu-tador, headfone e acesso à internet”, explica. Composto por jogos e práticas onde se estimula a decodificação dos sons, o programa se apresenta de forma lúdica, com desenhos e cores, atraindo e pren-dendo a atração da criança, com ganhos substanciais.

Com o apoio do programa, o paciente se exercita em sessões de 45 minutos e o fonoaudiólogo pode acompanhar seu desenvolvimento e evolução direto do consultório. “Como as sessões no consultório são semanais, mas o sucesso do tratamento depende de dedicação e empenho por parte do paciente e seus responsáveis também em casa, este novo método nos auxilia no estímulo à prática por parte

da criança, nos permite acompanhar se realmente os exercícios es-tão sendo feitos e a própria evolução do paciente”, afirma.

Sabrina cursou fonoaudiologia na Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e se formou em 2003. Em seus dez anos de carreira, sempre buscou o aprimoramento constante e participa de cursos de aperfei-çoamento e congressos da área em média cinco vezes ao ano. Nes-te período, cursou especialização e mestrado, dentro da sua área, e se revela apaixonada pela profissão. Uma grande parcela de seus pacientes são alunos encaminhados por escolas da região e/ou por médicos otorrinolaringologistas e ortodontistas. “A fonoaudiologia pode reabilitar as pessoas. Com a ajuda dos pais, de profissionais competentes e éticos e pacientes dedicados, os avanços são trans-formadores e fazem toda a diferença no sucesso da reabilitação al-mejada”, enfatiza.

Ciente do seu papel como profissional da saúde e da importância da humanização nas relações, Sabrina revela extremo cuidado e res-peito nos processos de tratamento. “É preciso ter a compreensão do todo, da fragilidade não somente do paciente que precisa de um tratamento específico, mas também da família que está junto, vi-vendo este momento delicado. É um apoio que cabe ao profissional oferecer, com esclarecimentos constantes, perseverança e respeito e, principalmente, amor pelo que está se propondo fazer”, destaca.

Apesar do público eminentemente infantil que atende, focando em distúrbios de linguagem oral e escrita, fala, voz, fluência e fun-

Page 23: Bem-Estar 58

23

ções orofaciais, Sabrina também trata pacientes adultos, pessoas que buscam em seu trabalho aprimorar a capacidade de voz, de comunicação, e corrigir outras deficiências que refletem nos me-canismos da fala. São distúrbios envolvendo rouquidão, gagueira, ronco, língua presa, respiração incorreta – que podem resultar em problemas de mastigação, deglutição e fala, entre outros. “Há mui-tas limitações que podem acarretar problemas sociais ao indivíduo e até profissionais. São questões que não foram tratadas no passado, mas que a fonoaudiologia, dispondo de toda a tecnologia que hoje está ao nosso alcance, pode auxiliar e devolver a qualidade de vida

à qual este paciente tem direito. Essa é a nossa missão”, finaliza.

Sabrina também oferece serviço de assessoria escolar em várias escolas e centros educacionais infantis da região, onde o objetivo fonoaudiologico educacional difere do consultório, pois na escola o olhar deve ser preventivo. O trabalho promove a saúde fonoau-diológica de alunos, pais e professores, avaliando os alunos, fazen-do o encaminhamento, quando necessário, e orientando os pais ao observar alguma dificuldade fonoaudiológica. Aos professores que lidam diretamente com estes alunos é oferecido suporte técnico.

Crianças que apresentam problemas com troca de fonemas, dificuldades para es-crever corretamente ou compreender o que lhes é dito podem ser portadoras da chamada “desordem no processamento auditivo central”, também conhecida por DPAC. O distúrbio pode se originar a partir dos primeiros anos de vida, devido ao baixo estímulo sensorial, resultando em dificuldades futuras na organização da linguagem escrita. Crianças que apresentam DPAC são capazes de ouvir com per-feição, mas não conseguem compreender e organizar as informações corretamente. “Nos primeiros anos de vida é quando ocorrem a formação e o desenvolvimento das vias centrais no cérebro para o início da aquisição da linguagem, registrando palavras, sons e significados que serão usados para sempre, como uma espécie de acervo de dados. Quando estes registros não acontecem de forma correta, as futu-ras conexões ficam prejudicadas, refletindo em problemas posteriores na área da fala, da escrita, da compreensão e, principalmente, no processo de aprendizagem da criança”, explica Sabrina. O profissional habilitado para auxiliar no diagnóstico e tratar o DPAC é o fonoaudiólogo, e quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de sucesso no tratamento.

O que é a Desordem no Processo Auditivo Central?

Aos 34 anos de idade, Sabrina aposta num cotidiano onde a correria da vida moderna não deve ser maior do que a busca pelo aprimoramento pessoal. Para ela, esse crescimento contínuo do ser humano e seus valores deve caminhar em harmonia com a vida profissional, social e familiar de todo indivíduo. “Uma coisa não pode estar desmembrada da outra. Faz parte de um todo”, explica.

Apaixonada pelo que faz e com uma agenda lotada de trabalho, ainda arranja tempo para voluntariar na ONG “Ami-go não se Compra, se Adota”, destinada a auxiliar animais carentes, estudar novos métodos de trabalho na sua área e participar de encontros e seminários periodicamente. Solteira, Sabrina conta que viajar pelo mundo é outra paixão, principalmente pela oportunidade de entrar em contato com novas culturas. O tempo vago? “É pouco, mas nesses momentos gosto de ler bons livros e estar com minha família”, revela. Para 2013 ela aposta em algumas metas, como aprender um novo idioma, o francês, e iniciar um doutorado na área de fonoaudiologia. “Também, quem sabe, arranjar um tempinho extra para mim e para poder desfrutar mais da convivência entre amigos”, finaliza.

RAIO-X

Sabrina Tolentino da Silva - FonoaudiólogaRua Cônego Tomaz Fontes, n. 480, sala 41, Centro, Itajaí/SCFones: (47) 3344-1659 e 9944-2612 | www.sabrinatolentino.com.br

FOTO

S: ED

SON

BELIN

E

Page 24: Bem-Estar 58

24

Para recepcionar a estrela de Hollywood, Sharon Stone, não faltou glamour na festa promovida pela FG Empreendimentos em Bal-neário Camboriú no dia 30 de março. Fotógrafos, fãs, luzes e até um tapete vermelho deram o tom da FG Celebrity Party. O evento reuniu mais de mil convidados num cenário que não deixou nada a desejar: de frente para o mar, com uma vista privilegiada de uma das mais belas praias do país. Lydia Sayeg, Marina de Sabrit, Ricardo Macchi e Beth Szafir foram alguns dos famosos presentes à festa. Confira as imagens:

sharon stone marca presença em balneário camboriú

Page 25: Bem-Estar 58

25

Page 26: Bem-Estar 58

26

By Imprensa – Karla Vivian Atelier

Elas podem valorizar sua beleza e expressão, são conhecidas como “molduras do olhar” e conforme o desenho são capazes de mudar completamente sua expressão facial. Estamos falando das sobrancelhas. Quem tem o hábito de tirar esses pelos sozinha em casa, deve fi-car atenta, pois a aplicação de procedimentos incorretos pode resultar em falhas definitivas, pelos muitos finos e escassos.

Segundo a designer de sobrancelhas, Thaysa Michels, na hora de mexer nessa região leve sempre em conta o comprimento, a espessura e a angulação. “Além de ter cautela na hora de pegar a pinça, é preciso saber harmonizar o formato da sobrancelha com o do rosto, dos olhos e das pálpebras. O segredo está no equilíbrio do seu formato”, ensina. Já a depi-

ladora Alexandra Feitosa, profissional da equi-pe do M.dois Alt Coiffeur, alerta: “Não exage-re na espessura dos anos 80 e nem no formato fino dos anos 30. O importante é manter a forma natural e definir o seu desenho através do arco que levante o olhar. Se o desenho ori-ginal é desproporcional ao seu rosto, procure um designer de sobrancelha para fazer a mu-dança e correção”.

A cor e textura dos pelos também influenciam no resultado final. A dica é da depiladora Tudy, que realiza a técnica da sobrancelha de hena para cobrir falhas e imperfeições. E apesar de ainda ser um tabu para muitos homens, a limpeza de sobrancelhas, feita para livrar o rosto do aspecto pesado e do “ar de preocu-pação”, tem cada vez mais adeptos. “A pro-

posta é alinhar os fios mais rebeldes, retirando apenas os excessos”, propõe a depiladora Janaina Dalsóquio, que atende vários clientes masculinos no M.dois Alt Coiffeur.

design de sobrancelhasvalorize seu olhar!

moda de impacto

A moda festa e os vestidos de noiva nesse universo mutante de novidades é pratica-mente um segmento à parte por não se tratar do dia-a-dia no vestir das mulheres, mas que sofre o impacto da modernida-de que, com a velocidade da informação, muda rápido. Temos optado pelos longos requintados, cheios de detalhes, bordados, cheios de pedrarias, transparências e mui-ta renda. Estamos com muitas novidades e recentemente fizemos algumas fotos com a equipe do Studio 1 para mostrá-los a vo-cês. Confiram!

Vale destacar que a moda festa tem uma vida à parte quando comparada à moda das passarelas: ela é muito

menos conectada com o “novo” e muito mais atenta ao “eterno”.

Ela é mais estável, muda menos radicalmente e coloca toda sua habi-lidade em causar impacto, fazendo as mulheres ficarem bonitas sem se importar muito com os modismos.

Page 27: Bem-Estar 58

27

melhore seus resultados na musculação: esqueça a contagemAndrei Burgonovo, educador físico, especialista em Musculação e Treinamento de Força e professor na Academia Estação Azul

Quando você inicia em uma academia, o professor pergunta seu objetivo, se possui alguma lesão, patologia, etc... Com essas informações ele prescreverá seu treinamen-to, sendo 3x12, 3x15, 4x8, 4x10 ou qualquer outra referência de série ou repetição. Para maximizar seus resultados, o interessante é você treinar até a “falha”, mas o que seria essa falha?

Seria continuar uma série até você não con-seguir realizar nem mais uma repetição com o mesmo peso sem parar para descansar. Essa falha resulta da fadiga gradual das fi-bras musculares envolvidas e da incapacida-de do músculo de recrutar mais fibras para substituí-las. Se você quer que o músculo falhe entre oito e 12 repetições, tem que escolher um peso que faça com que isso ocorra. “Músculo não conta”. Se realizar 15 repetições, adicione

peso à série seguinte para trazer o ponto de falha para dentro da faixa desejada. Se acontecer de conseguir realizar cinco repeti-ções, você sabe que precisa diminuir o peso a fim de realizar mais algumas repetições an-tes que os músculos falhem. Mas nunca pare uma série simplesmente porque terminou de contar um certo número de repetições. Continuar uma série até a falha é uma for-ma de exigir que todas as fibras disponíveis

sejam recrutadas. O ponto em que a falha ocorre depende do peso que você utiliza em determinado exercício. É isso que vai maximizar seus resultados ainda mais.

Page 28: Bem-Estar 58

28

Nestes 20 anos de experiência em pacientes depressivos, tenho aprendido muito e con-cluído que não existe distúrbio mental que não seja físico. Mente, corpo e alma são um todo. A pessoa com depressão está fisica-mente deprimida. A convicção que tudo está na cabeça é uma grande ilusão dos nossos tempos, pois a vida é um fenômeno físico. O movimento, a ação, acontece a partir dos processos biológicos do corpo (respiração, circulação, digestão) que são involuntários. A pessoa deprimida não tem noção que está com sua respiração reduzida.

A vida é uma dança, e você é o dançarino. A pessoa deprimida não tem energia para a dança da vida. Fechou-se, não tem objeti-vo, perdeu a fé (não a relacionada a alguma religião) em si, não consegue expressar seus sentimentos, persegue objetivos irreais, não

tem reação, está sem energia. Seu corpo pode ser comparado a um violino desafina-do, com cordas flácidas. E, assim, nenhuma melodia poderá sair. Quando as cordas es-tão devidamente afinadas, vibram, e pode--se tocar qualquer melodia. Assim é nosso corpo, mente, espírito. Para que vibrem, é preciso estarem ajustados com objetivos re-ais, em contato com a consciência corporal.

Uma criança que foi amada pelos seus pais tem fé na vida, ela acredita, tem estrutura. Essa fé surge e cresce através de experiên-cias positivas, sendo uma delas a mais im-portante, o amor. O ser amado tem sua fé aumentada, pois a devoção recebida desde o momento da concepção faz com que a criança seja alimentada e estimulada para poder sentir que o mundo é um lugar para os homens viverem com prazer e alegria.

A pessoa deprimida pode sentir os estímu-los do ambiente, como qualquer pessoa normal, mas seu corpo descarregado e seu espírito esvaziado tornam-na incapaz de re-agir. O depressivo usou suas energias para os esforços de realizar suas ilusões, e não os verdadeiros objetivos da vida.

A depressão só acabará após a liberação dos sentimentos negativos reprimidos. A queda da autoestima se dá pela presença destes sentimentos negativos (dor, mágoa, culpa, raiva) guardados no inconsciente. Com o au-toconhecimento (sua história, o que passou), regressão, restabelecimento da respiração, exercícios bioenergéticos e acolhimento, o paciente, aos poucos, encontra de volta seu caminho de autoamor e autoaceitação, e desenvolve a fé em si mesmo. Suas forças vitais fluem, e a ação e movimento para a vida surgem.

Estamos testemunhando o crescimento de um novo respeito pelo corpo, e a velha di-cotomia que via a mente e o corpo como entidades separadas está indo embora. O corpo e a mente vão juntos, como sempre soubemos no íntimo de nossos seres.

a dinâmica energética da depressãoArlene B.S. de Amorim (psicóloga analista bioenergética CTB - Member of International Institute Analysis Bioenergetic, New York)

Dica de leitura: A ESPIRITUALIDADE DO CORPO;

O CORPO EM DEPRESSÃO (Alexander Sorven, Sumus Editorial)

Page 29: Bem-Estar 58

29

Page 30: Bem-Estar 58

30

Dra. Sabrina Tolentino da SilvaDra. Sabrina Tolentino da SilvaFONOAUDIÓLOGA - MESTRE EM SAÚDE - ESPECIALISTA EM VOZ

Dificuldades na fala; Alterações de voz; Trocas de letras;Alterações no sono (ronco/apnéia); Distúrbios de leitura e escrita;

Alteração processamento auditivo; Alterações faciais.

CRFa. 9327

Itajaí: Rua Cônego T. Fontes, 480, sl 41 - Centro - Fone: (47) 3344.1659 / 9944.2612

Uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre este continente tão ge-lado está sendo oferecido ao leitor numa obra repleta de delicadeza e sensibilidade. Cento e oitenta imagens capturadas em re-giões como a Península Antártica, Geórgia do Sul e Ilhas Falklands compõem a obra “Antártica – A Última Fronteira”, que a fo-tógrafa Marina Klink lançou em março no Balneário Camboriú Shopping, em Balne-ário Camboriú. Apaixonada por fotografia, Marina registrou a região Antártica nas di-versas viagens que fez ao lado do marido, o

navegador Amyr Klink, e das filhas Tamara, Laura e Marininha. A autora apaixonou-se pelo continente gelado desde a primeira expedição que fez ao Oceano Austral nos anos 90. O livro, publicado pela Editora Brasileira, revela um panorama inóspito e, ao mesmo tempo, cheio de vida e de de-talhes únicos. Além das imagens, a obra bi-língue conta com o prefácio de Amyr Klink, textos de Rick Atkinson, Jérôme Poncet, Rachel Morgan, do United Kingdom An-tarctic Heritage Trust, e apresentação da própria autora.

dica de leituracontinente gelado retratado em fotos

Se durante o ano é comum se reunir para um chopinho de final de tarde, nas estações mais amenas os convites para este tipo de confra-ternização constumam ser mais frequentes. Só não vale sair do trabalho direto para o bar-zinho sem dar uma renovada no visual, afinal, depois de um dia de esforço e concentração, é bom dar uma ajeitadinha no cabelo, na rou-pa, na maquiagem... não é mesmo?

Conforme explica a consultora de imagem e estilo, Flávia Quintella, em cinco minutos é possível ficar mais bonita. Ela dá algumas dicas que envolvem o uso de acessórios, uma troca de sapato e um retoque no batom que prometem espantar aquela cara de escritó-rio e deixá-la mais fashion. “Troque a bolsa comum por uma clutch com um scarpin de salto alto”, ensina. Se estiver vestida com a dupla calça de alfaiataria e camisa, experi-mente acrescentar um maxicolar neon. Mas se a peça em uso for um jeans, uma blusa de seda dará um toque todo especial.

“Substitua as sapatilhas e bolsa média por sandálias de salto e carteira. Snake print é uma ótima opção. Complete com maxibrin-

cos. Não esqueça de retocar a maquiagem. Aproveite para marcar um pouco os olhos com lápis preto e arremate com um batom de cor mais forte”, finaliza a especialista. De-pois destas dicas, é só aproveitar o momento em companhia dos amigos, sentindo-se re-novada após um longo dia de trabalho.

do trabalho para o happy hour

Page 31: Bem-Estar 58

31

velaterapia: o corte a fogo!Existem alguns cuidados de beleza que permanecem por várias gerações. É o caso da velaterapia, ou banho de vela, que fez muito sucesso no passado e agora volta a ser usada nos cabelos femininos. Saiba mais sobre o tratamento:

A velaterapia é uma técnica que utiliza a chama de vela para selar as pontas duplas de cabelos finos, quebradiços e porosos. Segundo o especialista Jô Moraes, do Salão de Beleza G Beauté, quando se aproxima a vela de uma mecha grossa de cabelo em distância segura, o calor cauteriza as pontas duplas. “Além disso, a técnica ajuda a abrir as escamas da fibra capilar, facilitando a penetração de cremes de tratamento e eliminando as partes ressecadas, que foram formadas na mesma hora em aspecto de bolinhas”, acrescenta.

Consiste em separar mechas enroladas de cabelo e aproximar a vela para queimar as pontas duplas e danificadas dos cabelos. Esse processo faz com que as escamas sejam abertas e prontas para tratamento. Em seguida, o cabelo deve ser cortado com uma tesoura chamada de bordado, pois

não altera o comprimento dos fios. O corte ajuda a remover as bolinhas que foram formadas com a exposição da vela.

O tratamento capilar com velaterapia tem se mostrado muito eficaz. Apesar de parecer uma técnica simples, exige muito cuidado e não deve ser feito em casa, pois qualquer descuido pode queimar os fios por completo. Além disso, quando não associado a produtos nutritivos, os cabelos podem ficar ainda mais ressecados. Procure um profissional especializado para realizar o procedimento. Os resultados podem ser notados logo após a sessão e duram em média quatro meses.

Como funciona?

O que é?

Como funciona?

Page 32: Bem-Estar 58

32

Receita do Bem

INGREDIENTES

2 ovos½ xícara de azeite de oliva800g de ricota2 maços de espinafre1 xícara de cheiro verde½ colher de nós moscada ralada1 colher de salfarinha de trigo

MODO DE FAZERCozinhe os maços de espinafre e

deixe esfriar. Em uma bacia, esma-

gue bem a ricota com um garfo e

junte os demais ingredientes. Vá

acrescentando farinha de trigo até

dar o ponto da massa para enrolar

e cortar em cubinhos. Leve para co-

zinhar e sirva com o molho de sua

preferência.

A dica é da terapeuta nutricional e

proprietária do Univital, Tânia dos Santos.

NHOQUE DE ESPINAFRE

Receita do Bemconhecendo o óleo de cártamo

O óleo de cártamo, extraído da semente da planta Carthamus tinctorius L., é rico em ácido linoléico W6, fonte natural de antioxidante, e atualmente vem sendo muito estudado pelos pesquisadores de-vido à sua influência e o efeito benéfico no organismo. Alguns estudos demonstram que pode ser considerado um potente

agente contra a obesidade, pelas suas possíveis propriedades moduladoras no metabolismo lipídico (tecido gorduroso

do corpo humano), através da capacidade em reduzir a ação da enzima LPL que tem como principal função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal no tecido adiposo no corpo humano, obrigando o organismo a utilizar a gordura armazenada para a geração de energia, esti-

mulando a “quebra” da gordura e conse-quentemente auxiliando na oxidação de ácidos graxos (“queima” de gor-dura). Portanto, a ação reduzida da atividade desta enzima pode auxiliar no controle da obesidade.

Outros possíveis efeitos no organis-mo estão sendo estudados, dentre eles o aceleramento do metabolis-mo. Algumas pesquisas demons-tram que o consumo pode reduzir a gordura corporal em humanos, mais expressivamente nos homens do que em mulheres, porém, é neces-sário mais estudos para comprovar sua eficácia nesses grupos popula-cionais. É importante salientar que para apresentar melhor efeito no organismo, é preciso praticar ativi-dade física regular e adotar uma ali-mentação equilibrada e saudável.

Aline da Silva Mendes, nutricionista (CRN10: 3394P) Rede Cia da Saúde

Page 33: Bem-Estar 58

33

Ainda estamos curtindo o final do calor, mas o friozinho do outono já está batendo na por-ta e, por isso, aproveitamos para lembrar que frio não é motivo para deixar sua atividade física de lado. Com pequenos ajustes é possível permanecer ativo e saudável o ano todo. Veja abaixo alguns motivos para não desanimar da malhação no inverno:

estação do frio não é desculpa para abandonar sua atividade físicaMarianne Thieme Meyer, professora da Top Physical Itajaí

Fique atento a algumas questões importantes que devem ser observadas no inverno, como beber bastante líquido antes, durante e após a atividade física, evitar roupas pesa-das que dificultem a transpiração e reforçar o aquecimento e alongamento no pré e pós treino para evitar lesões. Para não sofrer com o frio, procure atividades indoor, dentro de academias, clubes. E para não desanimar, faça um playlist caprichado com músicas que você gosta e que mandem a preguiça pra bem longe. A equipe do Studio Top Physical convida você para conhecer nosso espaço e passar um inverno ativo e saudável. Agende sua visita.

Isso mesmo. Após um dia congelante sentado no escritório nada como ir pra academia e esquentar o corpo.

No inverno se torna quase impossível resistir às deliciosas comidas calóricas: massas, fondue, chocolate quente, cafés, doces... e a maioria das pessoas aumenta seu peso nessa época. Então, permaneça firme na sua atividade física e sofra menos no próximo “projeto verão”.

Permanecer ativo mantém seu corpo saudável e forte, menos suscetível a doenças e dores. Não chegue ao próximo verão como sedentário, mantenha-se ativo e aproveite os benefícios da atividade física em todas as estações.

AQUECE SEU CORPO

MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL

SAÚDE EM DIA

Page 34: Bem-Estar 58

34

Page 35: Bem-Estar 58

35

CartCaff é uma combinação eficaz, pois reúne em uma única cápsula a propriedade de acelerar o metabo-lismo, aumentar a energia e a dis-posição, além da queima de gordura corporal. Tudo isso com muita saúde! A cada novo dia há uma nova des-coberta dos benefícios da cafeína, desde neuroprotetores (prevenção de Alzeimer e Parkinson) pela sua função antioxidante e anti-inflamatório, até auxilia-res na prevenção à depressão, pois a cafeína aperfeiçoa a ação da noradrenalina e dopa-mina. A dose segura é de 420mg/dia, mas deve ser usado com cautela por hipertensos e grávidas.

O cártamo (rico em ácido linolêico) traz grandes benefícios para a saúde, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de estimular a redução do apetite, aumentando a perda de peso e

diminuindo medidas.

Estudos comprovam que este potente termogênico, CartCaff, pela combinação e concentração de óleo de cártamo e cafeína, promove alterações corporais, promovendo redução de gordu-ra e aumento de massa muscular,

sendo ainda relacionado à redução do tecido adiposo e aumento da lipólise.

Além disso, CartCaff acelera o metabolis-mo, o que favorece a eliminação e a quei-ma de gordura. Sugestão de 1 a 4 cápsulas ao dia, conforme peso corporal, pela ma-nhã e à tarde.

O Cart Caff mantém um gasto energético intenso e pode ser usado continuamente, sendo o tratamento ideal para obter bons resultados estipulado em três meses. Mas,

desde a primeira semana já observam-se os benefícios desta combinação.

você conhece a cápsula que acelera o metabolismo e queima gordura localizada?Sabrina Pamplona, bioquímica e especialista em Nutrição da Auravita/Erva Doce

Sabrina Pamplona

Principais Resultados:- Disposição para o corpo e mente.- Mais queima de gordura e energia.- Melhora a performance.- Acelerador metabólico e termogênico.- Excelentes resultados na queima de gordura.- Facilita o emagrecimento, desde que associado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis.

Cada cápsula contém 140mg de cafeína. Sugestão de uso: ingerir três cápsulas ao dia, após as refeições, com auxílio de 200 ml (01 copo) de água.

Page 36: Bem-Estar 58

36

BY DOLL’SDuas amigas compartilham suas paixões: moda, culinária, viagens, beleza, arquitetura e cultura! O blog By Doll’s é recheado de boas dicas! Aproveite!

Estampa de oncinha é símbolo de muita sensualidade, uma estampa clássica que reina em praticamente todos os invernos. Então, se jogue nesse animal print, use e abuse tanto nas roupas quanto nos acessórios e, principalmen-te, nos vestidos de festa!

O desfile de inverno da Dolce&Gabanna foi inspirado nos mosaicos da catedral Monreale, na Sicília. Uma coleção maravilhosa (destaque para os vestidos de renda vermelho), com referências barrocas ricas e com afinação total para abordar o tema catolicismo, considerando o momento atual da igreja católica.

Grande tendência para a maquiagem de outono/inverno é, sem dúvida, o lábio vinho. É certo que o batom vinho não é nenhuma novidade, vimos no inverno passado, mas podem ter certeza de que ele aparecerá muito desta vez!

eterna onça

vermelho - trend alert!

Acesse: dolls-bydolls.blogspot.com e fique por dentro! Siga o blog também no Instagram @silkdollsatelie

THÁSSIA NAVES

boca vinho

Page 37: Bem-Estar 58

37

unhas: qual é o seu estilo?TwinSetes! Tendência é uma palavra interessante que se apropria de todos os segmentos e se aproveita de todas as áreas que abram espaço para que ela chegue. É bacana como ela se comporta dentro de qualquer oportunidade. E, o mais intrigante, é como ela consegue, através de nós, ser sempre o destaque. Neste caso, refiro-me às unhas. Ao formato das mes-mas. Hoje, tudo vale. Hoje, vale tudo!

Enfim, pintamos e bordamos com este detalhe mui-to importante atualmente. E, de certa forma, isso é o mais legal, porque se refletirmos, é algo que faz parte da gente e que pode ser mutável a qualquer instante. Adoro esta flexibilidade de qualquer item e as unhas,ganham neste quesito.

Super beijo, T. S JO

O esquema é se sentir à vontade para usar o formato que melhor lhe convir, que combine com seus dedos e mãos, mas a top do momento são as arredondadas (1). Sim. Mais curtinhas e levemente redondas, permitem sofisticação às mãos de forma incrível.

As quadradas (2) são sempre atuais. As de formato ousado, como a Stileto (3), têm um ar mais teatral, permite um drama. E quando o assunto é cor, o efeito da vez é a Border Nail (4). Este conceito foi usado pela Chanel em seu desfile de coleção Inverno 2013. Arrasou!

1

3

2

4Acesse: dolls-bydolls.blogspot.com e fique por dentro! Siga o blog também no Instagram @silkdollsatelie

Page 38: Bem-Estar 58

38

O outono chegou e já deu para perceber que algumas noites têm sido bem mais fresquinhas e já dá para começar a tirar algumas peças do armário, certo?

Quem me conhece, ou acompanha meus looks no instagram (@agathalimas) e no blog www.agathalimas.com.br percebe que eu adoro um blazer. Como sempre uso com as mangas dobradinhas, lembrei de uma dica ótima para quem adora fazer o mesmo. Afinal, é mais moderno e ainda afina o braço, sabia?!

Alguns dos blazers quando a gente veste

e tenta puxar a manga, ela simplesmente não obedece e cai. Mas sabia que tem uma maneira bem prática para solucionar este pequeno problema? A dica é usar um elástico, aquele de dinheiro mesmo, para segurar. Você puxa até a altura que quiser, coloca o elástico e depois desce um pou-quinho da manga por cima dele para que não apareça.

Lembrem de levar um reserva na bolsa. Afinal, vai que arrebente – mulher preve-nida é tudo de bom. É bem útil também para usar com as jaquetinhas de couro e para aqueles casaquinhos de tricô que tei-

mam em escorregar.

Boa ideia também para quem tem loja; pode aplicar a dica no manequim da vitri-ne. Gostou? Então acesse meu blog com mais dicas e inspirações para nós, mulhe-res modernas.

Acesse meu blog www.agathalimas.com.br com dicas e notícias sobre a diversidade de assuntos femininos, atualizado todos os dias!

dica de consultoraÁgatha Limas, Consultora de Imagem e Estilo

Ágatha Limas

Candice Swanepoel Thaila Ayala

Page 39: Bem-Estar 58

39

Se você ainda não conhece, é hora de co-nhecer! O personal organizer é uma nova modalidade profissional que tem revolu-cionado o mercado e visa sugerir e pla-nejar soluções específicas, adequadas e personalizadas, através da organização de residências e espaços comerciais. A perso-nal organizer Caren Maia Milbradt explica que o serviço pode ser direcionado a várias modalidades, como organização da casa de

férias, suporte em mudanças, casa pron-ta para os noivos, retorno de férias, entre outros. “A dinâmica é simples e envolve uma conversa franca com o cliente para conhecer seus anseios e dificuldades. Pro-movemos as melhorias e, se necessário, treinamos serviçais que venham a ser res-ponsáveis pela manutenção”, comenta.

Proprietária de um escritório de arqui-tetura em Balneário Camboriú, Karen Schauffert provou, e aprovou, os serviços da personal organizer. “Precisávamos or-ganizar o nosso escritório, pois trabalha-mos com muitos mostruários de materiais, pastas de projetos, revistas e livros, e não sabíamos como organizar melhor para aprimorar a estética e facilitar nosso dia a dia”, conta a arquiteta.

Sem poder interferir na rotina diária do es-critório comercial, Caren aproveitou os finais de semana para colocar tudo em ordem e

otimizar os espaços. O resultado não pode-ria ser melhor. “Com este trabalho, selecio-namos melhor o que usamos e agora pas-samos a localizar com mais rapidez o que precisamos. Nosso trabalho aqui passou a fluir muito melhor!”, finaliza a arquiteta.

personal organizerajuda extra para organizar sua casa, seu escritório, sua vida

Caren Maia Milbradt

Karen Schauffert e sua sócia, Carolina Hernandorena

OS SERVIÇOS

Casa pronta noivosPlanejamento de férias Suporte em mudançasOrganização da casa/escritórioTreinamento de rotinas domésticas

O PROFISSIONAL

Tem como objetivo sugerir e planejar soluções específicas, adequadas e personalizadas, através da organização de ambientes com o intuito de deixar tudo bem arrumado, limpo e bonito, com o estilo do cliente.

Page 40: Bem-Estar 58

40

alpes suíçosum sonho de viagem!

viajando pelo mundo embarque conosco nesta aventura!

As montanhas e os lagos congelados tornam os Alpes Suíços ainda mais perfeitos no inverno. As pequenas casas cobertas com neve fascinam e completam o cenário maravilhoso, que pode ser con-templado tanto na base dos Alpes quanto subindo de trem até Jungfrau, que é a montanha mais alta da Europa.

É um passeio indispensável para todos os visitantes. Com o meio de transporte disponibilizado pela região, subimos a 3.454 metros e pudemos observar todos os picos e montanhas do mais alto pon-to entre elas.

O trem deixa os passageiros no hall da estação e dispõe de vários atrativos aos turistas, com ênfase a um lindo tour que pode ser rea-lizado. Este tour inicia com uma aventura cinematográfica de 360º, seguida de uma apresentação histórica dos Alpes, e finaliza com o Terraza Sphinx e o Palácio de Gelo. Este palácio é um espetáculo à parte, composto por túneis e galerias abertos em meio ao gelo,

repleto de esculturas e cenários ímpares. Já o terraço é aberto e é um ótimo ponto para fotos com lindas paisagens! Nele, a altura chega a 3.571 metros, devido às construções feitas para abrigar a estação.

Você pode ficar hospedado em ótimos hotéis aos pés dos Alpes, como o belo e confortável Hotel Royal-St Georges Interlaken, que é super-recomendado. De qualquer forma, sempre será necessário pegar um trem que vai de Interlaken até Grindelwald, Lauterbrun-nen, Wengen ou Mûrren – as principais cidades e estações de esqui, snowboard e demais esportes de inverno praticados sobre o gelo.

Há possibilidade de ficar nas cidades que abrigam as pistas para prática dos esportes, mas não é tão belo quanto apreciar os 15 minutos de viagem que são cercados pelas imagens estonteantes da linda Suíça! Vale a pena conhecer!

Por Jessica Mueller Pinotti

Page 41: Bem-Estar 58

41

Superdicas Para chegar à Suíça, há voos para Zurich e Genebra direto do Brasil. Mas, como estáva-mos em Paris, pegamos um voo de Paris para Genebra, ficamos um dia lá para conhecer a cidade e no outro dia embarcamos num trem que custa em média 65 francos e faz a linha Genebra - Interlaken.

Aproveite a Suíça de trem. As viagens são cur-tas e as paisagens lindas. Para esquiar, não é preciso equipamento ou aces-sório especial. Mas é indispensável fazer um curso que as próprias lojas que alugam os equipa-mentos oferecem. Custa, em média, 200 francos a aula, e podem ser formados grupos para o mesmo horário. É praticamente impossível praticar sem ter frequentado a aula. É preciso aprender a frear, virar, levantar!Superdica: faça a aula! O aluguel de calça, jaqueta, capacete, óculos e o equipamento (snow ou esqui) custa, em média, 100 francos por dia.

Souvenir há em cada esquina. Mas o forte da Suíça são os relógios e canivetes. O custo e a variedade são os melhores!

Para roupas e demais compras, somente em promoção de mu-dança de estação mesmo.

Page 42: Bem-Estar 58

42

Page 43: Bem-Estar 58

43

Page 44: Bem-Estar 58

44

Page 45: Bem-Estar 58

45

A festa que reuniu cerca de 500 convidados no dia 22 de março, no Maria´s Shows e Eventos, em Camboriú, foi palco para a entrega do prêmio do programa de incentivos 2011/2012 do NDVale. Os profissionais que mais pontuaram junto às lojas associadas ao Núcleo de Decora-ção do Vale foram contemplados com viagens para Istambul e Chile.

carina negrini, profissional premiada pelo núcleo de decoração do vale

SÁBADOS ÀS 12:30H E AOS DOMINGOS ÀS 19:30HNA TV LITORAL PANORAMA | 47 9712.7777

Page 46: Bem-Estar 58

46

ALERGIA E IMUNOLOGIA

Dra. Claudia dos Santos D. BernhardtItajaí | SC47 3348.1958

ANESTESIOLOGIA

Dr. Amilcar de Souza FerreiraItajaí | SC47 3348.3581

Dr. Luiz Fernando ZanataItajaí | SC47 3344.0028 - 9122.6040

ANGIOLOGIA

Dr. Carlos Augusto de LimaItajaí | SC47 3348.5231

Dr. Cristiano do Carmo GalindoItajaí | SC47 3344.4129

CARGIOLOGIA

Dr. Tiago Luiz SilvestriniItajaí | SC47 3349.6669

Dr. Paulo Cezar SantosItajaí | SC47 3349.7668

CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. André PradiItajaí | SC47 3348.1144

Dr. Anisio Marinho MantaBalneário Camboriú | SC47 3366.3832 - 7812.6799

Dr. Alexandre FerianItajaí | SC47 3348.5231

CLÍNICO GERAL

Dr. Luiz Gustavo Teixeira PintoItajaí | SC47 9101.9080

Dr. Carlos Eduardo da Nova CruzItajaí | SC47 3344.3388

Dr. Thiago Guimarães SilvaBalneário Camboriú | SC47 3360.8028 - 3360.8571

COLOPROCTOLOGIA

Dr. Alessandro Andrade SimõesBalneário Camboriú | SC47 3367.6191

Dr. Bruno Lorenzo ScolaroItajaí | SC47 3344.3444

DERMATOLOGIA

Dra. Ana Paula ScreminItajaí | SC47 3348.1289

Dra. Jaqueline Ruszinski AntunesItajaí | SC47 3344.0305

Dra. Juliana LichtembergItajaí | SC47 3346-0029

ENDOCRINOLOGIA

Dra. Lireda Meses SilvaItajaí | SC47 3349.0042

Dra. Camila ColinBalneário Camboriú | SC47 3360.8686

FISIOTERAPIA/DERMATO FUNCIONAL

Dra. Virginia BastosBalneário Camboriú | SC47 3360.8686 - 9145.0904

Dra. Mirella EbertzItajaí | SC47 3045.2215

Dra. Aline de ZorziBalneário Camboriú| SC47 3056.5629 - 9709.2987

FONOAUDIOLOGIA

Dra. Sabrina Tolentino da SilvaItajaí | SC47 3344.1659 - 9944.2612

GERIATRIA

Dr. Biaze Manger KnollItajaí | SC47 3348.8167

Dr. Guilherme DietrichBalneário Camboriú | SC47 3367.0050

GINECOLOGIA E OBSTETRIA

Dra. Debora Valandro Longoni Itajaí | SC47 3348.1274

Dra. Mylene Martins Lavado Itajaí | SC47 3349.0460

HEMATOLOGIA

Dra. Christiane Ramos DeringerItajaí | SC47 3348.5093

INFECTOLOGIA

Dr. Ricardo Dimas ZimmermannBalneário Camboriú | SC47 3361-9944

Dr. Cleyton Gregory SilvaItajaí | SC47 3249.9400

MASTOLOGIA

Dra. Estela Regina EidtBalneário Camboriú | SC47 3322.2054

Dr. Jorge Roberto RebelloItajaí | SC47 3348.1958

NEUROLOGIA

Dr. Anibal de QuadrosBalneário Camboriú | SC47 3367.0050

Dr. Ricardo Werner da RochaItajaí | SC47 3348.8535

NEFROLOGIA

Dr. Carlos Eduardo da Nova CruzItajaí | SC47 3344.3388

Dr. Mauro Cesar de Azevedo MachadoItajaí | SC47 3248.7900

OTORRINOLARINGOLOGIA

Dr. Mauro KnollItajaí | SC47 3348.1785

Dr. Pedro TellesItajaí | SC47 3348.1742

ONCOLOGIA

Dra. Grazielle Cristina FelippeItajaí | SC47 3249.9400

Dr. Giuliano Santos BorgesItajaí | SC47 3348.5093

ORTOPEDIA

Dr. Juliano EidtBalneário Camboriú | SC47 3360.3711

Dr. Andre Luiz Meira KerstenItajaí | SC47 3348.2771

PEDIATRIA

Dra. Carolina MarchiFlorianópolis | SC48 3271.4400

Dr. Fabricio Sbroglio LandoItajaí | SC47 3349.3101

PNEUMOLOGIA

Dr. Jorge Luiz ZimmermannItajaí | SC47 3348.3329

Dr. Leandro Heusi dos SantosItajaí | SC47 3348.8633

PSICOLOGIA

Dr. Ivo FachiniFlorianópolis | SC48 3025.5130

Dra. Micaela SilveiraItajaí | SC47 3348.6294 - 9987.9298

Dra. Aline GoemanBalneário Camboriú | SC47 4108.1129 - 9942.7583

Dra. Bethina Caliri BeckItajaí | SC47 8888.7808

RADIOLOGIA

Dr. Ricardo HeusiItajaí | SC47 3348.7060

Dr. Claudio Roberto ZanataItajaí | SC47 3249.2922 REUMATOLOGIA

Dr. Williams WillrichItajaí | SC47 3349.9384

Dr. Jorge Teodoro NicolacopulosItajaí | SC47 3349.5765

GUIA MÉDICO

Page 47: Bem-Estar 58

47

Page 48: Bem-Estar 58