Biologia Exercícios de Genética

12
1 Biologia exercícios de genética Questão 1-Segundo a lei da Segregação Independente ou Segunda Lei de Mendel: a) Dois ou mais genes determinam cada característica de um ser vivo. b) O fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o meio. c) Os organismos diploides possuem duas cópias de cada gene. d) A separação dos alelos de um gene na meiose não interfere na separação dos alelos de genes localizados em outros pares de cromossomos homólogos. Resposta: A alternativa a é errada, pois a soma de dois ou mais genes que atua na formação de um ser vivo é a 1ª Lei de Mendel e não a 2ª Lei de Mendel. A alternativa b trata-se do conceito que define o fenótipo, portanto não relaciona ao que o exercício pede. A alternativa c diz respeito a propriedade da formação dos genes dos gametas e não caracteriza a Segunda Lei de Mendel. A Resposta correta é a d pois compreende como sendo uma propriedade característica da Segunda Lei de Mendel, pois na formação dos gametas, os genes que atuam nos diferentes pares de cromossomos homólogos se segregam-se de forma independente, portanto não interfere. Questão 2- Que nome se dá ao fato de dois ou mais genes condicionarem conjuntamente uma determinada característica? Resposta: Trata-se da Interação Gênica, da qual tem a propriedade que constitui 2 ou mais genes que se segregam e se interagem entre si para o trabalho coletivo. (No livro segue a alternativa c: Interação gênica).

description

São sequencias de exercícios resolvidos visando a fixação do conteúdo de genética na biologia

Transcript of Biologia Exercícios de Genética

Page 1: Biologia Exercícios de Genética

1

Biologia exercícios de genéticaQuestão 1-Segundo a lei da Segregação Independente ou Segunda Lei de Mendel:

a) Dois ou mais genes determinam cada característica de um ser vivo.b) O fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o meio.c) Os organismos diploides possuem duas cópias de cada gene.d) A separação dos alelos de um gene na meiose não interfere na separação

dos alelos de genes localizados em outros pares de cromossomos homólogos.

Resposta:

A alternativa a é errada, pois a soma de dois ou mais genes que atua na formação de um ser vivo é a 1ª Lei de Mendel e não a 2ª Lei de Mendel.

A alternativa b trata-se do conceito que define o fenótipo, portanto não relaciona ao que o exercício pede.

A alternativa c diz respeito a propriedade da formação dos genes dos gametas e não caracteriza a Segunda Lei de Mendel.

A Resposta correta é a d pois compreende como sendo uma propriedade característica da Segunda Lei de Mendel, pois na formação dos gametas, os genes que atuam nos diferentes pares de cromossomos homólogos se segregam-se de forma independente, portanto não interfere.

Questão 2- Que nome se dá ao fato de dois ou mais genes condicionarem conjuntamente uma determinada característica?

Resposta:

Trata-se da Interação Gênica, da qual tem a propriedade que constitui 2 ou mais genes que se segregam e se interagem entre si para o trabalho coletivo. (No livro segue a alternativa c: Interação gênica).

Questão 3 – Qual é o nome da herança em que diversos genes atuam sobre determinada característica, cada um com um efeito aditivo na composição do fenótipo?

Resposta:

Trata-se da herança quantitativa ou herança poligênica, resulta de efeitos somados a vários genes, da qual contribuem com uma parcela no fenótipo e que inclui o ambiente externo que pode influenciar na manifestação do fenótipo. (No livro segue a alternativa b: Herança quantitativa ou poligênica).

Page 2: Biologia Exercícios de Genética

2

Questão 4 –Uma célula duplo – heterozigótica quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em pares diferentes de cromossomos homólogos, formará por meiose quatro células, sendo

a) Uma portadora de A, outra de a, outra de B e outra de b.b) Uma portadora de AB, outra de Ab, outra de aB e outra de ab.c) Uma portadora de AA, outra de Ab, outra de aB e outra de AA.d) Duas portadoras de AB e duas portadoras de ab, ou duas portadoras de Ab e

duas portadoras de aB.

Resposta:

Um formará AB com porcentagem de 25%; Outro formará Ab com porcentagem de 25%; O próximo formará aB com porcentagem de 25% e O ultimo formará ab com porcentagem de 25%.

(Portanto alternativa B)

Questão 5 –Um indivíduo multicelular duplo – heterozigótico quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em pares diferentes de cromossomos homólogos, forma gametas na proporção de cromossomos homólogos, forma gametas na proporção de:

a)

b)

c)

d)

Resposta:

Page 3: Biologia Exercícios de Genética

3

Alternativa b, pois todos possuem porcentagem de 25% na forma de proporção e é

equivalente a para todos os gametas.

Questão 6 – No cruzamento entre indivíduos duplo – heterozigóticos quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em pares diferentes de cromossomos homólogos, espera-se obter:

a) Apenas indivíduos AaBb.b) indivíduos AB e ab na proporção de 1:1.c) Indivíduos AA, Ab, aA e bb, na proporção de 9:3:3:1, respectivamente.d) Indivíduos A_B_, A_bb, aaB_ e aabb, na proporção de 9:3:3:1,

respectivamente.

Resposta:

Alternativa d, pois no cruzamento de duplo – heterozigóticos é constituída por com

ambas as características dominantes, com a primeira característica dominante e a

segunda recessiva, com a primeira característica recessiva e a segunda

dominante e com ambas as características recessivas (proporção de 9:3:3:1).

2.0 Tarefa da página 90Questão 9 – (UFSCar-SP) Suponha um organismo diploide, 2n = 4, e a existência de um gene A em um dos pares de cromossomos homólogos e de um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo heterozigótico para os dois genes formará:

a) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.b) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.c) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.d) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.e) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1

Resposta:

Page 4: Biologia Exercícios de Genética

4

Proporção de 1:1:1:1, (Alternativa d).

Questão 11 – (PUC - RS) A análise de 4 genes autossômico, cada um com um par de alelos, permitiu constatar que Janaína tem o genótipo AAbbCCDD e Pedro tem o genótipo aaBBccDD. Para estes 4 genes, quantos tipos diferentes de gametas poderia produzir o filho de Janaína e Pedro?

a) 4b) 8c) 16d) 32e) 64

Resposta:

Page 5: Biologia Exercícios de Genética

5

Portanto alternativa b

Questão 13 – (Unesp) Epistasia é o fenômeno em que um gene (chamado epistático) inibe a ação de outro que não é seu alelo (chamado hipostático). Em ratos, o alelo dominante B determina cor de pelo acizentada, enquanto o genótipo homozigótico bb define cor preta. Em outro cromossomo, um segundo lócus afeta uma etapa inicial da formação dos pigmentos do pelos. O alelo dominante A nesse lócus possibilita o desenvolvimento normal da cor (como definido pelos genótipos B_ ou bb), mas o genótipo AA bloqueia toda a produção de pigmentos e o rato torna-se albino. Considerando os descendentes do cruzamento de dois ratos, ambos com genótipo AaBb, os filhotes de cor preta poderão apresentar genótipos:

a) Aabb e AAbbb) Aabb e aabbc) AAbb e aabbd) AABB e Aabbe) aaBB, AaBB e aabb

Resposta

Portanto a alternativa é A, pois de acordo com as informações que o exercício traz, para que seja de cor preta, não poderia apresentar alelos aa (pois caracterizaria o

Page 6: Biologia Exercícios de Genética

6

albinismo) e não poderia apresentar também alelos BB (pois caracteriza a cor acinzentada).

3.0 Tarefa da página 91Questão 20 – (Fuvest - SP) As três cores de pelagem de cães labradores (preta, marrom e dourada) são condicionadas pela interação de dois genes autossômicos, cada um deles com dois alelos: Ee e Bb. Os cães homozigóticos recessivos ee não depositam pigmentos nos pelos e apresentam, por isso, pelagem dourada. Já os cães com genótipos EE ou Ee apresentam pigmento nos pelos, que podem ser preto ou marrom, dependendo do outro gene: os cães homozigóticos recessivos bb apresentam pelagem marrom, enquanto os com genótipos BB ou Bb apresentam pelagem preta. Um labrador macho, com pelagem dourada, foi cruzado com uma fêmea preta e com uma fêmea marrom. Em ambos os cruzamentos, foram produzidos descendentes dourados, pretos e marrons.

Resposta

a) Qual o genótipo do macho dourado, quanto aos dois genes mencionados?

O genótipo do cão macho será o alelo recessivo ee somados com o alelo Bb, resultando em eeBb.

b) Que tipos de gameta e em que proporção esse macho os forma?

Page 7: Biologia Exercícios de Genética

7

simplificando por 2 fica:

c) Qual o genótipo da fêmea preta?

O genótipo da fêmea preta é EeBb, os alelos listados dizem respeito a interação, visto que os alelos homozigóticos dominantes não se encaixa no fundamento da interação, que realiza o cruzamento com base na 2ª Lei de Mendel. Estes mesmo critérios é adotado na letra a, e d.

d) Qual é o genótipo da fêmea marrom?

O genótipo da fêmea marrom é Eebb, de acordo com os dados do exercício.

Questão 21 – (Ufes) Em uma espécie de bromélia, as flores podem apresentar as seguintes cores: vermelha, branca ou lilás. A cor branca é condicionada por um gene (a) que, na condição homozigota, impede a produção de pigmentos pela planta. O alelo dominante A, por sua vez, determina a produção de pigmento, que dependendo da condição de outro par de genes, pode ser vermelho ou lilás. Para determinação da cor do pigmento, tem-se o gene B (dominante), que determina a cor vermelha, e o gene b (recessivo), que determina a cor lilás.

Resposta

Page 8: Biologia Exercícios de Genética

8

a. Qual é a proporção fenotípica esperada na progênie de duas plantas heterozigotas para os dois pares de genes?

Page 9: Biologia Exercícios de Genética

9

b. Qual é o tipo de interação existente entre os dois pares de genes apresentados no problema?

c. O tipo de interação existente é a epistasia recessiva, o gene aa que impede a produção de pigmentos na planta.

4.0 Tarefa da página 115Questão 20 – Considere o sistema XY de determinação do sexo para a espécie humana. Qual é a probabilidade de uma criança do sexo masculino apresentar simultaneamente um cromossomo X proveniente da avó materna e um cromossomo Y proveniente do avô paterno?

Resposta

50% ou .

Questão 21 – A hemofilia A é uma doença que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue. Essa doença está presente nos cães (e também na espécie humana) e é condicionada por um alelo recessivo (h), localizado no cromossomo X.

Page 10: Biologia Exercícios de Genética

10

a. Se um cão macho hemofílico for cruzado com uma fêmea homozigótica não hemofílica, qual é a proporção esperada de machos e fêmeas normais e hemofílicos, na prole, e quais são os diferentes genótipos apresentados por esses indivíduos?

Questão 24 – Em galináceos, o sistema de determinação de sexo é ZW. O alelo dominante B, localizado no cromossomo sexual, produz penas com padrão barrado. Seu alelo recessivo b produz penas de cor uniforme, quando em condições homozigótica. O alelo autossômico dominante R produz crista com forma rosa, e seu alelo recessivo r produz crista com forma simples, quando em condição homozigótica para crista com forma rosa, é cruzada com um macho de penas de cor uniforme e crista com forma simples. Qual é a proporção fenotípica esperada da geração F1.

Page 11: Biologia Exercícios de Genética

11